domingo, 10 de maio de 2020

S.H. Figuarts Retsu Ichijoji


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S. H. Figuarts de Retsu Ichijoji, a identidade secreta do Policial do Espaço Gavan, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Gavan é filho do Policial do Espaço Voicer, do planeta Bird com uma terráquea chamada Tamiko Ichijoji. Voicer levou seu filho para receber treinamento em Bird, mas nesse meio tempo, Tamiko acabou falecendo devido a uma doença.

Depois de se formar como Policial do Espaço, Gavan retornou à Terra e assumiu o nome de Retsu Ichijoji, o sobrenome de sua mãe. Ele então conseguiu um emprego no Clube de Hipismo Avalon, mas por sempre ter de se ausentar para deter a ameaça da Organização Criminosa Espacial Makuu, acaba tendo severos descontos no salário, que algumas vezes só chega a três mil ienes, quantia baixíssima para passar o mês.

Em tempo, "Gavan" é seu nome verdadeiro, enquanto "Retsu" é o que ele usa na Terra para esconder sua verdadeira identidade.

Mais informações sobre o personagem em matérias anteriores:

Action Works The Live Toei Hero 02 Space Sheriff Gavan
S.H. Figuarts Space Sheriff Gavan

E sobre como o seriado foi concebido:

SENSEI! - Shozo Uehara e os Metal Heroes


Retsu/Gavan foi interpretado por Kenji Ohba, ator de ação de longa carreira, treinado no JAC (Japan Action Club, atual JAE, Japan Action Enterprise). Ele começou sua carreira com seu nome verdadeiro, Kenji Takahashi, mas mais como dublê, vestindo fantasias. E de vez em quando aparecia com o rosto de fora, como em um episódio de Toumei Dori-chan, provavelmente o primeiro seriado Tokusatsu de Meninas Mágicas do Japão e que foi o precursor das Toei Fushigi Comedy Series.

O melhor é deixar o próprio ator falar. Abaixo seguem algumas entrevistas com legendas em inglês (necessária ativação do Closed Caption manualmente).


Existem também materiais em português, como esta entrevista:


Ohba foi hospitalizado em 2018, mas não foram dados muitos detalhes sobre o que aconteceu e desde então não foram dadas mais notícias. O que se sabe é só que ele está se recuperando.


Como já existem muitos materiais sobre Kenji Ohba em português e inglês, vamos falar um pouco sobre o ator Masayuki Suzuki, ator que interpretou Kojiro Oyama, personagem que esteve presente em todas as séries Space Sheriff (Gavan, Sharivan e Shaider), primeiro como um atrapalhado repórter freelancer e mais tarde um atrapalhado dono de uma loja de animais. Mais tarde ele interpretou o atrapalhado vidente Henry Rakuchin em Jiraiya, o Incrível Ninja. Suzuki voltaria a encarnar Kojiro nas séries Space Sheriff NEXT GENERATION e é revelado que o personagem se tornou diretor de pesquisas de energia e depois passou a integrar a Polícia Galática como Investigador de Crimes Cibernéticos.

Mas o papel pelo qual Suzuki é mais conhecido no Japão é como o atrapalhado patrulheiro Meguru Oomori em 3年B組新八先生 (San nen B gumi Shinpachi Sensei, algo como "Professor Shinpachi, da 3ª Série B"), popular drama escolar estrelado por Tetsuya Takeda, de 1979, que teve várias temporadas. Seu personagem se tornou tão popular que Suzuki reprisou o papel em todas as séries que se passam no Ginásio Sakura, contracenando com os professores que passavam pela escola. E sempre voltou em todas as temporadas de Shinpachi, sendo a última em 2011.

Suzuki tinha problemas no início de carreira por não conseguir se livrar do sotaque de Tsugaru, sua terra natal. Mas isso ajudou a caracterizá-lo em Shinpachi. E nas séries Space Sheriff, o diretor Yoshiaki Kobayashi apenas lhe disse que poderia fazer seu papel de forma livre, como bem quisesse.

Os personagens de Suzuki eram atrapalhados (como frisei de propósito), mas também sempre davam alguma dica importante para o Herói ou criavam uma oportunidade. Sendo assim, seu papel como elenco de apoio foi imprescindível nas séries em que participou. E justamente por seu aspecto cômico, é lembrado com carinho pelos fãs, tanto de Metal Heroes como das séries do Ginásio Sakura. Mais um nome que merece ser lembrado.

