domingo, 17 de abril de 2016

World Uniform Operation Yuri Tsukikage & Itsuki Myoudouin

Saudações.

Desta vez vou falar das versões World Uniform Operation das heroínas Yuri Tsukikage e Itsuki Myoudouin, do desenho Heartcatch Precure!, feitas pela Mega House.


1. Informações
2. Modelagem
3. Detalhes do Uniforme - Yuri
4. Detalhes do Uniforme - Itsuki
5. Galeria



1. Informações


Yuri Tsukikage (Cure Moonlight) e Itsuki Myoudouin (Cure Sunshine) foram disponibilizadas por venda exclusiva pela Mega Treasure Shop, que não envia para fora do Japão. Tsubomi e Erika foram comercializadas por venda aberta.


Devido à popularidade do desenho e destas duas personagens em especial, esperava vê-las a preços absurdos, mas tive sorte e pude consegui-las a um preço razoável em uma loja de usados. De acordo com a loja, não estavam em perfeitas condições, mas não vi nenhum defeito ou sinal de desgaste.


Yuri é aluna do Colégio Myoudou. No seu tempo de ginásio, ela participava do clube de atletismo e treinava duramente para ser campeã nos 100 metros rasos. Yuri tinha um bom condicionamento físico e era chamada para fazer parte de vários clubes de esporte, em especial os de basquete e vôlei devido à sua altura, mas recusava pois preferia uma modalidade em que ela pudesse se auto-aperfeiçoar sem depender de ninguém. Mas ela acabou abandonando o atletismo para se tornar Precure e defender a Terra da ameaça dos Apóstolos da Desolação. Sua outra intenção com isso era a de procurar por seu pai desaparecido. Yuri luta bravamente por dois anos, mas é derrotada por Dark Precure e pelo Dr. Sabahku. Esta luta é contada na introdução do primeiro capítulo do desenho.

Yuri gosta de chá de Darjeeling. Isso foi porque esse foi o primeiro chá que ela provou, quando estudava no 4º ano do primário, feito por Kaoruko Hanasaki, diretora do Jardim Botânico da cidade, para Yuri enquanto ela esperava que seu pai, Hideaki, terminasse seu trabalho no local. Yuri experimentou outros chás de Darjeeling comercializados no Japão, mas só conseguiu gostar do chá feito por sua Mestra.


Itsuki estuda no Ginásio Myoudou e é presidente do Conselho Estudantil. Ela é neta do fundador e diretor presidente da escola, Gentaro Myoudouin, mas isso não significa que tenha privilégios, sendo que sua posição foi conquistada por puro mérito, por ser boa tanto com estudos quanto com esportes, além de possuir um grande senso de responsabilidade e dever. Praticante do estilo Myoudouin de Kobudô, Itsuki é treinada para um dia assumir o dojo da família e por isso, apesar de ser uma menina, usa roupas masculinas e fala como um menino. Na verdade, seu irmão mais velho, Satsuki, é quem iria suceder o dojo, mas ele nasceu com uma constituição delicada, sendo incapacitado para tal. Movida pelo dever e pelo amor a seu irmão, Itsuki passa a treinar e ganha gosto pela coisa, embora também goste de coisas bonitinhas e fofinhas como uma menina comum de sua idade.

É o contato com Tsubomi e Erika que faz com que Itsuki reveja seus conceitos e mude. Seu avó, mestre do dojo, severo e muito sábio já sabia disso desde o começo e aconselhava Itsuki a seguir seu próprio caminho, sem se prender a nada. Com isso, Itsuki se liberta e assume ambos os seus gostos, mostrando que "coisa de menino" e "coisa de menina" são conceitos ultrapassados. E esse é o grande charme da personagem.

Itsuki é frequentemente associada ao girassol, mas sua Flor do Coração é a peônia, que significa "Realeza", "Nobreza", "Pudor".

O conteúdo das caixas (com exceção dos suportes de acrílico).

2. Modelagem

Vamos começar pela Yuri. Ao tirar as fotos, só veio uma frase à minha cabeça: "tão bela!". É gratificante ver minha Musa esculpida tão belamente. Yuri é representada como se estivesse se voltando para trás, com o cabelo e a saia acompanhando o movimento.

Em matéria de escultura, Itsuki não fica atrás. É o desenho tirado da tela. Ou melhor, seria, pois Itsuki nunca apareceu assim na série, já que ela usa o uniforme masculino devido às circunstâncias descritas mais acima. Itsuki só é mostrada usando o uniforme feminino no último capítulo, mas com o cabelo comprido. Mesmo assim, esta versão "imaginada" ficou muito graciosa.

