sábado, 21 de novembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 32

Saudações.



Direção e Storyboards: Hiroyuki Kakudou 
Roteiro: Mutsumi Itou
Direção de Animação: Nobuhito Akada, Francis Caneda, Alice Nario
Arte: Miki Tanaka

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Shindoi-ne, com seu novo poder, transforma o prof. Maruyama em um novo tipo de monstro, o Gigapatógeno, que devasta as redondezas e derrota as Cures com facilidade. Em um novo embate, até mesmo Asumi perde a esperança por um tempo, mas se levanta com a ajuda de suas amigas. As Cures não desistem e conseguem uma nova força para finalmente salvar o professor.


Como parte de um projeto escolar, Nodoka e Hinata vão experimentar como é o trabalho na Pensão Sawaizumi, da família de Chiyu, junto com duas colegas, Mizuki (Ai Furihata) e Sarina, mais Asumi. Enquanto isso, o Rei Patógeno ordena a Guaiwaru e Daruizen que também implantem as Mega Partes em seus corpos para ganharem poderes como Shindoi-ne (aos protestos dela). Guaiwaru experimenta e tem sucesso.


Toji, irmão mais novo de Chiyu, tenta o máximo que pode ajudar nos trabalhos da pensão, mas acaba se atrapalhando, inclusive ao tentar impedir um cachorrinho de cair em uma das termas para animais. 


Pegitan, que no começo queria supervisionar e avaliar friamente Toji, acaba se compadecendo e pede a Asumi que leve uma mensagem ao menino. Nisso, Guaiwaru resolve testar seus novos poderes e infecta um dos hóspedes...



Aqui temos mais lições sobre o Omotenashi, em continuação ao episódio 17. E Chiyu mostra que aprendeu bem, passando instruções para suas colegas, inclusive sendo severa com o olhar quando Hinata a chama, saindo da linha, logo no começo.

Ela mantem o tom formal, mesmo falando com Nodoka e Hinata, que são mais próximas. Isso é normal e é assim mesmo que os japoneses agem, separando o pessoal do profissional. Embora quando estejam sozinhas, fora do trabalho, ela fale do jeito normal, de sempre.

O básico da faxina, que tem uma ordem. É bom passar isso para as crianças.

O Omotenashi é passado agora por ela para Toji, de forma às vezes gentil e às vezes dura. Nessa vemos como os japoneses são perfeccionistas na hora de servir os clientes, com as instruções de sempre manterem o sorriso e de nunca suspirar na frente deles a fim de não preocupá-los. Como Toji faz diante de um dos hóspedes, Chikara, e isso lhe rende uma advertência de Chiyu... que logo depois mostra que não gostou de ter de fazer isso.

Também é engraçado quando Toji conversa com Nodoka e Hinata em uma pausa do trabalho. Hinata se coloca no lugar do menino, dizendo que sabe como é isso, de se sentir inferiorizada em relação aos irmãos, como foi contado no episódio 13. E Nodoka o aconselha a não se pressionar tanto ao ver que ele está se esforçando além da conta, como ela fez no episódio 29. É divertido ver esse cuidado discreto com continuidade, e que o que elas experimentaram é passado para o menino.

Natsu Yorita, a Chiyu, comenta que sabe como Toji se sente, pois ela também é a segunda filha e muito desastrada.

Outro ponto a se notar é a atuação de Pegitan. No começo ele fica ansioso para ajudar Chiyu, mas não pode, devido ao risco de ser descoberto. E então decide observar Toji, que ele vê como um rival, inclusive se paramentando com uns óculos escuros.

Mas assim como Chiyu, Pegitan não consegue ser frio até o fim e decide ajudar o menino. Esse é o charme do personagem, que consegue ser a consciência e o anjo da guarda de Toji. E é graças a Pegitan que Chiyu entende como seu irmão estava se sentindo, se tornando seus olhos e ouvidos para o que ela não conseguia ver e ouvir.


Asumi, além de ser a porta-voz de Pegitan, também é a observadora das ações de todas e descobre uma das maiores invenções dos seres humanos: a câmera. E isso é bem aproveitado, pois é com as fotos que ela mostra a Toji que não precisa se comparar com os outros. Um bom trabalho de narrativa, ainda que discreto.

Isso também se conecta aos dois episódios anteriores.

Essa transição de cena ficou muito boa, mostrando que Asumi é a porta-voz da mensagem de Pegitan.

Também temos um evento no lado inimigo: Guaiwaru evolui graças à Mega Parte e ganha outra forma. As reações dos Patógenos diante da ordem do Rei são diversas. Guaiwaru vai sem hesitar e até planejava fazer isso. Já Daruizen é mais cauteloso. Mas assim como Shindoi-ne, Guaiwaru não apresenta nenhum problema e realmente parece ter ficado mais forte.


