sábado, 18 de novembro de 2023

Power of Hope ~Precure Full Bloom~ - Episódio 7

Saudações.

Terminei de ver o episódio 7, disponível na Crunchyroll. Abaixo seguem um resumo e impressões.

Tela-título do episódio

Roteiro: Yoshimi Narita
Storyboards: Daiei Andou
Direção: Daiei Andou e Takayuki Hamana

Obs.: Contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: Rin enfrenta problemas em seu trabalho como designer de joias em que seus projetos nunca são aprovados. Um dia, ela encontra um novo tipo de Shadow, mas o ignora e decide correr para sua apresentação na competição interna da empresa onde trabalha, mas não dá certo. Mais tarde, ela vai com Karen para Yunagi investigar sobre a Dark Night Light e, sob a Árvore do Céu, se abre com ela sobre seus problemas. Elas são atacadas pelos novos Shadows, mas ao reacender sua chama, Rin consegue se transformar na Cure Rouge e repelir os Shadows junto com Karen.


Urara está em seu quarto fazendo exercícios matinais enquanto decora suas falas e planeja sua interpretação na peça de teatro em que está trabalhando. Nisso, recebe um telefonema de seu agente, Washio, que informa que a diretora lhe disse para descansar por uma semana. Ela então pensa que pode ter sido demitida e corre à casa de Washio para lhe dar um socão começa a repensar seus caminhos.

Syrup fica sabendo por Nozomi que Urara está em dificuldades e...


Sal na Ferida

Este episódio é focado em Urara, que está enfrentando uma crise em seu trabalho de atriz, no qual não consegue entregar a interpretação esperada pela diretora da peça, Mariko Takigawa (Makiko Nabei). 

Desde a série de TV, Urara queria ser atriz como sua mãe foi, e poder ver o mundo do mesmo lugar que ela, dos palcos. Urara conseguiu um papel como protagonista com uma diretora de renome internacional, mas isso era apenas o primeiro passo. Agora é passar pelo crivo da exigente diretora, que não está nada satisfeita.

E para isso, ela não mede esforços e sacrifícios, como deixar de comer as coisas que gosta. Justo ela que comia bastante na série de TV (embora isso se aplique a todas as Precure 5, que só perdem para as Delicious Party, ou melhor, para a Yui/Cure Precious nesse sentido).

Esse episódio realmente ficou parecido com o que Mariya Ise contou na entrevista reunindo todas as Precure 5 (e Bunbee) na época do filme de Healin' Good. Fico me perguntando se Yoshimi Narita se inspirou nele e qual foi a reação de Ise ao ler o roteiro pela primeira vez. Talvez ela tenha dado muita risada, embora na época tivesse sido bem vexaminoso.


A Ave Migrante

Quem vem para ajudar Urara nesse momento de crise é Syrup, que ao assumir sua forma humana, Shiro Amai, revela que cresceu, se tornando um homem. E ele mesmo não tem tanta consciência disso, embora por dentro não tenha mudado muito. Continua do tipo que "desdenha mas quer comprar", sendo um tanto rude, mas transparecendo que gosta de Urara.

E ele fica surpreso ao ver Urara desse jeito, desanimada, se comparando com outras pessoas, inclusive que não são do mundo artístico, como Yuko, a dona do bar, deixando de ser ela mesma e se perdendo. É isso que Syrup quer mostrar a Urara e trazê-la para a Luz de novo ao relembrá-la que gostava de cantar, algo que ela também deixou de fazer para se concentrar na carreira de atriz. Que justamente uma de suas canções é a que inspira Syrup em seu trabalho e ajuda as flores do Cure Rose Garden a crescer.

Uma parte interessante é que nessa cena, eles estão andando por uma rua com sombras. Syrup vai para a frente, saindo da parte escura, enquanto Urara para, presa em sua tristeza de seus esforços serem em vão. E nisso, ela vai para o lado iluminado ao saber que Syrup se importa com ela e tentou animá-la. Uma técnica dramática bastante recorrente nas séries Precure para representar os sentimentos dos personagens, que o Studio Deen conseguiu reproduzir.

Interessante que Urara usa o tom formal quando está com outras pessoas, mesmo suas amigas, mas quando está sozinha fala normalmente. E essa posição também é usada quando está com Syrup, mostrando que ele é especial, afinal de contas. Pena que essa parte não é traduzível.


