sábado, 11 de abril de 2015

Aランク サンダー - A-Rank Thunder

Desta vez vou falar do jogo A-Rank Thunder, feito pela RiOT, um dos setores da Telenet Japan em 1993 para o Mega CD.


O jogo tem a intenção de emular um seriado de super heróis no estilo japonês, com um conceito bem parecido com o do Kamen Rider, com um herói que é raptado por uma organização secreta e passa por uma cirurgia de reestruturação celular para ser transformado em um de seus soldados, mas se rebela contra ela. Para ser mais exato, segue a fórmula dos Riders do final dos anos 1980 e começo dos 1990 tendo com exemplos Shin Kamen Rider e Kamen Rider Black, que tinham um tom mais sombrio e os personagens principais, uma aparência mais orgânica.



Consegui este jogo quando fui para o Japão em 1996. Queria há muito tempo falar dele, mas demorei para organizar a matéria. Ainda assim ficou longa, pois o conteúdo é denso. Sendo assim separei por tópicos conforme abaixo, que podem ser lidos em períodos diferentes para facilitar.

1. Resumo da História
2. Sobre a História e a Produção
3. Sobre o Jogo
4. Considerações
5. Lista de Personagens





1. Resumo da História


A história básica é bem parecida com a do Kamen Rider. Yutaka Ran, jovem cientista com condicionamento físico excepcional é raptado junto com seu melhor amigo, Natsuhiko Higashimine, por uma organização secreta e passa por uma reestruturação celular, sendo transformado em um superser. Mas devido a um efeito colateral do processo, ele acaba perdendo a memória temporariamente.


Essa organização secreta é a Bull's Eye, liderada por Rankuro Jidai, ex-ativista estudantil nos anos 1960, cujo objetivo é derrubar o atual governo japonês e "construir um país melhor" (na foto acima, de perfil, junto com o seu braço direito, Five). Para isso, ele faz uso de superseres chamados de "Custom Creatures", que compõem 80% da organização. Eles são divididos em categorias, "Ranks", de A a F. Quanto mais alto o Rank, mais forte é o Custom Creature, e mais complexa e delicada é a sua reconstrução. Yutaka teria sido transformado em um "Ranker" do nível mais alto, o "A-Rank" e ganha um novo nome: Thunder, com poderes elétricos.

Ao ver que se trata de uma organização terrorista, ele decide escapar da base da Bull's Eye e consegue, se escondendo em um navio cargueiro e lá tem que enfrentar e derrotar um inimigo, o C-Rank Gesta Pack Kijizou. Mas Yutaka não controla seus poderes e nem consegue se transformar de acordo com sua própria vontade, sendo que isso só acontece quando ele se encontra em perigo de vida e seu corpo é movido pelo seu instinto de sobrevivência. E ao se transformar, ele libera uma forte descarga elétrica que incendeia tudo ao seu redor e é assim que ele acaba perdendo sua casa ao voltar para ela e ser atacado pela Bull's Eye. Felizmente, com o tempo ele recupera sua memória.


Além da organização, Yutaka é caçado pelo próprio governo japonês, que desenvolveu uma unidade para combater os Custom Creatures, o Setor de Investigações de Seres Artificiais, liderado por Yoko Zekuto, que usa uma armadura cibernética para enfrentar os monstros. Mas vários eventos fazem com que ela passe a acreditar em Yutaka e apoiá-lo em sua luta contra a Bull's Eye.



Yutaka ganha também o apoio de Meguru Eran, criança de rua que vive de furtos e tentou assaltar sua casa. Quando Yutaka perde tudo, ela passa a se intitular "A Parceira de Thunder", dando-lhe o apoio moral que ele necessita no caminho.


Mas isso não é tarefa fácil e ela passa por várias situações de perigo.


Yutaka se encontra com o misterioso detetive Ryu Nari, que assim como ele, foi transformado em um Custom Creature, nesse caso um protótipo do Thunder, o No-Rank Proto Thunder. E com ele aprende a utilizar melhor seus poderes, assumindo sua forma completa. Ryu conta que fugiu de Bull's Eye e luta contra a organização desde então, mas não revela suas verdadeiras intenções e por isso confiar nele pode ser perigoso.


A luta fica mais difícil com o surgimento do Triple A (Ace), um time especial da Bull's Eye composto por três A-Ranks que trabalham em equipe e cada um deles tem a mesma força de Thunder.


No meio da história é mencionada a existência de mais um A-Rank, chamado Moon, que também teria fugido de Bull's Eye, mas seu paradeiro e objetivos são desconhecidos.


