sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Nendoroid Aiko Seno

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da Aiko Seno, do desenho animado Ojamajo Doremi, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Aiko Seno veio de Osaka e se mudou recentemente e passou a frequentar a escola, na mesma classe de Doremi e Hazuki. Ela é alegre, bem-humorada ao extremo e acaba falando o que vem à cabeça sem pensar muito nas consequências, o que causou um mal-entendido entre ela e Doremi e Hazuki no começo. Mas ao segui-la, Doremi descobre que Aiko mora só com o pai, que é separado da mãe. E ele é motorista de taxi, ficando quase todo o dia fora de casa, sem tempo nem mesmo de ir às reuniões de pais.

Doremi tenta arranjar um jeito de fazer com que o pai de Aiko apareça na próxima reunião, usando mágica para criar uma cópia dele, ainda que imperfeita. As coisas não saem como ela espera, mas tudo termina bem. E Aiko deseja do fundo do coração que seu pai seja feliz.

Em sua saudação ao ser transferida para a escola de Doremi e Hazuki, ela conta que toma banho enquanto canta Rokkou Oroshi, o tema do time de basebol Hanshin Tigers, de Osaka. Seu aniversário é em 14/11, o mesmo dia em que esta matéria foi publicada.


Ojamajo Doremi também foi exibida em outros países sob o título de Magical Doremi, entre eles os Estados Unidos, Itália, Espanha, Portugal, Chile e México, fazendo grande sucesso. Como é de praxe na época, em algumas versões as personagens tiveram seus nomes ocidentalizados. Na versão americana, Doremi se tornou "Dorie Goodwin". Hazuki virou "Reanne Griffith". E Aiko ficou como "Mirabelle Haywood".

Infelizmente o Brasil ficou de fora. Mas de acordo com os comentários das matérias até agora sobre Doremi, figuras das "Bruxinhas Coloridas" tiveram uma boa vendagem por aqui, ainda que de forma não-oficial. Ou seja, ao não se trazer o desenho para cá, se perdeu uma boa oportunidade de negócios, visto que o apelo visual das personagens conseguiu atrair a atenção de gente daqui.

Aqui um vídeo com as várias versões do tema Ojamajo Carnival em várias línguas, como árabe, catalão, coreano, espanhol (Espanha, México, países latino-americanos), tailandês, alemão, francês e português de Portugal. Chorem. Chorem comigo.


Um nome que não se pode deixar de citar é o da produtora Hiromi Seki, que era roteirista nas Toei Fushigi Comedy Series, em Robot 8 chan e Batten Robomaru, ambos disponíveis no canal Toei Tokusatsu World Official, no YouTube. Ela foi discípula de Atsushi Yamatoya, pai de Akatsuki Yamatoya, que integrou a equipe de Doremi e Gintama, e co-discípula do genial Yoshio Urasawa, também das Toei Fushigi Comedy Series.

Seki leu o livro As Bruxas, de Roald Dahl, autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate, e daí teve a ideia de fazer uma série com bruxas, mas sem se basear nessa história, se atendo só ao conceito delas viverem no mundo dos humanos, no presente. Daí foi se desenvolvendo a ideia até o resultado final. A produtora Seki, os diretores Junichi Sato e Takuya Igarashi, e o compositor de série Takashi Yamada (Midori Kuriyama) são considerados os criadores da série.

Ao mesmo tempo em que cuidava de Ojamajo Doremi, Seki também produziu as séries Digimon, e por isso conta que nessa época ficava tão ocupada que quase não dormia. E ainda tem em seu currículo Ashita no Nadja e Powerpuff Girls Z. Mais tarde, junto com Atsutoshi Umezawa, trabalhou em Fresh Precure!, Heartcatch Precure! e Suite Precure♪, sendo que em Heartcatch! ela se reuniria mais uma vez com Takashi Yamada e o desenhista Yoshihiko Umakoshi, ambos de Doremi.

Há quem diga que ela foi a primeira Izumi Todo, o pseudônimo coletivo usado pela Toei Animation, e é um dos nomes lendários da empresa. E a profª Seki, que aparece em Doremi é inspirada nela. A produtora conta em uma entrevista que existem três coisas que são imutáveis, atemporais: nos divertirmos, nos fascinarmos com algo misterioso e nos entristecermos. Esses são os três elementos de Doremi.

