quarta-feira, 27 de maio de 2020

アミーゴ - Amigo - Campanha em Prol do Museu da Imigração Japonesa e do Pavilhão Japonês

Saudações.

A Brasil Nihon Bunka Fukushi Kyokai (também conhecida como Bunka Kyokai ou simplesmente Bunkyo), a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, é uma entidade cuja missão é a de "Representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas a esta finalidade". É o que ela tem feito há quase 65 anos, desde sua fundação em 17 de dezembro de 1955, sendo que provavelmente não existe nenhum brasileiro nikkey (descendente de japonês) que nunca tenha ouvido falar dessa entidade.


E nestes tempos de crise, devido ao COVID-19, dois espaços culturais administrados pela Sociedade enfrentam dificuldades para sua manutenção. São eles o Museu da Imigração Japonesa, localizado no prédio da entidade, no bairro da Liberdade, em São Paulo, nos andares do 7º ao 9º, e o Pavilhão Japonês, instalado no Parque Ibirapuera, na mesma cidade. Ambos atualmente se encontram fechados para visitação pública devido às restrições por causa da pandemia, perdendo parte de sua fonte de arrecadação, que vinha da venda de ingressos. Outra parte vem de doações de entidades privadas, e não conta com verbas ou apoio financeiro governamental. Nisso, o Bunkyo lançou mão de uma campanha de arrecadação, sob o nome de Amigo.

Estão disponíveis vários pacotes de ajuda para Pessoas Físicas e Jurídicas com recompensas de acordo com o valor, incluindo ingressos antecipados para os espaços, quando as restrições de abertura forem levantadas, e outros brindes como catálogos, camisetas e um agradecimento no mural do site. As formas de contribuição disponíveis são Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Boleto Bancário. No caso de Débito é preciso deixar habilitados os Pop-Ups de tela.

Também é possível contribuir anonimamente e com valores diferentes dos pacotes para quem só quiser ajudar.

O site, com mais detalhes, fica aqui:




No Japão existe o provérbio 塵も積もれば山となる (Chiri mo tsumoreba Yama to naru), que seria algo como "A Poeira quando se junta se torna uma Montanha", equivalente ao nosso "De grão em grão a galinha enche o papo". Por isso, toda e qualquer contribuição, por menor que seja, é válida. A contribuição de cada um de nós pode ajudar a manter esses espaços valiosos de divulgação da Cultura Japonesa.