domingo, 29 de março de 2015

Ultra-Act Ultraman 80

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act do Ultraman 80, feita pela Bandai.






Ultraman 80 (lê-se Eighty, como no inglês) estreou no Japão em abril de 1980. Ao andar pelo Japão e pesquisar sobre as Energias Negativas, geradas das trevas nos corações das pessoas, Ultraman 80 descobriu que elas eram o fator que causava o surgimento de monstros. Ele assume uma forma humana e se torna Takeshi Yamato, professor de ciências no Colégio Sakuragaoka para ensinar valores como amor e coragem para as crianças e com isso evitar que elas criem, ou na pior das hipóteses, se tornem monstros. Ele fica encarregado da turma E do primeiro ano ginasial e passa a lecionar sob o lema de "dar tudo de si aqui e agora". Mas o problema é que Yamato acaba exagerando em suas convicções e por isso não é compreendido pelas pessoas ao seu redor, que o vêem apenas como um professor excêntrico. Sua primeira luta é ganhar a confiança dos alunos, o que no começo é difícil. Ele mesmo acaba cometendo erros devido à sua inexperiência. Mas seu entusiasmo e sua dedicação acabam dando frutos e ele se torna querido pelos estudantes da classe que ele cuida (embora não seja muito respeitado). Nisso ele ajuda os alunos com seus problemas típicos da adolescência, como a recusa a ir para à escola, a sensação de inadequação e desilusões amorosas. E ele mesmo tenta conquistar o coração da professora Kyouko Aihara, de educação física.

Yamato se encontra com o Capitão Kazuki Oyama, do time de defesa da Terra UGM (Utility Government Members), que lhe dá crédito pois é o único de sua unidade que já enfrentou monstros há cinco anos atrás. Tocado por sua dedicação em investigar sobre monstros, Oyama o chama para fazer parte do time nos períodos depois da escola e nos domingos. Mas isso deve ser feito em sigilo e por isso, Yamato tem que assumir três identidades: a de professor, a de soldado e a do herói Ultraman 80.

De acordo com as leis do universo, Yamato não pode ser visto se transformando no Ultraman 80, caso contrário ele teria de deixar a Terra. Essa lei existe desde Ultraman Ace e curiosamente ela foi a razão de Ultraman Taro e Ultraman Leo deixarem a Terra na segunda versão do seriado コメットさん (Comet-san, conhecida no México como Señorita Cometa). Outra curiosidade é que os episódios desse seriado em que os Ultras apareceram foram feitos pelo roteirista Bunpei Ai e pelo diretor Noriaki Yuasa, sendo que ambos também trabalharam em Ultraman 80. Yuasa foi diretor nos filmes da série Gamera. Ai começou sua carreira como roteirista em Ultraman Taro e também trabalhou em Ultraman Leo.


Ultraman 80 foi feito depois do sucesso de The Ultraman, série em desenho animado que reacendeu a atenção para as séries Ultra. Mas os fãs queriam ver uma nova série filmada e por isso a Tsuburaya e a emissora TBS decidiram fazer o seriado usando atores reais e efeitos especiais como antigamente. O conceito básico seria "Um Novo Ultraman para os anos 1980", daí o nome do herói. Mas havia divergências entre a Tsuburaya e a TBS sobre os rumos do seriado. A emissora queria usar o conceito de um "Ultraman Professor" devido ao sucesso de seriados escolares como 3-Nen B-Gumi Kinpachi Sensei, mas a Tsuburaya queria seguir uma linha tradicional de ficção científica como nas séries Ultra anteriores. Isso foi porque fazer um seriado de efeitos especiais custava muito caro e por isso o elemento do drama escolar seria uma "medida de segurança" imposto pela emissora para garantir que o seriado tivesse audiência. Foi feita uma mistura das duas ideias, mas as filmagens enfrentaram vários obstáculos. Um deles foi a locação de uma escola de verdade para fazer a parte do drama juvenil que, devido à sua natureza, só poderia ser usada aos domingos. E justo esse aspecto de se usar uma escola foi alvo de críticas de APMs (Associações de Pais e Mestres), que diziam que era "um absurdo um professor envolver crianças em uma luta contra monstros em um lugar sagrado como uma instituição de ensino". A audiência estava baixa e por isso decidiram fazer uma mudança de linha, focando no aspecto da ficção científica. A partr do episódio 13, passou-se a retratar Takeshi Yamato apenas como um membro da UGM e não mais como professor, sem mencionar dentro do seriado se ele tinha deixado a escola ou não (isso só seria explicado em Ultraman Mebius).

