domingo, 26 de abril de 2020

Healin' Good♥Precure - Relatório de Progresso

Saudações.

O desenho animado Healin' Good♥Precure teve sua transmissão interrompida no capítulo 12, sendo que a partir de 26/04/2020 serão reprisados episódios anteriores. Sendo assim, creio que seja hora de fazer um apanhado. Seguem abaixo as impressões até agora.


Antes, recomendo a leitura das matérias anteriores:


Nesses doze episódios foram apresentadas as personagens, a missão e o local onde se passa a história. Também foi descoberto um ataque conjunto e surgiu um novo vilão.



Caso 1: Nodoka Hanadera


Nodoka, conforme contado anteriormente, veio à cidade Sukoyaka após passar muito tempo internada e agora está disposta a ajudar as pessoas como ela foi ajudada, ao mesmo tempo em que descobre as coisas boas da vida. E exatamente por não ter tido contato com o mundo exterior, se maravilha com pequenas coisas como a paisagem ao andar de trem. E nota até mesmo aquilo que nós mesmos deixamos passar por parecer algo banal, como uma teia de aranha depois da chuva, vendo a luz passar pelas gotículas de água retidas brilhando como um arco-íris.


Logo ao entrar na escola, Nodoka experimenta vários clubes, predominantemente de esportes, porém não consegue se dar muito bem. Mas não por sua doença ser crônica e sim, como observou Chiyu, por pura falta de exercício. Isso é bem demonstrado ao longo da série em que ela se cansa facilmente ao correr e muitas vezes tropeçar.


Essa falta de condicionamento físico faz com que Rabirin diga que Nodoka não serve para ser Precure e se afaste dela. Mas isso era porque a Mascote se preocupava com o bem-estar da menina, que por sua vez tinha um desejo forte de salvar todo mundo. Ao ver isso, Rabirin então acolhe o sentimento de Nodoka e se torna sua parceira para valer.


Nessa hora, Aoi Yuuki demonstrou sua habilidade interpretativa, com uma voz de cortar o coração, como ela fez antigamente em outras ocasiões. Por exemplo, no episódio 11 de Puella Magi Madoka Magica, em mais uma situação em que a personagem mostra sua decisão, mesmo sabendo que ela lhe será desfavorável.


Nodoka às vezes faz as coisas sem pensar nas consequências para si mesma e esse excesso de altruísmo pode colocá-la em situações difíceis. Mas nisso ela pode contar com a ajuda de Chiyu, Hinata e especialmente de Rabirin, para mostrar o caminho certo. Nos eventos do episódio 10, ela tem ciência disso e pede à Mascote que a alerte nessas horas, mostrando seu desenvolvimento.


Mas nem tudo são flores. Ao enfrentar um inimigo, Nodoka tem contato com algo que ela não conhecia: a má intenção. Dentro do ambiente hospitalar, ela era cercada de gente que a apoiava e estava sempre disposta a ajudá-la. Mas no mundo exterior também existem seres diferentes, que podem fazer mal a ela e a seus entes queridos, e que sentem prazer em lutar. Isso deixa Nodoka atônita às vezes e encara essa nova realidade com apreensão, mas está disposta a enfrentá-la junto com suas amigas.



Caso 2: Chiyu Sawaizumi


Chiyu é calma e controlada, e tem apreço por esportes. Geralmente as Cures de azul são conhecidas por serem estudiosas, mas desta vez é abordado o lado atlético em competições de salto em altura. E também o porquê dela gostar disso: Chiyu quer ver o céu. O grande azul que se une com o mar. Algo poético, que demonstra bem sua inteligência e sua sensibilidade.


Ela tem um grande senso de responsabilidade, que aparece quando um monstro Mega Byogen ataca a pensão com termas de sua família e ela vai pessoalmente ao local ao invés de ficar parada ou mandar alguém.


