domingo, 12 de abril de 2015

Ultra-Act Red King

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act do monstro Red King, do seriado Ultraman, feita pela Bandai.



Red King apareceu pela primeira vez no capítulo 8 de Ultraman, "A Terra dos Monstros". Ele vem da ilha Tatara, que teve várias alterações geológicas que fizeram despertar monstros e ele figura como o mais forte de todos. Ele já aparece derrotando um, Chandlar, arrancando sua asa de forma sanguinária e violenta. Seu urro é capaz de fazer outro monstro, Maglar, fugir sem enfrentá-lo. Red King é violento e cruel, mas não foi um adversário à altura do Ultraman, que o derrotou facilmente. Ele não era o único de sua espécie e surgiriam outros em várias séries Ultra.

Ele é comumente descrito como o monstro de maior força física das séries Ultra, mas como pôde ser visto acima, não é bem assim. Essa impressão talvez tenha ficado porque quase sempre Red King aparece derrotando outros monstros antes da luta com o personagem principal. Ou seja, contra outros monstros ele pode ser forte, mas não é o suficiente para derrotar um Ultra (ou o Gomora controlado por Ray em Ultra Galaxy). Red King é um dos componentes do monstro agregado Tyrant, que aparece em Ultraman Taro, nesse caso as pernas.

No jogo ウルトラ作戦 科特隊出撃せよ! (ULTRA Sakusen KaTokuTai Shutsugeki seyo!, algo como "Operação Ultra Patrulha Científica, Ação!"), feito para a linha japonesa de computadores PC-9800 são contados eventos que teriam se passado entre Ultra Q e Ultraman, contando a origem da Patrulha Científica. Nele figura o monstro Gold King, que seria a espécie originária do Red King.


Apesar do nome, Red King não é vermelho. Isso foi devido a um engano do setor de modelagem e nunca foi explicado o motivo disso ter acontecido. Talvez por falta de tempo, as filmagens acabaram sendo feitas sem mudar a cor da fantasia. Mais tarde, passou-se a dizer que Red King teria esse nome por ser "um monstro extremamente violento que gosta de ver o sangue vermelho expelido por suas vítimas". Ironicamente, só surgiria um Red King vermelho em Ultraman Powered, feito nos Estados Unidos. O desenho do monstro foi feito por Tohru Narita, renomado designer, criador dos visuais do Ultraman e do Ultra Seven, e a modelagem por Ryosaku Takayama, conhecido como "O Pai dos Monstros" devido ao seu capricho. É contado que Narita se surpreendeu ao ver a fantasia entregue por Takayama por ela não era vermelha como ele pretendia que fosse. Também existe uma teoria de que quem deu o nome ao monstro foi o roteirista Shozo Uehara, mas os detalhes não são conhecidos.

Curiosidade: a fantasia do Red King mais tarde teve a cabeça modificada e o corpo pintado de azul para fazer o monstro Aboras, no episódio 19. E a fantasia foi mais uma vez reaproveitada para ser o segundo Red King no episódio 25.


Red King é um dos monstros mais famosos da franquia Ultra e provavelmente o que tem mais participações em seriados, desenhos e quadrinhos relacionados. Apesar de bruto e violento, ele tem vários trejeitos cômicos, o que o faz ser até simpático e talvez isso justifique a sua popularidade. Ele foi o único monstro a ser lançado na linha Ultra-Act depois da reformulação. E até agora é o último.


Nada muito relevante, mas o meu exemplar sofreu um acidente de percurso durante o trânsito e a caixa veio amassada. Felizmente o conteúdo veio intacto.


O conteúdo da caixa. Pouca coisa, mas como todos os monstros da linha, a própria figura é volumosa o bastante para justificar o preço. E ele vem com mãos intercambiáveis. Ultimo tipo!



Visão de corpo inteiro. A modelagem é caprichada e a representação é magnífica. O modelo é baseado na primeira versão do monstro, que apareceu no capítulo 8 de Ultraman. E ele tem vários sistemas que os outros monstros não têm. É o último tipo!



Close do rosto. Representação perfeita da primeira versão, em que não apareciam as partes brancas nos olhos (embora ele as tenha). A alcunha de Red King seria "Monstro Caveira" e desde pequeno eu nunca entendi o porquê, já que ele não lembra em nada um crânio. O único Red King que tem a cabeça com o formato de uma caveira é o de Ultraman Powered.