O seriado seguiu a linha que a Tsuburaya queria, mas mesmo assim a audiência caiu, o que fez com que a tentativa de se trazer as séries Ultra para os anos 1980 se tornasse um fracasso. Enfurecido, o então presidente da Tsuburaya Productions, Noboru Tsuburaya foi à TBS acusando-a do fiasco, dizendo que "vocês arruinaram o Ultraman que nós criamos". Um executivo da TBS retrucou, dizendo que o Ultraman não foi feito por Noboru (e de fato, ele não participou da criação do Ultraman, mas sim seu pai, o grande Eiji Tsuburaya e seu irmão Hajime). A briga passou para o campo das ofensas pessoais e esse executivo se tornou mais tarde um dos presidentes da emissora, o que culminou com a proibição da entrada de executivos da Tsuburaya na TBS. E isso fez com que não fossem produzidas novas séries Ultra no Japão por quinze anos até Ultraman Tiga em 1996.

Curiosidade: nos créditos de encerramento é possível notar o nome de Shinichi Oooka, atual presidente da Tsuburaya Productions, na equipe de filmagem.

Na verdade, eu conhecia o Ultraman 80 desde criança e vi dois episódios no Betamax da minha avó em 1981, quando eram reprisadas as séries Ultra clássicas aqui no Brasil (Ultraman, Ultra Seven e O Regresso de Ultraman). Nessa época, consegui vários livros infantis sobre o Ultraman 80 e foi aí que eu comecei a aprender o idioma japonês. Ou seja, ele foi o meu "professor Ultraman".



O Ultra-Act Ultraman 80 esteve disponível apenas para venda exclusiva pela loja virtual da Bandai. E isso tem acontecido com todos os modelos da linha desde então, o que me preocupa muito.


O conteúdo da caixa. Desta vez estão incluídas três peças de efeito.



Visão de corpo inteiro. O Ultraman 80 é outro daqueles que dizem  que é "feio", mas eu não consigo achar isso. Talvez por conhecer desde pequeno. A representação é bem fiel.



Close do rosto. O "nariz" é definido, com um formato triangular, diferente dos outros Ultras de M78. O formato da boca é bem característico e dá o diferencial necessário.



Outra característica do Ultraman 80 é que a "crista" não cobre toda a cabeça. A "espinha dorsal" usada para esconder o zíper da fantasia também não é muito protuberante.



O formato do peito é igualzinho ao original, inclusive a saliência.


A Luz de Aviso é intercambiável com uma peça vermelha.




A novidade é que desta vez o conector tem uma parte plana e com isso não tem o perigo de instalar a peça de cabeça para baixo. Em outro modelos é preciso ver de lado o alinhamento da peça com o peito para conferir se está tudo certo com a pena da peça não ficar firme e se soltar.



Os ombros possuem a protuberância fiel ao original e o sistema de articulações permite que eles possam ser bem abertos.


A modelagem dos detalhes mais uma vez é perfeita.



- EIGHTY!!!
Takeshi Yamato fazia uma sequência de movimentos antes de sacar o item de transformação Bright Stick...



... para assumir a forma do Ultraman 80.


A pose básica de luta é bem parecida com a do Ultraman Tiga.


A figura é muito bem articulada. E controlando o centro de gravidade, ela pode fazer esse chute alto e ficar nessa posição sem precisar de suportes.


Ultraman 80 usava bastante os chutes. Ele era capaz de dar giratórias em sequência.


E a figura se sustenta de cabeça para baixo sem o uso de suportes. Com isso dá para representar uma cena em que o prof. Yamato tenta convencer um aluno que não queria ir à escola. Também é bom para representar a punição por ter demorado para retornar à base.


- Olha só, Sayaka! Estou sustentando a Terra com os braços. Puxa! Ela é bem pesada!
- Ah, prof. Yamato. O senhor é muito engraçado. Tá legal. Eu vou para a escola.


Por várias vezes ele assumiu a pose de lutador de sumô para enfrentar seus oponentes.




A peça intercambiável para instalar um conector para bases suporte. Para isso é preciso apertar a peça original no lado direito para que o outro lado se erga e fique fácil de tirar. Um sistema que existe desde o Ultraman Joneus.


Isso é bem útil, já que 80 usava muito as voadoras.