O conteúdo da caixa. É quase igual ao da Doremi, mas vem com alguém à mais.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Chegando até aqui não tem mais o que dizer. Mais uma compactação perfeita.

A Expressão I mostra bem o caráter alegre da personagem, com um sorriso aberto. Os olhos arredondados também representam seu ânimo.

A expressão II é um sorriso maroto com uma piscadela, o que também condiz com a personagem. Interessantes também as "cruzinhas" representando os dentes.

A expressão III é usada quando as outras Bruxinhas Atrapalhadas fazem alguma besteira. A expressão é bem cômica, inclusive com a marca de "raiva" na testa.

Na franja tem o fio solto característico.

Dos dois lados da franja, existem tampografias representando reflexo.

Um detalhe que tem em todas é esse brinco em forma de esfera, na cor-símbolo de cada uma.

Detalhe do cabelo debaixo do chapéu.

Fora isso é uma recoloração direta da Doremi e da Hazuki, inclusive nos detalhes como o broche com o emblema que lembra um "M" com uma nota musical, o Palala Tap com o anel na mão esquerda e as tampografias de notas musicais nos sapatos.


3. Articulações


O sistema de articulações também é o mesmo das duas. Tem várias possibilidades sabendo reposicionar as Nendoro Joints e existem poucas peças que interferem nos movimentos.


4. Acessórios


Aiko vem com quatro pares de mãos, sendo que a novidade é a com o dedo apontado.

Todas as mãos esquerdas vêm com o anel.

O Sweet Polon também é igual, sem qualquer distinção de cor na ponta ou no meio.

A ponta do cabo é removível...

... para ficar fácil de colocar nas mãos específicas.

Os braços com os cotovelos dobrados seguem o mesmo esquema das outras.

Assim como as pernas.

A vassoura também é igual.

O esquema de montar na vassoura é o mesmo da Doremi.

O grande diferencial é que vem com a Hana, o bebê bruxa que Doremi e suas amigas viram nascer de uma rosa azul, a Witchy Queen Rose, e é uma candidata a ser a próxima Rainha das Bruxas. Como Doremi foi a primeira pessoa que ela viu, Hana a tem como sua mãe. E por isso a Bruxinha Atrapalhada e suas amigas ficam encarregadas de cuidar dela. Inclusive tendo que trocar as fraldas...

Hana (ou Hanachan, como queira), aparece pela primeira vez na segunda temporada, Ojamajo Doremi # (Sharp). Foi interpretada pela grande Ikue Otani, que é conhecida no mundo todo como a voz do Pikachu. Embora ela tenha um vasto repertório de personagens, dos mais variados tipos, Otani é muito boa para interpretar animais e mascotes, como o Chopper de ONE PIECE, a Guni, de Night Walker e a Candy de Smile Precure!. Ela também faz meninos como Mitsuhiko Tsuburaya em Conan e Olivier no especial de cinema de Heartcatch Precure!.

A expressão é de alegria, com os olhos fechados. Tem até as bochechas rosadas.

Detalhe das chuquinhas, que são diferentes uma da outra, inclusive no enfeite.

As chuquinhas podem ser giradas.

O pescoço também pode ser girado, mas compromete o centro de gravidade e a figura tomba, dependendo da posição da cabeça.

Hana veste um macacão rosa com um babador no peito. Dá para ver um símbolo que lembra uma flor, o que é condizente.

Detalhe das mãos, minúsculas.

As pernas ficam em posições diferentes e tem os sapatinhos.

Na parte de trás tem este suporte que impede que a figura tombe.

Ele pode ser trocado por este, articulado...

... e instalado na base Nendoroid.

E está incluída esta Nendoro Joint reserva para o pescoço, para o caso da outra quebrar.


5. Ação


- Pretty Witchy Aikocchi!
Sua apresentação depois de mudar de roupa. Ela seria reversível para uma de confeiteira, mas isso não foi representado na figura por ser impossível com as técnicas e tecnologias atuais.

Apesar de ter quase as mesmas peças das colegas, dá para fazer várias poses que representam bem o caráter da personagem.

- Pamerc Larc Larilori Poppun!
Suas palavras mágicas. Uma de suas primeiras tentativas, ela tentou fazer aparecer um takoyaki, um bolinho de polvo, mas acabou surgindo um polvo assado (yakitako).

