domingo, 19 de abril de 2015

S.H. Figuarts Space Sheriff Sharivan

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do super herói Sharivan, feita pela Bandai.






宇宙刑事シャリバン (Uchuu Keiji SHARIVAN, algo como "Policial do Espaço") foi exibido pela primeira vez no Japão em 1983. Den Iga era um patrulheiro florestal no planeta Terra, mas foi gravemente ferido em uma luta com o monstro Buffalo Doubler, da Organização Criminosa Espacial Makuu. O Policial do Espaço Gavan, tocado por sua bravura, o levou para o planeta Bird, onde teve sua vida salva graças às tecnologias avançadas da Federação Galática. Devido ao seu feito heróico, Den foi convidado pelo próprio Comandante Com da Polícia da Federação Galática a se tornar um Policial do Espaço. Den aceitou e após passar por intensos treinamentos, assumiu o posto que era da Gavan: o planeta Terra.

A Terra parecia estar em paz depois que Gavan derrotou Makuu, mas surge uma nova ameaça: o Grupo de Espers Criminosos Madoh, liderado pelo Rei Demônio Psycho, uma entidade biomecânica dotada de grandes poderes psíquicos. Com seu exército de Bestas Mágicas, Psycho pretendia mergulhar o mundo em caos e corrupção e conquistar toda a galáxia. Den mais tarde descobre que descende de um povo alienígena do planeta Iga, destruído por Madoh há dois mil anos atrás. Madoh estava atrás do Cristal Iga, um objeto sagrado do planeta e que podia gerar uma poderosa energia, bastante útil aos planos de Psycho. Com isso, Den tem mais de um motivo para enfrentar Madoh. E no caminho, surgem vários descendentes dos povos de Iga para ajudar Den em sua luta e para um dia reconstruir o planeta de origem de seus ancestrais.


Motivada pelo grande sucesso de 宇宙刑事ギャバン (Uchuu Keiji GAVAN), a Toei decidiu fazer uma sequência direta, criando uma nova franquia. O personagem Den Iga já havia aparecido no episódio 42 da série anterior e Sharivan fez uma aparição rápida no último capítulo, preconizando a nova série. Den foi interpretado por Hiroshi Watari, uma das maiores lendas dos seriados de Super Heróis japoneses e que ficou bastante conhecido por aqui como o personagem Boomerang (Boomerman) em O Fantástico Jaspion. Watari voltaria a fazer um papel principal em 時空戦士スピルバン (Jikuu Senshi SPIELVAN, "guerreiro dimensional"), fez aparições em vários seriados como Metalder, Boukenger, Ultraman Dyna e Kamen Rider W e recentemente reprisou seu papel como Den Iga em 宇宙刑事シャリバン NEXT GENERATION, mostrando que ainda está em forma, interpretando bem o "mestre" do novo Sharivan. Watari esteve no Brasil em um evento e um relato emocionante pode ser lido no Blog Sushi POP, junto com uma biografia completa do ator.


A linha de ação foi mantida, mas a série ganhou toques de filmes de terror, com efeitos poltergeist e inimigos vindos do mundo espiritual, como o General Reider. Esse personagem em especial foi bem marcante e amedrontava as crianças que viam o seriado. O roteirista Shozo Uehara conta que sua filha, na época com 10 anos de idade, desviava o olhar da televisão nas cenas em que Reider aparecia. Hiroshi Watari comenta em seu blog (em japonês) que o seriado teve como uma de suas bases o filme Poltergeist, o Fenômeno e que o nome da vilã Dra. Polter vem do título do filme. Também é contado por ele que pelo mesmo motivo, o nome do vilão General Guyler, a princípio seria "Oficial Geist".

Assim como o nome de Gavan veio do ator Jean Gabin e o de Shaider foi inspirado em Roy Scheider, por muito tempo pensou-se que o nome "Sharivan" tinha vindo de Ed Sullivan. Mas em uma entrevista, o produtor Susumu Yoshikawa explica que o nome do herói vem da palavra "shine" (brilho), para representar a luz do sol, junto com o "Van" de "Gavan".

