domingo, 5 de abril de 2020

映画 Yes!プリキュア5GoGo! お菓子の国のハッピーバースディ♪ - Yes! Precure 5 GoGo! - O Filme - Feliz Aniversário na Terra dos Doces♪

E agora, o especial de cinema de Yes! Precure 5 GoGo.


Obs.: contém informações sobre os rumos da trama


É o aniversário de Nozomi, que cochila no terraço da Natts House enquanto suas amigas preparam a festa. Ela é acordada por Coco que lhe menciona a história da Bela Adormecida e a leva para o encontro de todos.




Milk/Kurumi/Milky Rose (Eri Sendai) com uma forma humana e outra guerreira nesta temporada e
Syrup/Shiro (Romi Park, agora integrando o elenco principal)

Mas de repente, um forno cai do céu e de dentro surge uma menina com orelhas de cachorro que abraça Coco. E atrás dela, também de dentro do forno, sai Bunbee, arqui-inimigo das Precure 5, que transforma o bolo de Nozomi em um monstro Hoshiina. As meninas conseguem derrotar o monstro, que volta a ser um bolo, mas Bunbee o rouba e desaparece para algum lugar.


Essa menina parece ter vindo de outro desenho. Só que ainda não tinha sido inventado.
Bunbee (Wataru Takagi).
De que Buraco você saiu?

Coco apresenta a menina, que é a Princesa Chocolat do Reino Dessert na Terra dos Doces, e uma antiga conhecida. Ela então convida a todos para visitar o lugar e os coloca no forno, que fica gigante e abre uma passagem para outro mundo. Um mundo maravilhoso todo feito de doces, para a alegria das Cures, que se esbaldam.

Não. Não tem nenhuma marca da "Hayashida Electrics".


A Princesa Chocolat (Taeko Kawata, a Chypret de Heartcatch! Precure

Nesse meio tempo, Bunbee se encontra com a Rainha Dessert, governante da Terra dos Doces e mãe de Chocolat, cujo castelo está todo comido por dentro. Ele exige o pagamento por seus serviços, mas é dispensado, ficando apenas com o bolo que roubou. Tudo foi uma armadilha para atrair as Cures e transformá-las em doces.

No centro, a Rainha Dessert (Mika Doi, a Misa Hayase em Macross)
Bitter (Masaya Matsukaze, o Shun/Mega Blue em Megaranger)
Dry (Akira Ishida, o Zura Katsura em Gintama)
Usa agulhas ao invés de Umai Bou.

Coco, Natts e Milk pedem uma audiência com a Rainha e Chocolat, relutantemente os leva para o castelo, onde são capturados. Os servos da Rainha, Bitter e Dry, capturam as amigas de Nozomi, levando-as para campos de batalha diferentes. E diante de Nozomi surge um guerreiro desconhecido.

Uma "geladeira" onde se guardam doces.
Um "forno" onde eles são preparados.
Um misterioso guerreiro mascarado.

Agora, Nozomi e Chocolat devem salvar suas amigas e a Rainha, que foi dominada pelo vilão Mushibahn, que controla tudo dos bastidores e cuja intenção é a de encontrar um doce que o satisfaça. E ele está disposto a destruir tudo para saciar sua cobiça.

Mushibahn (Akio Ohtsuka)
O nome do personagem vem de 虫歯 (mushiba, cárie) ou talvez de 蝕む (mushibamu, devorar, consumir)

Este filme estreou no Japão em 08/11/2008, junto com um mini-especial de cinco minutos reunindo as Cures de todas as séries de até então, o ちょ~短編プリキュアオールスターズGoGoドリームライブ (Cho~Tanpen PRECURE ALL STARS GoGo DREAM LIVE). Esse mini-especial não foi exibido no Canal Oficial, mas tem no DVD e no Blu-ray do filme e no Precure All Stars DX Blu-ray DX Box. foi incluída uma versão do diretor, com só mais sete segundos, indicando que o inimigo é uma junção dos monstros Zakenna, Uzaina e Kowaina de cada uma das séries.