Com isso está reunida a primeira formação das Bruxinhas Atrapalhadas!

Juntas elas passarão por grandes aventuras enquanto se desenvolvem como pessoas.

Mas, mais uma vez digo, não vai ser fácil. Ao contrário da crença popular, ser Menina Mágica não é nenhum mar de rosas. Tem que ralar. E em algumas produtoras, se tornar uma é cavar a própria sepultura.

As três Aprendizes de Bruxa voando em suas vassouras. Cada uma monta de um jeito.

É preciso trocar um monte de peças e encaixar. O duro é quando o suporte afrouxa ou gira. Às vezes tem que ter uma paciência de Buda para poder montar tudo.

- Pirika Pirilala Tranquilamente!

- Pai pai Ponpoi Flexivelmente!

- Pamerc Larc Fortemente! 

- MAGICAL STAGE!!!
Juntando as forças das Bruxinhas Atrapalhadas, é possível utilizar mágicas de níveis mais elevados do que elas têm agora.
... se tudo der certo.

Com as meninas de Little Witch Academia. Infelizmente ainda não tem a Nendoroid da personagem que seria análoga à Aiko, então fica por isso mesmo. Mas ia ser legal colocá-la pilotando aquela vassoura a jato.

Encontro dos sonhos com a Erika, de Heartcatch Precure!. Já desde essa época se tentava fugir da fórmula básica da Menina Mágica de Azul, que geralmente é tranquila e inteligente. E as duas não sabem nadar.

Apesar das fabricantes das figuras serem diferentes, nessas fotos dá para ver claramente que as duas foram feitas pela(s) mesma(s) pessoa(s).

Até dá para fazer um golpe combinado de Grande Explosão.

Junto com as meninas de Heartcatch Precure!. Vendo bem até a disposição das cores é próxima, embora a Hazuki seja laranja. Com isso só falta a Onpu para cumprir minha ambição.

A partir da segunda temporada, Ojamajo Doremi # (Sharp) aparece a Hana e as Bruxinhas Atrapalhadas cuidarão dela como se fossem suas mães.

Com todas as dificuldades inerentes.

Interessante que esse elemento apareceria mais tarde em HUGtto! Precure, também de Junichi Sato. Só que desta vez Hana é o nome da "mãe".

Junto com a Hugtan (Konomi Tada). Pensei que elas fossem parecidas, mas é só o esquema de cores e as maria-chiquinhas. E ainda a Candy, também interpretada por Ikue Otani e que tem um esquema de cores parecido, assim com as maria-chiquinhas (na verdade seriam orelhas).

Aiko foi interpretada por Yuki Matsuoka, que depois foi a Tsuruya-san em Melancholy of Haruhi Suzumiya. Teria papel proeminente no derivado Haruhi-chan e teria o seu próprio, Nyoron Churuya-san. As duas são alegres e falam de um jeito peculiar.

O sobrenome de Aiko é o mesmo de Seikou Senoo, o ator que interpreta o Ryusei/Metalder, inclusive no jeito de escrever, que é bem peculiar e a leitura é irregular.
A expressão de raiva é porque a palavra que Metalder usa para assumir sua forma guerreira é 怒る!(Ikaru! ou "se enfurecer")

E as Bruxinhas Atrapalhadas continuam a dar sonhos para quem era criança na época, no filme 魔女見習いをさがして (Majo Minarai wo Sagashite, algo como "Em busca das Aprendizes de Bruxas"), que estreou ontem, no dia 13/11/2020 no Japão. E a equipe de animação reúne grandes nomes da Toei Animation como Akira Inagami, Toshie Kawamura e Marie Ino, que foram desenhistas de personagens nas séries Precure. Também dá para ver o nome de Naotoshi Shida, que trabalha atualmente em Healin' GoodAbaixo o trailer, de onde copiei descaradamente o fundo da foto acima:


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Aiko Seno, feita pela Good Smile Company. O corpo, mais uma vez, é uma recoloração da Doremi, com quase os mesmos acessórios, inclusive os braços intercambiáveis. Mas ainda assim é valiosa exatamente pela personagem e por isso não há nenhuma sensação de prejuízo ou de que estão reaproveitando partes, pois todas elas são indispensáveis. E ainda por cima vem a Hana, que tem um papel importante desta temporada em diante, que vem com algo que ajuda bastante: o suporte nas costas. Com isso ela não tomba, mesmo na posição em  que ela é modelada. E é gostoso ver as três Bruxinhas Atrapalhadas reunidas.

