domingo, 17 de janeiro de 2016

S.H. Figuarts Kamen Rider Kiva-la

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Kamen Rider Kiva-la, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações

Kamen Rider Kiva-la aparece no especial de cinema Kamen Rider X Kamen Rider W & Decade MOVIE Taisen 2010. Ela seria Natsumi Hikari, parceira do herói Tsukasa Kadoya/Kamen Rider Decade e assumiria essa forma para impedir que ele continuasse destruindo os Kamen Riders. Para isso, ela usa a mascote Kiva-la e confronta o herói mas...

Kiva-la (mascote) por sua vez é cheia de mistérios. Aparentemente ela veio do mundo de Kamen Rider Kiva, mas não se sabe se isso é verdade. Suas verdadeiras intenções nunca são reveladas.

A mascote aparece também no conto MASKED RIDER KIVA EDITION -KING OF VAMPIRE- como a irmã mais nova do mascote/item de transformação Kivat Bat III e vem ao mundo dos humanos em busca de seu irmão.


Não vi todo o seriado e por isso não tenho muitas informações sobre a personagem. Sendo assim, vamos falar sobre a dubladora da mascote Kiva-la, Miyuki Sawashiro.

A primeira vez que a conheci foi em Di Gi Charat (1ª versão, de 1999), quando ela interpretava Puchiko/Petit Charat, parceira da personagem título do desenho. A personagem falava pouco, por ser do tipo "calada, que quando fala solta veneno", mas Sawashiro soube mostrar isso bem. E fiquei surpreso ao saber que na época ela tinha apenas 14 anos e estava estudando no Ginásio.

Mais tarde a vi em Galaxy Angel, interpretando Mint Blanmanche, e lá ela me mostrou seu verdadeiro talento, interpretando uma personagem que a primeira vista parece ser uma menina meiguinha, mas que na verdade é dissimulada, manipuladora, egoísta e até doente (deixo dito que isso que é o bom dela). O lendário dublador Tomokazu Seki foi um dos primeiros a reconhecer seu potencial e chegou a dizer que ela "futuramente será o grande carro-chefe do ramo". Ele estava certo, pois Sawashiro fez os mais variados papéis, não só como garotas, como também mulheres adultas, meninos, mascotes e muitos outros tipos de personagens e não só em desenhos animados, como também em jogos, seriados, no rádio e até mesmo no teatro. Ela também sabe falar bem o inglês, com uma excelente pronúncia e demonstrou isso quando interpretou Cammy em Street Fighter IV.

Miyuki Sawashiro, ou "Miyukichi" para os seus admiradores, é fã de Super Heróis japoneses, especialmente Ultraman, Super Sentai e Metal Heroes. Uma de suas inspirações, conforme ela conta em uma entrevista à loja animate, é a divina atriz e dubladora Machiko Soga, que interpretou várias rainhas e bruxas em seriados do gênero e é conhecida internacionalmente como a Rita Repulsa, de Power Rangers. E foi exatamente vendo a vilã Bandora, de Zyuranger (as versões originais japonesas de Rita e Power Rangers) quando era criança que Miyukichi quis ser bruxa e se ofereceu para esse papel no teatro da escola. Ela impressionou a todos com sua performance e nessa viu que queria trabalhar com interpretação, mas decidiu mesmo ser dubladora ao ver Rurou ni Kenshin.

Eu voltaria a reencontrá-la em Go! Princess Precure, interpretando a princesa-vilã Twilight e a heroína Towa Akagi/Cure Scarlet. Fiquei impressionado ao vê-la interpretando duas personagens tão diferentes¹ dando uma voz distinta para cada uma e mais uma vez pude sentir seu poder. Por vários anos, ela trabalhou em programas infantis como Jewel Pet e Onegai My Melody, sempre com o intuito de "superar Precure". Ela fez teste para ser vilã na franquia, dizendo que "queria ser como Machiko Soga", mas acabou levando também um papel como heroína. Senti que ela faz bem seu papel como Cure Scarlet, mas é muito mais "viva" ao interpretar a princesa Twilight.

Outro papel recente de Miyuki Sawashiro foi em Ninninger, no qual ela fez a voz do "monstro da semana", a Youkai Futakuchi Onna. Nisso, ela usou uma voz de "mulher adulta", totalmente diferente de Twilight e de Cure Scarlet. Miyukichi realmente "não comete falhas".


¹Eu sei.

O conteúdo da caixa. Vem com pouca coisa, mas a personagem já não tinha muitas armas mesmo. É uma pena que não veio uma figura da Kiva-la (mascote).

