Saudações.
Segue abaixo o resumo e impressões do episódio de Healin' Good♥Pretty Cure que
foi disponibilizado esta semana pela Crunchyroll para todos os
usuários.
Direção: Takao Iwai
Storyboards: Naotoshi Shida
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Ken Ueno
Arte: Eiji Hamano, Nagisa Nishida, Rie Iida
Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.
No Episódio Anterior: Nodoka e suas amigas vão ao zoológico e lá se encontram com o prof. Maruyama e seu filho Kouta. O menino estava brigado com um amigo, Shuuichi, mas graças ao exemplo das Cures e dos ensinamentos de seu pai, consegue reatar. Shindoi-ne implanta uma Mega Parte em seu próprio corpo, conseguindo grande poder e tenta infectar Kouta, mas o prof. Maruyama se interpõe no caminho.
Depois de derrotar o Megapatógeno de Daruizen, as Cures vão examinar o Elemento da Folha que fora infectado e tudo está bem. Nisso, Rate espirra, dizendo que "o professor está chorando", o que é estranho. Elas vão investigar e encontram o prof. Maruyama transformado por Shindoi-ne em um novo tipo de monstro: o Gigapatógeno.
O monstro é poderoso e derrota as Cures com facilidade. Shindoi-ne se retira junto com sua criatura para relatar seu sucesso ao Rei Patógeno e cair em suas graças. Nisso, Nodoka e suas amigas se reencontram com Kouta e prometem salvar seu pai.
Mais tarde, Shindoi-ne ataca o porto. As Cures lutam, mas novamente são rechaçadas e até mesmo o Precure Healing Oasis é rebatido. Mesmo assim elas se levantam e nessa hora...
Um pequeno caso: um dia, quando eu estava voltando para casa de ônibus, do meu lado havia um bombeiro conversando com um amigo sobre o exame para ser um. Em uma das provas, ele conta que fez massagem cardíaca em um paciente que provavelmente não se salvaria. Perguntado pelo instrutor do porquê de fazer isso, ele respondeu: "porque não se pode desistir para salvar uma vida". E passou.
Este episódio foi quase todo de luta. E as cenas são até meio violentas, com Nodoka se estatelando e quicando no chão ao ser atacada pelo Gigapatógeno.
Um pequeno caso: um dia, quando eu estava voltando para casa de ônibus, do meu lado havia um bombeiro conversando com um amigo sobre o exame para ser um. Em uma das provas, ele conta que fez massagem cardíaca em um paciente que provavelmente não se salvaria. Perguntado pelo instrutor do porquê de fazer isso, ele respondeu: "porque não se pode desistir para salvar uma vida". E passou.
Foi o que apareceu neste episódio, demostrando mais um dos temas de Healin' Good: a das Cures serem as "Médicas da Terra". A Vida é uma só e deve-se fazer todos os esforços possíveis para salvá-la. Por isso, não se deve desistir até o último instante. Ter essa consciência foi o que provavelmente possibilitou que elas conseguissem um novo item e uma nova forma.
Isso foi muito bem feito, com Nodoka expondo seus motivos. Tudo o que foi contado até agora converge para esse momento e é o resumo da personagem. A estrutura é bem parecida com a do episódio 11, mas agora ela tem consciência do que está enfrentando. E não é só Nodoka. Tudo o que foi construído até então dá poder para as Cures. O fato delas serem diferentes umas das outras ganha sentido, pois uma consegue perceber o que a outra não vê. Tudo o que elas vivenciaram aparece na cena em que se levantam.
Mas diante do enorme poder do Gigapatógeno, Asumi experimenta um novo sentimento: o Desespero. A hesitação diante de um inimigo poderosíssimo. Algo que ela nunca sentiu, pois até então estava compelida por sua missão. Porém agora consegue, depois de conhecer as emoções humanas.
E desta vez são suas amigas quem lhe estendem a mão para mostrar que é preciso continuar lutando. Com isso ela consegue deixar o posto de "entidade superior" de quando apareceu pela primeira vez, e assim se nivelar com suas companheiras. Essa também pode ter sido uma das condições para se liberar o novo golpe em conjunto e Asumi finalmente fazer parte do grupo de fato, como era seu desejo no episódio 26.
A força do novo monstro foi bem demonstrada, com seus ataques de longo alcance, multidirecionais e de grande raio de ação de contaminação. Isso sem falar em seu tamanho e em sua enorme força física. Nem mesmo Asumi conseguiu fazer frente a ele e as Cures só se salvaram na primeira luta devido ao ego e à confiança excessiva de Shindoi-ne.
Os danos causados ao zoológico também atestam o quanto o Gigapatógeno é perigoso, com os animais indefesos e tudo infectado.
Uma curiosidade é que o Bico-de-tamanco foi interpretado por Hana Takeda, o Pegitan, conforme ela revela em sua conta no Twitter. |
E foi bom ver o trabalho em equipe com as Cures lutando enquanto os Animais da Cura iam dando dicas e armando estratégias para tentar vencer. Os movimentos das heroínas se desviando dos ataques do Gigapatógeno também são dignos de nota.
Até o momento, Shindoi-ne não parece sofrer nenhum tipo de efeito negativo como incompatibilidade ou desconforto. Pelo contrário, ela está bem até demais. Não se sabe até o momento se os outros generais também vão fazer o mesmo que Shindoi-ne. Guaiwaru talvez, movido pelo impulso, mas Daruizen parece ser mais cauteloso. De qualquer jeito é uma nova ameaça. E o Rei Patógeno pode ter ainda mais uma carta na manga, como Teateine sente no final.
E mais uma nota. A primeira reação do prof. Maruyama ao ser salvo foi perguntar por seu filho. Um atestado de seu caráter ao se preocupar primeiro com quem ele estava tentando proteger e também mostra o quanto Kouta era importante para ele. Nodoka também teve essa reação por Rate no episódio 11. Marca de uma pessoa altruísta.