Outro objetivo de Yutaka é salvar Natsuhiko, mas ele não sabe que seu amigo foi convertido à causa da Bull's Eye e transformado no Thunder Killer B-Rank Earth, capaz de anular os poderes elétricos de Thunder. Pelo menos até o inevitável reencontro entre os dois em uma luta de vida ou morte.

O jogo foi planejado para ser lançado em três partes: 誕生編 (Tanjou Hen, algo como "O Nascimento"), 逆襲編 (Gyakushuu Hen, "O Contra Ataque") e 激闘編 (Gekitou Hen, "Combate Violento"). Só foi lançado "O Nascimento", mas devido à baixa vendagem e a uma reestruturação da Telenet Japan, "O Contra Ataque" e "Combate Violento" acabaram sendo cancelados.


Anúncio de "O Contra Ataque", que acabou não sendo produzido.



Até foram mostradas cenas da continuação, ao terminar a história de "O Nascimento".



Rankuro Jidai anunciaria o ataque total da Bull's Eye, chamado por ele de "Operação Sunrise".



Surgiriam novos e mais bizarros Custom Creatures.




Aparentemente haveria um triangulo amoroso entre Yutaka, Yoko e Ryu.



E haveria uma luta decisiva com Natsuhiko/B-Rank Earth.

2. Sobre a História e a Produção

A história tem vários elementos clichê, como a dor do personagem principal por ter perdido sua humanidade e o fato de seu melhor amigo ter sido transformado em um inimigo. Estas são situações que já foram vistas em seriados Kamen Rider, mas o teor da história de A-Rank Thunder é bem mais sombrio e opressivo, conforme podemos ver nestes trechos da narração:

"Thunder não queria admitir que havia se tornado uma aberração e que havia cometido homicídio. Mas esse foi apenas o primeiro passo para seu caminho em direção ao inferno."
"O ano de 1992 será inesquecível para Yutaka Ran por ter sido cheio de incidentes: sua transformação em A-Rank Thunder, seu primeiro homicídio e a restrição de sua liberdade por agentes da Lei."

Diferente de seriados de super heróis mais tradicionais, a narração é feita com frieza (e até um pouco de sarcasmo), apenas relatando os fatos. Nada de "Lute, A-Rank Thunder! Pela paz no mundo e pela liberdade da humanidade!" ou "Use sua fúria e sua tristeza para derrotar Bull's Eye". Não. Thunder não é visto como um super herói, mas sim como um monstro assassino, com um futuro negro. O fato de se derrotar um inimigo é considerado homicídio, sem meias palavras. E o próprio Yutaka se deprecia com sua condição atual, também de forma sarcástica.

A direção, a criação dos conceitos e o roteiro ficaram por conta de Shoujiro Endo, cujas histórias contém intrigas políticas, terrorismo, infanticídio e a vingança de "rejeitados/derrotados da sociedade". Os antagonistas mostrados em suas histórias têm motivos palpáveis e humanos e por isso não são simplesmente "maus". Alguns lutavam por liberdade, sem precisar se sujeitar a regras, como em 魔法の少女シルキーリップ (Mahou no Shoujo SILKY LIP) para o Mega CD. Outros queriam se vingar por terem sido vencidos pelo tempo, como em Metal Fighter MIKU para Sega Saturn, em que figura um lutador que perdeu espaço para uma nova modalidade, o Metal Fight, um estilo com lutadoras femininas em armaduras. 

Em A-Rank Thunder, o líder da Bull's Eye, Rankuro Jidai, seria um ex-ativista universitário que participou do movimento Zenkyoutou, uma gigantesca revolta estudantil que aconteceu de verdade no Japão entre 1968 e 1969. E isso seria uma das motivações dele querer derrubar o governo japonês e instituir uma nova ordem (embora suas ideias e métodos não sejam muito diferentes de um terrorista comum), o que dá mais credibilidade aos personagens.

Endo também escreveu uma história contando a vida de um dos inimigos derrotados por Thunder. Quando criança, esse inimigo era alegre e prestativo, mas depois de passar por bullying sem motivo no jardim da infância por parte de um colega, que era neto de um político importante, teve sua vida mudada. O resto de sua infância e adolescência, em que ele sofreu por causa dos absurdos do destino, o que distorceu ainda mais o seu caráter, são contadas com detalhes deprimentes e só no final é revelado quem era esse inimigo.