O 400-mon Kick, inspirado no 16-mon Kick do famoso lutador Giant Baba.

Moonsault Kick. Uma poderosa voadora, que já derrotou um monstro.


80 às vezes pulava sobre o inimigo para dar um chute pelas costas.


Obviamente a pose de voo pode ser feita.




A figura consegue fazer os movimentos para disparar o raio Succium. Grafei assim pois o nome do raio vem da palavra "success".



Desta vez optou-se por fazer um efeito igual ao do seriado, com linhas e algumas "interrupções". As cores do raio são bem fieis ao original. Gostei muito mais assim.



Estão incluídas mãos em "lâmina", inclusive um par com os polegares dobrados para dentro. A mão com o raio também tem essa posição.


Mas na verdade o 80 nem sempre disparava o raio com os polegares assim.



O modelo é articulado o suficiente para representar 80 disparando o raio durante o voo.



Também está incluída uma peça para representar o Buckle Beam, que era usado quando o raio Succium não surtia efeito.



Para isso é preciso trocar a peça do Ultra Buckle. Pressionando-a na parte de baixo faz com que a parte de cima se erga e com isso é possível tirá-la.


A peça é microscópica e por isso é preciso cuidado para não perdê-la. Mesmo assim ela fica bem presa na figura e não tem muito perigo de escapar.



A peça não é muito longa, mas as pontas são bem afiadas. A gradação é muito bonita.


Outra peça incluída é esta, representando a Ultra Ray Lance.





Ela é segurada por uma mão específica.


Ultraman 80 enfrentou o Alien Baltan. Desta vez ele veio levar humanos para um zoológico no planeta Baltan, o que é estranho.


Afinal esse planeta havia sido destruído na época do primeiro Ultraman devido a um experimento de um Baltan cientista louco. E seria por isso que eles se tornaram seres errantes e acabaram vindo para a Terra.


Mais tarde surge outro Baltan, mas com um plano executado de forma totalmente sem sentido.


Ao ver que o plano falhou, Baltan rapta cinco crianças e as prende dentro de um saco, usando-as como reféns. Ele parece estar em vantagem, mas...



80 se lembra que o primeiro Ultraman lhe havia ensinado uma técnica que poderia derrotar Baltan: o Anel Cortante.
Na foto, usando a mão que veio com o Ultra-Act Ultraman (2ª Versão). A mão se conecta, mas é um pouco dura de tirar.


A UGM recebe um informe de que o Ultra Seven estaria destruindo a cidade.


Na verdade trata-se do rancor do menino Naoto, que foi atropelado por uma gangue de motociclistas. Esse rancor entrou no boneco do Ultra Seven que o menino guardava como proteção dando origem a uma cópia do herói que persegue os arruaceiros sem se importar com o que está ao redor.



Ultraman 80 tenta detê-lo, mas isso não é tarefa fácil.


Ao ver o Ultra Seven imaginário chutando objetos, 80 percebe a sua verdadeira identidade, já que Naoto é um jogador de futebol.


- Naoto! Você quer ferir os sentimentos das crianças além de você que gostam do Ultra Seven?! O Ultra Seven não é um guardião da Paz?!
Essas palavras fazem o Ultra Seven imaginário hesitar.


Ultraman 80 lança um raio purificador que faz com que o Ultra Seven imaginário pare de se mover.


Ao ver os arruaceiros se arrependendo, o rancor de Naoto se esvai. Ultraman 80 então leva o boneco embora.


Outro monstro clássico que 80 enfrentou foi Redking, materializado por um gênio atrapalhado.


80 parece levar a melhor por ser mais ágil.


Redking ataca com uma mordida...



... e com sua força descomunal.


Mas 80 contra ataca com o Moonsault Kick.


E derrota Redking com o raio Succium.


Existiam também variações dos monstros clássicos como o Gomora II (na foto vai o "I" mesmo), que tinha poderes que o anterior não tinha, como disparar balas dos pulsos...


... lançar cortadores de energia da cabeça...


... e prender seu oponente com um anel de energia.


Ultraman 80 voltaria à Terra no episódio 41 de Ultraman Mebius.


Nisso é revelado que 80 teve de abandonar sua carreira como professor e foi embora sem se despedir de seus alunos. Ele então pede que Mebius vá e fale com eles em seu lugar.


Um monstro feito de Energia Negativa surge no Colégio Sakuragaoka, durante a reunião dos ex-alunos da classe de Yamato.
- Aquele é...
- ... o Ultraman...
- ...80!
- É o nosso...
- ...Ultraman!
- Prof. Yamato!
- PROF. YAMATO!!!