Obs.: não confundir com o cantor homônimo. E até onde se sabe, ele não é parente do produtor Takeyuki Suzuki.

O conteúdo da caixa. é bem parecido com o de Takeshi Hongo, com mãos intercambiáveis e um painel em PET. A figura foi comercializada de forma exclusiva pelo site da Bandai por tempo limitado.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa reprodução do ator e consequentemente do personagem, com todos os detalhes.

Close da cabeça. Mais uma vez um trabalho assombroso! É o próprio Kenji Ohba! Pena que não vem com expressões extras como um sorriso, mas creio que esta, séria, é a que seria mais usada por um fã para cenas de ação.

Tem o broche na lapela direitinho, na camisa cor vinho debaixo da jaqueta.

Os prendedores dos lados da jaqueta, com botões.

Detalhe do cordão dourado do ombro esquerdo. A ponta é colocada dentro do bolso.

Detalhe dos braços. As mangas são bem esculpidas, com as dobras do tecido.

No braço direito tem esse emblema que lembra um pássaro (andorinha?).

Detalhe do corpo. O zíper é moldado e a trilha tem pintura metálica. No seriado a jaqueta era de couro no começo, mas ela interferia nos movimentos e foi trocada por outra de tecido mais maleável. Talvez por isso a textura da figura seja lisa.

Detalhe das mãos, que são cobertas por luvas sem dedos. A textura é bem representada.

A calça, branca, mas com algumas pinturas representando poeira.

Os joelhos também têm essas pinturas.

Detalhe das botas de couro, com dobras, linguetas e a boca com formato peculiar, em forma de "V".


3. Articulações


O pescoço se move bem para baixo, mas não tanto para cima.

Os braços têm boa mobilidade, mas não é possível juntar os pulsos à frente do corpo.

Os pulsos são um tanto limitados.

O tronco se move bem especialmente para a frente. Ocorrem quebras de linha no zíper, mas isso não tem como contornar.

As pernas têm boa abertura.

Os joelhos se dobram bem.


Os tornozelos possuem várias articulações que permitem manter a figura estável.


4. Acessórios


Só estão incluídos três pares de mãos nessas posições. Faltaria um com dois dedos em riste para uma das poses mais icônicas do personagem.

Uma placa de Pet para representar o Herói fazendo a transformação, como a que veio com Takeshi Hongo.


Desta vez tem um alinhamento melhor, pegando todo o personagem nos lugares certos.


5. Ação


Gavan é um Policial do Espaço que passou por intensos e duros treinamentos.

Sendo assim, ele consegue lutar até certo ponto mesmo sem usar o Traje de Combate.

Seus reflexos são rápidos e ele consegue derrubar um inimigo que venha investido de repente.

Gavan também é capaz de deter um ataque, jogar o inimigo no chão e depois dar um golpe final nele.





Outra característica do herói a se ressaltar é sua agilidade, ao conseguir se desviar do ataque de uma faca e dar uma cambalhota com chute.


Gavan ainda por cima era sorrateiro. Ele chegava por trás de um inimigo sem ser notado...


... dava um tapinha no ombro para chamar a atenção...


... e logo colocava o inimigo para dormir.


Outro jeito era chegar por trás...


... imobilizar no solo...


... e nocautear com um golpe de calcanhar no estômago.



O chato é que às vezes ele acabava acionando alguma armadilha, como essa enorme bola dentro de um túnel.


É óbvio que essa cena foi tirada de Os Caçadores da Arca Perdida, do ano anterior. Mas o mérito de Gavan foi o de conseguir usar na televisão efeitos especiais que até então só se pensava serem possíveis no cinema.


- JOUCHAKU!
Diante de ameaças maiores, não havia outro jeito, senão equipar o Traje de Combate. Para isso, ele diz esse comando especial...





... e então faz uma sequência de movimentos semelhante à pose de transformação dos Kamen Riders. Na verdade, Ohba se agachava ainda mais, mas isso não foi possível na figura.




- Policial do Espaço!



- GAVAN!!!
O Policial do Espaço Gavan leva apenas 0,05 segundo para equipar o Traje de Combate. Então vamos ver de novo o processo em câmera lenta.


- JOUCHAKU!



Entendido. Transmitindo o Traje de Combate.




