domingo, 29 de novembro de 2015

Ultra-Act Ultraman Cosmos (Luna Mode)

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Ultra-Act do herói Ultraman Cosmos em sua forma Luna Mode, feita pela Bandai.


ウルトラマンコスモス (ULTRAMAN COSMOS) estreou no Japão em 07/07/2001. Musashi Haruno é um jovem de 19 anos que tem bom coração e sonha em ser astronauta, ao mesmo tempo em que almeja um mundo em que humanos e monstros possam conviver em harmonia. Quando era criança, ele se encontrou com um Gigante de Luz, um ser considerado mítico na Terra, com quem ele fez a promessa de um dia se tornar "um verdadeiro Herói". Esse gigante era o Ultraman Cosmos.

O seriado se passa em uma realidade em que é tentado o convívio com os monstros. Existe uma força-tarefa especializada em sua captura, o Team EYES (Elite Young Expert Squadron), que os leva para uma área de preservação na ilha Kaburaya. Musashi frequenta essa área de preservação e tem como amigo o pássaro-monstro Lidorias. Mas surge um estranho "vírus de luz", o Chaos Header, que infecta Lidorias e o perverte, fazendo-o ficar agressivo. Musashi tenta salvar seu amigo e é derrubado, mas no último instante, a pedra que ele recebeu do Gigante de Luz faz com que ele assuma a forma do Ultraman Cosmos e com isso consiga as forças para salvar Lidorias. Devido à sua bravura, Musashi é convidado a integrar o Team EYES e lá irá aprender a importância do trabalho em equipe e se desenvolver como pessoa para cumprir sua promessa com o Gigante de Luz.

Ultraman Cosmos é um guerreiro que possui Força e Bondade. Normalmente ele usa a forma Luna Mode (azul), que representa a Bondade e com ela salva os monstros que se enfureceram devido a interferências externas, causadas pelos humanos, por alienígenas ou pelo Chaos Header. Mas diante de um inimigo realmente mau, ele assume a forma Corona Mode (vermelha), que representa a Força e o enfrenta com toda a coragem.


Ultraman Cosmos foi feito em comemoração aos 35 anos da Tsuburaya Productions e aos 100 anos do nascimento de Eiji Tsuburaya, o Grande Mago dos Efeitos Especiais do Japão, além de ser também a primeira série Ultra do século XXI. Esse também foi o primeiro trabalho do produtor Hiroyasu Shibuya, o mesmo que recusou a mudança de linha em Ultraman Nexus e em Ultraman Mebius escreveu cartas a várias pessoas envolvidas na criação das séries Ultra clássicas convidando-as a participar. Cosmos foi a primeira tentativa de Shibuya de reformular a franquia, criando um novo tipo de Ultraman. Para isso ele fez uma pesquisa e percebeu que público que via os filmes da franquia tinha uma faixa etária menor da que ele imaginava, sendo composta em sua maioria por crianças em idade pré-escolar (curiosamente uma história semelhante à de outro produtor, Atsutoshi Umezawa). Tendo isso em mente, ele resolveu tomar a linha de um Ultraman piedoso, bondoso, que ao invés de apenas matar os monstros, tentava salvá-los. Esse conceito não era inédito, uma vez que existiam outros casos em que os Ultras já salvaram os monstros, mas desta vez foi dada mais ênfase a esse aspecto. De acordo com Hideaki Tsuburaya, isso foi por influência de Pokémon, que estava fazendo bastante sucesso na época (e que ironicamente tinha fortes influências das séries Ultra). A série foi bem aceita pelas crianças e pelos seus pais e com isso teve 65 episódios e três especiais de cinema, se tornando a série de mais longa duração da franquia.