Curiosidade: Hiroshi Watari participou da série cômica/policial 警部補 矢部謙三 (Keibuho Yabe Kenzo, ou "Inspetor Kenzo Yabe"), como o policial Amenaka, usando luvas iguais às de Den Iga. Yabe o chama de Uchuu Keiji, pois uma das leituras possíveis para 雨中 (Amenaka) seria "Uchuu". Essa série é famosa por ter participações especiais de atores que trabalharam em seriados de Super Heróis e quase sempre com alguma referência a eles. Além de Watari, participaram Jiro Dan (como o Chefe de Polícia "Hideki Go", mas com uma escrita diferente), Kouji Moritsugu (chefe da quadrinha Murokaze),  Takamasa Suga (policial Yuuki, apelidado de "Ryuki") e Kousei Amano (policial Ren Kiya, apelidado de "Garren"), além de vários outros.


Sharivan é outro herói que fez parte da minha infância, pois o conhecia de revistas japonesas que lia (ou melhor dizer, "via") quando era pequeno. E acabei conseguindo justo um número da Bouken Oh que mostrava a transição do Gavan para o Sharivan. Mas só pude ver desse jeito, pois não tinha em locadoras de vídeos japoneses que eu conhecesse e ainda por cima teria que ir à casa da minha avó ver, já que era um tempo em que Video Cassete era artigo de luxo.

Na época tinha um amigo japonês que havia visto o seriado e ele contava que de fato era amedrontador. Dava para notar nessa versão em quadrinhos.

O seriado foi exibido mais tarde aqui no Brasil, e nessa eu via que fazer a tradução na época era jogo duro, aparentemente baseada somente em audição, sem acesso aos roteiros e sem tempo para pesquisas, pois havia muitos erros. Um exemplo seria a definição do "Mundo da Alucinação", que aqui ficou sendo uma espécie de "salão claro" (white hall), quando na verdade seria um "buraco branco" (white hole). A Dra. Polter virou Dra. Porter, pois na época não havia como saber que seu nome veio de Poltergeist. O chefe-vilão "Psycho" virou "Mao Saik". Por outro lado, em diálogos normais a tradução era fiel e algumas adaptações foram muito bem feitas, como o já mencionado "Mundo da Alucinação" e a mudança do nome dos inimigos de "Madoh" para "Mad", que ficou mais apropriado. "Monstro Maligno" também foi uma denominação muito boa.

O conteúdo da caixa. Sharivan também foi comercializado de forma exclusiva pelo site da Bandai. Os acessórios são quase os mesmos do Gavan, a não ser que desta vez a espada laser não tem efeito e está incluída uma arma extra.

Visão de corpo inteiro. Representação perfeita e o visual tem bastante impacto, com uma cromagem vermelha, algo bastante raro (o que segundo um certo Rider "besta" lembra uma embalagem de bombom).

Detalhe da cabeça, perfeita, com as "luzinhas" e a característica "boca" na máscara. Mais uma vez um visual de impacto.

A cabeça pode ser trocada por outra, com o Searcher Scope ativado. O visor é feito de material transparente, mas assim como no Gavan é um pouco turvo. Interessante que agora dá para ver que no interior tinha uma parte para o nariz.

Todas as "luzinhas" estão presentes e são pintadas com precisão.

A cromagem vermelha é impressionante. Nas costas existem fendas que talvez sejam dissipadores de calor.

A protoforma é a mesma do Gavan e por isso as articulações têm as mesmas características (e problemas). Os defeitos foram corrigidos e agora a coxa direita está firme e as joelheiras não escapam mais.

Assim como no Gavan, a abertura das pernas para os lados é impressionante e nesse caso, acredito que Hiroshi Watari consiga fazer o mesmo.

A abertura para a frente também é boa, embora em comparação com Watari seja... "mais ou menous".

Mas a figura em si é bem articulada, podendo fazer esse salto vertical com chute.

- SEKISHA!
Os passos da pose de transformação (conhecida aqui como "Raio Solar") podem ser feitas sem problemas.

- POLICIAL DO ESPAÇO! SHARIVAN!
Aqui ficou "Detetive Espacial".

A transformação de Sharivan leva apenas um milésimo de segundo (ou seja, 50 vezes mais rápido que o Gavan), o que mostra bem o avanço da tecnologia. A colocação da armadura também seria uma espécie de "Jouchaku" (a mesma do Gavan), mas usando energia do sol, que gera um Metal Solar (que aqui ficou sendo "Medalha Solar") fazendo com que a armadura (Combat Suit) se agregue ao corpo de Den.