Com isso ele estava preparado para enfrentar os BEM Monsters e os Doublemen (mais tarde fundidos como Double Monsters) de Makuu.


Gavan esconde sua verdadeira identidade assumindo o nome de Retsu Ichijoji, trabalhando no Clube de Hipismo Avalon... embora acabe tendo de faltar várias vezes devido ao seu verdadeiro ofício.


Lá ele tem contato com crianças, se tornando grande amigo delas, seguindo os conceitos de Shozo Uehara. E ao falar com elas, Gavan SEMPRE se ajoelha, ajustando seu campo de visão ao das crianças. De fato, isso é requisito para se ser herói no Japão.


Kenji Ohba fazia as cenas de ação muitas vezes sem usar dublês, como quando balança em cordas.


E também é ele quem monta no cavalo nas cenas do Clube de Hipismo.


Kenji Ohba, na época "Kenji Takahashi", seu nome verdadeiro, começou de baixo, ralando, às vezes vestindo as fantasias dos Soldados Shocker.


Ele foi construindo sua carreira e em Gorenger, às vezes vestia o traje do Akarenger. Mais tarde ele conseguiu um papel como ator titular em Battlefever e depois em Denziman.


Mesmo depois que Gavan acabou, ele continuou no papel, desta vez como capitão em Sharivan. E fez outra participação especial em Shaider, no último capítulo reunindo os três Policiais de Espaço.


Ohba fez outras aparições nas séries que seriam chamadas de Metal Heroes. Em Jiraiya, o Incrível Ninja, ele interpretou um ninja rival Yajiro Iyo e até vestiu o traje do Herói. E também apareceu em um episódio de Metalder, o Homem Máquina, como um dos JACs.


Outra aparição de Ohba foi em um episódio de Kamen Rider Black RX, como o pai de um menino.


Ele também faz uma ponta em Kamen Rider ZO, junto com outros atores que interpretaram heróis e colegas do JAC, entre eles a bela Naomi Morinaga. Ohba voltou a aparecer em episódios das séries Super Sentai, como em Hurricaneger, como um dos disfarces do Shurikenger, e em Gekiranger, como o Lutador Dan.


Ohba voltaria a ser Gavan no especial de cinema Gokaiger VS Gavan, no qual ele mostra estar em forma. Ele também interpreta seus personagens de Battlefever e Denziman, assim como no especial de cinema de Gokaiger VS Goseiger e na série de TV de Gokaiger.


- Dê um alô a goragem!
Nesse filme, ele teria salvo o Capitão Marvelous/Gokai Red quando o pirata espacial era criança. Nessa cena, quem interpretou o pequeno Marvelous foi um menino prodígio chamado Tatsuomi Hamada, que mais tarde se tornaria Riku/Ultraman Geed.


Em Super Hero Taisen Z, a Polícia Galática decide destruir a Terra para impedir que uma ameaça destrua o universo. Nisso, Gavan, agora capitão, contata os Heróis e diz:
- Eu vou usar os meus privilégios, assim como todos os meios e burocracias possíveis para atrasar o disparo do Canhão Hiperdimensional! Enquanto isso, salvem a Terra!

... Pelo menos é assim que eu me lembro. Hein? Ele estava disposto a disparar o canhão?! Deixa de falar besteira! Nunca que o Gavan iria autorizar a destruição do planeta em que a mãe dele nasceu e que ele mesmo protegeu com a sua vida!


Sua participação mais recente como Gavan foi no especial de cinema Space Squad Gavan VS Dekaranger.


Kenji Ohba esteve no Brasil, na CCXP de 2017 junto com Bin Furuya, o ator que vestia o traje do Ultraman.


Em 2018, Ohba participou do projeto HE-LOW como Gin Sanjouji/GoGo Silver, que se sacrifica para salvar o GoGoRed (Takaya Aoyagi) no início do filme.


Junto com a versão S.H. Figuarts e a Action Works do Gavan. Com isso é possível representar o personagem no traje cromado para closes e apresentação, em sua forma normal e no traje para ação. Curiosamente a versão Action Works é mais próxima do porte físico da figura do Retsu.


A placa em PET pode ser usada pelos dois modelos sem problemas.


Com outras figuras de heróis na forma humana. Faltaria uma da linha, mas é difícil de conseguir.