O conceito de um Ultraman que protege os monstros ao invés de matá-los à primeira vista parece ser algo do chamado "politicamente correto", o que foi visto com desconfiança (e até com cinismo) pelos fãs antigos da franquia. Mas ao ver a série, percebi que isso era infundado. Na série é mostrado que capturar um monstro vivo é muito mais difícil do que simplesmente exterminá-lo, o que cria uma tensão diferente do usual. E também havia outro tipo de opositor, como a ala do governo da Terra que via os monstros como uma ameaça e tentava exterminá-los. Ou seja, às vezes a luta tinha três lados.
O desenvolvimento de Musashi também é digno de nota. No começo, ele se deixava levar pelo ímpeto, por achar que sabia tudo sobre monstros e com isso acabava arruinando as missões, o que causava atritos com outros membros do Team EYES. Também havia situações em que ele tentava se transformar, mas não conseguia pois não era a hora certa. E houve uma época em que ele achou que ter força resolvia tudo, mas com isso acabou matando um monstro inocente em uma tentativa desesperada de salvá-lo. Felizmente, ele pôde contar com a orientação do capitão Hiura (Daisuke Shima, que já foi Yusuke Amamiya/Red Falcon em Liveman), um bom líder, sábio e que sabe ser rígido e bondoso quando necessário. Com o tempo, Musashi vai aprendendo a ser mais ponderado e cooperativo, o que melhora as relações com seus colegas e com isso ele seja reconhecido como parte do time.

Existe um assunto que não se pode evitar ao se falar da série: a prisão do ator principal, Takayasu Sugiura, por agressão e extorsão, que fez com que a exibição fosse interrompida temporariamente. Em setembro de 2000, Sugiura teria agredido um conhecido de seu irmão em Tóquio, exigindo dinheiro. E em outubro do mesmo ano, Sugiura teria ido a Osaka para cobrar essa quantia desse conhecido e o agrediu de novo, desta vez de forma mais grave, forçando-o a fazer várias transferências bancárias até totalizar o valor exigido. Os agentes do ator logo disseram que Sugiura tinha um álibi, pois em outubro ele estava ocupado com filmagens em Tóquio e não poderia estar no local do crime nessa hora. Mais tarde foi revelado que o acusador teria furtado dinheiro do irmão de Sugiura, que o confrontou quando foi para Osaka em dezembro de 2000. O ator admitiu que de fato o agrediu nessa ocasião, levado pela fúria, mas não o suficiente para que ele se machucasse. O acusador confessou que no dia do suposto crime, em outubro, ele foi atacado por uma gangue de rua e por temer uma possível retaliação da parte deles, acabou acusando Sugiura falsamente. As transferências bancárias teriam sido feitas para devolver o dinheiro furtado do irmão de Sugiura. Ainda, foi revelado que a investigação não foi feita de forma apropriada, sem provas suficientes. Com isso, foi decidido pela libertação de Sugiura.

Mesmo assim, um enorme dano foi causado. Durante o andamento do processo, cinco episódios deixaram de ser exibidos e foram editados, cortando a participação de Sugiura. Também foram exibidos dois episódios de Ultraman Neos, que substituiria Cosmos na grade horária até o próximo programa (Gundam SEED), mas com a soltura do ator, a série foi retomada.

Depois desse incidente, o ator assumiu o nome artístico de Taiyou Sugiura. Outra razão era de que essa seria a leitura mais usual dos ideogramas que compõem seu nome (太陽, que significa "sol").

Curiosidade: Sugiura tem um irmão chamado Takao, que interpretou o Kamen Rider Lance no especial para cinema Kamen Rider Blade MISSING ACE. Não se sabe se era esse irmão que esteve envolvido no caso mencionado acima.

O modelo foi comercializado por venda exclusiva pelo site da Bandai por tempo limitado.

O conteúdo da caixa. Desta vez estão incluídas mãos com poses bem peculiares e duas peças de efeito.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O Luna Mode tem esse nome por representar o brilho suave, gentil da Lua. O modelo ficou bem musculoso. O tom de azul é claro que no original.




Close da cabeça. Tenho a impressão de que as linhas são mais suaves que as de outros Ultras, deixando transparecer o aspecto de um "guerreiro piedoso". A boca lembra um sorriso gentil. Só que os buracos dos olhos ficaram muito aparentes.