Endo publicou essa história em sua página na internet, assim como rascunhos da continuação de A-Rank Thunder (em japonês). É possível ler todo "O Contra Ataque", mas "Combate Violento" só foi escrito até o meio e por isso a história não teve uma conclusão. Mesmo assim é contado o caos em que o Japão mergulhou depois da Operação Sunrise, até mesmo com protestos violentos e depredações por parte do povo, que perde a confiança no governo ao ver que ele não conseguiu lidar com a ameaça dos Custom Creatures. O clima de "fim de mundo" é desesperador. E mesmo depois da Bull's Eye ser derrotada, surgem várias publicações sensacionalistas tentando se aproveitar do incidente e ganhar dinheiro em cima disso. O medo é constante, pois ninguém sabe quando essa tragédia pode se repetir.

Surgem inimigos capazes de grandes atrocidades, como o B-Rank Bastania, que dispara um líquido que transforma pessoas e animais em monstros. Mas a chance de sucesso em humanos é de apenas 10% e quem não se torna monstro morre por degeneração celular. E surgem criaturas muito mais horripilantes, como o Knight Five, um ser composto da fusão de cinco D-Ranks, sendo que um deles é uma criança.

O desenho do herói e dos monstros ficou a cargo de Yasushi Nirasawa, designer fã de Kamen Rider e que anos depois trabalharia na franquia em Kamen Rider Blade, Kamen Rider Kabuto, Kamen Rider Den-O e Kamen Rider Decade, fazendo o desenho dos inimigos Undeads, Worms e Imagins. Os Custom Creatures de A-Rank Thunder possuem uma aparência orgânica, bem grotesca, incluindo o herói, que não é nada diferente de seus inimigos. Os conceitos são bem próximos aos dos monstros de Kamen Rider Black, em que a reconstrução é feita usando partes orgânicas e não mecânicas, fazendo com que eles sejam diferentes dos ciborgues que figuram em outros Kamen Riders anteriores.

O desenho de personagens foi feito por Masayuki Goto, que mais tarde faria os designs das séries Ultra a partir de Mega Batalha na Galáxia Ultra. Foi como uma ajuda a um amigo que trabalhava na Telenete Japan na época.

As músicas são muito boas, e isso mesmo sem considerar que era usado o som do CD. As melodias são sinistras, opressivas e melancólicas, refletindo bem a condição do herói, que perdeu sua humanidade (mas existe um tema que inspira esperança). A composição é de Shinobu Takao, que fez as músicas da série Valis, da mesma empresa.

O jogo segue o desenvolvimento de uma série de TV do gênero, com direito a abertura e encerramento entre cada capítulo.












A abertura merece destaque. Apesar de pobre graficamente e com animação truncada, as angulações, as poses e as cenas são bem feitas. A canção-tema é muito boa, comparável com os melhores temas de super heróis japoneses, com uma melodia empolgante e uma letra que representa bem o personagem, retratando-o como um "bizarro guerreiro que perdeu seus sonhos", cujo destino é "o fogo do inferno". A canção foi interpretada por Masato Shimon, um dos grandes nomes das músicas de desenhos animados e seriados de super heróis japoneses, comparável a Ichiro Mizuki e Isao Sasaki. Ele cantou o tema do primeiro Kamen Rider sob o nome Kouichi Fuji, seu nome artístico no começo da carreira, com uma voz e uma pronúncia bastante peculiares. Shimon é cristão e seu nome artístico é baseado no seu nome de batismo, "Simon". A-Rank Thunder foi seu último trabalho antes de abandonar a carreira artística em 1993.


Existem até vinhetas no meio de cada capítulo.



A vinheta muda no último capítulo do disco.










O encerramento é composto por imagens estáticas dos personagens. É possível notar no elenco grandes nomes da dublagem japonesa como Hikaru Midorikawa e Aya Hisakawa, ambos em grande atividade na época, aparecendo em vários desenhos animados e jogos. Midorikawa se tornaria Heero Yui em Gundam Wing, Masaki Ando nas séries Super Robot Wars, mais um Heero em Lunar Eternal Blue e recentemente Kouga em Saint Seiya Omega. Hisakawa na época interpretava Ami Mizuno/Sailor Mercury em Sailor Moon e teria muitos outros papéis, como Kerberos (forma mascote) em Card Captor Sakura e Yuri Tsukikage/Cure Moonlight em Heartcatch Precure!. Outros nomes dignos de nota seriam Hideyuki Tanaka (Aiolia em Saint Seiya e Zoffy nas séries Ultra mais recentes) e Hidekatsu Shibata, ator veterano especializado em vilões. A narradora foi Junko Hagimori.

A canção de encerramento é bem melancólica, muito bonita e também é interpretada por Masato Shimon, usando um de seus nomes artísticos, Peter Simon. A letra fala de um caminho sem retorno e de tempos que não mais voltarão, bem apropriada para a série.