Como disse anteriormente, tinha pedido a Onpu, mas ela ficou retida na loja pois o correio do Japão suspendeu os envios para o Brasil devido à COVID-19. Até a situação se normalizar, vai ter que ficar por lá. Por essa razão também não pedi a Momoko ainda, pois não sei quando isso vai acontecer.

6 comentários:

  1. Escritora ao dispor e que bom o trio principal de "Ojamajo Doremi" reunidos. Olha só, descobri algo bem inusitado ao ler os nomes norte-americanos das garotas: a sílaba inicial delas forma a palavra doremi, achei genial isso. Falando dos chaveirinhos que vieram, dando uma olhada nas que tenho, sobrou as cabeças da Aiko e da Onpu e que ainda tem o corpo todo, o da Momoko que guardo com outros chaveirinhos numa caixa de sandálias.

    Bom que tenha colocado nos trabalhos da Ikue Otani a voz do Mitsuhiko de "Detective Conan", é o personagem que mais escuto dela, fora a do Pikachu, é claro! Não vou falar muito de Conan, porque fora ser um dos meus animes favoritos, escrever ia render altos textos. Engraçado que a dubladora esteja presente em três animes longos e em andamento, todos dos anos 90 e seguindo a ordem de estreias, "Detective Conan" em 96, "Pokémon" em 98 e "One Piece" em 99. Isso é ter credibilidade no ramo da dublagem e fora serem personagens do elenco principal. Vou deixar uma curiosidade sobre o Mitsuhiko no anime: ele, Ayumi e Genta aparecem logo no início do anime, certo? bem, no mangá, os três só aparecem somente quando o Conan vai estudar no primário, então, foi uma licença poética da parte da produção do anime a inclusão deles no começo do anime; quando fizeram o especial de TV "Detective Conan: Episode One" que retrata o início da obra mais próximo do conteúdo do mangá, a produção incluiu uma cena com os três interagindo com Shinichi e a Ran, engraçado das crianças falarem que seria legal terem um coleguinha pra jogar futebol, como previssem que isso ia ocorrer mais adiante; há também uma abertura do anime, que é uma nova versão da "Nazo", que foi a 3ª abertura e há uma interação semelhante, muito bacana, lembro que fiquei surpresa com o clipe em si. Vou parar por aqui. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      É verdade! Não tinha notado isso das sílabas iniciais! Por isso então deixaram como Magical DoReMi! Para indicar que são um grupo! Bem pensado e bem notado!

      Acho que mencionei uma outra vez, mas acompanhava outro mangá de Gosho Aoyama, o YAIBA. E quando Conan começou, não imaginei que ele conseguisse chegar tão longe. E ainda por cima com o gênero de detetive, tendo que imaginar vários tipos de truques e mistérios, além de deixar isso da organização secreta. O último que li acho que foi em um festival de verão, em que o culpado usou uma câmera, em um plano de um ano, mas deixou um detalhe escapar. Bom, isso deve dar uma ideia de quando tive que parar e deixar a Sunday para trás.

      Ikue Otani é veterana do ramo e sou fá dela faz muito tempo. Ela também fazia umas vilãs legais em AiKA e em Nurse Witch Komugi.

      Excluir
  2. Olá!
    Super merecido que a matéria comemore o aniversário da Aiko! Só de ler a história dela já me senti tocada, penso que dá pra trabalhar muita coisa em cima dessa relação com o pai que está quase sempre longe de casa. Mas com magia, traz aquele toque cômico e divertido.
    Fascinante saber deste grande staff por trás de Ojamajo Doremi. Hiromi Seki atuou em inúmeras séries Impressionante! Parando pra pensar, essa sensibilidade e dedicação está em todos os cantos, nas mais diversas obras da Toei. Agora faz sentido! A admiração só aumentou.
    Seria bom se o anime tivesse sido apresentado aos brasileiros, acredito que seria um estouro. Embora os chaveiros, ainda que modestamente, alavancou o conhecimento da obra nunca é tarde pra sonhar que um dia possamos conhecer as bruxinhas atrapalhadas oficialmente.