A joia da testa, por onde Musashi recarregou a energia do gigante com luz quando era menino no especial de cinema. Na figura, ela é apenas uma pintura.


As orelhas têm um formato arredondado, diferente de outros Ultras, em que as formas são em quadrilátero ou têm pontas.



A Luz de Aviso tem um formato bem característico. O peito é bem avantajado, musculoso.


O mesmo pode ser dito dos braços e pernas, com musculatura bem definida. Eis um pacifista que eu não desafiaria para uma briga.


3. Articulações

A cabeça se inclina bem para cima, mas não muito para baixo.

O sistema de articulações é igual ao de outros Ultra-Act, em que o ombro gira junto com o antebraço. Isso ajuda a não quebrar a silhueta, mas diminui um pouco a flexibilidade.

Os cotovelos se fecham bem.

O tronco tem boa flexibilidade para a frente.


 A abertura das pernas é um pouco limitada.


Os joelhos se flexionam bem.


O pé dá boa estabilidade ao modelo.


4. Acessórios

A Luz de Aviso pode ser trocada por outra, representando o vermelho piscante.

Pressionando-se o lado direito de uma peça nas costas é possível removê-la e trocá-la por outra, com um conector para bases com suporte.

Curiosamente as mãos que vêm de fábrica são estas, abertas, com o polegar em uma pose diferente. Normalmente os Ultras são embalados com os punhos cerrados. Aqui está um ponto em que quiseram representar a natureza do personagem.

Pose básica de luta.

Outra pose característica.

Também estão incluídas estas mãos em pose bem peculiar.

Com elas é possível representar esta pose, que às vezes o herói faz diante do inimigo.

Ele também faz esta pose ao pousar.

Essas mãos também podem ser usadas para representar uma situação em que o Ultraman carrega um humano na mão.

Estão incluídas estas mãos, boas para representar a cena de transformação.

Ele até vem com as mãos cerradas, cujo uso é mais raro. Talvez para alguma cena em que Cosmos se enfurece diante de um ato de grande maldade.

Esta peça de efeito representa o Luna Extract, raio usado para remover o "vírus de luz" Chaos Header dos monstros e salvá-los. Só que o raio deveria sair da palma da mão e não dos dedos.

A modelagem do raio é caprichada, com pintura em gradação.

Não sei se é só o meu exemplar, mas senti que essa mão era um pouco dura de colocar. Tanto que não pude ir até o fundo por medo de quebrar o conector do pulso, que é bem fino.

A peça de efeito que representa o Full Moon Rect, raio mais característico de herói, que acalma os monstros tomados pela fúria e os purifica.

Desta vez a mão é feita do mesmo material das outras e por isso um pouco mais fácil de conectar.

A modelagem é boa, com relevos em forma de estrelinhas.

A peça é pesada e por isso está incluído este suporte.

Existe um conector por baixo da peça.

A peça também pode ser usada para representar o Cosmo Reductor, usado para diminuir o tamanho de alguns seres.

Mas assim como o Raio de Reestruturação Celular do Ultraman Tiga, esse poder consome toda a sua força e após o uso, Cosmos não consegue se manter integrado.


5. Ação



Exemplo de uma luta com Gomora.



Cosmos usa um estilo de luta mais defensivo, com movimentos que lembram o Tai Chi Chuan, com bloqueios...


... e esquivas.


Ele também tem movimentos ofensivos como arremessos...



E golpes com a palma da mão.


Nem todos acreditam que o convívio com os monstros seja possível, como por exemplo o Exército de Defesa da Terra, que os ataca.


Por isso, Cosmos tem de usar seu próprio corpo para proteger um monstro.


Cosmos também conta com a Moonlight Barrier para se defender.


Dali ele lança o Reverse Spike, jogando a barreira contra o opositor, prendendo-o em uma rede de energia.


Cosmos usa o Luna Through Eye para descobrir onde o vírus Chaos Header está alojado.


E usa o Luna Extract para remover o vírus ou o Full Moon Rect para purificar o monstro.