3. Sobre o Jogo

A-Rank Thunder é classificado como um adventure, em que é preciso mover o personagem por um mapa simples para chegar a um determinado local e fazer escolhas em certas partes, mas é mais próximo de uma digital novel. A história só tem uma rota e um único final.

No meio do jogo são inseridas cenas de "conversa", usando um sistema chamado LIP (Live Interactive Picture), no qual é necessário escolher qual emoção o personagem deve demonstrar. Dependendo da emoção escolhida, a personalidade de Yutaka muda. Ele pode simplesmente ouvir o que seu interlocutor tem a dizer (o que não afeta sua personalidade), demonstrar "fúria" ou então "tristeza", que possuem pontos que aumentam ou diminuem conforme a escolha de emoções. Ao acumular 70 pontos de "Fúria", Yutaka se torna "Agressivo". Fazendo o mesmo com "Tristeza", ele se torna "Melancólico". Quando nenhuma das duas chega a 70 pontos, Yutaka fica "Estável". E existem eventos que aumentam ou diminuem a "Fúria" e a "Tristeza".

As cenas de luta usam um sistema de cartões. Cada cartão é uma opção de ação, com três possibilidades:


Ataque concentrado em um único alvo.


Ataque disperso com múltiplos alvos.


Defesa.

E cada carta tem uma cor que se associa à personalidade de Yutaka, aumentando seus efeitos em 30%. As vermelhas ganham bônus caso Yutaka seja "Agressivo". Verde tem mais eficácia quando Yutaka está "Estável". Cinza funciona melhor quando a personalidade é "Melancólica". A personalidade também influi na luta. "Agressivo" faz com que Yutaka ganhe 20% a mais de pontos de experiência ao vencer um inimigo. "Melancólico" faz com que a força de ataque e de defesa aumentem ou diminuam aleatoriamente. A primeira vista ser "Agressivo" parece ser mais vantajoso, mas as lutas são todas reles eventos conforme contado abaixo em "Considerações".





As cenas de luta têm animações, ainda que um pouco truncadas, devido às limitações tecnológicas da época. Mesmo assim dá para ver que se esforçaram.

4. Considerações

A história, os personagens, a música e o clima são excelentes, mas infelizmente como um jogo, A-Rank Thunder é muito ruim. Para começar, as cenas de luta não têm sentido, já que é quase impossível perder. Nenhum inimigo consegue ferir o personagem principal e algumas vezes eles também conseguem se desviar ou até mesmo bloquear completamente os ataques de Thunder. Isso faz com que a luta se prolongue desnecessariamente, comprometendo o ritmo da narrativa. E existem lutas em que é preciso saber o que fazer, senão ela dura por toda a eternidade e o jogo não avança.

O jogo trava em várias ocasiões, especialmente durante as lutas, devido a erros de acesso ao disco. Não é culpa do aparelho, já que isso também acontece em emuladores. Apesar de a princípio ser possível gravar o progresso do jogo, as oportunidades para isso são poucas e caso haja um travamento, acaba sendo necessário recomeçar de um ponto bem distante. Isso frustra bastante e então é preciso muita paciência (e sorte) para poder terminar o jogo. Os tempos de carregamento dos dados do disco também são longos e frequentes, o que exige ainda mais paciência do jogador.

Os gráficos sofrem bastante. O Mega Drive era capaz de exibir apenas 64 cores simultâneas em uma resolução de 320x224. A título de comparação, um Smartphone atualmente pode mostrar 16 milhões de cores a uma resolução de 800x480. E mesmo na época a capacidade gráfica do Mega Drive não era grande coisa, já que seu maior concorrente, o Super Famicom, podia mostrar 256 cores simultâneas.

Como "jogo" eu não posso recomendar. O conteúdo é muito bom, mas não vale a pena passar por esse suplício de lutas intermináveis. Para quem se interessa só pela história basta ler o resumo acima e a lista de personagens abaixo, que tem detalhes sobre os rumos da trama, incluindo o que acontece em "O Contra Ataque" e "Combate Violento". A abertura e o encerramento são facilmente encontráveis em sites de vídeos como o YouTube, como este, que tem os dois. O vídeo não é de minha autoria.