Sharivan contava com vários golpes como o Spark Bomber, girando o corpo...

... e o Sharivan Kick, um chute abrindo e fechando as pernas. Curiosamente, Gavan usou esse golpe contra os Gokaiger, mas dizendo que era o seu Spiral Kick.

O Herói também usava golpes de luta livre, como o Sharivan Cobra, uma variante do Cobra Twist.

Sharivan Elbow, uma cotovelada poderosa.

Um acessório incluído é o Crime Buster, uma pistola de raios de múltipla utilidade. A peça é incrivelmente detalhada.

Existem duas mãos para segurar a pistola.

A pistola fica firme no coldre, se colocada corretamente. E o coldre também não se solta com facilidade do corpo da figura.

Aqui a arma ficou conhecida como "Tiro Relâmpago". Gavan soltava seus raios das mãos, o que a princípio parece mais prático, mas o Crime Buster de Sharivan conta com outros tipos de raios, como um raio de calor, um raio paralisante e até mesmo um tiro curativo (que não foi usado no seriado). No cabo existiria um kit de primeiros socorros, que pode até fazer transfusão de sangue.

E era divertido ver Sharivan girar a arma no dedo antes de guardá-la no coldre.


Mais algumas fotos com a Crime Buster.

Estão incluídas as espadas laser, uma delas com a lâmina normal e a outra com a energizada. Pena que não incluíram a Espada Sagrada de Iga.

Comparação com a espada que vem com o Gavan. O cabo tem detalhes diferentes.

Assim como no Gavan, é preciso um pouco de jeito para colocar a espada na mão específica para isso.

Sharivan sacava a espada de um compartimento do braço, mas a pose era um pouco diferente da do Gavan.

Ataque com a espada.

Mesma pose, mas de outro ângulo e com mais peças de efeito (não incluídas).

Está incluída uma mão esquerda para segurar a espada. Com isso é possível representar as cenas em que Sharivan atira com a Crime Buster enquanto segura a espada com a lâmina para fora.

- LASER BLADE!
A cena de ativação da Espada Laser é muito bonita, com efeitos de rastro de imagem da lâmina energizada. O fundo musical da Laser Blade é empolgante e o arranjo usado no Sharivan é o meu favorito.

- SHARIVAN CRASH!!!
Conhecido aqui como "Choque Fatal Sharivan". A beleza visual desse golpe é de altíssimo nível!

Comparação com o Gavan. Existem várias partes em comum.

Gavan foi promovido a Capitão da Patrulha Galática e seu posto foi ocupado por Sharivan.

No último capítulo de Sharivan, Gavan volta a usar seu traje de combate.

- SPIRAL KICK!
- SHARIVAN KICK!

- DIMENSION BOMBER!
- SPARK BOMBER!

- LASER! Z BEAM!
- CRIME BUSTER!

Os dois executam vários ataques combinados, fazendo a alegria da criançada.

- GAVAN!
- SHARIVAN!
- DYNAMIC!
- CRASH!!!
Não foi bem assim, mas os dois usaram o golpe fatal ao mesmo tempo. E foi contra um (dois) inimigo(s) em que isso foi mesmo necessário.


E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do super herói Sharivan, feita pela Bandai. A figura é feita de forma competente, embora ainda apresente os mesmos problemas do Gavan, como a abertura dos braços. A falta de uma cobertura no vão que se forma ao estender a articulação do tronco também incomoda um pouco. Mas a figura tem um acabamento excelente, com pintura precisa e esculpida com esmero. A pintura cromada é mais uma vez uma vantagem e um problema, já que por um lado ela faz a figura ser muito bonita, mas por outro lado tem riscos de descascamento e de pegar marcas de dedos se não for manuseada com cuidado (embora o meu exemplar não tenha pego nenhuma durante a filmagem). A troca das mãos é um pouco dura no começo, mas depois se solta e pode ser feita com facilidade. Uma outra bronca é não terem incluído a Espada Sagrada de Iga, que Sharivan usou no último capítulo (ainda que por um instante). Nada muito relevante, mas considerando que no Kamen Rider Super 1 se deram ao trabalho de incluírem uma... Recomendo para os fãs do personagem e até mesmo do ator, mas existe a ressalva de que é um item de venda limitada e conseguir um exemplar pode ser muito custoso.