E uma vez lá, se encontra com Pegitan, que tem o desejo de ajudar as pessoas, mas é inseguro. Nisso, ela oferece apoio ao Mascote e promete ficar ao seu lado. Com isso ela se torna a Cure Fontaine. Daí surge um laço de união entre os dois que é bastante peculiar na franquia, pois desta vez é a Cure quem incentiva o Mascote, quando o normal seria o contrário. O apoio é mútuo, pois quando Chiyu tem uma fase ruim no salto em altura, Pegitan faz de tudo para pesquisar a causa e até entra em pânico no meio do caminho.





Chiyu transmite um ar de rigorosidade, embora não seja essa sua intenção e até se preocupa com isso. Mas também mostra um lado cômico: ela tem um fraco por piadas ruins, especialmente com trocadilhos. Isso ajuda a aproximá-la de Hinata, que tinha certo medo dela.



Caso 3: Hinata Hiramitsu


Hinata é alegre e altamente impulsiva. Ela não é muito boa com horários, sempre chegando atrasada a encontros. Sua capacidade de concentração é baixa e por isso não consegue aprender coisas muito detalhadas e passa de uma tarefa a outra, se esquecendo da anterior. Hinata também acaba falando mais do que deve, quase deixando escapar, por exemplo, a identidade secreta das Cures. Mas ela não é ruim e tem consciência quando faz alguma coisa errada e até se culpa por isso, mostrando que não é "cabeça vazia".


Seu senso estético também é muito bom, como demonstrado quando as meninas vão tirar fotos com roupas e acessórios alugados. E ainda é nesse episódio que é retratada a importância que ela dá a suas amigas ao conseguir para elas vestidos, que são literalmente disputados a tapa por outras clientes. Tudo isso também para que Nodoka tenha fotos de recordações, que não pôde ter quando estava hospitalizada. É em pequenas atitudes que se vê o verdadeiro caráter dos personagens.


E Nyatoran é a alma gêmea de Hinata, algumas vezes fazendo as mesmas coisas que ela e até tendo os mesmo vícios. Tanto que logo no primeiro contato ele acaba falando na língua dos humanos, o que surpreende a menina. Mas Nyatoran logo improvisa uma saída, dizendo que é um "gato falante" ao invés de um "Mascote de outro mundo que procura por uma parceira pra lutar junto com ela contra as forças das trevas". E só depois, ao ter certeza, firma a parceria e ela se torna a Cure Sparkle.


Apesar de seu espírito alegre e aparentemente despreocupado, Hinata passa por um dilema. Ela se tornou Precure por um motivo que pode ser considerado fútil: que as roupas eram bonitas e parecia ser legal poder enfrentar inimigos e proteger as pessoas. Agora ela percebe que isso pode ser perigoso e está considerando deixar o grupo.


Mas como foi visto até agora, Hinata na verdade é altruísta e coloca suas amigas em primeiro lugar. Provavelmente esse sentimento falará mais alto e ela irá reconsiderar para voltar a lutar junto com Nodoka e Chiyu.



Interações Medicamentosas

A química entre as personagens tem se mostrado muito boa. Chiyu é controlada e pensa antes de agir, enquanto Hinata é o oposto, fazendo as coisas no impulso. Nodoka é um pouco das duas e age como agente conciliador de vez em quando, como quando elas vão visitar o Aquário da cidade. É Nodoka também quem ouve os problemas das duas e as une para um objetivo comum, seja intencionalmente ou por circunstâncias.


Algo semelhante acontece com os Mascotes. Nyatoran é agitado, correndo mais para a ação enquanto Pegitan é cuidadoso e preocupado. Rabirin transita pelos dois, às vezes com a atitude e o ímpeto de Nyatoran, e outras com a cautela e organização de Pegitan, mas sem sacrificar sua personalidade forte e decidida. Mesmo assim o objetivo de todos é o mesmo: proteger a Terra e a Princesa Rate (essa é a grafia oficial e se pronuncia com a mesma entonação de Latte).


