sábado, 28 de novembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - episódio 33

Saudações.

Segue abaixo o resumo e impressões do episódio de Healin' Good♥Pretty Cure que foi disponibilizado esta semana pela Crunchyroll para todos os usuários.


Direção e Storyboards: Toshinori Fukasawa
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Kenji Miuma, Hiroshi Numata, Joey Calangian
Arte: Lee Beon Seon

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Nodoka, Hinata e Hinata vão experimentar como é trabalhar na pensão da família de Chiyu, que lhe dá instruções precisas. Toji, irmão de Chiyu, também se esforça para ajudar, mas comete muitos erros. Pegitan o supervisiona, a princípio friamente, mas se compadece e lhe dá uma dica através de Asumi. Nisso, Guaiwaru ataca usando seus novos poderes, mas é detido graças ao desejo ardente de Chiyu de proteger a pensão. E ela viu mais uma vez o valor de seu irmão.


Hinata convida suas amigas para ir ao Yume Port, mas Nodoka diz que tem que se encontrar com uma pessoa importante para ela. Essa pessoa é o Dr. Hachisuka (Kenji Hamada, o prof. Maruyama), o médico que cuidou dela quando estava doente, e deu uma passada em Sukoyaka durante suas férias. O doutor fica contente ao ver que Nodoka se recuperou e fez muitas amigas. 


À noite, a família de Nodoka vai jantar com Hachisuka na Pensão Sawaizumi, onde ele está hospedado. O doutor então revela que não estava de férias, mas sim que deixou o hospital, devido à frustração de não ter conseguido determinar o que havia feito Nodoka adoecer e de não ter podido fazer nada. E por ter se sentido inútil ao ver que a menina se recuperou sozinha.


Nodoka se sente responsável e pergunta a Rabirin se não pode revelar ao doutor sobre a existência dos Patógenos. Para que ele não se sentisse inútil. Mesmo assim, o doutor conta que encontrou um novo caminho, trabalhando em um instituto de pesquisas no exterior, graças a uma carta que Nodoka deixou e que o fez continuar com seu intuito de salvar as pessoas de doenças ainda desconhecidas.


Enquanto isso, Daruizen é pressionado pelo Rei Patógeno a inserir uma Mega Parte em seu corpo e evoluir. Ele consegue e sua primeira vítima é...



Aqui vemos mais um pouco do passado de Nodoka e conhecemos a pessoa que foi sua inspiração, o nobre Dr. Hachisuka. Um homem bom e dedicado à sua missão. De aparência e modos tranquilos, porém rigoroso consigo mesmo, se culpa por não ter conseguido fazer nada em relação a Nodoka, mesmo ela tendo se salvado. E sua frustração é compreensível. Se esforçar ao máximo para ajudar alguém, só que nada dar certo e, de repente, o problema simplesmente desaparecer. É claro que a gente se sente inútil em uma hora dessas.

Mas Nodoka não podia revelar que se tratava de algo que estava além da compreensão humana, quase sobrenatural. Mesmo assim, aqui vemos com quem Nodoka aprendeu o que é bondade. E que foi o Dr. Hachisuka quem lhe disse aquilo do episódio 11, na cena em que ela conta sobre quando ficou no hospital. De não desanimar e não desistir diante da doença, que foi o gatilho para que as Cures ganhassem novos poderes em duas ocasiões. Foi o doutor quem começou essa corrente de bondade, que teve forte influência no caráter de Nodoka. Ou seja, não é exagero dizer que indiretamente ele salvou o mundo.

A cena do episódio 11.
O mesmo momento no episódio de agora, mas por outro ângulo. Pena que na tradução não ficou igual.

E essa bondade retorna ao Doutor na forma da carta de Nodoka, que faz com que ele não desista de seu objetivo principal: salvar as pessoas. Mesmo mudando os meios, a profissão, ele pode continuar com sua missão de vida. As palavras de um marcaram o outro de forma recíproca dando-lhes uma salvação. E com isso ambos conseguiram forças para continuar, como bem nota a produtora Kaori Yasumi.

Por outro lado, isso demonstrou o quanto de mal os Patógenos podem causar, também indiretamente. Se não fosse a carta de Nodoka, era bem possível que o doutor perdesse a fé em si mesmo e desistisse de vez da medicina por se julgar incompetente. Tudo isso só faz com que Nodoka se convença ainda mais de que tem de proteger as pessoas dos Patógenos, que outra vez são retratados como inimigos a serem derrotados. Especialmente agora que a vítima foi uma pessoa importante para ela. De fato, a produtora Yasumi comentou "você pode ficar brava, Nodoka".


O episódio foi dirigido por Toshinori Fukasawa, que exerceu essa função em ONE PIECE e também no especial de cinema Precure Miracle Leap, e na série de TV fez os storyboards do episódio 24. As cenas de luta foram altamente dinâmicas, inclusive com cortes especiais para as Cures, que se valem de combinações de ataques.

A força do Gigapatógeno é mostrada de forma mais intensa que no episódio anterior e com a capacidade de contaminação em vasta área como foi com o prof. Maruyama. Não só isso como o monstro também consegue rechaçar as Cures com facilidade, até simplesmente movendo a cabeça.


E o confronto de Nodoka com Daruizen foi mais feroz ainda, bem no estilo das séries Precure em que as Cures e os vilões se golpeiam violentamente enquanto expõem seus ideais. Com o oponente jogando uma questão e a Cure respondendo. Era Nodoka representando o altruísmo e Daruizen, o egoísmo. O ponto alto é quando Nodoka diz aquela frase que é o logotipo de Precure.