Desta vez as Cures têm menos dificuldade para lidar com o Gigapatógeno, já que não foram pegas de surpresa e contam com um novo poder. Ainda assim a toxicidade do monstro é bem demonstrada quando as Cures se defendem de seu hálito venenoso e chispas voam para os lados, contaminando uma grande área.

Nisso, ocorre o encontro de Toji com sua irmã, transformada na Cure Fontaine, embora ele não note nada de familiar. Mas com isso Chiyu pôde ver com seus próprios olhos como Toji dava importância à felicidade e ao bem-estar dos hóspedes da Sawaizumi. E perceber que não pode perder para o menino, que foi salvar um cachorrinho mesmo sem ter nenhum tipo de superpoder. Talvez por isso, ela dá tudo de si e consegue conter o Gigapatógeno. Assim também é mostrado o valor que Chiyu dá para a pensão de sua família.


As outras Cures têm a oportunidade de participar se valendo do trabalho de equipe, como quando Nodoka e Asumi são jogadas para trás pelo monstro sendo arrastadas pelo impacto sem poder parar, mas são amparadas por Hinata. E Asumi dá uma ajuda providencial a Chiyu com outro de seus Frascos. Isso de uma cobrir e apoiar a(s) outra(s) é uma característica do jeito de lutar das Healin' Good.

Nice catch!

E há a presença de um personagem curioso: Chikara, a "vítima da semana". Um gigante bondoso e compreensivo, de grande coração, proporcional ao seu físico avantajado. Seu nome é bastante apropriado, significando "Força" em japonês. Estranhamente, seu nome não aparece nos créditos e não é revelado quem o interpretou. Tanto que não mencionei como é de costume. Sua voz lembra muito a de Guaiwaru, então quem sabe... Embora Daruizen seja interpretado por uma atriz diferente da Nodoka.

Aqui se vê que havia uma razão para o cachorrinho ter aparecido naquela cena e avançado em direção ao Gigapatógeno.

Estranho um personagem com uma presença tão forte não aparecer nos créditos.
Até a Mizuki, uma das colegas apareceu. Por outro lado a Sarina não. O que será que isso significa?


No próximo episódio, Nodoka recebe a visita do médico que cuidou dela quando era pequena. Aparentemente, ele deixou o hospital por ter perdido sua autoconfiança ao não conseguir determinar a causa da doença da menina na época. Sentindo-se responsável, ela pensa em revelar ao doutor sobre a existência dos Patógenos. Nisso, Daruizen surge com uma forma reforçada e...



Semanal da Chiyu-chi

Às vezes é preciso se fazer de má, mas Chiyu não consegue fazer isso completamente.


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Nov'2020 60 - Aprendizado e união em Precure!


Magical Cinnamon:




Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!

    O bom de Healin'Good é que todos os personagens tem vez, inclusive o Toji. Acompanhar a história dele foi divertido, mesmo que ainda se atrapalhasse nas tarefas da pensão ele não desistiu em momento algum. Embora tenha se sentido excluído, as palavras das meninas renovaram sua energia. Foi bonito o modo como a Asumi usou a câmera para expressar (simbolicamente) as qualidades que existem em cada imagem. As fotografias revelam mensagens ocultas importantes, detalhes que às vezes não se percebe no primeiro contato, mas se olhar com mais atenção descobre novos aspectos. Talvez, Toji precisava passar por essa experiência (ainda que difícil pra ele) para encontrar em si algo que antes não podia enxergar, pois se comparava com a Chiyu. Como por exemplo, a "coragem" quando se arriscou para salvar o cãozinho e a "gentileza" de entregá-lo em mãos ao dono. São qualidades que ele lapidou. Ou seja, super pertinente a questão da câmera.
    Que pena que não divulgaram o seiyuu do Chikara. Mais tarde vou reescutar pra tentar ver se decifro. Pode ser que futuramente esteja escrito no artbook oficial.
    Dá um pouco de medo do que pode acontecer com essas MegaPartes nos corpos do Byogens. Espero que nada de tão ruim aconteça à eles, ficaria um tanto chateada...
    Ótimo texto! Bem escrito e amarrado com os anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Bem notado. O Toji precisava dessa chacoalhada para poder descobrir suas próprias qualidades e seu próprio jeito de servir os clientes. E é legal ter gente por perto para ver. Também é mais um elo da corrente de coragem, desta vez de Pegitan para Toji.

      Uma coisa que acho muito boa em Healin' Good é que as mensagens das Cures são baseadas em vivências, em experiências. Com isso as palavras delas ganham muito mais força. Esse é um ponto positivo para a série.

      Agora quanto ao Chikara, sinto que pode ser uma pista para a origem do Guaiwaru. Um personagem tão marcante e não divulgarem a voz... Dá a entender que tem alguma coisa. E torcer para que não acabem como o Batetemoda.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html