E os Mascotes interagem com as Cures, dando sugestões de ação durante as batalhas ou pensando em como melhorar o trabalho de equipe. Eles também dão apoio quando as meninas precisam de ajuda em seus problemas pessoais, fora do combate.


Já Rate é um caso peculiar. Não é possível saber o que ela pensa, a não ser usando um estetoscópio especial, sendo que ela se comporta como um cachorro de verdade. Por ser criança (filhote?) ela ainda é carente e se sente sozinha em casa quando todos saem para trabalhar ou estudar. Agora ela apenas funciona como um "sinal de alerta" para o ataque dos Byogens, mas não se sabe se ela terá algum outro papel na série.



Força de Combate

As personagens foram bem desenvolvidas, cada uma com suas características, mas isso não aparece muito nas cenas de luta. Por exemplo, Chiyu não usa sua inteligência para descobrir algum ponto fraco e Hinata não tem nenhum tipo de ataque surpreendente ou agilidade especial. Elas lutam quase do mesmo jeito, com disparos dos bastões e todas elas têm um escudo (Puni Shield) e um poder de detecção (Cure Scan) para saber onde está o Elemento. Mesmo assim, as combinações de ataques estão presentes, com bastante trabalho em equipe.


Mas existe uma situação em que o inimigo arma uma barreira, deixando só a parte de cima vulnerável. Nessa hora, Chiyu usa suas habilidades de salto em altura e consegue derrotar o monstro, ao mesmo tempo em que sai de uma crise que a afligia.


Nesse mesmo episódio também é mostrado que os danos causados pelas lutas não são magicamente reparados como em algumas séries anteriores. Só a contaminação regride, mas objetos quebrados não são consertados. Isso cria situações difíceis, como quando elas vão a uma exposição com artes em vidro e têm de enfrentar os Byogens por lá sem permitir que alguma das obras seja destruída.


Mais tarde surgem mais Frascos dos Elementos, um de Frutas e outro de Gelo, que dão novos poderes para as Cures. O de Gelo faz bem o que se imagina, enquanto o de Frutas dispara balas de energia e também projeta uma lâmina formando uma espada um bisturi.


Eles são guardados em uma estante com espaço para nove Frascos. Juntando todos eles talvez libere algum item ou poder especial. Ainda falta um Frasco para Hinata na segunda prateleira.



Agentes Antagonistas


Também são apresentados os Byogens, que querem infestar o planeta Terra com doenças e ressuscitar seu líder, o King Byogen, que fora derrotado na batalha em Healing Garden com Teatine e agora foi reduzido a um agregado de Nano Byogens.


O primeiro a aparecer foi Daruizen, um menino, que faz as coisas de forma meio largada, sem muito entusiasmo como demonstra seu nome. Ele vê a tudo e a todos com escárnio, inclusive seus colegas, sempre com palavras sarcásticas, irônicas. Tudo o que lhe interessa é ter um lugar em que possa viver, mesmo que a custa do bem-estar de outros.


Curiosamente ele tem vários elementos em comum com Nokoka/Cure Grace, como o fato dos dois usarem a mesma frase "Eu sinto a Vida", embora no caso dele seja com desdém. E os dois usam um brinco do mesmo formato. Não se sabe se os dois possuem alguma ligação ou se tudo isso é parte do design apenas para colocar os dois como antagonistas.


Outra Byogen é Shindoine, cujo nome provavelmente vem de しんどい (shindoi, algo como "sentir fadiga, estresse"). Ela é apaixonada pelo King Byogen de forma efusiva como uma menininha, ao contrário de sua aparência adulta. Apropriado, uma vez que essa palavra também pode ser usada por alguém que sofre por amor. De certa forma ela me preocupa, por me lembrar de outra personagem da compositora de série Junko Koumura: Naria, a secretária do vilão Genes em Zyuohger, que acabou tendo um final trágico. E somando a forma atual do King Byogen...