Ultraman 80 derrota (purifica?) o monstro, que não oferece qualquer resistência. Nisso...
- Professor! Eu me tornei professor também me inspirando no senhor!
- Eu me casei e agora sou mãe de três filhos!
- Eu consegui um emprego em uma instituição financeira por aqui!
- Estou fazendo pesquisas todos os dias na universidade!
- Herdei o supermercado do meu pai e estou dando tudo de mim!


- Estamos todos muito gratos ao senhor! Muito obrigado! De verdade!
Ele então ouve a canção de formatura de seus alunos, que nunca teve a oportunidade de ouvir.


- Desta vez fui eu quem aprendeu uma lição.
Yamato decide se encontrar com seus alunos depois de mais de 25 anos.
Nessa parte, Ultraman 80 aparece em sua forma humana, Takeshi Yamato, interpretado pelo ator original, Hatsunori Hasegawa. Ele havia recebido uma carta do produtor Hiroyasu Shibuya convidando-o a participar deste episódio e aceitou com todo o prazer, pois ele queria "terminar um assunto que deixou pendente em Ultraman 80". Mas sua agenda estava cheia e por isso Hasegawa só conseguiu gravar esta cena e as falas do Ultraman 80. Mesmo assim ele fez questão e deu um jeito de participar.


A bem da verdade, Yamato era um professor bem excêntrico. Logo no primeiro dia de aula, ele levou os alunos para fora da classe e fez com que eles procurassem por indícios de atividades anormais.


- Prof. Yamato! Encontramos isso aqui!
- Puxa! Essa semente estranha é pura energia negativa! Bom trabalho, meninas!


- A gente vai continuar investigando, professor.
- OK. Qualquer coisa me avisem e não se arrisquem.
- Pode deixar!


- (Taí. Se eu tivesse umas alunas assim naquela época o meu trabalho ia ser bem mais fácil.)


Ultraman 80 também apareceu no filme Mega Batalha na Galáxia Ultra e enfrentou Belial usando um golpe combinado com o Ultraman Ace e o Regresso de Ultraman.



Mas Belial detém o raio e o joga de volta para os heróis. Essa foi a única vez em que Ultraman 80 foi derrotado.


Hatsunori Hasegawa voltaria a interpretar a voz do Ultraman 80 em A Vingança de Belial, pesquisando os destroços de um Darklops.








He came to us from a Star!

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra-Act do Ultraman 80, feita pela Bandai. Mais uma representação perfeita de um de meus heróis da infância. Naquela época eu sempre quis um boneco do Ultraman 80 e agora eu realizo o meu sonho... e ainda mais, pois é uma figura totalmente articulada e cheia de acessórios para representar várias cenas do seriado e até de suas participações em filmes. É só que existem problemas de controle de qualidade, como no meu exemplar, em que o pescoço é um pouco frouxo. A Luz de Aviso azul não fica muito firme e pode cair com algum impacto (embora não fique caindo à toa). Mesmo assim, como em todos os modelos da linha Ultra-Act as qualidades suplantam os defeitos. E em maio deve sair a Yurian, parceira do Ultraman 80 no final da série. Uma pena que este modelo teve disponibilidade limitada e aparentemente todos da linha vão ter o mesmo destino.

O seriado está disponível no site Crunchyroll, mas por enquanto só na versão em inglês. Logo deve ser disponibilizada uma versão em português-brasileiro e torço para que tragam mais. As histórias não são tão caprichadas quanto em Ultra Seven ou Ultraman Tiga (de fato, são até meio fraquinhas), mas os efeitos especiais são de alto nível, ao menos para a época. E olhando bem, as miniaturas são feitas com esmero. Alguns prédios tem até cortinas e miniaturas de mobiliário. Quem viveu os anos 1980 vai sentir nostalgia ao ver as coisas da época. E recomendo ver ao menos até o capítulo 13 e depois ver o capítulo 41 de Ultraman Mebius. Fico muito feliz em ver que as séries Ultra estão voltando para cá.




- Oi, Konata. Que livro é esse?
- É uma história em quadrinhos sua, bem antiga.


- Nela você enfrenta um exército de monstros voadores.
- Ah, sim. Eu me lembro desta.
- Ué? Terrotilos? Tinha essse monstro? E os Zandrius se esqueceram do que você fez por eles?