2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. A representação é muito boa. Assim como outros personagens originais de Kamen Rider Decade, é feita uma boa emulação de estilo de outras séries da franquia, neste caso Kamen Rider Kiva. Quem não conhece imagina que ela veio mesmo deste seriado.

Ao invés de tons pastéis usados em heroínas, Miyuki Sawashiro tem fascinação pelas cores roxo e prateado, bastante usadas em vilões. Sinto que esse visual foi feito para ela.

Close da cabeça. Kiva tinha como motivo vampiros e por isso, Kiva-la tem vários adornos que lembram asas de morcego. O visual é bem chique, dando o clima adequado ao tema.

Os olhos possuem uma textura insectóide no fundo.

Nos personagens de Kiva, a placa peitoral lembra uma jaqueta aberta. O mesmo conceito foi usado em Kiva-la, dando um aspecto bem sensual. A parte de trás é envolta por uma couraça.

As ombreiras, com formato de asas de morcego, têm pintura metálica na parte de fora.


Detalhe do braço. O modelo é todo pintado, com camada perolada ou brilhante. O braço em especial lembra marfim.


A mão usa pintura metálica. Nas pontas dos dedos existem detalhes que lembram garras.



O cinto é uma peça separada do corpo. Na fivela está a Kiva-la (mascote). Pena que não é removível. Existem vários adornos que lembram correntes, o que é condizente com a estética de Kiva.


Os modeladores conseguiram dar formas bem femininas à figura, que não perde em nada para a figma Kamen Rider Siren da Max Factory. Existem vários detalhes de tecido dobrado.



Esses moldes de dobras de tecido estão espalhados por toda a figura.


As pernas têm a mesma textura dos braços. Nos pés é usada pintura perolada.


Detalhe dos adornos dos tornozelos. A parte vermelha é representada por pintura metálica ao invés de uma peça transparente.


3.Articulações

O pescoço se ergue bem, mas há uma certa dificuldade para abaixar.

As ombreiras são móveis e com isso não interferem tanto no movimento quanto parecem.

Existe uma articulação giratória no antebraço e o cotovelo se dobra até o ângulo da foto. Mas o meu exemplar tem o ombro um pouco duro de girar.

O pulso consegue se dobrar bem.

A flexão do tronco depende quase totalmente da articulação da cintura. O peito não se move muito.

Em algumas poses a articulação da cintura fica exposta, mas pode ser coberta com o cinto. É nisso que o fato dele ser uma peça separada ajuda.

A couraça da cintura tem articulações que minimizam a interferência do movimento das pernas. Curioso que a peça central lembra um coração.

O joelho se dobra até o ângulo da foto. A ponta do pé se dobra.

O tornozelo tem uma dobradiça que ajuda a manter uma área de contato maior da sola com o chão. Isso é bem útil, pois o sapato tem salto alto.

4. Acessórios

Estão incluídos quatro pares de mãos. Por alguma razão a mão totalmente fechada não está na posição de "soco".


Esta é Kiva-la Sabre, a arma de Kiva-la.

A última mão serve para segurar a espada. No meu exemplar não fica muito firme.

Detalhe do cabo, com um adorno em forma de asa de morcego.

A lâmina parece ter uma cobertura de couro no lado cego. Também é possível notar um adorno em forma de olho.


5. Ação




A abertura das pernas é muito boa e por isso é possível fazer vários tipos de chutes.


Vamos ver como ela se sai em uma luta.
Obs.: não tenho os materiais do filme e por isso uso movimentos de outra personagem de Miyuki Sawashiro.



Defesa e desvio.







Defesa com o pé.








Arremesso com as pernas.







O golpe fatal de Kiva-la, o Sonic Stab.


Junto com a figma Kamen Rider Siren. Só de olhar não parece, mas ao mexer senti o avanço da tecnologia nesses últimos anos.
Curiosidade: Miyuki Sawashiro também interpretou Case, a Kamen Rider Siren na versão japonesa de Kamen Rider Dragon Knight (não o Kamen Rider Ryuki, mas a dublagem da versão americana).

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Kamen Rider Kiva-la. Mais uma figura feita com competência pela Bandai, com formas bem femininas e que ainda pode se mover bem. Os vários sistemas nas ombreiras e na couraça da cintura permitem que a silhueta seja mantida sem sacrificar a mobilidade, o que é altamente positivo. Apenas senti que no meu exemplar o ombro é um pouco duro, assim como a troca das mãos. Na verdade não sei muito sobre Kamen Rider Decade e me lembro de pouca coisa do filme em que ela aparece. A única razão de eu ter comprado esta figura é o fato da Kiva-la (mascote) ser interpretada pela Miyuki Sawashiro. Mas no total é uma boa figura, fácil de manusear e muito bem moldada e pintada. Creio que os fãs de Decade vão gostar.