- Ufa. Obrigado por me salvar, Cosmos.
- De nada, Gomora! Não podia te deixar daquele jeito.
Depois o Team EYES leva o monstro para uma área de preservação.


A habilidade de defesa de Cosmos é impressionante. Ele consegue derrubar rajadas de lâminas cortantes só com as mãos e os pés.


Mas ele é um pouco fraco contra ataques que capturam e dão choques elétricos. Mais de uma vez ele se viu em apuros nessa situação.


Cena de pouso, usada no especial de cinema Ultraman Cosmos THE FIRST CONTACT, em que é contado sobre o encontro de Cosmos com Musashi quando este era apenas uma criança.


Nesse filme é contado que Cosmos veio à Terra perseguindo o Alien Baltan, com quem ele tem uma grande luta (na foto a segunda versão, que aparece no primeiro Ultraman).
Curiosidade: o diretor e roteirista desse filme é Toshihiro Iijima, a quem é atribuída a criação do Alien Baltan, que é um dos oponentes mais icônicos das séries Ultra. De fato, foi Iijima quem dirigiu e escreveu os episódios 2 e 16 do primeiro Ultraman, que foram a estréia do notório alienígena. E em Ultraman Max Iijima também dirigiria e escreveria os episódios 33 e 34 em que o herói enfrenta Baltan. Como roteirista, ele assina "Kitao Senzoku".


Junto com Hikari e Agul. Até agora, Cosmos é o único Ultra naturalmente azul que é personagem principal.


Junto com Kamen Rider Shadow Moon e Cure Moonlight. Com isso reúno os heróis da Lua de cada franquia. E pensar que a Moonlight é a mais agressiva dos três.


Taiyou Sugiura voltaria a representar seu papel como Musashi Haruno em Ultraman Saga. Ele fez uma aparição em Mega Batalha na Galaxia Ultra como um personagem de nome "Musashi", mas que não é o mesmo de Ultraman Cosmos.


E Sugiura aparece mais uma vez como Musashi Haruno no especial para cinema de Ultraman Ginga S, com os 10 Heróis Ultra da Nova Geração. É como se ele estivesse fazendo compensação de horas devido ao afastamento do seriado na época.


No jogo Ultraman Fighting Evolution Rebirth para o PlayStation 2, os Ultras Clássicos e os Ultras da Nova Geração se unem para enfrentar o Alien Mephilas. Cosmos tem um papel decisivo nessa ocasião.
Showa vs. Heisei? O que é isso? É de comer?

E esta foi a apresentação da versão Ultra-Act do Ultraman Cosmos, feita pela Bandai. Uma figura sólida, mas que me deixa um pouco confuso. Em alguns aspectos ela representa bem o personagem, o que pode ser visto nas mãos intercambiáveis de formato peculiar. O fato dela vir com mãos abertas de fábrica mostra que tiveram cuidado em representar a natureza pacifista do herói. Por outro lado, existem pontos que diferem do original, como o tom de azul mais claro, o buraco dos olhos que ficou muito grande e a pose do Luna Extract. Um elogio a ser feito foi o fato de incluírem um suporte para o Full Moon Rect, pois a peça não se sustenta só com o braço da figura. De resto, um modelo regular da linha, sem nada de muito especial. Mesmo assim, fizeram bem em trazer o personagem, que tem características marcantes, trouxe conceitos novos à franquia e tem ganhado importância nos últimos anos devido à sua participação em especiais de cinema. O grande problema (novamente) é a disponibilidade limitada.

6 comentários:

  1. Fala, Usys!

    O Cosmos é um personagem interessante, mas que eu demorei a simpatizar. Gostei do primeiro longa, e teria sido legal se mantivessem a relação de Cosmos com a versão infantil do Musashi.

    O final improvisado, sem mostrar o Musashi, foi constrangedor, pois os personagens falavam com ele em off, ele era mencionado, mas não aparecia. A Tsuburaya não soube lidar com o escândalo na época e pioraram muito a situação, ficou feio pra eles. Felizmente, Musashi foi meio que compensado por tudo o que passou, sendo um personagem recorrente em tempos recentes.