O Fruto da Alegria

Syrup compra um violão, algo que ele sempre quis ao visitar o Mundo dos Humanos. É bem interessante um pássaro com esse instrumento, pois um dos personagens mais célebres do divino ator Akira Kobayashi andava pelo Japão com esse instrumento e era apelidado de "Ave Migrante". Algo que foi referenciado amplamente, especialmente no Tokusatsu com Kaiketsu Zubat e o Rainin Wild de Jiraiya, O Incrível Ninja.

Uma pena que apesar de tocar um instrumento desses na forma de Mascote no Jardim Cure Rose, Shiro não é familiarizado com a versão dos humanos. Nisso, Urara chama alguém para ensiná-lo, que é nada mais nada menos que Sakamoto, o mordomo multi-talento de Karen. Um ponto interessante aqui é que quando Shiro pergunta se vai mesmo conseguir, o mordomo não diz "Sim, vai", mas "Depende do seu esforço".

Nisso eles resolvem criar uma nova canção juntos. Levam quase toda a semana de folga de Urara, mas isso rende frutos e eles têm êxito e fazem a letra e composição da canção 夢でいっぱい (Yume de Ippai, algo como "Cheia de Sonhos").

Vídeo no YouTube com um trecho, junto com o encerramento.

Aqui temos mais um mérito da série, que foi o de produzir uma nova Character Song para Urara, que já tem várias, inclusive disponíveis no Spotify. E provavelmente, em breve esta também estará disponível por lá, inteira.


A Luz e as Trevas da Internet

Isso atrai a atenção de duas garotas misteriosas, que se apresentam como a Dark Night Light e se propõem a divulgar a canção de Urara e Syrup em seu canal, o que tem bastante sucesso. Essa canção toca o coração de muitas pessoas e até mesmo Bell parece ter ficado em paz, diferente do prólogo do episódio, em que ela parece ansiosa em mudar o futuro.

Mas é claro que esse tipo de sucesso atrai a atenção de outras pessoas, que fazem comentários negativos, atacando Urara. E entre elas dá para ver algumas que são frustradas com suas vidas, com seus trabalhos e precisam de algo para usar como válvula de escape. Um comportamento altamente comum nos dias atuais e uma boa representação do comportamento Hater. 

Só que essas más intenções aparentemente despertam a ira de Bell, que manda suas sementes das Trevas para transformar os tolos humanos em Shadows. Aqui dá para sentir mais uma vez que Bell talvez não seja má, pois só começou a reagir quando sentiu esse lado ruim das pessoas.

E finalmente apareceram as Dark Night Light em pessoa. Apesar de não mostrar completamente os rostos, dá para ver claramente que são Michiru e Kaoru. Agora que Urara e Syrup as conhecem, as Precure têm um jeito de contatá-las e, quem sabe, conseguir algumas respostas.


Cozinhando em Fogo Baixo

Nesse meio tempo é mostrado que Coco se mudou para um apartamento que fica exatamente no lado do de Nozomi, com a locação agenciada por Bunbee e imediatamente endossada por Kurumi, que apela até para a falsidade ideológica ao assinar o contrato com o nome de Coco em lugar do Mascote. E assim "está decidido", conforme disse Kurumi, roubando o bordão de Nozomi.

Quanto a Natts, ele voltou para Palmier com o intuito de investigar mais sobre as Flores do Tempo. Mas não antes de deixar sua "benção" com Coco, para que ele não faça Nozomi chorar. Eles até poderiam ter ficado na Natts House e de fato estavam na beira de um rio, que parecia ser o local, mas por alguma razão desconhecida decidiu-se pela mudança para um apartamento. E não dá mais para escapar, pois Syrup já trouxe toda a bagagem.

Nesse meio tempo, Nozomi vai ajudando Coco na limpeza e também a fazer compras, bancando o que se chama no Japão de 押しかけ女房 (Oshikake Nyoubou, algo como "esposa intrusa"). Nessas eles realmente se parecem um casal, embora Coco revele que nunca respondeu as cartas de Nozomi. E justo quando parece que as coisas vão andar, ele sente a presença das Trevas...

