sábado, 11 de novembro de 2023

Power of Hope ~Precure Full Bloom~ - Episódio 6

Saudações.

Terminei de ver o episódio 6, disponível na Crunchyroll, sem nenhum contratempo. Abaixo segue um resumo e impressões.

Tela-título do episódio


Roteiro: Isao Murayama
Direção: Shigeru Yamazaki
Storyboards: Toshio Susukida

Obs.: contém informações sobre os rumos da trama


No Episódio Anterior: As Cures se reúnem para traçar estratégias para combater os Shadows e relembram que o canal de vídeos Dark Night Light tem enviado notícias sobre esses seres. Natts decide ir ao Mundo dos Humanos para investigar sobre o caso, pois as Flores do Tempo são um mau agouro e Coco fica para trás para resolver problemas diplomáticos no Reino Palmier. Os Shadows surgem novamente e Nozomi vai atrás de um deles, mas é capturada por Bell, que pela primeira vez aparece em sua frente. Nozomi quase sucumbe às Trevas de seu coração, mas é salva por Coco e ambos conseguem escapar.


As Cures se reúnem no Bar, desta vez com Coco e Natts, para compartilhar as informações obtidas até então. Rin chega mais tarde e ainda se mostra relutante com a ideia de enfrentar os Shadows, já que elas agora são adultas e têm seus próprios problemas para resolver.

E de fato, Rin tem um bem grande. Sua carreira como designer de joias não está indo nada bem, sendo que nenhum de seus projetos é aprovado nas competições internas da empresa onde trabalha. E chega até a ouvir que deveria pedir transferência para o departamento de vendas ao invés de design. Ela se esforça o máximo possível, deixando de praticar futebol, que ela tanto gosta e até mesmo varando a noite para revisar seus designs.

Só que isso tem consequências, pois acaba dormindo e acorda bastante atrasada para a próxima competição. Rin toma um táxi e no meio do caminho avista um Shadow com o formato de um cachorro. Ela até pensa em avisar suas amigas, mas ao ver que o caminho do táxi está livre, pede para ir à empresa, deixando-o fugir.

Mas no fim seu projeto não é aprovado e Rin cai em uma depressão ainda maior. Ela tenta voltar à viela em que avistou o Shadow, mas a criatura já não está mais lá. Nisso ela tem uma conversa com Karen e ao ver um vídeo da Dark Night Light, nota que elas podem estar em Yunagi, onde mora Saki.

Rin e Karen decidem ir para lá e...


O Tremular da Chama

Este episódio é focado em Rin e nas questões e dilemas que ela tem de encarar agora que é adulta e conseguiu o trabalho de designer de joias. Um talento que ela descobriu na série clássica ao ajudar na Natts House, a lojinha de bijuterias de Natts, que também era a "base secreta" das Precure 5. Só que assim como as outras meninas, ela não está se dando bem. A barreira da realidade é dura para ela e seus designs não são bem recebidos.

Rin era sempre o pilar em que Nozomi podia se apoiar. Tanto que Yuko Sanpei uma vez disse que para se lembrar como interpretava sua personagem, experimentava dizer "Rin-cha~n!!" como se estivesse pedindo ajuda para sua amiga. E sempre funcionava.

Só que agora, é mostrado seu lado vulnerável, humano. Um lado propenso a falhas que Rin tenta esconder, como no primeiro episódio, em que ela colocou os problemas de Nozomi em primeiro lugar ao invés de comentar de seus próprios. E isso aparece também na cena em que ela telefona para sua mãe, para tentar desabafar, mas não consegue ao ouvir dela que seus irmãos estão procurando emprego e admiram Rin por "conseguir trabalhar com o que gosta". Sem poder decepcionar sua família, ela simplesmente diz que não é nada e desliga.

Na cena do taxi, quando Rin avista o Shadow-cachorro, ela até pensa em avisar suas amigas e segui-lo, mas ao invés disso, resolve fingir que não o viu e partir para o trabalho, tentando se convencer que era apenas sua imaginação, que não existem Shadows desse formato.

Porém, na apresentação isso também tem seu preço. O tema de seu projeto é o de todos serem felizes tendo trocas justas, sem ignorar as necessidades dos parceiros. Mas ao se lembrar do Shadow que ela fingiu que não viu, acaba hesitando e perdendo a competição ao perceber que estava traindo suas próprias palavras, sua própria proposta. Também dava para ver que ela não acreditava em seu produto ao ficar decorando as falas dentro do táxi. Não era algo que vinha de seu coração, algo importante para se vender algo.