Mais uma vez são usadas as Luzes Milagrosas (agora chamadas de Miracle Light 2) e logo no começo do filme é feita uma esquete com os Mascotes Coco, Natts, Milk e Syrup, em estilo Super Herói Japonês. Syrup aparece como um monstro e Milk é a "apresentadora" enquanto Coco e Natts são os heróis, nas formas humanas e vestidos a caráter. Eles até se transformam, só que...

- HENSHIN!
Parece até que eles vão dizer isso e mostrar algum tipo de cinto. E de certa forma era uma pista.

A esquete é um show à parte, com um tutorial completo sobre como e quando usar as Luzes. De certa forma, segue várias tradições japonesas.

Cure Coco!
Cure Natts!
Interessante que eles pegam direitinho as roupas dos pares.

Depois de ser derrotado, Syrup é levado por forças invisíveis.

O roteiro foi escrito mais uma vez por Yoshimi Narita, sendo que a história desta vez é mais leve que no filme anterior, embora seja perturbador saber que o inimigo planeja transformar as Cures em doces e comê-las. Mesmo assim é bem divertido vê-las se esbaldando com os doces do reino, coletando de todos os locais possíveis e imagináveis. Um verdadeiro paraíso onde os doces não engordam, por mais que se coma. A paleta de cores é muito maior e mais vibrante que o filme anterior, com cores vivas.

Nozomi, Rin e Urara se deliciando de modo escancarado.
Komachi e Karen têm mais finesse.
Mas Karen não perde uma oportunidade quando Kurumi/Milk está marcando bobeira.

E pela primeira na franquia há a participação de um vilão (nesse caso anti-vilão) da série de TV: Bunbee, que na época ainda enfrentava as Cures sob ordens da Eternal, após ser demitido da Nightmare. No filme ele estaria fazendo um "trabalho por fora" para a Rainha Dessert ajudando a montar a armadilha para atrair as Cures ao fingir que estava perseguindo a Princesa Chocolat, que por sua vez obedece relutantemente às ordens de sua mãe por não ter outra alternativa. Só para variar, Bunbee se dá mal e nem tem um pagamento decente.

Esta é uma prova da popularidade do personagem, que também apareceu fazendo pontas em outros filmes e teve participação ativa no episódio duplo de HUGtto! Precure de comemoração dos 15 anos da franquia. Se dando mal, é claro, mas dando uma ajuda.

Crocodilagem com o Bunbee! Se ao menos fossem uns gyoza ou umas tortas de carne...
Ou umas férias nas Ilhas Cayman.

As cenas de luta são movimentadas, altamente dinâmicas, típicas do diretor Tatsuya Nagamine. Mais uma vez é possível notar várias influências de outras obras como Saint Seiya. Especialmente nas partes em que as Cures são jogadas para trombarem com colunas ou quando são lançadas para o alto batendo com força no chão.

Troca de golpes em alta velocidade, culminando com o choque em uma coluna.
O jeito como elas caem nesta cena lembra muito Saint Seiya. Rin, em especial, cai de cabeça no chão.

Existem umas partes que são até meio violentas, com as Cures com agulhas ou lâminas cravadas nos braços. Mas existem eufemizações, sendo que esses ataques apenas(?) fazem com que elas virem doces. Um dos vilões, Bitter, desmerece as Cures com machismo, dizendo que "elas são meninas e por isso muito fracas", mas mesmo assim atacando e mirando no rosto delas.

Cena rara nos tempos atuais: as Cures com agulhas e lâminas fincadas no corpo.
Defesa em um só instante, em um quadro de movimento quase imperceptível.
Mas Urara não deixa barato. Ainda bem que ela não tem uma pistola.