Com a versão figma de Keizo Kogure, esta é minha coleção de figuras representando atores de verdade. Pena que não vieram mais, como uma do Hiroshi Watari ou do Hiroshi Miyauchi.


Me esqueci de contar, mas Gavan foi a primeira série Metal Hero que vi na minha vida, bem antes de O Fantástico Jaspion, no Betamax da minha avó. Me encantei realmente com o visual do Herói, tanto transformado quanto sem a armadura. Por isso, conseguir essa figura tem um significado especial para mim.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts de Retsu Ichijoji/Gavan, feita pela Bandai. Uma excelente representação do ator em uma figura totalmente articulada. E o melhor, que não custa tanto quanto uma de escala maior em que esse tipo de figura é mais frequente. É certo que existem limitações, mas no estágio atual são difíceis de se contornar. Mesmo assim gostei bastante por ser bem detalhada não só no rosto como também na roupa com todos os adereços. Espero que um dia retomem o lançamento de mais heróis em suas identidades secretas. E que Kenji Ohba se recupere.

As aventuras da Gavan agora estão disponíveis para todo o mundo através do Canal Toei Tokusatsu Official. Os dois primeiros episódios estão legendados em inglês. Do terceiro em diante ficou por conta dos espectadores do canal, mas até agora não há nenhuma.


10 comentários:

  1. Sensacional! Sou suspeito para falar, já que Gavan é um dos meu heróis favoritos, em grande parte graças à atuação do Kenji Ohba.

    Eu conheci a trilogia dos Policiais do Espaço pela tevê. Como Sharivan foi a primeira a estrear, por um bom tempo imaginei que o personagem era apenas um chefe que dava orientações pelo monitor (curiosamente na primeira vez que a série foi exibida na Bandeirantes perdi os episódios 6 e 15,em que ele vem para a Terra). Foi só no episódio "Mimi" que o vi transformado, e aí fiz a ligação de que provavelmente ele tinha protagonizado uma série anterior.

    Assim, quando a Globo passou a anunciar a estreia de "Space Cop", que ocorreria no dia 04/03/1991 na Sessão Aventura, já sabia o que esperar. Como estudava no período da tarde deixava os episódios gravando. Quando a série chegou no episódio 20 ela saiu do período da tarde, e passou a ser a primeira atração do Xou da Xuxa. Aí já era mais fácil assistir e gravar.

    Acho que Kenji Ohba conseguiu equilibrar muito bem as cenas de ação com momentos cômicos e dramáticos, além de esbanjar carisma. Era o protagonista perfeito. Anos depois pude acompanhar Battle Fever e Denziman, e ele sempre se destavaca.

    Posso dizer que foi um sonho conseguir conhecê-lo na CCXP. Já tinha me encontrado com todos os outros atores que tinham vindo no Brasil para eventos, mas certamente essa foi uma ocasião especial. É um momento que guardarei para sempre.

    Sobre o ensaio, muito bom como sempre, principalmente a recriação da cena da bola gigante e da transformação, parabéns.

    Agora que você escreveu... uma figura do Miyauchi seria sensacional, hein? O duro é escolher qual dos personagens dele a serem homenageados com uma figura. Se houvesse uma votação acho que votaria no Ken Hayakawa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo!

      Imagino como deve ter sido ver Sharivan e descobrir que o chefe dele era o herói de um seriado anterior. E acho que foi um milagre terem passado Gavan e depois Shaider. Pena que eu não consegui ver tudo, mesmo quando passou no Brasil. A "tradução" era estranha demais para mim.

      Kenji Ohba é um conceito universal no tokusatsu. E é incrível que não importa quantos anos ele tenha, consegue manter um olhar jovial, quase de menino. Quando o Ohba apareceu no Jiraiya, não parecia tão mais velho que o Touha.

      Se encontrar com ele pessoalmente deve ter sido uma experiência e tanto. E foi uma tremenda surpresa essa vinda dele para o Brasil, assim como a do Bin Furuya. Pelo que ouvi falar, ele é muito humilde, de cabeça baixa, reverenciando todo mundo. Marca de uma pessoa grande.

      A cena de transformação eu até tinha uma ideia de como fazer, mas a da bola fiquei quebrando a cabeça. Até pensei em fazer tudo do zero, até mesmo a bola, pois não me lembrava se tinha uma cena só com ela. Mas fui rever e felizmente tinha. E foi mais fácil de fazer que a de transformação, que teve um monte de efeitos e fotogramas.