O terceiro é Guaiwaru, que talvez venha de 具合が悪い (guai ga warui, "se sentir mal, doente"), um brutamontes musculoso que não é lá muito inteligente. Ele diz saber usar a cabeça, e demonstra isso quebrando uma rocha com ela. Daqui dá para perceber como é o personagem. Vive às turras com Shindoine e sempre faz troça de sua paixonite pelo King Byogen.


De certo modo, os Byogens, não são exatamente o "Mal", sendo que eles fazem isso para poderem criar um ambiente propício para a existência de sua raça. É só que esse ambiente é desfavorável para outras formas de vida, que acabam morrendo no processo. Mais ou menos como agem os agentes patogênicos, que atuam para viver. E seus valores e senso estético são totalmente diferentes dos seres humanos. Por exemplo, Shindoine, na ida ao shopping center local, acha tudo feio, diante de roupas e acessórios que parecem bonitos ao olhos humanos. Guaiwaru acha o mesmo ao invadir a exposição de artes em vidro.


Esse confronto aparece bem quando Nodoka encara Daruizen, questionando se ele não se importa com outros seres para poder viver. A resposta de Daruizen é direta: "não, eu não me importo" e não vê nada de errado com isso. Pouco tempo antes, a mãe de Nodoka lhe pergunta se ele não tem sentimento humano. Ele responde "não, eu não sou humano mesmo" e depois a joga em uma parede, deixando-a inconsciente. Com isso fica claro que os humanos e os Byogens não podem conviver, sendo que um deve morrer para que o outro viva (ao menos a princípio).


O próprio Daruizen, por sua vez, se surpreende com o fato de Nodoka ir salvar suas amigas ao invés de continuar a luta com ele. Porque ela coloca as vidas de outras pessoas acima da própria, algo que é estranho ao Byogen, que só pensa em si mesmo e em sua sobrevivência. Talvez se Nodoka conseguisse mostrar a ele o que significa "Vida"...



Primeiro Teste

O arco de episódios 10 e 11 pode ser considerado o ponto alto do início, em que as Cures enfrentam uma grande provação. Os três generais Byogens atacam ao mesmo tempo em locais diferentes, cada um com um monstro Mega Byogen. E quanto mais o tempo passa, mais os monstros evoluem, de modo que a contaminação pode se tornar permanente. Uma situação que pode ser descrita como um "surto" de Byogens.


A opção óbvia seria as Cures se separarem e purificarem cada monstro, mas dois deles estão em locais distantes e já se fortaleceram de modo que só uma Cure não é o bastante para detê-lo. Elas mudam a estratégia para a eliminação um por um e conseguem derrubar dois deles, porém o terceiro já ganhou um enorme poder, derrotando as Cures facilmente. Todos desanimam, se perguntando se a estratégia adotada era mesmo a certa.


Nisso é Nodoka quem faz todos se levantarem. Porque ela sentiu na pele como é ficar doente e incapacitada. E viu o exemplo dos médicos que a acompanharam de não desistir. E ela mesma, a paciente, também não podia entregar os pontos.


Elas tentam mais uma vez salvar o Elemento capturado, que está definhando. Nessa hora é mostrado que palavras de apoio ao "paciente" são importantes, para fazer com que ele não se renda à doença. E as Cures também se esforçam. Com a ajuda de todos, elas conseguem um ataque conjunto, o Precure Healing Oasis.


Esse arco de episódios mostrou de certa forma como médicos agem diante de um surto, quando surgem mais pacientes do que eles podem cuidar. Nessa hora é preciso definir prioridades, fazer triagens, mas sempre tendo em mente que uma vida não é mais importante que a outra e traçar estratégias para salvar a todos. Um enorme dilema que profissionais de saúde têm de enfrentar nessas horas em que não há pessoal e nem equipamento o suficiente.