- Nessa eu pedi ajuda à M78, mas...


- Zoffy viu isso como uma provação para que eu pudesse me tornar um Irmão Ultra.


- Aí você teve que lutar sozinho?
- Pois é.


- Não foi uma luta fácil.
- Tô vendo.


- Mas ainda bem que no fim você venceu.


- Sim. E com isso eu percebi que os Irmãos Ultra fizeram isso para que eu não dependesse deles à toa.
- E nessa eu vi que você é o Guerreiro Ultra mais forte de todos.


- Afinal o líder dos monstros era o Birdon, que já derrotou o Ultraman Taro e o próprio Zoffy. Na época do Ultraman Mebius ele era conhecido como "o monstro que já matou um Ultraman".
- Como é que é?!


- Zoffy....
- ...... Hein? Não sei de nada. Ah, esse café está tão gostoso...

8 comentários:

  1. Olá Usys! Parabéns pelo review, muito ótimo! Como sempre, cheio de informações interessantes e sempre bem ilustrado com fotos ótimas. Particularmente, não conheço o Ultraman 80: e de certa forma, me causa certa estranheza o aspecto dele, me parecendo meio robótico perto dos outros Ultramen. Enfim, é um Ultra-Act muito bem feito, que a Bandai/Tamashii Nation presenteia aos fãs da série. E é legal quando a Bandai capricha nos acessórios, principalmente quando são itens que reforçam a personalidade/ações do personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bento!
      Conheci o 80 quase junto com os Ultras clássicos e por isso tenho um certo apego a ele. Talvez seja esta a razão pela qual não consigo achar estranho. Se bem que a boca é bem diferente.
      Achei bem legal terem incluído a lança, além dos raios mais representativos. A Bandai capricha quando quer. Só o controle de qualidade tem que melhorar.

      Excluir
  2. Esse foi um review bem emocionante, deu pra sentir a sua paixão pela série! As fotos estão maravilhosas, quase dá pra ver os personagens se movendo, de tão bem feitas hehe. Gostei da histórinha no final :D
    O 80 é um cara bem ocupado! Só um verdadeiro herói pra dar conta de todas essas tarefas. Achei interessante a descrição dele como professor, começo a achar que o Koro-sensei de Ansatsu Kyoushitsu foi levemente baseado no 80.

    Nossa, essas brigas de executivos são sempre complicadas, e o pior é que quem sai perdendo são os fãs, que ficam sem suas séries.

    Belíssimo review!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Acabei exagerando de novo. Mas realmente Ultraman é minha paixão e acabo me descontrolando.

      Pior que no seriado falam mesmo que o 80 não tem descanso. Ouvindo assim é bonito, mas...

      Essa briga foi um golpe duríssimo. E por causa disso a franquia Ultra perdeu muito terreno. Mas pelo menos teve gente que tentou segurar as pontas e fez de tudo pelos fãs, ainda que no meio de bagunça.

      Excluir
  3. Eu estou assistindo o Leo com meu sobrinho no Crunchyroll e gostando bastante. Dá pra ver que a verba não era lá essas coisas, mas isso não atrapalha o divertimento. O Gen Ootori é um protagonista muito carismático e é bom ter o Dan de volta, mesmo que ele seja um tanto duro com ele nessa série. Eu estava pensando em continuar com o Ultraman 80, mas pelo visto as histórias não são tão boas assim? Acho que pelo menos meu sobrinho deve gostar. Eu acho interessante o conceito do Ultraman como professor, é uma pena que eles tenham deixado isso de lado. Mas talvez seja melhor pular pro Max ou Mebius? Regresso é bem difícil de encontrar completo no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, FelipeOnodera!
      Realmente as histórias não são muito bem pensadas, mas isso em relação a outras séries como Ultraman Tiga ou Ultra Seven. Mesmo assim é bom para ver as relações do Takeshi Yamato com os alunos. E mais uma vez recomendo ver pelo menos até o capítulo 13 antes de ver o Mebius. Isso potencializa o efeito do capítulo 41.
      Ultraman Max é uma mistura. Tem episódios cômicos, de rolar de rir e episódios dramáticos, com grande beleza visual.

      Excluir
  4. puxa, li tanto mangá do 80 na escola... obrigado pela matéria, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita! Eu é que agradeço!

    Só consegui esse mangá e esses livros infantis. Mas gostava muito! E finalmente deu para ver a série inteira nos dias atuais.

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html