    Sobre o citado diretor Toshihiro Iijima, cara eu não sabia que ele também era roteirista, usando pseudônimo. Achava que eram pessoas diferentes. Realmente, tenho muito a aprender com você. E lembro que Iijima dirigiu um drama em 2008 ou 2009 chamado "Home coming", sobre a vida que um homem que se aposenta e fica meio sem rumo na vida. No elenco, estavam Susumu Kurobe, Hiroko Sakurai e Koji Moritsugu, todos fazendo papel de velhinhos simpáticos. O engraçado é que Kurobe e Moritsugu, na mesma época, estavam em plena ação no filme Megabatalha da Galáxia Ultra, sem a menor pinta de velhinhos indefesos, parecendo até "mestres Jedi" com os mantos que usaram no filme.

    Sobre a figura em si, confesso que gostei do tom usado, parece que conferiu um ar ainda mais pacífico. Esse contraste do Cosmos com o Zero, por exemplo, acho que ainda pode ser melhor explorado em algum filme, pois eles são praticamente opostos.

    Parabéns pelo review e obrigado pelo show de informações.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Eu já gostei logo de cara do conceito do herói. E eu notei que o Cosmos tinha umas situações parecidas com O Regresso de Ultraman, com o Musashi ignorando ordens levado pelo ímpeto e naquela tentando se transformar no Ultraman quando não era a hora. Gostei de ver que eles mantiveram esse aspecto. E vendo bem, os designs dos Tech Thunders eram parecidos com os dos MAT Arrows. Especialmente as asas.

      Essa situação com o Sugiura foi bem chata mesmo. Foi um imprevisto bem grande e a Tsuburaya de fato demonstrou despreparo, tentando separar a imagem do ator do programa ao invés de ajudar os agentes a livrar a cara dele. Situação parecida aconteceu em Battle Fever J, quando Kenji Ushio foi preso por suspeita de porte de drogas. Não só colocaram um substituto para o personagem dele, como editaram os episódios, apagando sua participação. Também me lembra o Caso ASKA relatado no seu Blog.

      Agora foi a sua vez de me fornecer informações sobre o Iijima. Li sobre o Home Coming e tem até o pessoal de Ultra Q! Encontrei por acaso essa informação dele ser o criador do Baltan quando pesquisava sobre o filme do Cosmos. Daí fui verificar esses episódios do Ultraman e do Max e fiquei surpreso e até maravilhado. Isso que é o legal de pesquisar. Às vezes a gente descobre cada coisa... Bom, espero que agora ele ganhe mais evidência por aqui, afinal o mérito de criar o Alien Baltan é enorme.

      Vendo por esse lado, de fato esse tom de azul combinou mais, já que o Agul e o Hikari são mais agressivos. O Zero é bem brigão e rebelde, mas uma coisa ele tem em comum com o Cosmos: o apreço por vidas inocentes. Bom, senão ele não seria herói.

      Excluir
  2. Show de Review!

    Esse Ultra parece ter um estilo diferente, bem diferente. O conceito dele lembra bastante o Superman, de ser aquele que salva, não que destrói, interessante que ambos possuem poderes alienígenas (se bem que o Super é um alienígena) e vestem azul.
    Esse caso do ator parece bem complicado! Sempre me surpreende ver como os japoneses são rigorosos com esse tipo de caso, tratam essas situações com bastante seriedade, e no meio artístico isso afeta toda a produção.

    A figura ficou bem legal, gostei da modelagem. Como não conheço o personagem, não sei se o azul ficou muito diferente do original, mas o tom está bacana.
    Essas peças de efeitos são fantásticas! Pelo visto o Luna Extract era para ser lançado parecido com o Hadouken, só que com uma mão hehehe.
    As poses que ele faz são bem legais, e me parece que são diferentes dos outros Ultras.