5. Lista de personagens


Yutaka Ran (Hikaru Midorikawa)
O personagem principal. Idade: 23 anos. Jovem cientista especializado em biologia com excelente condicionamento físico, que foi raptado pela Organização Secreta Bull's Eye e transformado em um Custom Creature, o A-Rank Thunder. Normalmente é calmo e pacato, mas depois da operação que o transformou, se torna agressivo com tudo e com todos quando sente a presença de um inimigo.
O conceito e o modo de vestir remetem a Takeshi Hongo, o personagem principal de Kamen Rider. Mas Yutaka tem uma visão pessimista e até sarcástica de sua condição atual. Yutaka é um pouco mais cruel, utilizando-se de tortura para interrogar um soldado Combat Man.
O fato de Yutaka ser biólogo é utilizado quando ele recebe a notícia de que passou por uma reestruturação celular, e não acredita, dizendo que isso seria cientificamente impossível. Com isso é mostrado que a tecnologia da Bull's Eye é muito avançada.

O Contra Ataque: Thunder consegue nocautear Earth (Natsuhiko), mas este é salvo por agentes da Bull's Eye. Ao tentar persegui-los, Yutaka sente fortes dores devido a uma "crise de abstinência". Yutaka ouve de Ryu que os Custom Creatures têm de tomar um medicamento periodicamente, senão eles se desintegram devido a degeneração celular, e Thunder não é exceção. Ryu havia conseguido alguns exemplares desse medicamento e os divide com Yutaka.
A Operação Sunrise começa e o Japão é invadido pelas Custom Creatures, que logo aniquilam as Forças de Defesa do Japão, mergulhando o país no caos. Yutaka tenta reverter a situação e com a ajuda de seus companheiros e a perda de alguns deles finalmente consegue matar Rankuro Jidai e acabar com a Bull's Eye. Mas ele descobre que quem estava por trás da organização era Five, o oficial mais graduado depois de Jidai, e que possui poderes muito maiores que os de Thunder. Após uma luta difícil, Yutaka aparentemente consegue derrotá-lo, mas...

Combate Violento: Mesmo sem recuperar sua humanidade, Yutaka tenta reconstruir sua vida, trabalhando como operário em uma construção e levando uma vida simples, recebendo (pouco) dinheiro do governo em reconhecimento por serviços prestados, graças ao testemunho de Yoko. Mas logo é atacado por novos inimigos. Yutaka recebe a notícia de que Five está vivo e é forçado a lutar mais uma vez. Por um tempo ele colabora com Yoko e um setor governamental feito para combater a nova ameaça,  mas ele descobre que existe um plano do governo japonês de se fazer uma produção em massa do Thunder para ser usado como arma de defesa do país. Yutaka se sente traído ao ver que o governo não é diferente de Bull's Eye e se rebela, partindo para sua luta sem a ajuda de ninguém, mas Yoko o acompanha.
São oferecidos a Yutaka equipamentos especiais, como uma armadura protetora, o Thunder Tector e uma motocicleta, a Electric Stream. Yutaka aceita usar somente a motocicleta, mas ainda assim apenas por um tempo.



A-Rank Thunder
Forma que Yutaka assume no começo do jogo. Nessa época ele ainda não possui controle da transformação, que ocorre só quando ele está em perigo de vida, gerando uma forte descarga elétrica que causa dano a tudo ao seu redor. Esta forma é incompleta e instável e por isso não consegue utilizar totalmente seus poderes.



A-Rank Thunder (Forma Completa)
Yutaka aprende a se transformar de acordo com sua vontade e sem causar a descarga elétrica. A palavra-chave para a transmutação é 閃光 (senkou). Nessa forma ele tem controle total de seus poderes e consegue usar um golpe poderosíssimo, o Thunder Nova. Five menciona que ele pode assumir uma forma ainda mais poderosa ainda.



Yoko Zekuto (Aya Hisakawa)
Chefe do Setor de Investigações de Seres Artificiais do governo japonês. Idade: 26 anos. No começo ela apenas cumpre ordens, mas mais tarde passa a colaborar com Yutaka depois que seu setor é dissolvido devido a um ataque da Bull's Eye. É uma comandante competente, dando instruções precisas para cada situação, mas devido ao seu grande senso de responsabilidade, se culpa quando algum de seus subordinados é morto ou quando falha em alguma missão. Há um ano atrás foi ferida mortalmente durante um ataque de um Custom Creature e para sobreviver teve que passar por uma operação ciborgue em que ela teve seu corpo transformado em máquina, com exceção apenas de sua cabeça e de alguns de seus órgãos vitais. Por também ter perdido sua humanidade, ela compreende os sentimentos de Yutaka.
O visual e o conceito lembram Motoko Kusanagi de Ghost in the Shell. Mas Yoko é menos madura emocionalmente e muitas vezes é tomada por arrependimento por algum de seus atos, algumas vezes infantis, devido a seu interesse afetivo por Yutaka. Ela também se ressente de sua condição atual como ciborgue.