A mandíbula se abre, mas não muito. Mesmo assim é o suficiente para dar expressão ao monstro.



A representação da textura das escamas é fenomenal. Nesta foto com pouca iluminação dá para ver bem o relevo.


A textura e a pintura do pescoço são feitas com esmero.





A base do pescoço é preso por uma conexão esférica e por isso pode se mover para vários lados.




A movimentação é um pouco limitada, mas é o suficiente.



A grande novidade é o uso extensivo de articulações esféricas nos ombros, cotovelos e joelhos. Ultimo tipo! Um fato curioso é que a fantasia original também tinha cortes por baixo da axila para facilitar os movimentos do dublê que a vestia.





As articulações são um pouco duras, mas considerando o formato "monstro", ela se movem mais do que se imagina.


Detalhe da articulação do ombro, que tem um anel para escondê-la.




Este modelo tem mãos intercambiáveis. Estão incluídas estas, mais abertas, mas infelizmente não tem as mãos fechadas, essenciais para representar algumas cenas. A conexão do pulso do meu exemplar não é muito firme e as mãos escapam a toda hora.


Um exemplo de pose com as mãos fechadas seria aquela em que ele bate no peito. De fato, um dos conceitos de Red King seria "um King Kong com a forma de um dinossauro".


Outro exemplo seria esse em que ele estala os dedos antes de partir para a briga.





O torso tem certa flexibilidade e pode ser girado na altura do peito, mas é um pouco duro.





Por outro lado, a inclinação para a frente é surpreendente.


Detalhe da articulação das costas.


As pernas são surpreendentemente flexíveis, embora nem tanto devido ao formato. Elas apenas se movem mais do que aparentam.







Nestas fotos dá para ver que os projetistas tiveram bastante trabalho para esconder as articulações.



Detalhes das articulações das coxas e dos joelhos.




As articulações esféricas dos joelhos são tão grandes que nem precisei de uma lente macro para fotografar. Ultimo tipo!



Os pés são presos por conexões esféricas, mas não se movem muito.




A cauda tem várias conexões esféricas em cada secção, mas não é muito flexível. A ponta da cauda tem direitinho o formato de um chocalho de cascavel.


O desenho do Red King é bem curioso, com uma cabeça pequena. Isso foi feito para que ele parecesse ser maior do que é caso fosse visto de baixo para cima (como uma pessoa veria um monstro) e dá para ver que isso funciona bem.



Está incluída esta peça, que representaria pedras sendo jogadas ou espatifadas, mas eu mesmo não consigo ver isso.


Ficaria assim de acordo com as instruções.


Talvez a intenção fosse esta, como se Red King estivesse jogando pedras no chão.


Ou esta com ele chutando as pedras.




A mão aberta tem um conector, que se prende à pedra incluída.


Com isso é possível representar Red King segurando a pedra, como ele geralmente faz em suas aparições. Esta seria sua única forma de ataque a longa distância, já que ele não cospe fogo ou lança raios.


No jogo Ultraman para PlayStation 2 existe um mini-jogo de arremesso de pedra com o Red King. O objetivo é jogá-la o mais longe possível.


Mas se houver um erro na hora de jogar a pedra, ela cai no pé do Red King.


Fazendo isso, ele grita de dor e depois bufa de raiva. É bem engraçado ver isso.


Na versão em quadrinhos de Kazuo Umezu, ele solta fogo pela boca e é com isso que ele derrota o monstro de neve Gigas (peça de efeito não incluída).


Red King aparece pela primeira vez no episódio 8 de Ultraman. Ele ataca a Patrulha Científica com pedras, mas Ultraman chega e o chuta pelas costas, como se estivesse balançando em uma barra de ginástica.


Ultraman desafia Red King.


Red King pega uma pedra para arremessar no Ultraman...


... que atira nela com o raio Spacium.



A pedra cai no pé de Red King, que grita de dor.



Ultraman o agarra pelo pescoço, erguendo-o do solo.



Ultra Swing!




Arremesso por cima do ombro, que mata Red King. Foi uma luta fácil e a Luz de Aviso do Ultraman nem mudou de cor.