Na verdade minhas dubladoras favoritas são Aya Hisakawa, Eri Kitamura e Kyouko Hikami.

7 comentários:

  1. Belíssimo Review!

    Já tinha elogiado essa figura no De Carteira Vazia, e vendo essas fotos bem detalhadas achei ela ainda mais bonita! O visual dela é bem legal, com belas cores, e a Bandai caprichou na modelagem e pintura.

    Bem interessante ela ter detalhes baseados em morcegos. Não tenho muito conhecimento sobre Riders, mas acho que é bem diferente dos outros.

    A atriz que interpreta a heroína sem transformação é bem bonita. É ela que faz a voz transformada também, ou fica por conta da Miyukichi?

    E por falar em Miyukichi, belíssimo especial! Com certeza é minha dubladora favorita! O lance de ela gostar de bruxas e outras personagens "dark" é engraçado por ela acabar interpretando a Celty Sturluson (um de seus melhores papéis, na minha opinião) que é uma personagem com um visual dark, mas com uma personalidade bem gentil e divertida. Acredito que deve ser um certo desafio interpretar uma personagem desse tipo. Dá pra fazer uma lista só de grandes papéis da Miyukichi, se bem que até nos papéis pequenos ela brilha XD

    Uma pena a figura não ter a mascote, ela poderia dar umas mordidas no Kyubey...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Exatamente no De Carteira Vazia que eu comentei que ia comprar só por causa da Miyukichi. Vi pouca coisa de Decade e ainda nada de Kiva, mas levei só por ela. Tanto que a apresentação acabou focando mais na Miyukichi que na Kiva-la propriamente dita. XD

      Infelizmente a Miyukichi só faz a voz da mascote e não da versão transformada. Mas aqui na Casa, a personagem é interpretada pela Miyukichi, sim. Só não sei ainda se coloco ela de heroína ou como vilã. Acho que ela vai querer a segunda opção.

      Miyuki Sawashiro para mim já é uma Lenda da dublagem. E ela é ótima para fazer papéis duplos ou com personagens bipolares, como ela já mostrou com a Mint logo de cara. E acho que ela tira qualquer personagem de letra. Mas mais impressionante é o seu número de trabalhos. A barra de rolagem vertical da página do currículo dela não tinha fim!

      Devia ter usado os dados de movimento da Celty para fazer umas cenas de moto. Mas não tinha conseguido um modelo que combinasse. Bom, fica para a próxima.

      Na verdade acho que a Kiva-la (mascote) é do mesmo time do Kyubey. O caráter e até o esquema de cores é o mesmo (branca, olhos vermelhos, adornos dourados). E a mordida dela tem o poder de despertar poderes ocultos, então pode dar um tremendo problema...

      Ah, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=rrLPMPJIjhM Tenho que conseguir esse brinquedo...

      Excluir
  2. Nobre Usys! Review sensacional!

    Como sempre digo, preciso me atualizar com todos esses Kamen Rider! Assisti apenas às duas séries do Black e RX, então há pelo menos vinte e poucos anos (ou mais) de episódios para conhecer! Já estou aguardando o Bio Rider e Robô Rider aparecerem por aqui! Abração e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Corrigindo) - Quarenta e poucos anos de Kamen Rider, já que a série está completando quarenta e cinco anos!

      Excluir
    2. Obrigado, Adelmo Veloso!

      Pior que na verdade eu nem vi o seriado em que ela aparece. Só o filme. Por isso usei dados de movimentos de outra personagem.

      Se for a partir do RX são só(?) uns dezesseis seriados. Mas se for todos aí é bastante! Eu também não vi todos, mas pessoalmente recomendo OOO, Drive, Blade e Gaim.

      Ah, sim! Sempre me esqueço de dizer, mas se possível, dá uma olhada no segundo episódio de Dagashi Kashi. Lá vai falar de uma coisa bem familiar...

      Excluir
    3. Encontrei e chega deu arrepios! Hehehehehe! O Capitão América iria pirar com tantas referências!

      Excluir
    4. Ah, eu estava falando dos Menko, aquele que parece com Tazos. Não consegui deixar de pensar na sua matéria ao ver aquilo!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html