O Contra Ataque: Yoko fornece abrigo e comida para Yutaka e Meguru em seu apartamento. Ela também leva uma cápsula do medicamento que Yutaka precisa para um laboratório, que consegue reproduzi-lo. Demonstra atração por Yutaka e tenta se aproximar dele, mas se decepciona quando ele não corresponde. Mesmo assim Yoko se preocupa com ele e o apoia, tanto moralmente, quanto em combate. E é graças a ela, que Thunder consegue derrotar Five.

Combate Violento: Continua se encontrando com Yutaka uma vez por mês, para entregar os fundos de ajuda do governo, assim como os medicamentos para se manter vivo. É nomeada chefe de um novo setor de combate a monstros, mas percebe que também está sendo usada pelo governo japonês. Ao ver que foram desenvolvidos trajes de combate mais poderosos e que podem ser usados por pessoas comuns que não passaram por cirurgia ciborgue, passa a se sentir inferiorizada. Para ajudar Yutaka, Yoko pede para ser reconstruída e reforçada, mas o pedido é negado, pois isso significaria acabar com o pouco de humanidade que ainda lhe resta.



Halfork Medits (Hal-Mets)
Armadura de combate desenvolvida pelo governo japonês para deter os Custom Creatures, usada por Yoko. Possui nos braços os canhões WEED, que disparam um líquido degenerador celular capaz de destruir inimigos da classe C-Rank com um só tiro. A armadura não tem nada de feminino em sua silhueta e por isso é confundível com um robô, como aconteceu com Yutaka na primeira vez em que os dois se encontraram. Normalmente fica guardada em uma valise e se junta ao corpo de Yoko com o comando de voz "Halfork Medits! Set Up!".



Meguru Eran (Hinako Kanamaru, atual Hinako Yoshino)
Criança de rua que vive de furtos. Idade: 9 anos Tentou assaltar a casa de Yutaka, que parecia estar abandonada, mas foi encontrada por ele, que procurava pistas sobre sua verdadeira identidade. Depois que Yutaka acidentalmente destrói sua própria casa, Meguru oferece o lugar que ela ocupa como abrigo e decide acompanhá-lo em sua luta. Para ela, Yutaka é um "cara bonito que poderia ser seu namorado". Por causa disso, vê Yoko como uma rival em potencial e tenta afastá-la. Meguru também detesta agentes da lei, pois sempre é "escorraçada como uma barata" por eles, mais um motivo para ser antipática com Yoko. Possui boa percepção das coisas e é capaz até mesmo de prever os movimentos dos inimigos.
Sim. Existem crianças de rua no Japão. Mostrar um lado menos nobre do país é um tema recorrente nos trabalhos de Shoujiro Endo.

O Contra Ataque: Continua a acompanhar Yutaka e a fornecer apoio moral a ele. Conta que sonha em um dia viajar pelo Japão com Yutaka depois que a luta terminar, mas é morta empalada pelas estacas de B-Rank Earth ao tentar salvar Thunder.



Ryu Nari (Hirohiko Kakegawa)
Misterioso detetive que foi raptado pela Bull's Eye há dois anos atrás e usado como cobaia em experimentos para desenvolver o A-Rank Thunder. Conseguiu fugir da organização e agora luta contra ela por motivos desconhecidos. Idade: 29 anos.
As cicatrizes em seu rosto remetem à versão em quadrinhos do Kamen Rider. Quando Takeshi Hongo ou Hayato Ichimonji se enfureciam, as marcas da operação ciborgue apareciam em suas faces.

O Contra Ataque: Suas verdadeiras intenções são reveladas. Ele pretende usar Yutaka/Thunder para atacar a Bull's Eye e conseguir os dados para poder recuperar sua humanidade. Ao invadir a base central da Bull's Eye, ele se separa de Yutaka para agir com mais liberdade, mas tem de enfrentar ex-companheiros que o vêem como um traidor. Um deles é Dober Iwai, com quem tem uma luta. Ele enfrenta Five, mas não consegue vencê-lo e é ferido mortalmente, recebendo a revelação de que não pode mais voltar a ser humano. Mesmo assim ele consegue escapar, com a ajuda de Mayu/Wind utilizando-se de um ardil abalando seu orgulho.

Combate Violento: Aparece de relance, junto com Wind e Iwai. Aparentemente ele não desistiu de seu objetivo de voltar a ser humano.



No-Rank Proto Thunder
Versão protótipo do Thunder. Apesar de possuir os mesmos poderes e força do Thunder, ele é altamente instável. Só conseguiu sobreviver até agora devido à experiência e habilidade de Ryu em combate.