Houve um momento na batalha que foi um bom paralelo com o episódio 6, em que Nodoka abandonou a luta com Daruizen para salvar suas amigas. E quase fez isso desta vez também, mas agora as Cures contavam com mais recursos e não precisavam ficar só na defensiva. Mesmo assim, no fim ela deixa seu oponente de lado, preferindo ir salvar o doutor.


Fora da luta também a direção de arte é caprichada, com lindos cenários à noite. Os diálogos de Nodoka com Hachisuka têm forte carga emocional, proporcionada pela interpretação de Aoi Yuuki e escritos por Junko Koumura. Inclusive, o diretor Fukasawa pediu desculpas por fazer Nodoka chorar de novo. Realmente foi um episódio bem conduzido. Se isso for uma amostra de seu trabalho, fico ansioso em querer ver Miracle Leap.



No próximo episódio, Chiyu é questionada do quanto ela leva a sério o salto em altura por Tsubasa, uma competidora rival de outra escola. Se não é só uma brincadeira, o que a deixa confusa no começo.



Semanal da Chiyu-chi


Ao ver que está tudo bem, com um belo cenário de noite no fundo.



Extra: Tropical-Rouge! Precure


A Toei Animation anunciou através de sua conta no Twitter o título da próxima série Precure, assim como um link para o site oficial, que ainda não tem muita coisa.

A impressão é de algo alegre, festivo, em contraste com o clima calmo e bucólico de Healin' Good. Isso é de se esperar, pois a Toei busca sempre algo diferente, quase oposto na série seguinte para não cair em maneirismos. Por enquanto só tem o logo, em um fundo com cores quentes e serpentinas coloridas, e o slogan メイクでチェンジ!ムテキのヤル気!(MAKE de CHANGE! Muteki no Yaruki!), que seria algo como "Mudando com Maquiagem! Disposição Invencível!", o que dá a entender que desta vez vão usar maquiagem, talvez batom (o "Rouge" do título, como é chamado no Japão) para a transformação e/ou os ataques.

E mais embaixo tem outro slogan みんなで一緒にトロピカっちゃおー!(Minna de isshoni TROPICAcchao-!), algo como "Vamos todas juntas 'Tropicalizar'!". Pode ser algo à beira do mar, quem sabe em Okinawa? Mas as equipes sempre produzem algo que vai além do que se pode imaginar.

Ainda não foram divulgadas informações sobre os personagens, a história, o elenco, a equipe ou a proposta, mas é de se esperar que saia algo no mês que vem. E assim que saírem informações, pretendo escrever uma matéria de Informações Preliminares. 

A previsão é para a primavera de 2021. Torço também para que venha para cá pela Crunchyroll, de preferência com a mesma equipe que traduziu Healin' Good.


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Nov'2020 #61: o doutor e a cura em Precure!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 33 Impressions



Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!
    Este episódio foi peça fundamental para montar o quebra-cabeça do passado da Nodoka, sensacional! Além do belíssimo citado cenário, o conjunto artístico está de tirar o fôlego, principalmente a cena da luta. Claramente que o maior desafio fica para os seiyuus de interpretar as vozes assim como os personagens realmente estão sentindo, com tamanha intensidade. Impressionante o trabalho do Hamada e da Yuki, o diálogo deles ficou impecável!
    E é exatamente como disse, as palavras marcaram um ao outro. Fico pensando que se não fosse por essa "doença desconhecida" (que na verdade existe um motivo) provavelmente o Dr. Hachisuka continuaria a se dedicar inteiramente ao hospital. Entretanto, este impacto o fez não largar a profissão, mas mudar de rota, prosseguindo com seus sonhos de encontrar cura para doenças raras/graves. Bastante metafórico os últimos minutos em que ele segue de carro numa longa estrada, pode ali estar representado que o caminho é extenso, de inúmeros desafios e descobertas. Outra coisa que me ocorreu é que a Nodoka poderá também seguir essa carreira de médica num futuro próximo.

    Bem lembrado o episódio 6! Agora a luta ficou mais agressiva em comparação ao anterior. E isso já dá um gostinho das lutas que estão por vir.

    Que bom! Divulgaram oficialmente o nome da nova temporada, de 2021. Obrigada por trazer a tradução dos detalhes que estão no site, a partir delas dá pra ter noção do que veremos adiante. Hype para Tropical-Rouge! Precure!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Um bom diretor sabe usar todos os recursos e Toshinori Fukasawa se mostrou competente ao criar um belo conjunto. Fiquei fascinado com os cenários de noite. Dava até para sentir o ar do local, que parece ser bem gostoso.

      Boa observação! O Doutor terá um longo caminho agora e realmente acho que é isso que essa estrada simboliza. E talvez ele descubra que mais gente foi acometida dessa doença desconhecida. Fico pensando se ele não encontra um prontuário com os dados do Chikara e mais alguém.

      E bom saber que as séries Precure vão continuar. Não esperava que fosse algo com um tema assim, tropical, e por isso fico maravilhado com o jeito como a Toei surpreende os espectadores. A Crunchyroll pelo visto já tem sua versão das falas, conforme consta na matéria deles, o que espero que seja um sinal. Já deixei pedido nos comentários para manterem a mesma pessoa para traduzir. E torço para trazerem mais uma em paralelo. HUGtto! seria uma boa.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html