sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Power of Hope ~Precure Full Bloom~ - Episódio 5

Saudações.

Tive alguns contratempos, mas pude assistir ao episódio 5, disponível na Crunchyroll. Abaixo segue um resumo e impressões.

Tela-título do episódio

Roteiro: Yoshimi Narita
Direção: Takahiro Tanaka
Storyboards: Ryouji Fujiwara


Obs.: contém informações sobre os rumos da trama.

No episódio anterior: Mai passa por uma crise afetiva, em que seu namorado propõe desmanchar, por mensagem de texto. Mas ao conversar com Saki, expõe suas dúvidas e revela que não tem tanto interesse em casamento. Nisso as duas são atacadas por Shadows e fogem com Bunbee, que estava no local. Elas são salvas por Nozomi, Kurumi e Syrup e se reúnem no bar novamente com as outras Cures e decidem deter a nova ameaça.


Sonhos

O episódio começa com Nozomi dando aula na escola, perguntando para os alunos o que eles querem ser no futuro. Esse era um dos temas de Yes! Precure 5 e por isso é pertinente ter Nozomi perguntando sobre isso. Afinal ela é a Cure Dream e "Nozomi" significa "desejo", "aspiração". Nessa ela conta por que resolveu se tornar professora, inspirada por Coco, que no seriado original assumia a forma humana sob o nome de Kouji Kokoda, se tornando professor do Colégio Cinq Lumière onde ela estudava.

Um ponto interessante é que teve um menino dizendo que quer ser professor de creche pois gosta de bebês, algo que há algum tempo seria dito por uma menina. Esse é um sinal dos tempos, de que as coisas estão mudando. E tem outro menino que quer ter um canal de streaming, algo que realmente é visado por vários estudantes japoneses do primário, conforme uma pesquisa.

Foi legal também ver a recriação das cenas de Yes! Precure 5, com a primeira vez em que Nozomi se encontrou com Coco e também no passeio de balão, quando ela estava por baixo, se sentindo inferiorizada. É só que no original havia mais pessoas no balão, enquanto que no episódio só tinha os dois.


Traçando Estratégias

As Cures ser reúnem no bar a fim de traçar estratégias para lidar com os Shadows, com exceção de Urara, e de Karen, que está bastante ocupada tratando das pessoas que tiveram suas sombras roubadas e estão inconscientes. E todo dia vêm pacientes novos.

Só que eles atacam em várias áreas e em diferentes horas do dia, sem nada definido, sem um padrão que possa ser seguido. Nisso, Nozomi nota que o nome "Shadow" foi mencionado pela primeira vez em um canal de streamers, o Dark Night Light. E ainda, Kurumi conta que relatou o caso a Coco e Natts, que virão para o Mundo dos Humanos para ajudar, para alegria de Nozomi.

Talvez ela devesse ter dito a suas amigas como foi ter a sombra invadida, já que passou por isso no episódio 2. Isso poderia dar a elas alguma pista ou saber como agir caso uma delas seja atacada. Tudo bem que é mais fácil falar do que fazer, afinal são expostas as Trevas do coração e nem todo mundo tem o espírito suficientemente forte para rebater esse tipo de ataque.

Outra coisa estranha é que Saki e Mai não dizem nada sobre os avatares da Dark Night Light, que são claramente suas velhas amigas, Michiru e Kaoru, caracterizadas como gatos. Amigas pelas quais elas choraram quando tiveram suas existências apagadas uma vez, enquanto todos se esqueceram completamente delas.

Aqui também se nota que Rin está apreensiva e reluta por um momento diante da ideia de ter de combater os Shadows. Se pergunta se são elas mesmas que devem deter os monstros. Isso aparentemente terá consequências no próximo episódio...


Problemas Reais

Nesse meio tempo, no Reino Palmier, Coco (Takeshi Kusao) e Natts (Miyu Irino), agora Reis do local, estão tentando resolver uma questão diplomática. Os habitantes de um dos reinos vizinhos, Donuts, promoveram um desmatamento indiscriminado para construir casas e garantir território. Mas isso fez com que sua reserva de água se esgotasse, forçando-os a pedir para Palmier, que também não conta com muita, devido à falta de chuvas.