Quando Rin tenta ir mais uma vez à viela onde o Shadow tinha ido, ela se lembra das palavras de Nozomi de que não poderia deixar de ajudar alguém em apuros. E isso fere ainda mais seu coração, pois deixar o Shadow escapar pode acabar colocando alguém em perigo.

Foi bem duro ver aquela que foi a Cure da Chama Vermelha da Paixão ficar desse jeito, sendo golpeada emocionalmente por todos os lados. E agora essa chama está trêmula, prestes a se apagar...


Entre o Amor e o Dever

Quem também tem conflitos é Coco, que é questionado por Kurumi do porquê dele não ficar ao lado de Nozomi.

Coco então explica que ao ver Nozomi se tornando professora e ele tendo que governar o Reino Palmier, percebeu que eles teriam menos tempo disponível para ficarem juntos. Uma atitude que foi altamente criticada pelos fãs, já que no episódio anterior ele se mostrou um Herói, mas agora se porta como um "frouxo" aos olhos deles.

Só que na verdade não é uma coisa tão simples. Coco não pode simplesmente abandonar seu povo para ficar no Mundo dos Humanos. Abandonar o Dever em troca do Amor, pensando só em si próprio. Não ele, que é uma pessoa séria e responsável.

Há quem diga que Coco é quem deve abandonar o trono e corresponder ao amor de Nozomi por ser homem (e só por esse motivo). Mas existem outros fatores a se considerar como quem irá ficar em seu lugar. Natts, talvez, mas ele consegue segurar tudo sozinho? Natts é rígido e restrito, enquanto Coco é mais suave. Essa química entre os dois é que faz com que eles possam governar.

E falar com Nozomi sobre esse assunto, expor seu sentimentos, poderia demovê-la da ideia de continuar sua carreira, o que não seria bom para ela. Não depois de conquistar um sonho que ela custou para realizar e até para encontrar, já que na época de estudante ela não sabia o que queria ser quando crescesse.

Então, pedir para que ela deixasse de ser professora para viver com ele seria muito cruel, egoísta. E ainda, os dois são literalmente de mundos diferentes, e até espécies diferentes. E Nozomi não conseguiria viver em Palmier, pois ela não pode mudar de forma como Coco. 

Então, Coco realmente pensava em Nozomi, em seu bem. Mais uma vez, as questões da vida adulta geram desencontros, como provavelmente foi com Mai e seu namorado. Só que está claro que Coco quer realmente ficar com Nozomi, mas novamente, não é tão fácil. Uma questão que terá de ser resolvida ao longo da série...


Viagem a Yunagi

As investigações de Karen levaram à padaria da família de Saki em Yunagi e então ela e Rin vão para lá. Saki mesma disse que não viu nada de especial ou alguém que possa ser as Dark Night Light, já que a maioria dos clientes é dessa cidade.

Michiru e Kaoru provavelmente ainda moram em Yunagi e podem ser clientes contumazes da padaria. Assim poderiam passar despercebidas por Saki e sem levantar suspeitas de seu "trabalho secreto". Mas isso é só uma suposição.

E as coisas andam mudando na cidade, visto que existe um projeto de construção de casas na montanha, inclusive com o intuito de derrubar a Árvore do Céu. Foi nessa cena que eu gritei "Sacrilégio!!", pois a Árvore é o lugar onde Saki e Mai se encontraram pela primeira vez. E existe uma lenda de que aqueles que se encontram sob suas frondes serão amigos para sempre, como a Árvore Eterna de Healin' Good. Também foi lá que Saki e Mai se encontraram com Michiru e Kaoru e a Árvore figura em vários filmes das séries All Stars. Ou seja, é local sagrado que não deve ser maculado.

Também noto que os humanos estão cometendo o mesmo erro do povo do Reino Donuts, descrito no capítulo anterior, o que faria com que o Mundo dos Humanos tivesse o mesmo destino. Aquilo era mesmo uma advertência para a humanidade.


Como Fogo e Água?

No começo da série original, Rin e Karen não se davam bem, brigando por coisas banais como por exemplo qual sabor de suco levar para uma excursão. As duas tinham jeitos diferentes de pensar, mas tinham em comum o temperamento forte e o desejo de não querer perder. E com o tempo, uma foi reconhecendo o valor da outra até que no final se tornaram grandes amigas. Tanto que Rin, que não tinha sonhos, decidiu que a primeira a saber seria Karen, caso encontrasse um.

E isso continuou em Precure Full Bloom, pois foi Karen quem notou que havia algo errado com Rin. Talvez desde que elas saíram da reunião no bar com as Cures e elas falaram um pouco de seus trabalhos. E teve certeza quando Rin foi levar artigos de aromaterapia para ela, em sua casa.