Natsuhiko Higashimine (Nobutoshi Hayashi, atual Nobutoshi Kanna)
Jovem cientista especializado em biologia. Idade: 24 anos. Melhor amigo e rival de Yutaka. Também foi raptado pela Bull's Eye e convertido para a sua causa, passando a integrar a equipe de pesquisa científica. Alega ter passado a odiar Yutaka por este ter fugido sozinho da base da Bull's Eye sem levá-lo junto, mesmo sabendo que ele estava sem memória na época. Mas existe um outro motivo. Altamente orgulhoso, não gosta de receber ajuda e luta usando apenas tecnologias criadas por ele mesmo.
O nome e o conceito remetem a Nobuhiko Akizuki, o Shadow Moon de Kamen Rider Black. Mas o personagem de Natsuhiko tem um pouco mais de profundidade, já que ele tem seus motivos para lutar com Yutaka, e faz isso por vontade própria e não por ter sofrido lavagem cerebral.

O Contra Ataque: É revelado que Natsuhiko fez várias alterações em seu corpo para derrotar Yutaka/Thunder, mas que isso causou reações de rejeição. Depois de um combate mortal, é derrotado e nisso confessa a Yutaka que se juntou a Bull's Eye por ter a oportunidade de superá-lo de alguma forma pois sempre o invejou e se sentia inferiorizado por sempre ser vencido por ele. Natsuhiko alerta Yutaka para tomar cuidado com Ryu/Proto Thunder e que existe um inimigo ainda mais poderoso: Five. Ele também revela que existe um meio dos A-Ranks voltarem a serem humanos e os dados sobre o processo estariam na base central da Bull's Eye. Sua deterioração celular chega ao ápice e seu corpo se desfaz nos braços de Yutaka.



B-Rank Earth (Thunder Killer)
Forma Custom Creature de Natsuhiko, resultado de uma reconstrução celular agressiva, utilizando até mesmo partes metálicas, feita sem medir as consequências. A palavra-chave é 地覆 (jifuku). Possui duas estacas afiadas nas mãos, que são suas armas e podem criar pequenos terremotos. Elas também podem ser fincadas na terra para anular ataques elétricos, daí o seu nome. É considerado o "Inimigo Natural do Thunder".



Rankuro Jidai (Hidekatsu Shibata)
Líder da Organização Secreta Bull's Eye. Idade: 48 anos. Ex-ativista do movimento Zenkyoutou. Deseja derrubar o governo atual e criar uma nova ordem, comparando isso a uma cirurgia e a ele mesmo como um médico. Hipócrita e presunçoso, é o típico líder de organização terrorista. Jidai também é um orador habilidoso, com uma incrível capacidade de ação e realização e foi com isso que ele conseguiu fundar a Bull's Eye.

O Contra Ataque: Jidai faz um pronunciamento interferindo nas transmissões do Japão inteiro anunciando a "Operação Sunrise". Por um momento ele tem sucesso, mas Thunder invade sua base e o confronta. Jidai tenta convencer Thunder, utilizando-se de suas habilidades argumentativas, mas é morto pelo herói, movido pelas mortes de Meguru e Natsuhiko. Nessa hora, Jidai chega à conclusão de que não são ideais que movem as pessoas, mas sim a ambição, o sentimento de inferioridade e a vingança. A mesma que no fundo ele pretendia ao tentar derrubar o governo, depois que viu o movimento do qual ele fazia parte quando era jovem ser desfeito.



Jinpachi (Kazumi Tanaka)
Chefe do Setor de Informações da Bull's Eye. Surge no começo e tenta abalar Thunder com ataques psicológicos. Coordena as missões da organização, mas ele mesmo é humano e tem nojo dos Custom Creatures. É morto por um grupo deles durante a invasão de Thunder à base central em "O Contra Ataque". Idade: 37 anos.



Shinan Genshou (Masayuki Kishino)
Lider do Triple A, time de elite da Bull's Eye composto por três Custom Creatures da classe A-Rank (daí o nome). Soldado profissional que cumpre suas ordens até o fim. Um bom líder, que se preocupa com seus subordinados, algo que é evidente pelo fato de chamá-los pelos nomes verdadeiros e não pelos codinomes. É morto em um combate decisivo com Thunder em "O Contra Ataque"



A-Rank Fire
Usa fogo como forma principal de ataque. Possui a maior força física dos Custom Creatures de Bull's Eye. Sua palavra chave é 炎焼 (enshou).



Hirotaka Ikeyama (Shinichiro Ohta)
Membro do Triple A. Possui um complexo por sua forma Custom Creature ser monstruosa e feia. Aparentemente tem uma queda por Mayu/Wind. É morto em um combate decisivo com Thunder em "O Contra Ataque".