Foi bem interessante ver que o Reino Palmier, um mundo de Fantasia, está enfrentando problemas do mundo real, ainda mais de mote ambiental. Chega a ter um impacto bem grande e uma espécie de alerta para nós mesmos, pois isso pode acontecer conosco também. Se é que já não está acontecendo...

E nisso, Rin conta para Saki e Mai sobre a relação de Coco com Nozomi. Aqui é revelado que eles se viam bastante pessoalmente, até que eles passaram a se falar só por cartas depois que ela se formou na faculdade há quatro anos. Daqui dá para deduzir que Nozomi tem aproximadamente 26 anos de idade, se ela nunca repetiu de ano.

Komachi comenta que o encontro de Nozomi com Coco foi algo romântico, uma obra do destino, e é engraçado ouvir isso dela, que tinha uma queda por Natts na série de TV. Só que ela não é tão efusiva quanto Nozomi diante da possibilidade de se reencontrar com ele, o que é bem curioso.

Enquanto isso, Syrup vai a Palmier contar que mais Flores do Tempo se abriram no Jardim Cure Rose. Natts comenta que isso é um mau presságio e pede para que o leve ao Mundo dos Humanos, mas Coco parece relutante com a ideia e resolve ficar para resolver a questão com o Reino Donuts.

Interessante que Coco e Natts ficam alarmados com o fato de Nozomi, Milk/Kurumi e Karen terem conseguido se transformar. Será que eles sabiam do desaparecimento dos CureMo, os itens de transformação? Embora Kurumi aparentemente tenha mantido o Milky Mirror, assim como sua capacidade de assumir uma forma humana.


Fiquem a Vontade

No dia seguinte, Kurumi está com Komachi no bar e  mostra a ela o conteúdo do canal da Dark Night Light. Só que é um canal de vídeos sem nada de especial, que trata de assuntos banais, conduzido por uma dupla composta por Light (Yuriko Fuchizaki) e Night (Akemi Okamura). Kurumi até comenta que as duas não são comuns, mas por terem um bom senso de humor e ritmo de narrativa em seus vídeos.

Esse tipo de canal é bem difundido no Japão, colocando só as cabeças de avatares e narrado usando-se um software sintetizador de voz, com legendas, para que o espectador possa ver mesmo sem som. Light e Night até imitam o tom monotônico desses sintetizadores.

Esse formato é chamado no Japão de "Yukkuri", usando avatares das cabeças das personagens Reimu Hakurei e Marisa Kirisame, da franquia de jogos Touhou Project. A origem é um desenho feito usando caracteres (ASCII Art), que só tinha as cabeças delas, deformadas parecendo bolas, dizendo ゆっくりしていってね !!! (Yukkuri shiteittene!!!, algo como "Fiquem a vontade").

Pelas vozes, já dá para ver que Light e Night são respectivamente Michiru e Kaoru. É difícil imaginar o porquê delas resolverem ter um canal de vídeos, com textos que não parecem algo que elas escreveriam. Seria engraçado se os roteiros forem feitos em segredo por Minori, irmã de Saki, que era bem apegada a Kaoru, uma relação que era vista com certa malícia pelos fãs e rendia uma certa má-fama para a ex-vilã.

Outra hipótese seria que elas na verdade são Moop e Foop, os Mascotes que fazem com que Saki e Mai assumam as formas da Cure Bright e da Cure Windy. Eles são interpretados por Fuchizaki e Okamura, mas deu para ver um pouco que Light e Night são humanas, com os avatares cobrindo seus rostos na hora em que elas estão experimentando comer waffles.

Komachi comenta que esse tipo de vídeo poderia ser usado para revitalizar o bairro onde ela mora e colabora com vários eventos nesse sentido. Isso pode sinalizar que ela está deixando o sonho de ser escritora de lado e encontrando outro sentido para sua vida.