Também foi mostrada a importância do apoio das pessoas ao redor e do próprio paciente. Para que ninguém desanime e desista. Um grande mérito da série.


Ameaça Invasora

Mas os problemas das Cures estão apenas começando. Surge um novo general, Batetemouda, cujo nome provavelmente vem de バテてもうた (batetemouta, "se sentir esgotado" no dialeto de Osaka). Ele parece cordial com seus colegas bajulando-os, mas dá a entender que pretende derrubá-los um dia. E diferente deles, tem participação mais ativa, lutando ao lado do monstro Mega Byogen, ao invés de só ficar olhando como os outros Byogens. E ele faz com isso grande habilidade e força, mostrando seu verdadeiro caráter, zombeteiro, autoconfiante e cruel, sentindo prazer em lutar. Mesmo com as Cures juntando as forças, não foi possível derrotá-lo, sendo que o novo vilão simplesmente se retirou, dizendo que pode haver outros como ele.


Batetemouda é baseado em um ratão-do-banhado. Esse animal não é nativo do Japão e foi trazido ao país na época da Segunda Guerra Mundial, para fornecer pele para indumentárias. Mas depois que sua utilidade acabou, vários exemplares foram soltos na natureza e se tornaram uma espécie invasora, causando um desequilíbrio ecológico. Não se sabe ainda se isso vai ser abordado e nem o motivo da equipe de criação ter escolhido justo esse animal.


Um fato interessante é que Batetemouda surgiu de uma semente criada por um Mega Byogen evoluído e infectou um ratão-do-banhado que estava por perto. Isso abre espaço para outra teoria de que Daruizen, Shindoine e Guaiwaru talvez tenham sido humanos um dia, mas foram infectados por essa semente Byogen como Batetemouda. E podem ser trazidos de volta às suas formas originais.



Avaliação

A série tem conseguido cumprir as propostas mencionadas nas Informações Preliminares ao retratar as Cures e os Mascotes como um time em que um ajuda o outro ao mesmo tempo em que têm algumas discordâncias. Tudo isso sem precisar de alguma briga mais séria ou cair em temas excessivamente deprimentes.


A arte chama a atenção, com bastante capricho nos cenários que são bem aconchegantes. Um bom retrato de uma cidade do interior, acolhedora e gostosa de se morar. Os efeitos de luzes ao entardecer também dão uma sensação gostosa.


Uma característica interessante é que o reflexo no cabelo  das personagens é bem realçado, ainda que suavemente. A paleta de cores também é mais suave dando um clima diferente de até então.


O saldo tem sido positivo, com personagens agradáveis e simpáticas. Cada Cure teve a oportunidade de mostrar suas características, seja em episódios focados ou em conjunto. Uma realmente complementa a outra e o mesmo pode ser dito dos Mascotes. E os grupos de Cures e Mascotes são bem integrados, também se complementando um ao outro. O tema de "curar a Terra" tem sido utilizado ao máximo, com heroínas compassivas, generosas, altruístas, cada uma mostrando isso à sua maneira.

Quanto aos vilões, por enquanto eles são apenas a "ameaça a ser detida", seres com os quais aparentemente não se pode negociar ou até mesmo conviver. Se eles serão abordados com mais profundidade é uma incógnita. Os produtores do desenho mencionam que haverá lições de compaixão e de convivência com os seres deste mundo, mas não se sabe ainda se isso se aplicará aos Byogens. Pode ser que haja uma maneira de salvá-los, mas Junko Koumura não costuma apresentar soluções fáceis ou previsíveis.

Infelizmente, devido à crise do COVID-19 a série teve de ser parada no episódio 12 e não se sabe quando será retomada. Até lá estão reprisando os episódios anteriores. E isso causou mais um adiamento ao lançamento do especial de cinema Precure Miracle Leap, que já teve sua data postergada para o dia 16/05/2020, sendo que originalmente era para ser em 20/03. Agora não há uma data definida.