Essa parte vai ter que ficar em "fogo baixo", já que é uma das questões centrais do desenho e realizando logo de cara faria perder a graça. Mas acho melhor e mais divertido que seja aos poucos, deixando os espectadores ansiosos e com isso prendendo sua atenção. Se bem que isso inclui Kurumi, que insiste em querer colocar no fogo alto para cozinhar mais depressa. Uma boa evolução da personagem, que no começo disputava Coco com Nozomi.


Twintail Magic

Os Shadows do tipo "bruto" atacam o parque onde Urara e Syrup estão. Ele vai e tenta lutar, mesmo sabendo que não vai conseguir. Urara no começo hesita, tendo um momento de auto-piedade dizendo que já foi como Syrup, com uma determinação quase inconsequente para realizar seus sonhos. Mas ao ver a coragem do menino e que ele não é páreo para os monstros, Urara decide não mais desanimar e assim consegue recuperar seus poderes para se tornar a Cure Lemonade. Ela consegue repelir alguns, mas os monstros continuam aparecendo, o que lhes dá a vantagem numérica. Nisso, Nozomi chega a tempo e dá uma ajuda.

Só que surgem cada vez mais deles e Coco percebe que eles não estão vindo das sombras das pessoas caídas, mas sim de seus Smartphones, ou melhor, das mensagens de ódio e conseguem até encobrir os comentários de apoio. Então Urara pede para que Syrup a leve para o ciberespaço, onde ela pode confrontar os Shadows dos Haters. Inclusive surge um novo tipo, que lembra uma fênix. Mas, mais uma vez com a ajuda de Syrup, Urara consegue derrotar a todos facilmente, mostrando que sabe manejar correntes melhor do que ninguém.

Os fato dos dois penetrarem o ciberespaço pode ter parecido repentino, mas não tem nada de errado nesta cena, considerando que Syrup pode ir para qualquer mundo em sua forma voadora, desde que consiga determinar onde é. E os smartphones caídos no chão deram a pista. Bom ver que não se esqueceram dos conceitos, já que quem escreveu foi a própria compositora de série do original.

Nessa dá para ver outra característica dos Haters, que é a de se multiplicar e atacar em massa, tentando subjugar com a vantagem numérica e ainda por cima intangíveis. Por um tempo Urara teve que lidar com eles sozinha, mas conseguiu vencer todos tendo ao seu lado gente que acreditava nela e em seu trabalho. Uma boa alegoria.

Só que quando ela disse "Meu corpo está leve" no meio da luta, considerando que ela é a amarela do time e tocando seu tema no fundo em uma intersecção dimensional, admito que senti uma certa apreensão, já que vi alguém se dar mal nessas mesmas condições em Puella Magi☆Madoka Magica. Pelo menos Urara não perdeu a cabeça e venceu, provando que não tem mais nada a temer.


Reconquistando as Asas

Graças a Syrup, Urara conseguiu ver o que estava errado em sua vida. Ela descobriu que estava muito presa ao seu sonho, levando-o muito a sério, e com isso deixava de se divertir com o que fazia. De realmente brilhar e efervescer. De ser ela mesma.

E era isso que a diretora Takigawa estava sentindo. Que Urara estava muito "dura" e apesar de se esforçar, estava indo na direção errada, com isso não apresentando uma performance autêntica. Assim, Takigawa mostra por que tem tanto prestígio, pois é exigente exatamente por ver que uma pessoa com talento não estava mostrando tudo o que conseguia.

Urara também teve a coragem de dar sugestões para a diretora, que pareceu ter gostado, se mostrando flexível. E é assim que se desenvolve uma obra, com as conversas entre a equipe dando ideias que podem melhorar a história.

Ah. Nada muito relevante, mas eu pensava que Urara estava fazendo um papel masculino, considerando que ela usava o pronome ぼく (boku) nas falas da personagem, já que essa palavra é mais usada por homens/meninos para se referir ao "eu". Achei interessante, já que Mariya Ise interpreta o Kilua em HUNTER X HUNTER. Mas pelo visto era feminina mesmo, considerando o nome, "Angela". Bom, existem personagens assim.

Enquanto isso, um pouco mais longe, Komachi pensa nos Shadows e em Bell e nota uma coisa...


No Próximo Episódio:

Komachi percebe que os Shadows aparecem somente na cidade e em seus arredores e resolve pesquisar para saber se já houve registros desses seres em outras eras. Nisso, ela, mais Nozomi e Coco procuram por alguém que saiba sobre a História da cidade e se encontram com uma pessoal altamente inesperada...