Diferença de Temperatura

E nessa, Natts surge na frente delas, assumindo sua forma humana, o Natsu. Nozomi chega logo depois para se encontrar com suas amigas e para sua surpresa (e decepção), Coco não está lá.

Komachi à primeira vista parece não se emocionar tanto ao rever Natts, porém na cena em que eles para em uma casa de chá para comer Mame Daifuku (bolinho de arroz recheado com feijão doce em grãos grandes), o preferido de Natts, ela lhe dá chá de forma altamente natural. E compartilha com ele o desejo de fazer de seu bairro um lugar melhor para todos. Natts, por sua vez, responde que vai lutar para proteger o direito das pessoas de terem uma vida pacífica.

Daqui dá para ver a diferença entre a relação de Nozomi e Coco e a de Komachi e Natts, sendo que a desses dois últimos parece ser algo mais discreto. Condiz com Komachi, que é a mais tranquila do time (a menos que a irritem) e com Natts, que é mais reservado quando ele é o Natsu.


O Anjo das Trevas

Natts sente a presença das Trevas e eles vão investigar. Nisso, encontram um Shadow que se originou da sombra de um pichador, mas ele logo desaparece. O time logo encontra outro e vão ao seu encalço.

Na parede está escrito "Vá embora daqui! Desapareça". Dá para ver que o pichador estava bem revoltado. E, sim. Existe vandalismo com pichação no Japão.

Não tinha comentado antes, mas os Shadows aparentemente são feitos com Computação Gráfica ao invés de animação tradicional. Isso causa estranheza, mas que por outro lado ajuda a dar a impressão de que eles não são seres deste mundo. Sendo assim, acho que foi certo fazê-los assim.

Nesse meio tempo, Nozomi encontra um Shadow que vai por outra direção e o segue sozinha. Ela acaba entrando em uma viela que é exatamente o lugar em que ela se encontrou com Coco pela primeira vez, no primeiro episódio de Yes! 5, mas acaba sendo capturada por Bell e enclausurada em uma dimensão de Trevas.

Nozomi então vê uma versão negativa sua, ensinando as crianças a não terem sonhos por ser algo inútil, algo que ela logo refuta, dissipando a ilusão. Nisso, Bell aparece pela primeira vez em sua frente e lhe diz seu nome.

Ainda não dá para saber quais são as intenções de Bell, que diz que o Tempo não pode voltar, indo em direção a um futuro de desespero. Por suas palavras, aparentemente ela deseja deter os humanos antes que algo de ruim aconteça. Talvez algo que será causado por eles no futuro e para isso ela planeja que todos fiquem inconscientes, sem sonhos. Um jeito de neutralizá-los, pois ela os vê como seres egoístas, que só pensam no prazer que podem obter agora e têm vontade fraca. E segundo ela, os Shadows seriam simplesmente o que os humanos são de verdade.

Logo depois, Bell mostra outro lado negativo de Nozomi, aquele que tem dúvidas sobre os sentimentos de Coco. No começo Nozomi até tenta resistir, mas isso é o suficiente para tirar seu espírito de luta, o que é mostrado com a desintegração de seu CureMo, deixando-a a mercê dos Shadows chamados por Bell.

Nesse meio tempo, no Mundo dos Humanos, Milky Rose tem de fazer o que for possível para proteger Komachi e Natsu de outros Shadows enviados para atacá-los. Tudo parece perdido, mas...


Samurai Heart

Coco muda de ideia e com a ajuda de Syrup consegue ir até a dimensão onde Nozomi está presa, antes que as Trevas tomem conta de seu coração, e a salva, assumindo sua forma humana. Bell aparece mais uma vez como a versão negativa de Nozomi, mas Coco declara que nunca deixou de pensar nela, neutralizando os argumentos do ser das Trevas.

Bell então assume a forma da negatividade de Coco, revelando sua falta de força como Rei ao tentar resolver o problema com o Reino Donuts. Mas é a vez de Nozomi defender Coco, mostrando que acredita nele, que nunca irá esmorecer diante das dificuldades. É bom ver os dois se apoiando, conhecendo bem as qualidades um do outro.