Close do rosto. Ao ver mais uma vez penso: "tão bela!". Yuri é representada com um sorriso bondoso, embora ela não demonstre essa expressão muitas vezes.

Yuri também pode ser representada sem os óculos e é assim que ela vem. E isso não diminui em nada a sua beleza. Mas deixo com os óculos mesmo.

Os óculos de Yuri são feitos de metal, parecido com um arame, sem lentes. Eles são colocados em pequenas reentrâncias na franja. Estão incluídos mais dois reservas caso algo aconteça com o original.

O rosto de Itsuki é bem representado, com os olhos feitos com várias linhas retas. Ela também tem um olhar de bondade. A boca um pouco torcida no meio dá um ar um pouco maroto.

Uma característica interessante no rosto de Itsuki é que dependendo do ângulo por onde é visto parece tanto uma menina (como acima) quanto um menino (como abaixo). Isso mostra bem o aspecto andrógino da personagem, que é sua marca registrada. Ponto para os escultores. Pena que a divisão do cabelo ficou muito aparente.




O cabelo de Yuri é representado como se esvoaçasse pelo vento. Existem vários sulcos e as pontas são feitas com precisão.




A franja com repiques de Itsuki é bem representada, assim como a parte de trás, com várias camadas. A pintura com gradação também chama a atenção.




A modelagem do pescoço de Itsuki é bem feita, com parte da traqueia saltada, já que ela está com o pescoço virado.






As mãos de Yuri são muito bem modeladas, inclusive com os ossos na base dos dedos na mão fechada. As unhas são representadas com pintura esmaltada. Aquele aspecto dos dedos muito curvados para fora que me incomodava quase inexiste.



A palma de Itsuki tem os músculos direitinho e as unhas são representadas.



As pernas de Yuri, que Cologne compara com as de uma gazela. E isso é bem representado na figura. Apesar de um dia ter sido do clube de atletismo, ela não têm músculos tão protuberantes.



Itsuki parece ter uma panturrilha mais desenvolvida, devido ao seu treinamento em Kobudô. Mas nada muito exagerado.


O Ginasio e o Colégio Myoudou são a mesma escola, mas com setores separados e até uniformes distintos.


3. Detalhes do Uniforme - Yuri

O uniforme do Colégio Myoudou é do tipo "blazer". A camisa tem várias dobras para parecer de verdade e dá até para ver os botões.

Os botões da camisa também são bem esculpidos. Tem até uma dobra na roupa, bem na casa do botão.

As dobras das mangas são esmeradas, até com pinturas simulando sombreamento. Dá para sentir a importância dada ao uniforme escolar, que é a tônica da linha.

Nas costas, que ficam escondidas, dá para ver mais detalhes das dobras que surgem quando ela vira o corpo e é possível notar a costura na parte de trás.



Detalhe das mangas. A manga da camisa de dentro também é esculpida.

A saia é modelada de moto a parecer tremular levemente, no mesmo sentido dos cabelos. A modelagem e a gradação são soberbas. Yuri é a única personagem de Heartcatch desta linha que tem uma saia separada do resto da roupa.

Detalhe dos sapatos e das meias.

4. Detalhes do Uniforme - Itsuki



O uniforme do Ginásio Myoudou é mais próximo do tipo "sailor", com sua gola característica. Assim como na Tsubomi e na Erika, ela é uma peça separada. O enorme laço do pescoço na verdade é um lenço, como pode ser visto na parte de trás.



Os detalhes de dobras do tecido são fenomenais. Existe um pouco de pintura simulando sombreamento.



Isso pode ser visto nos ombros também. A divisória lembra a costura do uniforme.


Detalhe das mangas. As bocas possuem listras esculpidas.



A saia é parte integrante do resto da roupa. As dobras e pregas são muito bem representadas.



Detalhe dos sapatos e meias, com cores mais claras que os de Yuri. O azul chama bastante a atenção.


5. Galeria







Yuri Tsukikage. "Musa"... "Diva"... "Beleza". O "Beauty Praise" deste ano já foi decidido.





Itsuki. Em alguns ângulos parece pensativa, em outros decidida. A figura representa bem sua dualidade.



Yuri e Itsuki. A Luz da Lua e o Brilho do Sol.


Na verdade, até o estilo de luta é contrastante. Yuri usa o Karatê, ensinado por Kaoruko Hanasaki, a Cure Flower, com ataques diretos e poderosos, usando a palma da mão. Itsuki usa o Kobudô do estilo Myoudoin, que consiste em esquivas, contragolpes e arremessos. Enquanto Cure Moonlight é "Movimento", Cure Sunshine é "Estática".


Com isso estão reunidas as heroínas de Heartcatch Precure! da linha.