A data original e já estava tudo preparado, com ensaios para a dança;

O jeito agora é esperar. E nos lembrarmos da maior lição das séries Precure que é a de "Não Desistir". Não é porque não temos novos episódios que o mundo acabou e nem significa que as Cures perderam ou coisa parecida.

E até lá...

Cuidem-se bem!



Extra: Mensagem das Cures

Lavem as mãos e façam gargarejos frequentemente todos os dias!



Opa, perdão. Tinha que esperar pelo próximo frame.



Lavem as mãos e façam gargarejos frequentemente todos os dias!

7 comentários:

  1. Saudações


    Este é um verdadeiro alfarrábio sobre a atual saga das Pretty Cures. Muito do descrito aqui são ideias que sigo com vontade, que exaltei no texto sobre os dez primeiros episódios do anime, alguns dias atrás.

    Gostei da correlação do mais novo general, quanto a origem do seu nome. No que tange à Nodoka e o Daruizen, algo me diz - claramente - que o anime ainda abordará isto mais à fundo. O que foi mostrado em certo episódio é apenas a "ponta do iceberg".

    Por fim, parece mesmo que no episódio #13 a Hinata acabará abandonando o grupo, ou pelo menos dará a ideia de que pensa em fazê-lo.

    Muito bom o seu post, nobre.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlírio Neto!

      Junko Koumura sempre coloca algo escondido e talvez esta não seja uma exceção. Existem muitos elementos ligando Nodoka e Daruizen. Mas vamos ficar por um bom tempo sem saber.

      Quanto à Hinata, ela já propôs sair uma vez por achar que atrapalhava, mas reconsiderou. Ela disse isso por prezar suas amigas e creio que este será o motivo pela qual ela vai recorrer mais uma vez no fim do próximo episódio. Ao menos espero.

      Agradeço mais uma vez sua presença!

      Excluir
  2. Olá!

    Healin'Good está sendo uma temporada bastante atrativa, o conjunto harmonioso, confortável e acolhedor. Faz jus a proposta. Todas as personagens são bem pensadas desde o início, tem contextualização, algumas explicações e dicas já dão noção do que pode vir, como por exemplo o possível vínculo entre a Nodoka e o Daruizen. (Seria bom demais ver mais cenas deles juntos!). A Chiyu é outra personagem que retrata a sensibilidade, "sai do padrão da característica beleza ou inteligência" mostrando o lado da dedicação para alcançar os sonhos. Hinata é divertida, equilibra o trio com a maneira espontânea, mesmo que com as atitudes impulsivas ela possuí um coração nobre e tem boas intenções.
    Todos os vilões são carismáticos, gostei bastante desta equipe. Dá vontade de saber mais sobre eles, sobre o que fez eles chegarem onde estão hoje e... Batetemouda veio para dar aquela sacudida na vida das Cures, com certeza a presença dele trará muita dor de cabeça à elas. Serão desafios difíceis que elas terão de enfrentar, mas tudo ficará bem. Afinal, elas são as guerreiras Pretty Cure, as heroínas que nunca desistem, que protegem e nos ensinam a ter esperança não importando a circunstância, elas estarão lá para mostrar que é possível se reerguer. E é isto que devemos passar adiante, e mesmo que para algumas destas pessoas que perderam a fé, elas podem ser tocadas pelo coração novamente. Acredito nisto. As Cures vão voltar e tudo vai se reestabelecer. Tendo paciência e cuidado isto irá passar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ah, o que significa o nome "Daruizen"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Essa é uma série que tem se mostrado bem estável e agradável. Nodoka e Chiyu saem bastante do padrão das Cures de suas cores, trazendo novos elementos. Hinata também é uma personagem bem interessante, multifacetada. E eu acredito firmemente que ela vai escolher ficar com as amigas até o fim.