A-Rank Water
Possui uma couraça orgânica de três camadas, capaz de repelir qualquer ataque. E ainda conta com um revestimento especial que reduz sua natural vulnerabilidade a ataques elétricos. Dispara da cabeça um líquido degenerador celular. Palavra-chave: 水震 (suishin).



Mayu Yumioka (Naoko Nakamura)
Membro do Triple A. Uma das poucas mulheres que conseguiram sobreviver à cirurgia de reestruturação celular e se tornar uma Custom Creature, mantendo sua bela forma original. Se encontrou com Yutaka depois que ele presenciou a execução de um soldado que falhou no treinamento de combate na base da Bull's Eye e o confortou. Aparentemente teve um caso com Ryu/Proto Thunder e foi usada por ele em sua fuga.

O Contra Ataque: É a única do Triple A a sobreviver na luta decisiva com Thunder e encontra Ryu mortalmente ferido. Ameaça se vingar por ter sido traída e usada por ele antigamente, mas decide ajudá-lo.

Combate Violento: Aparece de relance junto com Ryu e Iwai. Seu objetivo é desconhecido.



A-Rank Wind
Possui grande agilidade e habilidades em combate corpo a corpo. Controla o vento, que pode ser usado para apoio de seus companheiros. Mesmo a forma Custom Creature tem uma estranha beleza. Palavra-chave: 風来 (fuurai)



Five (Hideyuki Tanaka)
O oficial mais graduado da Bull's Eye. Foi ele quem forneceu a tecnologia de reestruturação celular a Jidai para a criação dos Custom Creatures. Nada se sabe sobre seu passado.

O Contra Ataque: Five se revela como o manipulador de todos os eventos e mostra um poder muito maior que o de Thunder. Capaz de viajar entre as dimensões, usa isso para desviar de ataques. Pertence aos "Numbers", aparentemente uma categoria superior aos chamados "Rankers", mas ele mesmo diz não ser um Custom Creature, mas sim humano, embora "um pouco diferente". Ele implantou um fator chamado "célula disruptora dimensional" em Yutaka durante sua cirurgia, que faz com que Thunder seja mais poderoso que os outros A-Ranks. E esse fator foi implantado também nos protótipos do Thunder, mas quase todos eles morreram devido a reação de rejeição. Seus golpes são o Plasma Trigger (bala de energia), o Plasma Pressure (raio de energia) e o Plasma Waver (cortador de energia).

Combate Violento: Revela parte de seu plano, o Projeto Paraíso, no qual pretende transformar a Terra em um mundo habitado por superseres (Custom Creatures). Mas não é revelado de onde ele veio ou o porquê de executar o Projeto Paraíso, pois a história não foi concluída devido ao cancelamento da produção do jogo.



Yuji Mugyo/A-Rank Moon
Aparece apenas em "Combate Violento" a serviço de Five. Controla a gravidade e graças a isso é capaz de flutuar no ar, além de disparar rajadas com esse poder. É descrito como um ser de cor dourada. Palavra chave: 光臨 (kourin). Em sua forma humana, pilota uma motocicleta Harley Davidson. Gosta de lutar, mas tem sua própria política e não aprova totalmente os métodos de Five. Às vezes demonstra um interesse exagerado por mulheres.




B-Rank Hell
Custom Creature feito para assassinato de pessoas. Não possui equipamentos para combater Custom Creatures inimigos. Foi ele quem raptou Yutaka e Natsuhiko. Usa ataques com um chicote, além de um raio capaz de interromper temporariamente a atividade cerebral de seus oponentes. Palavra-chave: 天魔覆滅 (tenma fukumetsu).



Combat Man
Soldados regulares de Bull's Eye. Estão na base da pirâmide da organização e têm a reconstrução celular mais simples de todos, o que favorece a produção em massa. Mesmo assim possuem habilidades físicas 3,5 vezes maiores que as de um ser humano comum.




C-Rank Gesta Pack
Soldados com uma reconstrução celular mais elaborada que os Combat Men. Foi o primeiro oponente derrotado por Thunder. Lembra uma aranha, talvez mais uma referência a Kamen Rider. Existem vários deles e cada um tem a denominação do ser humano que foi um dia. Ex: Gesta Pack Kijizou.




C- Rank Gyrostin
Soldados feitos dando mais ênfase à força física, reduzindo a agilidade. Também existem vários deles, sendo que cada um tem a denominação do ser humano que foi antigamente. Ex: Gyrostin Nanbara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html