Essa senhora lembra muito a Sanae Yukishiro, a avó de Honoka/Cure White. Será que isso significa que...?

5 comentários:

  1. Mais um episódio fiel a série de tv! A equipe usou metáforas interessantes para retratar a angústia e os medos da Urara, como por exemplo a cena da sombra enquanto caminhava com Shiro, ou na cena da luta em que ficou evidente que não apenas os haters tentam desmerecer os artistas, mas que ela própria, sem perceber, fez o mesmo consigo ao desacreditar em seu potencial, algo que ainda estava vívido dentro dela. E Syrup a ajudou despertar através da música, ele sendo em tese o primeiro (e maior) fã dela. Talvez este seja o casal da série que maior tenha fluidez. Em contrapartida, as coisas entre Nozomi e Coco andam mais lentas mesmo com o empurrão da Kurumi, algo impressionante sabendo do histórico de problemas que ela causou para os dois no passado.
    Como é bom escutar a voz da Paku Romi, mulher de talento que deixa seu registro em todas interpretações! E parabéns a Mariya Ise pelo impecável trabalho, outra seiyuu brilhante e habilidosa, inclusive quando interpreta meninos, como o Killua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Essa cena da sombra e da luz é algo que se tornou característico das séries Precure. E apesar dos diretores não terem participado das séries anteriores, eles perceberam bem essa característica. E o melhor: em uma ocasião que precisava.

      E é verdade. A própria Urara não estava acreditando em si mesma, no seu próprio "produto". Sem isso não só não dá para vender, como também ela mesma se prejudica mentalmente, baixando sua auto-estima. Syrup conseguiu relembrá-la de sua maior qualidade e só ele poderia, já que a viu o tempo todo e a conhece melhor do que ninguém. Paku Romi é excelente e já a vi interpretando uma mulher adulta, com uma voz totalmente diferente. Mal dá para acreditar que é o Syrup. Mariya Ise eu já vi interpretando uma colegial maníaca, doida mesmo, com uma voz um pouco mais grossa, que é o inverso da Urara e com isso pude atestar seu talento.

      Kurumi mostrou que se tornou adulta ao tentar ajudar Nozomi e Coco, já que ela vivia às turras com a ex-rival. Mas essa é uma questão que os dois vão ter que resolver por eles mesmos. Vamos ver quem vai dar o primeiro passo.

      Excluir
  2. Obrigado, Escritora! E desculpe a demora na resposta.

    Michiru e Kaoru eram bem sérias, quase sem emoções mesmo. E lembrando agora, o jeito de falar era parecido com os dos vídeos, meio monotônico. De vez em quando só que elas mostravam alguma emoção.

    Urara também precisava se abrir e espairecer. Não levar tão a sério o trabalho e também ela mesma. Brincar um pouquinho e com isso dar uma nova ideia para a personagem que interpretava. Como casal, Urara e Syrup funcionam muito bem, com ele dando apoio não só na carreira como na luta também.

    Quanto a Komachi, o episódio parece ser mais investigativo e focado na questão da Bell. Mas vamos ver se ela vai encontrar a sua solução e nesse caso vai ter que ser por ela mesma, já que Natts voltou para Palmier.

    ResponderExcluir
  3. Curti demais esse episódio, ver essa dupla juntos é reconfortante, gosto de todo arco de compreensão da Urara, no fim era só ser ela mesma, bonito. Aquele momento, bem curto, deles cuidando do bebê foi um flerte bem divertido.
    No caso do boku que ela fala, não seria por estar interpretando um anjo, um ser sem gênero definido?
    Ainda não vi o próximo, mas vai ter a Komachi, o que me deixa bem curioso.

    Muito obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!
      Muita gente apontou essa da Urara e do Syrup com o bebê. E eles são os que têm mais possibilidades de ficar juntos, já que o Syrup é praticamente um agente livre.

      Realmente, Anjos às vezes são retratados como seres andróginos, vide o Satan em Devilman. Mesmo assim tem meninas que usam o "Boku" para se referirem a elas mesmas e tem gente que gosta disso.

      O caso da Komachi vai ser bem interessante e revelador. Então recomendo ver.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html