      Queria o Hiroshi Miyauchi para representar os Super Sentai, já que já tem uma figura das séries Ultra, outro de Kamen Rider e mais esse de Metal Hero. A dúvida seria de qual personagem o Miyauchi deveria ser, já que são três em Super Sentai. Mas acho que no fim o Zubat ficaria melhor, já que é o seu papel mais marcante. Esse é o Miyauchi em cem por cento.

      Excluir
  2. Caramba! Que review sensacional! Muitas informações do ator e legal demais saber dessas pontinhas dele nas outras séries.

    Como só conheci o Gavan quando o Nagado falou sobre os três policiais do espaço naquele filme que reuniria os três, também só vi o ator já bem mais velho, passando o manto para o seu sucessor. Confesso que curti pra caramba!

    Outra coisa, parece que estava vendo diretamente na TV essa parte da câmera lenta! Ficou muito bom e igualzinho! Essa placa com os efeitos é usar as duas figuras do herói após a transformação foi genial!

    Parabéns pela matéria, nobre! Até as próximas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Kenji Ohba é um ator altamente experiente e que esteve em todas. Uma pessoa que realmente se dedicou ao trabalho e agora é um ícone do ramo. O seriado dele até passou por aqui, mas acho que muita gente deixou passar batido, já que não tinha tanta projeção. Pelo menos, graças a pessoal como o Nagado, ele se tornou conhecido nos tempos atuais.

      A cena de transformação deu trabalho, pois foi preciso tirar fotos dos quadros intermediários para fazer os rastros de imagem. Já os efeitos foram mais fáceis, inclusive esse das partículas sendo enviadas das nuvens. Essa eu mesmo fiz, sem usar cenas do seriado.

      Vamos ver se consigo trazer mais coisas. Material até tenho, mas falta administrar a preguiça, digo, o tempo.

      Excluir
  3. Show de review!

    A trajetória do Kenji Ohba é bem interessante, é legal quando um dublê consegue cruzar a linha e passar para o papel principal. Ri demais ao saber que ele trolla a galera quando faz apresentações, fazendo de conta que está com dores ou se machucou, muito bom hehehehe!

    Tá show demais a figura, ficou ainda melhor do que parecia nas fotos promocionais, principalmente o rosto. Só não entendi muito bem a parte de trás da cabeça, pois pela junção do cabelo dá até a impressão de que teria uma cabeça intercambiável. Será que isso estava nos planos e acabaram desistindo? Seria legal mesmo se tivesse um rosto sorrindo.
    E a peça tem uns detalhes bem legais que eu não tinha percebido quando anunciaram a figura, como o broche e o emblema. O cordão dourado dá bastante estilo, e pelo visto não atrapalha no movimento do braço, o que é ótimo.

    Curti muito as cenas de ação! Pelo visto ele usa mesmo movimentos de caratê como o Ohba mencionou. Esse movimento de aparar um ataque inimigo, jogá-lo no chão e finalizar com um soco é puro caratê! E dar um tapinha no ombro do inimigo antes da porrada é muito badass!!
    E que bela cena de transformação, cheia de detalhes! Foi uma boa ideia fazer a versão em câmera lenta também.

    Tomara que a Bandai não abandone essa coleção de heróis em forma humana, acho que ainda tem muitos que a galera gostaria de ter, tipo o Jaspion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Kenji Ohba é outro exemplo de cara que subiu na vida ralando. Isso sem falar que ele é muito gente boa, sendo cordial com todo mundo na CCXP. Todos tiveram uma boa impressão dele.

      Tem muita coisa na figura que ficou sem ter um propósito prático. Essa junção no cabelo ajudaria a não interferir nos movimentos do pescoço e até dá, mas não tanto quanto se imaginava. E o cordão não interfere porque a articulação do ombro para a frente já não se estende muito. Para cima vai numa boa.

      Ohba manda muito bem nas cenas de ação. Ele se move muito bem e dá gosto ver ele chegando perto e pondo o inimigo para dormir ou enfrentando vários deles. Em algumas cenas até se usa o recurso de câmera reversa, mas ainda assim ele mostra que sabe fazer as coisas. O interessante é que no seriado tem essa de repetir o processo e o narrador dizer que é câmera lenta para justificar que o Gavan se transforma em fração de segundo.