Por já ter se desenvolvido desde a primeira temporada, Nozomi se mostra como um exemplo para Chocolat, oferecendo ajuda, e que até uma "Guerreira Lendária" tem seus momentos de fraqueza ao ser separada das amigas e tremer diante de um inimigo poderoso. Mas que mesmo assim é preciso ter coragem para salvar as pessoas que gosta.

Se agachar para falar com criança é básico nos Super Heróis japoneses.

Ainda, é possível ver as evoluções dos relacionamentos entre as Cures. Nozomi e Milk já não brigam tanto, embora a Mascote às vezes mostre ciúmes de Coco. E também são feitas demonstrações discretas da personalidade de cada uma.

Karen e Rin trombando no começo do filme e falando sobre como colocar as flores.
Na temporada anterior isso seria motivo de briga, mas em GoGo! isso foi superado.
Nesta é mostrado que Komachi tentou proteger Urara até o fim, usando seu próprio corpo.

Neste filme passou-se a usar de forma experimental a computação gráfica para representar o cenário em algumas partes, como no Castelo da Terra dos Doces e em sua destruição. Em Fresh!, esse recurso foi aplicado nas personagens, nas danças de encerramento e em algumas cenas de ação no especial de cinema.

A renderização ainda é pobre, mas as equipes se empenharam e melhoraram nos filmes subsequentes.
É importante fazer experimentações.

O problema é que o filme é "forma sobre substância". Apesar do capricho na arte e nas cenas de luta, o roteiro e as caracterizações dos personagens originais são muito vagos. O motivo pelo qual Mushibahn faz o que faz é banal, sem muitas explicações sobre o que ele é. Existem algumas pistas que indicam que o vilão tem uma ligação forte com a Rainha Dessert. É contado que ela tentou lhe dar os melhores doces e porém nenhum o satisfez, por ele não ter o coração para captar o sentimento de quem os fez, mas nada mais. Não dá para saber se ele é seu ex-marido ou um antigo pretendente, ou na pior das hipóteses o pai da Chocolat. Infelizmente não consegui encontrar nenhum material de bastidores, e a impressão que dá é que Yoshimi Narita originalmente tentou fazer algo mais profundo, mas que no fim foi amenizado.

Mushibahn, agindo como que se preocupasse com a Rainha.

A mensagem é que um doce é mais gostoso quando é compartilhado. Quando existem amigos e isso é mostrado por Nozomi e suas amigas por todo o desenho. Mushibahn aparentemente era uma pessoa solitária, que só pensava em si mesmo, em satisfazer suas próprias vontades e em algumas frases ele aparentemente sabia disso. Uma situação semelhante à do vilão Noir em KiraKira☆Precure A La Mode. Mas a falta de cenas demonstrando suas motivações fez com que Mushibahn ficasse raso demais.

Nessa época ainda não havia sido descoberto o KiraKiral. Mesmo assim é duvidável que poderia resolver esse problema.

Os elementos da mensagem estavam presentes, mas faltou algo que os ligasse, criando um contexto. A Princesa Chocolat seria perfeita para isso, mas ela ficou longe de Nozomi e suas amigas quando elas demonstravam que compartilhar é bom. Nozomi até dá alguns exemplos e conselhos, mas não são o suficiente para saber como Chocolat encontrou uma resposta.


Outra falha foi a ausência das outras Cures na batalha final, que ficou só no duelo entre Nozomi e Mushibahn. Se elas dissessem algo no meio da luta dando mais exemplos, a mensagem para o vilão ganharia força. Mesmo assim, a cena é muito bonita, com um duelo de espadas e Nozomi assumindo a forma da Shining Dream com o apoio do povo usando as Luzes Milagrosas. Desta vez só conseguiram uma super forma para ela e foi assim por muito tempo em que só as Cures de rosa tiveram uma dessas.

Mushibahn não fica gigante. Pelo contrário, tira o manto para lutar com o próprio corpo.
Shining Dream
Luta de espadas com o sol ao fundo, com muita beleza visual.