Ao ver que não pode superar o amor e a união dos dois, Bell convoca mais Shadows, que se combinam em um gigante, mas Nozomi recupera seus poderes e o derrota com facilidade, forçando o ser das Trevas a se retirar.

Essa é provavelmente a cena que os fãs mais esperavam ver desde que Precure Full Bloom começou. O reencontro de Coco e Nozomi em uma cena que remonta ao episódio 24 de Yes! 5, quando ela também estava prestes a sucumbir ao ter colocada a Máscara do Desespero em seu rosto.

Diferente de muitas outras Cures, o fato de Nozomi estar apaixonada por Coco é amplamente aceito e apoiado pelos fãs. Eles costumam dar bastante força quando o par romântico da Cure é alguém que luta por ela e faz por merecer. Outros exemplos seriam o Syrup, o Seiji de Happiness Charge!, o Príncipe Kanata, de Go! Princess e mais recentemente Takumi, de Delicious Party!, para citar alguns.

Ao assumir a forma humana, Takeshi Kusao mostra que ainda está em forma, fazendo a sua voz de Herói como a de Ryo Sanada no anime Yoroiden Samurai Trooper  (adaptado aqui como "Samurai Warriors") e como Yukimura Sanada no jogo Sengoku Musou (conhecido no ocidente como... er... "Samurai Warriors"). E claro, o Trunks das séries Dragon Ball, em que ele também usa a voz mais fina ao representar o personagem em sua infância.

Assim como Natts, Coco teve uma boa repaginada no visual, sendo que originalmente ele parecia um adolescente franzino, apesar de ser professor. E agora ele ficou mais bonito e realmente se tornou um homem, mais ou menos da idade da Nozomi.

Uma pena só que não teve uma cena com o CureMo se recompondo nas mãos de Nozomi. Ela simplesmente se transformou como se o item não tivesse se desintegrado, o que fez com que perdesse continuidade. 

Não fica explicado também como Coco sabia onde Nozomi estava e como ele foi para essa outra dimensão. Mas essa parte é completamente irrelevante e dispensa explicações.


O Desejo de Nozomi


No Precure 20th Aniversary Book tem uma entrevista com Yoshimi Narita falando de seus trabalhos. Segundo a Mestra, havia realmente um romance entre Coco e Nozomi em Yes! 5, mas teve que ser deixado em aberto em Yes! 5 GoGo!. E uma das suas intenções em Full Bloom é o de continuar esse romance, sem as restrições de se ser um programa infantil (embora Futago Kamikita tivessem prosseguido nessa linha no mangá).

Realmente agora, o sentimento de Nozomi por Coco finalmente pôde ser externado e exatamente no mesmo lugar em que eles se encontraram pela primeira vez. Infelizmente não teve tempo de dar o beijo, pois Komachi, Natts e Kurumi chegaram bem na hora (indevida)...

Por outro lado, Bell também não vai desistir de cumprir seus objetivos. E o que a move exatamente? Ela não parece ser "má", e quer proteger a Terra de um futuro trágico, mas... Bell também disse que não será impedida por ninguém, mesmo sendo Precure, então será que ela conheceu alguma? Com isso tivemos mais pistas, mas ao mesmo tempo surgiram mais dúvidas...



No Próximo Episódio:

Rin sempre conforta Nozomi quando está com problemas. Mas ela mesma tem suas dúvidas e inseguranças. No dia em que tem que apresentar seu projeto em uma empresa, acaba perdendo a hora e ao correr, vê um Shadow em forma de cachorro, porém decide deixá-lo de lado e correr para a apresentação, mas acaba sendo reprovada.

Pelo visto, Rin terá de lidar com o dilema de ser uma pessoa comum e ser Precure, não conseguindo resultados em nenhum dos dois. Em uma cena, é mostrado que ela vai para a Árvore do Céu, em Yunagi, palco de Splash☆Star, e lá se encontrará com Karen, alguém com quem ela no começo não se dava bem, mas depois mudou completamente de atitude ao conhecê-la melhor, se tornando sua grande amiga no fim. Que tipo de conversa poderá sair daí?