      A Bandai podia continuar, mas o duro é negociar os direitos de imagem dos atores. O Jaspion vai ser bem difícil, já que ele abandonou a carreira artística e não está muito a fim de voltar. Já o Hiroshi Watari, o Boomerang, talvez topasse.

      E como eu queria que essa ausência do Kenji Ohba fosse trollagem. De repente ele apareceria dizendo que foi tudo brincadeira e anunciando o próximo Space Squad que ele estaria filmando em segredo com a Toei. Infelizmente já se passaram dois anos e até agora nada. Espero que ele esteja apenas descansando mesmo.

      Excluir
  4. Que figura fantástica! Realmente, só os grandes merecem essa honra! Uma vez, li uma entrevista, acho que da Yuriko Hishimi, que reclamava que empresários japoneses não pagavam por direito de imagem de atores. Que os contratos davam controle total ao estúdio e o cachê era restrito às gravações e fotos. Atores americanos ganham dinheiro - e muito! - quando o rosto deles serve de base para um boneco. Infelizmente, o mesmo não ocorre no Japão. Se bem que a entrevista é antiga, acho que dos anos 90, e espero que isso tenha mudado.

    O Kenji Ohba é um ator acima da média. Não bastasse a habilidade excepcional, ele era capaz de atuar com grande categoria. Lembro do penúltimo episódio de Gavan, na cena da morte do pai do herói. A expressão de desespero e tristeza de Retsu foram tocantes, sem exagero, sem canastrice, uma interpretação segura e envolvente. E até hoje, onde aparece, rouba a cena, mesmo em Space Squad. Deu vontade de ver o Gavan original surrar o MacGaren.

    Mais uma grande matéria, com excelentes fotos. Seus leitores agradecem!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Não sei dizer também a quantas anda essa dos direitos de imagem agora, mas recentemente o ator que faz o Kuroto Dan/Kamen Rider Genm, o Tetsuya Iwanaga serviu de modelo para uma figura do personagem. Ele ficou surpreso em ver que até a mão era igual à dele. Curioso, já que atores iniciantes preferem não ter a imagem presa a um determinado personagem.

      Não é exagero dizer que Kenji Ohba é lendário. Começou de baixo, trabalhou duro, ralou e conseguiu chegar aonde chegou. Susumu Yoshikawa insistiu fortemente no nome dele para ser o Gavan. E acho que se ele enfrentasse o MacGaren no filme, os dois iam tirar as armaduras e sair na mão mesmo. Ia ser bem interessante ver Kenji Ohba VS Junichi Haruta.

      Excluir
  5. Olá!

    Pesquisando no Google algumas imagens da série deu pra notar que a Figuarts fez uma baita boa reprodução do ator, ficou extremamente igualzinho. O material também é de ótima qualidade, a pintura nem se fala! Esses detalhes metálicos do casaco, as luvas com micro texturas. O mais interessante dos Tokusatsus são as formas como todos do elenco se dedicam aos papéis, cada um do seu jeito. Eles levam muito mais do que entretenimento as pessoas, eles usam as mensagens verbais e principalmente as expressões corporais para comunicar, seja qual for a cena, fica muito nítido quão se debruçam. E não é fácil! Por isso, é preciso valorizar estes atores, ainda mais o Gavan (que provavelmente deve ser lendário para os fãs). Ah! Bom saber que este conceito do herói agachar para a criança veio deste ramo. Muito fofo usar a Peace como uma fã dele, se for pensar, com certeza ela seria. Bem pensado! Todas as figures tem significados, mas aqueles dos personagens que faziam parte da infância ganham um valor ainda maior. Que bom que o conseguiu! :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      O pessoal caprichou bastante na modelagem da figura. Quase não acreditei. E de um dos atores que mais gosto e respeito.

      Isso do Herói sempre se agachar para falar com as crianças é uma coisa que eu tinha notado em várias ocasiões. Já entendia o porquê e depois confirmei ao ler uma matéria sobre psicologia infantil. E recentemente soube que na Disney também é assim, nos parques de diversões. Nessa, os empregados do parque, ou "atores" como eles são chamados internamente, também sempre pedem autorização do pai ou responsável para poder falar com ela. Por isso essas empresas são conceituadas. Por essa atenção, e isso me fascina.

      Yayoi pediu fervorosamente para aparecer ao lado de um de seus ídolos. Aliás, ela sempre pede.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html