Obs: Não recebi nada para divulgar a marca dos equipamentos que usei... infelizmente.

8 comentários:

  1. Parabéns, Usys! Mais um ótimo review! Eu particularmente nunca acompanhei muito metal hero; na verdade curtia apenas Jaspion, sendo que não tinha muito interesse nos outros, pois me pareciam sempre "genéricos" de Jaspion. E pensar que de metal hero, Jaspion teve menor popularidade que seus antecessores no Japão. Ah, também gosto de Jiban. Acho que é mais pelo fato de ter tido contato primeiro com estes dois (apresentação da extinta Manchete). A figura é muito bonita mesmo, aliás os metal heros são os heróis de tokusatsu que apresentam os visuais mais bonitos, sendo que sempre gostei do visual de todos, bom, com exceção de Kikaider que na infância achava pavoroso o conceito (mas hoje em dia dou desconto, por ser mais antigo). Pena que a Bandai não deu um up-grade nesta articulação do tronco com a bacia, mas acho que tem razão de ser assim, pois talvez se não houvesse interrupção na peça, a parte das costas ou abdômen acabaria raspando na bacia e talvez danificasse a pintura. Ah, só uma curiosidade, aproveitando que vc coleciona muitos itens exclusivos da Premium Bandai: as caixas das figuras exclusivas geralmente não tem janelas frontais? Pois pelo menos algumas AGPs exclusivas que comprei vem com caixas sem janelas para ve o conteúdo e até nem tem impressão colorida na caixa, sendo que são praticamente monocromáticas. Acho que a explicação disto seja a falta de necessidade chamativa, pois não tem distribuição em loja física mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bento!

      Na verdade eu também gostava do Jiban. e torço para que soltem um S.H. Figuarts (ou até um Super Robot Chogokin) dele com todos os acessórios.

      O visual do Kikaider tem história. Shotaro Ishinomori fez daquele jeito para mostrar que o robô não era perfeito e ainda estava incompleto. Metalder também era assim e vendo por esse prisma acho que fica um pouco melhor.

      Essa das caixas dos exclusivos virem sem janelas tem acontecido muito em modelos mais recentes. E até um tempo atrás até as caixas eram monocromáticas, sim. E de fato, isso deve ser por não ter distribuição aberta. Acredito que também seria para cortar custos.

      Excluir
  2. Mais um review sensacional! Minha tristeza é ainda não possuir nenhum MetalHero ou Kamen Rider (Black e Rx)... Tive que diminuir meus gastos para os humildes Marvel Legends, pois um bonequinho de verdade está por vir (Agosto para ser mais exato). Ótimas fotos e as dúvidas praticamente não existem ao acompanhar cada imagem. Abraço, meu nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!
      O grande problema dessas figuras é o preço. Mas elas valem cada centavo!
      Marvel Legends parecem ser bem legais. E estou procurando por uma do Capitão América e por outra do Venom. É para um projeto especial.

      Excluir
  3. Já tinha comentado no fórum, mas comento aqui também XD
    As fotos estão impressionantes! As sequências da Laser Blade e do Sharivan Crash ficaram lindas!
    O final com os créditos ficou ótimo, podia começar a fazer isso em todos os reviews hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Essas cenas do Sharivan são muito bonitas e eu tinha que dar um jeito de representar. Pena que não deu para colocar a música, que é maravilhosa!

      Pensei nisso dos créditos, mais ia ser sempre a mesma coisa. E no caso do Shaider, eu ia ter que arrumar uma montanha coberta de neve para colocar ele lá...

      Excluir
  4. Opaaa! Eu tenho esse (ou é algo bem parecido). Não seria a versão que dá pra tirar o capacete e ver a cabeça do Den Iga (num tamanho bem pequeno)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você tem provavelmente é o Souchaku Henshin, uma linha antecessora das S.H. Figuarts. E esse é bem raro. Acho que dá para tirar o resto da armadura também, não dá? E pelo que eu soube, ele ainda por cima vem com a Espada Sagrada de Iga, que não tem na S.H. Figuarts!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html