Surge outro exemplar do Red King nos Alpes Japoneses.


Desta vez o monstro engoliu uma bomba de hidrogênio e um erro pode causar uma tragédia. Por isso Ultraman tem dificuldades.



Ultraman usa seus poderes telecinéticos para erguer o monstro...




... e o paralisa com o Ultra Air Catch.




Ele então arremessa o Anel Cortante, que se divide em dois...


... e leva o pescoço, que contém a bomba H para o espaço para detoná-la lá em segurança.
Obs: consegui tirar a cabeça do meu exemplar com facilidade, mas não é garantido que isso possa ser feito em outros.


Red King aparece em The Ultraman, enfrentando o Ultraman Joneus.


Além de sua força descomunal, com a qual ele finca a cabeça de Joneus no solo...


... desta vez tem um raio desintegrador da boca.


Por alguma razão ele pula para cima de Joneus...



... que o derrota com o Boomerang Guillotine.


Em Ultraman Max, ele seria um "deus da destruição", selado em uma ilha. E ele é capaz de cuspir pedras feitas de um material altamente explosivo.





Para combater o monstro, que tem uma força descomunal, Max usa sua supervelocidade.


Ele vai fazendo isso até as pedras dentro do corpo de Red King se esgotarem, deixando-o sem "munição".


O monstro até engole mais algumas, mas Max usa a Maxium Sword para explodir uma que ficou na boca.


Isso causa uma reação em cadeia que faz as pedras explodirem dentro do monstro.


Red King é nocauteado e Max se prepara para disparar o Maxium Cannon, mas se lembra de que isso pode detonar o restante das pedras que estão dentro do corpo do monstro e causar um estrago ao redor.



Max então o leva para o espaço para destruí-lo lá.


Outro Red King aparece na cidade, como plano do Alien Shamar. Mas Max o prende em uma barreira...


... e o derrota com o Galaxy Cannon. A barreira impede que a explosão de Red King cause estragos aos prédios ao redor.





Red King aparece no primeiro capítulo de Ultra Galaxy, enfrentando Telesdon e Sadler.


E ele também enfrenta Gomora, monstro do personagem principal, Ray.





A luta é bem difícil, com direito a choque de caudas.



Gomora usa um arremesso giratório, igual ao do primeiro Ultraman.




Red King pede um tempo e fica olhando para o chão, procurando por alguma coisa. E acha uma pedra para jogar em Gomora.




Mas Gomora a destrói com a Super Onda Vibratória.




Gomora então finca o chifre em Red King, disparando a Super Onda Vibratória direto em seu corpo e o arremessa por cima da cabeça, derrotando-o.


Na série em quadrinhos ULTRAMAN, surge Red, um alienígena idêntico ao Red King. Ele não fala nenhum idioma da Terra, mas depois ganha um aparelho que facilita sua comunicação e permite que ele se disfarce de humano.
- Olha só para o meu aparelho, Shinjiro! É último tipo!


Todos os monstros da linha Ultra-Act. A escolha é altamente compreensível. E o mais interessante é que todos eles têm formas mais poderosas.


Com mais inimigos que saíram pela linha Ultra-Act. Zamsher conta como aliado e por isso não está na foto.


Ultraman e Ultraman Tiga são os que têm mais inimigos saídos pela linha.


-E aí, Ultraman!


- Vamos sair para tomar "um chopps"!
- E "dois pastel"!

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra-Act do monstro Red King, feita pela Bandai. Já se passou bastante tempo desde que apresentei uma figura de um monstro e por isso tive que reaprender um monte de coisas. Mas me surpreendi com os vários novos sistemas que colocaram nesse modelo, como as articulações esféricas e as mãos intercambiáveis. A modelagem é fascinante, impecável. Uma miniatura perfeita do Red King e bem articulada. Não dá para fazer poses como em figuras humanóides, mas se move bem mais do que aparenta. Uma bronca que eu teria seria a falta de mãos fechadas, que seriam bem úteis para algumas poses. E as mãos não ficam muito firmes, mas acho que é melhor do que ficar muito duro e arriscar quebrar o conector. No meu exemplar, ao menos, o pescoço pôde ser removido com facilidade e seria divertido se tivessem colocado um pescoço extra com a cabeça do Aboras, mas a cor ia ser diferente e seria necessário ter o Banira também. Uma pena que aparentemente esse é o último monstro da linha, já que desde o seu lançamento não foi anunciado mais nenhum. As vendas não foram muito boas e este modelo acabou indo para a liquidação. Foi assim que consegui um e por isso me sinto culpado por não ter dado o apoio que a linha precisava. De qualquer jeito, esse é um modelo de um dos monstros mais icônicos das séries Ultra, com participação em várias delas e por isso pode ser enfrentar quase qualquer herói da linha, conforme demonstrei. Totalmente recomendado.






