sábado, 7 de março de 2015

figma Yuki Nagato

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão figma de Yuki Nagato, do desenho Melancholy of Haruhi Suzumiya, feita pela Max Factory.






Yuki Nagato é a "garota misteriosa" do Grupo SOS (Sekai wo Ooini moriageru Suzumiya Haruhi no Dan, algo como "O Grupo de Haruhi Suzumiya para enormemente sacudir o mundo"). Normalmente ela fica sentada em um canto lendo livros, tem bastante habilidade com computadores e é capaz até mesmo de hackear sistemas. Mas sua verdadeira identidade é uma "interface humanoide para contato com seres orgânicos". Em outras palavras, uma alienígena. Sua espécie (?) seria composta de "informações" e não teria um corpo físico, daí a necessidade de um "androide orgânico" capaz de se comunicar com os seres humanos. Seu objetivo é o de observar as ações de Haruhi Suzumiya, que há muitos anos atrás (inadvertidamente) criou uma grande "explosão de informações". Ela tem o poder de manipular a realidade como se fosse um programa de computador, embora ele não seja ilimitado como os poderes divinos de Haruhi, que ainda por cima conseguem criar coisas do nada. Ainda, sua percepção supera os conceitos de tempo e espaço e por isso, mesmo que ocorra um evento em que a História é alterada, ela tem consciência disso.

Mais detalhes sobre o desenho na apresentação da Tsuruya.



O primeiro modelo da linha figma a ser comercializado foi a Chou Yuusha Haruhi, que vinha em um pacote especial do jogo para PlayStation 2 涼宮ハルヒの戸惑い (Suzumiya Haruhi no Tomadoi, algo como "Hesitação de Haruhi Suzumiya"). Mas a modelo nº 001 da linha, vendida independentemente é esta Yuki Nagato. O desenho Melancholy of Haruhi Suzumiya foi um sucesso gigantesco na época e por isso surgiram vários produtos relacionados. Este é um deles e causou enorme sensação na época ao apresentar uma versão articulada perfeita da personagem.

Curiosidade: a ordem de lançamento das versões figma dos personagens de Melancholy of Haruhi Suzumiya é a mesma de quando cada um entrou na sala do Clube Literário, que se tornaria a base de operações do Grupo SOS. Yuki estava primeiro na sala, lendo livros, até Haruhi e Kyon entrarem (invadirem). Mais tarde foram "recrutados" Mikuru Asahina e Itsuki Koizumi.


O conteúdo da caixa. Mesmo considerando a época, o número é bem grande. Pena que só vem com mais uma peça de expressão.



Visão de corpo inteiro. Só de ver dá para entender a sensação que ela causou na época. A representação é incrível, quase o desenho saído da tela.



Close do rosto. Mesmo sendo a primeira da linha, já começou bem. Destaque para a tampografia dos olhos, altamente fiel ao original.



Nagato não mudava muito de expressão então a outra peça é esta com o olhar levemente voltado para a esquerda.



Está incluída uma franja para representar Nagato de óculos, como nos primeiros capítulos. Não importa o que o Kyon diga, eu a deixo deste jeito.


Uma pena que no meu exemplar os óculos ficaram um pouco tortos.


Os detalhes da roupa são esculpidos de forma magnífica, como o emblema do Colégio Norte, assim como o laço de fita em material maleável. As dobras da roupa são bem representadas.



Desde o começo, as figmas já usavam bastante material maleável para não interferir nos movimentos.


É possível notar isso no casaco...


... e na saia, que é composta de duas partes, instaladas de forma a parecerem uma única.


As articulações são iguais às das figmas de agora. O problema é o conector das mãos intercambiáveis, com uma bolinha. A conexão é um pouco dura no meu exemplar e acabei quebrando um deles.



Está incluída esta mão para segurar objetos, mas nenhum para interagir com ela. Ainda, essa mão não é feita de material maleável e não tem abertura entre os dedos e a palma, limitando em muito o seu uso.


Os pés normalmente têm esse calçado para ser usado dentro da escola.



E estão incluídos pés intercambiáveis para representar Nagato com os sapatos usados fora da escola.


Variantes possíveis combinando as peças intercambiáveis.


A figura é articulada o suficiente para fazer as poses da dança de encerramento.


Estão incluídas peças para representar sua primeira aparição, sentada em uma cadeira lendo livros.




A cadeira é tão perfeita que ela pode ser dobrada. E tem até uma trava para mantê-la de pé.