4 comentários:

  1. Escritora ao dispor e tudo de bom pra sua pessoa. Muito bem, antes de ir pros pitacos do episódio, posso falar isso: Coco e Natts vocês estão muito gatinhos, o tempo foi generoso e estão dois lindos jovens adultos de morrer... Ah, não pude evitar de bancar uma típica fangirl e olha que sou muito exigente com personagens masculinos de animes serem bonitos ou não.
    Voltando pra programação normal, foi muito interessante ver como foi a Nozomi seguiu na carreira de professora e o quanto importava em não atrapalhar a vida atual do Coco, um mostrando ao outro o quanto se importam e se amam. Se o público aprova a relação deles é porque, querendo ou não, foi desenvolvida de forma gradual e sem parecer forçado; fora que né! foram o casal que teve beijo de verdade num dos filmes e certeza que todo mundo ficou satisfeito com isso. Dilema que os produtores tem suas dificuldades de trazer o tom romântico na franquia, uns dando certo, outros nem tanto.

    Aos poucos, os mistérios tem sido esclarecidos e penso que Bell tenha sim seus motivos de agir contra a humanidade. Não é pra causar o mal e sim evitar um mal futuro, no entanto, sabemos que sua forma de agir é sim drástica demais, indo pra uma vilã sem piedade de ninguém. Certo que nós, humanos, cometemos erros e decepcionamos, só não quer dizer que não podemos mudar pra alguém melhor, alguém que os outros podem confiar e ter sua atenção. Quando ela entender isso, verá que há esperança na humanidade. Bem o que vemos na Franquia Ultra, daqueles que não aceitam a presença das pessoas e acham que sem elas é melhor, como foi nos episódios 7 e 8 de "Ultraman Blazar", recentemente.
    No fim, foi um reencontro muito bom e esperado. Até o próximo episódio e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      E bons pontos que foram levantados! Realmente tem esse aspecto de um não querer atrapalhar a vida do outro na relação entre Nozomi e Coco. No episódio desta semana teve bastante gente reclamando dessa atitude, mas sinto que não é uma coisa fácil. E que vai levar tempo para resolver.

      Está cada vez mais claro que Bell não faz as coisas por mal ou ganância e passou a ter essa visão pessimista quanto aos humanos, de forma radical, inclusive. Teve isso também em Ultraman Gaia e era o motivo pelo Ultraman Agul era um inimigo no começo. Acho que esse é um daqueles temas que não vão mudar tão cedo e tem gente que pensa assim no nosso mundo. Agora é ver como as Cures vão convencê-la do contrário, já que o povo dentro do desenho não está colaborando nem um pouco...

      Excluir
  2. um baita episódio, feliz de ver esse casal se encontrando, principalmente agora que têm maturidade e idades mais condizentes rs.
    aqui pude sentir que sim, apesar de ter o fator nostalgia aos fãs, a produção e roteiristas também tem a vontade de continuar com a vida dessas personagens e trazer um desenvolvimento natural a elas.
    muito bom mesmo.

    aliás, saíram esse ano, 2 livros de aniversário semelhantes a esse que vc mencionou, se tiver coisas interessantes no conteúdo, eu adoraria ver uma resenha sua, fico no aguardo, mas sem pressão rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!
      Em matéria de respeito aos originais e continuidade, digo que as séries Precure só perdem para as séries Ultra. E têm em comum o fato de serem feitos por gente que gosta delas. Por isso dá para ver o cuidado na produção. Vamos ver como vão desenvolver o relacionamento da Nozomi com o Coco.

      Acho que esse é um desses livros de aniversário. O outro é o 20th Character Book, que tem mais é ilustração mesmo e não tem muito o que falar. Material mesmo tem no 20th Aniversary. Tem um que é um catálogo com todas as 78 Cures, mas esse eu não tenho.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html