Apesar de bonito e bem feito cosmeticamente, o filme não consegue passar sua mensagem com clareza e por isso a emoção não é muito grande. Mas esse não é o principal da obra...

O evento principal vem antes da última luta e é algo que muitos fãs estavam esperando há tempos. É o grande presente de aniversário de Nozomi e para isso ela subverte o conto da Bela Adormecida citado no começo do filme com uma inversão de papéis. Como que mostrando que agora o negócio não é esperar, mas sim conquistar com suas próprias mãos.


Uma curiosidade é que a data de lançamento do filme (08/11) passou a ser considerado pelos fãs como o aniversário da Nozomi, embora isso não conste dos conceitos oficiais. Porém, a desenhista de personagens, Toshie Kawamura, adotou a data e fez um desenho comemorando em 2016. Segundo ela foi um trabalho às pressas, mas...


Foi feita uma quadrinização, que segue a mesma linha do anterior, usando cenas do próprio filme com balões e onomatopeias. Uma amostra pode ser vista na Amazon. Assim como a anterior, existe uma versão para Kindle, mas não pode ser adquirida de fora do Japão.

Minha intenção ao falar de uma obra é a de tentar compreendê-la e pegar seus pontos fortes. Nesse caso ajudaria ter informações de bastidores, mas não consegui encontrar nada. E não sei se me faltou sensibilidade ou perspicácia, mas este filme não me empolgou tanto. Ou talvez pelo fato de ter gostado mais do anterior. Não sei dizer. De fato, curti mais o teatrinho no começo com os Mascotes explicando como funcionam as Luzes Milagrosas. E uma pena que o Bunbee não teve uma participação maior, aparecendo só para "bater ponto". Mas valeu pelas cenas de luta bem feitas, pelas Cures curtindo a Terra dos Doces e do grande triunfo da Nozomi (não falo da luta com Mushibahn).

No final uns desenhos da Chocolat. Vai um repeteco?
Nosso Herói, Bunbee com um prêmio de consolação.

Infelizmente, o Canal Oficial de Precure no YouTube passou a bloquear a visualização dos filmes desta semana em diante para quem mora fora do Japão. E por isso, o meu projeto de fazer um Festival de Filmes de Precure foi por água abaixo. Tentei mandar uma  mensagem, mas não surtiu efeito.

4 comentários:

  1. Olá Usys!
    Como vai?

    Quando vi este filme muitas dúvidas surgiram, embora tenha gostado, ao mesmo tempo que teve entretenimento (para as fãs que shippam Nozomi x Coco), esta deixou a desejar na amarração da história. Fica difícil explicitar com clareza, a produção parece ter sido feita com a proposta inicial supostamente "inovadora", porém no fim foi apenas comum e simples. Quem sabe o porquê de tantos "buracos", se até em suas pesquisas faltou informações, acho que não saberemos quais os detalhes que impulsionaram a trama dos cinemas. Bom, ao menos tiveram cenas bacanas como, por exemplo, as lutas acirradas entre as Cures e os vilões ou até mesmo a aparição do Bunbee.
    A paleta de cores deste filme me agradou mais (mas isso se trata de opinião própria), embora o primeiro filme também tenha cores mais sombrias, são bonitas da mesma maneira. Não sabia que o Mushibahn era dublado pelo Akio Ohtsuka! Os trabalhos dele são imensamente reconhecidos, como o famoso protagonista e médico Kuroo Hazama (Black Jack).
    A transformação da "Shining Dream" foi bem bonita, um dos aspectos mais atraentes deste longa... posso estar enganada, mas essa forma deve ter feito sucesso pois foi lançada uma pelúcia dela com este traje: https://myfigurecollection.net/item/74052