No próximo episódio, Nodoka e Hinata vão experimentar um trabalho na Pensão Sawaizumi. Toji, irmão de Chiyu quer se desenvolver para ajudar. Pegitan o supervisiona de longe, mas o menino acaba cometendo vários erros e...
Semanal da Chiyu-chi
É preciso tranquilizar os parentes do paciente, mesmo sem saber se há alguma chance. Ken Ueno mais uma vez mostra capricho na arte dos personagens. |
Agora temos um segundo ataque em conjunto utilizando novos itens, como é de praxe nesta época nas séries Precure. Um dos itens usados é a Healin' Good Arrow, que combina os designs de uma seringa com um arco balestra, considerando o jeito como elas seguram. Cada uma tem um.
A ponta gira como um dial, com o rosto de cada um dos Animais da Cura. O rosto "ativo" é o do parceiro da Cure que segura o arco-balestra (ex: Chiyu e Pegitan). Não se sabe se isso tem algum outro sentido além de simbolizar a união. Poderia acionar um ataque especial individual, combinando com determinados Frascos, mas não há vozes especiais para isso no brinquedo.
O outro item é o Frasco Especial Healin' Good, com um design também que é curioso, com relevos dos doze Frascos Elementares reunidos até agora, mais uma vez demonstrando a união, só que dos Elementos, conforme é contado dentro do episódio.
Interessante também é a frase usada, com a palavra "Amazing" no original (aqui ficou como "Extraordinário"). Por um tempo achei que o nome da super forma seria essa, como referência à canção Amazing Grace (aqui conhecemos como "Segura na mão de Deus"), considerando a Nodoka/Cure Grace, mas ficou simplesmente como a Special Healin' Good Style.
O design puxa bem mais para o tema de "médicas", com as roupas lembrando jalecos e também misturando motivos de anjos, com as enormes asas, sendo que o sombreamento é o da cor de cada Cure. Também pode remeter a enfermeiras, que no Japão têm a alcunha de 白衣の天使 (Hakui no Tenshi, algo como "Anjos de Jaleco"). Hinata não tem mangas compridas, representando sua personalidade e mostrando que diferenças são respeitadas.
O ataque em si é simples, sóbrio até, com as Cures montando em energias que lembram seus elementos (Flor, Água, Luz, Vento) e disparando quatro raios que se juntam e formam uma broca para se tornarem mãos para salvar a vítima dentro do monstro. Semelhante aos vistos até agora, com as mãos salvando os elementos. Mais uma vez, como que simbolizando uma operação em conjunto. E é o resultado da junção das forças das Cures, dos Animais da Cura e dos Elementos.
Com isso é descoberta uma "vacina" contra um novo male, sendo que os Patógenos agora conseguem infectar humanos diretamente. Felizmente(?) nenhum deles teve que ser sacrificado para se tornar uma. Por enquanto o ataque é relativamente simples, embora haja espaço para um mais poderoso usando esse item, como demonstrando em séries anteriores. E algumas vezes com versões aperfeiçoadas das novas formas, como em HUGtto!, com a Cheerful Style, que depois se tornou a Mother Heart Style.
Talvez um para o último episódio, desta vez adicionando os corações das pessoas salvas até agora, considerando que a existência das Precure foi divulgada pelo jornal da escola, conforme contado neste episódio.
Mas isso só o tempo dirá. E até lá...
Mais Opiniões:
Netoin!: [N! Drops] Nov'2020 #59: um novo poder! Isso é Precure!
Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 31 Impressions
Mel-chan:
Final! Healin' Good Shower! O sentimento de desespero se dissolve com a força da coragem, a esperança de curar a Terra e todos que amam. Um novo poder surge para proteger as pessoas dos GigaByogens, o abraço caloroso é protegido. Fantástico! 💖 #Precure #Prettycure#プリキュア pic.twitter.com/jRHqavtTkm
— Mel-chan (@Melcchan) November 9, 2020
Olá!
ResponderExcluirEsse foi um desafio e tanto para as guerreiras, deu pra sentir o real perigo que elas estavam enfrentando. E mesmo com todo o cenário, elas souberam confortar o coração do Kouta de forma singela. Uma das maiores mensagens que fica desta sequência da história é que elas puderam superar as adversidades mesmo com todas as diferenças e até fragilidades afloradas. E no fim, elas conseguiram contar umas com as outras para se reerguer. E assim ganharam novos poderes! Este momento sempre é muito aguardado pelos fãs, a segunda transformação das Cures. Sempre vêm carregado de curiosidade e de como será o design das personagens e itens mágicos. A Precure Final Healin' Good Shower ficou simples, mas bem bonita.
Legal saber desta versatilidade da seiyuu Hana Takeda. E foi o animal pela qual Chiyuu ficou fascinada... rs
Obrigado, Melissa!
ExcluirCom isso ficou bem mostrado que as Cures realmente são Heroínas que lutam para proteger a vida e a felicidade das pessoas. O professor abraçando o filho é o resultado do trabalho delas. E confortar a família e quem é próximo é tão importante quanto confortar o paciente, por mais desesperadora que seja a situação.
O Healin' Good Shower é simples e eficiente, como tem que ser. E é muito legal ver as novas formas das Cures, mesmo que seja só para os ataques especiais. Sempre conseguem surpreender a gente com várias ideias.
O mais engraçado é que a Hana Takeda interpretou não só o Pegitan, mas também o seu potencial concorrente. E também que não tinham um som de Bico-de-tamanco nos arquivos da Toei Animation. Mas acho que era mais fácil as atrizes mesmas fazerem. Fiquei impressionado com isso.