Nessa também dá para ver que Rin ainda usa a instância formal, polida para falar com Karen, como era antigamente, embora esse aspecto seja intraduzível. Então não mudou muita coisa entre elas.

E é na Árvore do Céu que elas têm uma conversa sincera e Rin revela suas inseguranças, seus conflitos. De que apesar de sempre fazer de tudo, ao se tornar adulta percebeu que as coisas não eram tão simples como quando ela pensava quando era estudante.

Aqui se vê uma coisa muito interessante. Rin sempre tentou ser o apoio de todos, para Nozomi, para seus irmãos, mas ela mesma não se cuidava, guardando seus problemas para si, tentando resolvê-los sozinha. E Karen percebe, pois já foi desse jeito antigamente. As duas eram parecidas nesse sentido também, afinal. Nessa é que ela diz a Rin as palavras que sua amiga precisava ouvir. Aquilo que a própria Karen aprendeu ao fazer parte das Precure 5.


Reacendendo a Chama

Rin e Karen são atacadas por Shadows no formato de cachorro que se originaram das pessoas que estavam conduzindo o projeto de desmatamento. Karen se transforma e tem sucesso no começo, mas Bell intervém e um dos Shadows canibaliza os outros, se tornando mais forte e derruba Aqua. Rin vê que ela é a única com quem Karen podia contar no momento e assim consegue recuperar seus poderes e se transformar na Cure Rouge.

O Shadow assume a forma de um Cão Cérbero, mas não é páreo para os ataques em conjunto de Rouge e Aqua e é facilmente derrotado.

A cena de luta foi conduzida por Yuu Yoshiyama e dava para reconhecer seu estilo desde o momento em que Aqua afasta um Shadow com um golpe com a mão em lâmina e quando ela enfrenta o Shadow reforçado, assim como no contra-ataque de Rouge. Yoshiyama conta também que cuidou do corte a partir do aparecimento do Shadow Cérbero até o golpe final.

Na cena de transformação de Rin, foi incluído um quadro dela segurando o CureMo em sua forma adulta antes de reverter para a forma jovem. E curiosamente não teve a abertura de uma Flor do Tempo. Será que isso vai ser resumido a partir de agora?

Assim, Rin conseguiu reacender sua chama com a ajuda de Karen, e provavelmente da Árvore do Céu. Ela recuperou sua paixão em fazer as coisas após finalmente se libertar e saber o que havia de errado, e conta para todas do Time Precure que se transformou, alegrando a todas (embora Natts veja isso com reservas).

Mas tem alguém que não pôde receber a mensagem...


No Próximo Episódio:

Urara tem problemas para interpretar seu personagem de modo que satisfaça a diretora e acaba sendo dispensada dos ensaios por uma semana. Urara teme a possibilidade de ser tirada da peça e nessa Syrup vem em seu encontro...

Aqui dá para ver que Shiro/Syrup também terá seu visual com uma repaginação caprichada. E que querem jogar sal na ferida da Mariya Ise...




4 comentários:

  1. acabei de ver o episódio, minha nossa, como foi bom, a Rin passar por um momento de responder um "como vai vc" com "hmm, vou levando", é bem triste, mas entendo perfeitamente, aahhhh, como é um saco ser adulto rs.

    não só a ideia do episódio, os diálogos, o reflexo da relação da dupla aqui com a da série Yes 5, alem da bela cena de porradaria, deu um up danado na série, que pra mim já estava bem boa.

    mas tô com receio de não vermos a dupla das góticas de Splash Star, e não tinha me ligado no detalhe dos roteiros dos trechos das Dark Night Light, será que a imouto tá envolvida... seria hilário.

    e poxa senti o mesmo quando a Árvore ficou na mira dos malditos capitalistas, sacrilégio, profanação, desrespeito! rs

    agora será a vez da minha favorita do grupo, a linda maravilhosa Urara-sama, mas sofrendo de novo!! por que!! sério ao longo das duas séries de Yes 5, eu notei uma grande paixão da equipe da produção com ela, a garota teve grandes momentos, espero só o melhor pra ela e pra série daqui pra frente!

    obrigado pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!
      Precure Full Bloom tem tido sucesso em retratar a vida adulta em todos os seus aspectos com situações com as quais podemos nos identificar. Por isso tenho gostado tanto.

      Mas sem deixar os elementos de Precure de lado, com as meninas se transformando para enfrentar ameaças sobrenaturais... que de certa forma são bem mais fáceis de lidar do que com a vida adulta.