      Eu gostei bastante do Batetemouda, que me lembra um pouco o Wolflun, especialmente o sorriso maldoso e a habilidade na luta. E ele tem bastante material para dramas. Já o Daruizen pode ser peça importante. Parece claro que ele tem alguma ligação com a Nodoka. Talvez alguém que esteve no mesmo hospital que ela e foi infectado por uma semente Byogen, que apagou sua memória. Ou vai acontecer do Daruizen ser ferido e a Nodoka cuidar dele, mostrando o que é a Vida e a Generosidade. Mas é difícil dizer e todas as vezes que tentei adivinhar alguma coisa, Junko Koumura trazia algo diferente e muito mais surpreendente. O único jeito é esperar para ver, com bastante paciência, pois essa crise não tem cara de que vai acabar tão cedo... Mas acredito na equipe e eles vão dar um jeito!

      "Daruizen" creio que vem de 怠い (darui) que significaria "se sentir cansado, sem forças", mas também tem o sentido de "ter preguiça" ou "ser desleixado". Ou seja, um nome bem apropriado e a cara dele. Nas Informações Preliminares achei que ele ia ser um pouco mais velho, mas no fim era um menino, aparentemente próximo da idade das Cures. Por isso achei que iam chamar o Kensho Ono para fazer a voz dele.

      Excluir
  4. Parece bem interessante a visão de mundo da Nodoka, pelo visto tudo é novo pra ela já que ela viveu no hospital. Isso com certeza dá um toque diferente para a série e é uma forma de fazer a protagonista descobrir o mundo sem que a personagem tenha que ser tão criança. E com a Aoi Yuuki no papel com certeza a personagem fica ainda melhor!
    Curioso como a Nodoka e a Chiyu vivem de forma completamente diferente, enquanto uma só ficava no hospital, a outra estava sempre nos esportes. Interessante esse contraste.
    A Hinata lembra um pouco o Shazam, que começa como herói de brincadeira e descobre que a coisa é séria, mas pelo visto ela vai enfrentar mais uma dificuldade por causa disso, que a faz até mesmo questionar se não é melhor deixar de ser uma Precure.

    Curti esse detalhe das consequências dos combates. Isso é algo que muitas séries deixam passar, há grandes batalhas que destroem tudo ao redor, mas ninguém dá bola e logo está tudo intacto. É mais legal quando há essas consequências, pois se torna mais um desafio para as protagonistas. E legal mostrarem o lado dos médicos, o "Healing" do título parece ter ainda mais significado, e acho que no momento em que estamos é muito importante valorizar os profissionais da saúde.

    Parece que a série está indo muito bem. Sinto que esse eu vou querer assistir quando estiver completo, acho que já vou ter que programar um espacinho na agenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Aoi Yuuki já começou mostrando serviço. Ela consegue interpretar a Nodoka em todas as suas nuances e sabe quando é hora de botar força ou ser engraçada. E bem notado. Nodoka e Chiyu de certa forma são opostas, mas com uma complementando a outra e a Hinata completa as duas.

      Essa de descobrir que pode ser perigoso é um ritual de passagem em Precure. Muitas já tiveram disso, como as Star Twinkle e as Smile. Mas elas continuam, depois de pensar bem por si mesmas o que elas querem e o que é mais importante. Isso é fundamental para ser herói.

      Não fazer as coisas voltarem a serem como antes da luta foi uma boa sacada em Healin' Good, criando mais tensão e até causando prejuízos para as personagens. Chiyu, por exemplo, deixou de ganhar uma competição por causa disso. Acho que tem a ver com o tema de "médico" em que um erro pode ser fatal e só se tem uma chance.

      Essa série é bem tranquila e agora que está parada pode ser uma boa conferir os capítulos. Só que na retomada pode dar problema, já que outros desenhos também vão voltar a ser transmitidos. É. Ajustar a agenda é um grande problema e eu mesmo tenho dificuldades.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html