Estão incluídas duas peças representando um livro aberto e outro fechado.


O livro aberto pode ser colocado nestas mãos.


O povo (?) de Nagato não tem um só pensamento. Existe uma "ala radical" que desejou saber o que Haruhi faria se Kyon fosse morto. Uma representante dessa ala, Ryouko Asakura, tentou fazer isso, mas Nagato veio para proteger Kyon.


Asakura ataca com várias balas de energia e lanças, feitas manipulando a realidade.


Nagato consegue anular todos eles.


Asakura transforma seus braços em lâminas de energia e ataca Kyon. Nagato se põe no caminho e é empalada.


Mas isso faz parte da estratégia de Nagato, que usa a lâmina para instalar um programa especial...


... para deletar Asakura, que desaparece sorrindo, dizendo que outros como ela podem surgir.


Nagato então recompõe a realidade, mas não restaura seus óculos ao ser elogiada por Kyon, que diz que ela é mais bonita sem eles.


Em outra ocasião, ela mostra que tem poderes para reformatar a realidade em uma escala muito maior.


Junto com outros alienígenas, que a Organização de Koizumi chama de "TFEI" (não é explicado o significado dessa sigla).


Pedindo um autógrafo para seu ídolo. Não aparece na foto, mas ela está sorrindo.
Curiosidade: na série de episódios Endless Eight, em um festival de verão Nagato compra uma máscara de um personagem parecido com o Ultraman.


- E aí, meninas. Algo de bom na televisão hoje?
- Não. Só reprises.
- Odeio reprises.


Nagato (ou uma personagem parecida com ela) aparece em um episódio de Lucky Star em que Konata se veste como Haruhi Suzumiya.


Existe uma série em quadrinhos derivada chamado 長門有希ちゃんの消失 (Nagato Yuki-chan no Shoushitsu, ou "Desaparecimento da pequena Yuki Nagato"), desenhada por Puyo. Trata-se de uma comédia romântica em que Nagato é representada como uma menina comum, tímida, apaixonada por Kyon e que recebe ajuda de Asakura, sua melhor amiga, para concretizar seu amor. Essa série vai ganhar uma versão animada, cuja estréia está programada para abril deste ano no Japão. Todo o elenco original estará presente, mas a animação será feita pela Satelight ao invés da Kyoto Animation.



E assim tivemos a apresentação da versão figma de Yuki Nagato, feita pela Max Factory. Esta é uma figura com grande valor histórico ao mostrar vários sistemas que estão presentes nos modelos atuais da linha figma, como o uso de peças em material maleável para não interferir nos movimentos, ao mesmo tempo em que mantém a silhueta da personagem, cumprindo sua premissa. As articulações são maleáveis, mas firmes, o que era um enorme diferencial da linha Revoltech, que estava em voga na época e usava articulações em catraca, que impediam ajustes mais sensíveis. A modelagem com alta fidelidade ao desenho original é outro ponto digno de nota e que se tornou tradição na linha. Existem alguns problemas, como os conectores dos pulsos com uma bolinha na ponta, que pode acabar quebrando se não foi manipulado com cuidado. O meu exemplar em especial tinha uma conexão bem dura e por isso tive essa infelicidade (ou talvez tenha sido falta de habilidade mesmo). Trata-se de um modelo antigo e por isso um pouco difícil de encontrar, mas o preço não é tão alto em lojas de usados. Recomendo, mas espero que com o novo desenho façam uma nova versão, com mais rostos, já que desta vez a personagem vai ser bem expressiva.

2 comentários:

  1. Ótimo review de uma peça que é no mínimo histórica!
    Não que a linha não tenha evoluído, mas tirando os conectores das mãos, é uma figura que não deve nada aos lançamentos mais recentes da figma.
    Espero que com o novo anime lancem uma Yuki nova, a minha está com aquele problema de peças meio pegajosas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Xahirus!
      De fato, a linha figma tinha pouca coisa que precisava ser melhorada, e a Nagato é boa, mesmo comparando com a Miku 2.0. Fiquei surpreso ao mexer nela de fato.
      No meu caso o problema de peças pegajosas foi com a Konata Cosplay Ver., no cabelo dela. Tentei tirar com um daqueles lenços umedecidos, mas não deu muito certo.
      E também espero que o novo anime reacenda o interesse nas séries Haruhi Suzumiya. Se a gente ver bem, ainda não terminou.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html