      As Dark Night Light seguram a chave da história. Me dá essa sensação. Então sinto que vai ser inevitável o reencontro delas com Saki e Mai. E considerando o aspecto gótico de Michiru e Kaoru, só me veio a cabeça a Minori para fazer os roteiros. Vai ser engraçado se a Saki flagrar as duas gravando no quarto da irmã mais nova.

      Uma coisa que eu sei é que em Anime e Tokusatsu, quando tem uma árvore ou artefato desse tipo, mexer com isso dá um azar danado. Ainda mais com um santuário xintoísta do lado. Se fosse a Grande Árvore do Coração de Heartcatch!, aí que ia acabar o mundo.

      Sinto que um dos propósitos de Precure Full Bloom é o de realmente nos alertar sobre a obsessão pelo lucro em detrimento da natureza. Tanto que na apresentação da Rin tem uma mapa da África e dá a entender que ela quer uma negociação justa com os fornecedores de lá. Algo equitativo e justo para que eles não fiquem na miséria, em que "todos sejam felizes". Tem espectadores que chiam com isso, mas...

      Urara foi a que teve o maior power-up no visual. Tanto que agora fico entre ela e a Karen. E Urara é a queridinha do diretor Takashi Otsuka, de Smile! e agora ONE PIECE. Tanto que me pergunto se o sobrenome da Yayoi (Kise) não vem do sobrenome da atriz que faz a Urara (Ise). Agora é torcer para que não joguem tanto sal na ferida da atriz, embora ela atualmente até faça piada com isso.

      Excluir
  2. Escritora ao dispor e olha, veio ligeiro desta vez. Até pensei em te dar um spoiler do que seria o episódio sete, ainda bem que decide nem escrever. Agora já sabe...

    Olha, identifico muito com a Rin adulta: muitas vezes preocupo demais com os outros e esqueço de mim mesma, tendo sim um pouco de crise de identidade, não mais. Lembro que quando adolescente, o que fez mudar parte disso foi uma frase de um dos meus livros favoritos, "O Mundo de Sofia"(foi o primeiro livro que tratou de filosofia pros leigos, explica o tema em si, que antes era inacessível) que diz: "Nós temos a necessidade de descobrir quem somos e porque vivemos". Frase que levo pra vida, pois é assim: temos que saber quem somos pra ser alguém na vida.
    E a Rin teve de aprender a ser mais aberta quanto a si mesma, para superar as inseguranças de sua vida, como foi neste episódio. Legal que revelou seus anseios com a Karen, afinal, quando compartilhamos o que temos passado a pessoas que nos conhecem bem, nos sentimos melhor pra encarar o que há pela frente. Esconder nossos sentimentos e receios só prejudica e podem nos adoecer mais que qualquer doença, é algo emocional e isso tem de ser tratado com cuidado e carinho.
    Agora veremos nossa cara Urara, que sim, teve o visual mais trabalhado, pudera, é atriz e tem de cuidar de sua beleza natural. Fica pendente a Komachi e a Kurumi, fora que temos uns mistérios quanto as Dark Night Light, pra dupla de "Splash Star" pode rolar algo com a Saki, mesmo que pra ela as coisas estejam mais sob controle, sei lá! Só me surpreendam, anime. Bom saber que a Árvore do Céu é parte fundamental da franquia, nem sabia disso. A parte ambiental é sim um tema importante, afinal, somos responsáveis pela preservação da mesma e precisamos dela pra sobrevivermos. Bem, é isso, se cuide e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!
      Autoconhecimento é necessário para sabermos o que há de errado conosco e então avançarmos. E Autocuidado para saber nossos limites e quando pedir ajuda. Uma coisa legal das séries Precure é isso de relembrar de algo que esquecemos e que pode nos ajudar. Nesse caso, mesmo na vida adulta.

      Em alguns episódios a Urara tinha esquecido o elemento que dava o charme no novo visual, mas fico contente em ver que no próximo episódio ela vai colocar de novo. Quanto a Komachi, acho que Natts pode dar uma ajuda. Só não vai ser algo fácil.

      E de acordo com uma entrevista com os produtores Takashi Washio e Aki Murase, Saki realmente vai parecer estar bem, mas tem alguma coisa sim. Aquela cara que ela faz no trailer não me sai da cabeça. Espero que não seja um mau agouro.

      Senti na pele isso de não cuidarmos do meio-ambiente esses últimos dias. E foi por causa disso que a matéria passada veio atrasada. Mais uma vez, Precure tocando em temas contemporâneos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html