- Bondade sua me convidar para sair com seus amigos, Srta. Izumi.
- Sem problemas, Miyuki. É que você não pôde vir junto com a gente da outra vez.
- Puxa! Eles devem gostar mesmo do trabalho. Vieram todos com as fantasias. E elas são tão bem feitas que parecem de verdade.


- Fantasias? Mas que fantasias?
- !!!

6 comentários:

  1. Parabéns Usys! Review muito ótimo e as fotos, como sempre, bem ilustrativas. Muito legal esta figura do Red King: é com certeza um dos monstros icônicos das séries Ultra. Se bem que a maioria dos monstros das séries Ultras´me são familiares e sempre acho eles icônicos. Lembro deles graças aos antigos e-hon (livros de desenhos, aqueles com páginas de papelão bem grosso) que eu tive durante a infância. Lembro que sempre me interessava mais pelos monstros do que pelos Ultras, apesar de agora não lembrar de seus nomes e só lembrar de suas fisionomias. Achei esta figura bem interessante, se bem que me lembro mais do Red King com o branco dos olhos expostos. A Bandai caprichou mesmo nas articulações, pena que tenha a mobilidade um pouco travada em função do próprio design do personagem. Bom, neste ponto acho que até fica semelhante ao original, pois os monstros da série, principalmente os "kaijus", sempre foram meio travadões por terem o design mais "bruto" que os "alienigenas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bento!
      Um dos grandes méritos das séries Ultra é que até os inimigos são marcantes. Também tenho esses e-hon e foi com eles que comecei a aprender japonês. E de fato, tem muitos que eu me lembro de como eram, mas esqueci os nomes.
      Se mover dentro das roupas era jogo duro, conforme disse o ator que fazia o Godzilla. Mas parece que as roupas das séries Ultra eram mais fáceis de se mover. De qualquer jeito, ajuda a dar um aspecto inumano aos movimentos.

      Excluir
  2. Seus reviews são sensacionais! Não sou fã de Ultraman mas tendo "bonecos" no meio eu tô olhando tudo! As figuras são mostradas com maestria e o tom cômico que é dado às historinhas deixam a matéria bem legal! Sucesso, nobre amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!
      O monstro na verdade é bem cômico. Só precisei recriar as cenas em que ele aparece e tem um monte que eu não consegui que são muito mais engraçadas.
      As historinhas são para relaxar depois da explicação das articulações, que pode ser estafante. E para mostrar as possibilidades.

      Excluir
  3. Muito bom Usys! Esse Red King parece ser um monstrengo bem porradeiro, aliás, parece que é só isso que ela sabe fazer hahaha. Achei muito bem feita a figura, a cabeça dele me lembra um monstro de Resident Evil 6.
    Essas figuras de monstros são perfeitas para criar cenas de lutas, até já pensei em pegar alguns para fazer umas lutas com as Nendos.
    Ri muito das cenas com a pedra caindo no pé dele!!
    E esssa festa aí? A Konata já parece bem enturmada com os monstros, me pergunto que tipo de música essa turma vai cantar no karaokê hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Esse é partidário de uma boa briga. Pena que ele sempre se dá mal. Tem várias vezes que ele fica com a cabeça entalada em um rochedo.
      Figuras de monstros que são bem em conta são aquelas em soft vynil. Uso bastante aquelas dos Garberos que são medonhas e muito caprichadas.
      Konata e os Ultras são velhos amigos. E ela sabe cantar todos os temas das séries Ultra. Mas a maioria dos monstros gosta mesmo é de "Enka".

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html