    A figure da Aiko é muito bonita, igual as outras já apresentadas. Expressões características e divertidas, marca do Umakoshi. E ótima sacada incluir na caixa a bebê Hana. Até porque ela é importante para a história, pelo visto. Falando nisso, lindo demais vê-las juntas as meninas de Heartcatch! Erika e Aiko são perfeitas juntas!
    Há muitos aspectos do universo Doremi e Precure que tem coisas em comum, e que surpresa a bebê chamar-se Hana e mais tarde (em Hugtto! Precure) a Hana ter um bebê com aparência semelhante.

    Parabéns pelas imagens editadas! Ficaram ótimas! Cheias de energia e vivacidade!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      É. Já tínhamos uma Mulher de Visão cuidando dos desenhos da Toei desde essa época. E a produtora Seki usou essa mesma visão para fazer o filme, conforme ela conta. Eu também não sabia muito sobre ela, mas depois de pesquisar, foi incrível descobrir quem era responsável por tantas séries legais! E ao mesmo tempo, ainda por cima!

      É uma pena que ninguém se interessou por aqui. Corria o risco de fazer um sucesso tão grande quanto Sailor Moon ou Card Captor Sakura exatamente por tocar em temas que falariam ao pessoal daqui. Mas duro seria encontrar uma empresa para fazer parceria e trazer os produtos para cá.

      A Aiko é legalzinha e muito bonita a história dela. Com isso conseguiram fazer inclusão de uma parte do público: a que tinha pais separados. Deram uma razão bem palpável para a separação dos pais da Aiko e não junta os dois por mágica. Aqui a gente vê mais um elo na evolução dos desenhos da Toei, que agora está em Precure. E muito pessoal de Doremi foi para Precure, como a Yoshimi Narita, que escreveu Splash Star, Yes!5 e GoGo! e Happiness Charge!.

      Sonho com o dia em que as Bruxinhas vão se encontrar com as Heartcatch. Claro, reunindo a equipe das duas séries. Mesmo que seja uma série de curtas de dois a três minutos, só com as meninas em situações cômicas. Dá para imaginar uns diálogos bem legais.

      E obrigado, de novo! O Magical Stage deu trabalho e muita dor na mão. Era duro de desenhar os aros de notas musicais. Nunca ficava bom. Já a das meninas voando tendo a lua como fundo foi mais fácil. Como não conseguia achar ou fazer uma lua sorrindo, tive que pegar do desenho mesmo.

      Excluir
  3. Show de review!

    Pelo visto a Aiko é a personagem alegre que não pode faltar, mas ela tem uma boa carga dramática como as outras personagens. Curioso que a história dela me lembrou o que estou vendo recentemente em Taiso Samurai, com a filha que fica sozinha em casa.

    Essa figura além de bonita tem muita personalidade, e as expressões ficaram excelentes! Essa pra xingar a galera é muito engraçada! A figura também vale a pena por vir com a Hana, que é muito fofa, e ficou bem caprichadinha, gostei que ela pode até virar a cabeça. E é curioso como mais tarde Hana acabou sendo o nome de uma menina mágica que cuida de um bebê.

    Pelo visto juntar as três voando nas vassouras dá bastante trabalho, mas o resultado é bem recompensador, fica show demais as três juntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esses casos das crianças que ficam sozinhas em casa são muito abordados em séries infantis. A Aiko é do tipo que não se deixa vencer pela tristeza e sempre tenta se mostrar alegre. Isso que é legal na personagem.

      A cara de brava é muito hilária! Pode ser usado quando a Doremi fala ou faz alguma besteira. Só com as três expressões (seis, no caso da Hazuki com os óculos) já dá para fazer um monte de coisas.

      Quando vi a Hana, pensei que o Junichi Sato estava se repetindo, mas conseguiu fazer diferenciações entre as personagens. Pena que ele nunca revelou se o nome da Cure Yell era inspirado nessa Hana. Mas provavelmente não, já que é um nome comum.

      Eu até pensei em colocar as bruxinhas de LWA voando juntas, mas daí eu me lembrei que a Lotte e a Sucy não vêm com vassouras. Mas daí eu teria mesmo que ter muita paciência para montar tudo e ainda enquadrar. Só com as de Ojamajo foi difícil achar algum ângulo legal.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html