    A Toshie Kawamura tem instagram!? Incrível, pena que a última postagem foi em outubro de 2019.
    Lamentável que a Toei tenha restringindo o acesso para assistir aos filmes, deixando desbloqueado apenas para os moradores do Japão. Não entendo, como podem ampliar os horizontes do anime sem dar passos tão fundamentais quanto estes de disponibilizar para todos assistirem no canal oficial do Youtube. Será que eles irão retornar sua mensagem?
    Tão reconfortante ler a descrição dos filmes feitas por você, enquanto leio é como se eu estivesse reassistindo. Isso mostra que seu trabalho tem excelentes efeitos, consegue captar e transmitir as mensagens abordadas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Era o mesmo diretor e a mesma roteirista do anterior, ambos de renome, mas desta vez não deu muito certo. Talvez a intenção fosse contrabalançar a melancolia do filme anterior. Pena que com isso não deu para passar com clareza a mensagem de que compartilhar é o caminho para as coisas ficarem mais gostosas. Tinham que dar um pouco mais de espaço para o Mushibahn e contar como tudo aconteceu. Com isso também dava para o Akio Ohtsuka ter mais falas e o lucro seria maior (nesse caso ao menos para mim).

      Escolheram as paletas mais apropriadas para cada situação. Na Terra dos Doces as coisas tinham que ser coloridas, alegres. E o entardecer na luta da Nozomi com o Coco também é muito bonito. Mais uma vez, foram excelentes na forma, mas o conteúdo ficou pobre.

      Pena que bloquearam os filmes. Mas eu já esperava por algo assim. E até agora nenhuma resposta, então acho que não resolveu. Ia ser legal ver a reação de quem só conhece Glitter Force quando passassem os de Smile!, Doki Doki! e eles descobrissem os "filmes perdidos". All Stars New Stage 2 então ia levar os fãs à loucura ao saber que existem mais delas. Fico pensando em como estão os direitos afinal.

      Mas um dia eu torço para que façam como o Canal de Tokusatsu, com uma divisão para o exterior. Até lá estou fazendo o possível para mostrar que é rentável.

      Excluir
  2. Ah, então era aí que o Wataru Takagi vivia antes de transformarem a cabeça dele em lagarto e jogarem o coitado em um buraco! Bem, se ele roubava bolos de aniversário acho que ele mereceu então hehehehe. E por falar em bolo, pelo visto a Pekorin já estava de olho nos Kirakiraru de outros mundos XD

    O tema desse filme é bem interessante, dá até impressão de que foi uma inspiração para o Precure a la Mode com todas essas guloseimas por todos os lados, até mesmo com um mundo de doces. E achei interessante as influências de CDZ, essa de bater contra a coluna é um clássico dos Cavaleiros hehehe.

    Uma pena saber que o filme peca um pouco no desenvolvimento, pelo visto tinha material para ser algo bem profundo. E uma pena que sacanearam seus planos bloqueando os filmes para fora do Japão. É até estranho acontecer algo assim justo agora que muito conteúdo está é sendo liberado para o pessoal aproveitar na quarentena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Para ver que o cara já estava acostumado com Meninas Mágicas que lutam. E por isso deve ter conseguido desenvolver imunidade à magia. É só que ele era um vespão e agora virou lagarto... Mas em ambas o cara é muito comédia! Wataru Takagi é genial!

      Fiquei me perguntando exatamente isso quando vi o filme. Se ele inspirou PreALa, já que além dos doces, tem essas orelhas de animais. Só não tem as caudas. E acho que elas iam se sentir em casa nesse lugar. Ainda mais que não engorda. Se Pekorin for para aí não vai sobrar pedra sobre pedra.

      Fiquei bem chateado quando bloquearam os filmes, mas por outro lado senti certo alívio, pois não sabia se iria conseguir escrever tudo. Tem uns que eu queria desenvolver mais, já que conto com os materiais de bastidores. Bom, paciência. A maioria dos outros filmes eu tenho em Blu-ray, então vou poder soltar depois, no meu ritmo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html