    Então quer dizer que o Cosmos não esmagaria o Kyubey, e sim tentaria fazer ele virar um verdadeiro mascote do bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Quiseram fazer um novo tipo de Ultra e acho que foi por isso que deram essa cor a ele. No começo achava essa pose de "Karate Kid" meio ridícula, mas acho que isso ajudou a dar destaque ao personagem.

      Esse tom de azul ficou diferente do original, mas concordo que não ficou ruim. Eu também gostei mais e ajuda a diferenciar dos outros Ultras azuis. A pose do Luna Extract seria mais parecida com a do Hishouken do Andy Bogard, disparando o raio da palma. Essa parte acho que podiam fazer mais fielmente.

      O Cosmos pode ser pacifista, mas se o oponente se demonstrar mau de verdade, ele muda de forma e extermina de uma vez. Isso acontece bastante quando ele enfrenta seres alienígenas inteligentes. Só não sei como o Cosmos reagiria diante do Kyubey, já que o objetivo final dele não é exatamente maligno... Ao menos não visto por um ângulo. Mesmo assim acho que o Cosmos deveria mudar para o Corona Mode e explodir essa praga logo de uma vez.

      Para os japoneses, imagem é tudo. Qualquer mancha na reputação é coisa gravíssima. É só que isso faz com que eles acabem exagerando. Aquela matéria do Sushi POP sobre o ASKA é bem instrutiva quanto a isso (http://nagado.blogspot.com.br/2014/09/boletim-64-o-caso-aska-veredito.html). Eu mesmo sou fã de Noriko Sakai e não deixei de gostar das músicas dela mesmo depois daquele escândalo envolvendo drogas.

      Excluir
  3. Olá, Usys!

    Lembro que quando Ultraman Cosmos estreou no Japão era complicado demais ter acesso à série. Logo, eu tinha que me contentar em ler spoilers e algumas matérias publicadas na revista Henshin, que chegava a dar boa ênfase ao herói (a internet ainda não era o terreno fértil de informações que é hoje). Quando tomei conhecimento do escândalo envolvendo o Sugiura, acabei desenvolvendo uma espécie de "rejeição inconsciente". Ouvia spoilers de que a série havia desandado com remendos e tentativas de "ofuscar" o Musashi da trama. Felizmente isso foi superado a tempo, mas não há como negar que o enredo da série tenha sofrido rasuras com esse acontecimento de bastidores. E o mais incrível de tudo é que, mesmo com esses altos e baixos, Cosmos conseguiu ter a incrível quantidade de episódios que teve.

    Outra coisa interessante é que, além de ser o primeiro "protagonista azul", Cosmos foi também o primeiro a se "fundir" com outro Ultra. No terceiro e último filme da série, Musashi/Cosmos faz uma fusão com a personagem Julie (Ultraman Justice) e os dois se transformam em Ultraman Legend.

    Isso faz de Cosmos o "Ultra das fusões", já que ele aparentemente pegou gosto pela coisa e voltou a fundir-se com os Ultras Zero e Dyna em Ultraman Saga.

    E falando no Saga, aquela action figure que você posto ali, atrás do trio Dyna/Zero/Cosmos, também é uma Ultra-Act??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno Seidel!

      Essa foi uma tremenda dureza, já que a Tsuburaya nunca havia enfrentado uma situação assim antes. Ainda mais com o ator principal. Em um programa voltado a crianças isso é bem grave. Mas ainda bem que tudo foi esclarecido e agora estão compensando.

      De fato, ele foi o primeiro a fazer combinação com outro Ultra. Uma coisa parecida tinha acontecido no Taro, mas não fazendo surgir um personagem completamente diferente. Será que ele foi o "princípio ativo" para fazer a fusão no Saga?

      O Saga da foto é um boneco de vinil que encontrei em uma loja por acaso, quando estava fazendo o pagamento de outra peça. Foi meio caro, mas como o Cosmos estava a caminho, achei que ia ser bom. Agora que todos os componentes estão reunidos, espero que soltem um Ultra-Act do Saga.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html