No começo, Tsubomi achava que Itsuki era um menino e chegou a se apaixonar por ela. Mas esse "primeiro amor" acabou não se concretizando...


Foi graças a Tsubomi e Erika que Itsuki pôde se encontrar. Em troca, elas passaram a frequentar o dojo Myoudouin, aprimorando suas capacidades de luta e passando a dar valor a movimentos defensivos. Isso foi decisivo para que Yuri as reconhecesse como Precure e passasse a ajudá-las.


Tsubomi tem uma forte admiração por Yuri. E no último capítulo, ela mostra seu desenvolvimento.


Erika é capaz de dizer as medidas do corpo de qualquer pessoa só de olhar. E ela fez isso uma vez com Yuri.



Yuri a princípio via suas sucessoras com severidade, mas depois passou a reconhecê-las, vendo que elas tinham algo que ela não possuía.


E mais tarde passou a lutar lado a lado com elas.


Junto com as Fresh Precure. Com mais duas eu tenho todas as Cures desta linha. E torço para que tragam mais. Smile!, por exemplo...


Até lá uso a Figuarts Zero da Yayoi Kise. Com isso tenho as Cures de amarelo vestindo uniforme escolar das minhas três séries favoritas da franquia.


Pode não parecer, mas estas duas personagens possuem vários pontos em comum. Um deles só Cologne sabe.


Essas duas têm um ponto em comum bem inesperado. Qual é? Não posso contar.



Várias versões de Yuri/Cure Moonlight e Itsuki/Cure Sunshine. Com isso podemos ver que Heartcatch Precure! teve uma imensa gama de figuras. Só para variar, ainda não abri as S.H. Figuarts das formas mais poderosas, as Super Silhouette...

E esta foi a apresentação das versões World Uniform Operation de Yuri Tsukikage e Itsuki Myoudouin, feitas pela Mega House. As duas figuras representam bem as personagens e também seus uniformes, como é a premissa da linha. Yuri ficou lindíssima como deve ser e ainda por cima com a opção de colocar ou não os óculos (eu deixo "com" mesmo). Itsuki pode causar certa controvérsia, por ser representada em uma forma que não aparece no desenho. Talvez se colocassem outra peça para representar o cabelo comprido, já que a junção ficou tão aparente. Mas digo que uma nova versão reimaginada, combinando o visual com o qual ela é mais conhecida com um elemento do último capítulo também é válida. A reprodução do aspecto andrógino da personagem já compensa tudo. E os escultores literalmente acertaram a mão, eliminando o aspecto dos dedos muito curvados para fora que tanto me incomodavam. Mas a já mencionada junção do cabelo no meio e não na franja incomoda um pouco. Colocando de frente não tem muito problema. De qualquer jeito, fiquei feliz em conseguir tão rapidamente e em uma boa oportunidade, apesar de usadas. Recomendo para os fãs, mas com a ressalva de que se trata de um item de venda limitada.



E caso haja interesse, preparei uma matéria com um resumo e impressões da versão em romance literário do desenho. Muito do que escrevi aqui foi tirado deste livro. Segue o link: 小説ハートキャッチプリキュア! - Heartcatch Precure! - Romance Literário.

6 comentários:

  1. Duas figuras belíssimas! Não conheço o anime, mas tô vendo que além de passar pra o lado estatueta da força, você e o Ronin vão me trazer para o lado fofo dos animes! Hehehehehe!

    São figuras muito detalhadas. Estou ficando cada vez mais sem tempo de fotografar meus bonecos, sendo eles resumidos a estatuetas na minha prateleira. Pra lembrar da infância, essas estatuetas são fantásticas! Abração, meu nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Lado fofo dos animes? Como assim? Yuri Tsukikage/Cure Moonlight é um Cavaleiro de Ouro de saias. Aqui uma demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=b19yWkHELRM

      O desenhista é o mesmo da primeira temporada de Saint Seiya Omega, mas o roteirista é outro, bem melhor. Só que sou suspeito para falar, já que ele é o meu favorito.

      Os assuntos da vida real devem ficar em primeiro lugar. Mas tire algumas de vez em quando. E espero por novas indicações de desenhos animados ou outras obras!

      Excluir
    2. Pra tu ver como eu tô por fora! Isso é culpa do "preconceito" com animes envolvendo meninas! - E olha que eu assisti Saillor Moon, Sakura Card Captors, As Guerreiras Mágicas de Reyarth! Pesquisarei mais antes de falar! Mas teremos mais indicações em breve! Abração!

      Excluir
    3. Talvez seja melhor ver "subestimando" mesmo. Aí o impacto é maior! A gente vê sem esperar nada e aí tem uma surpresa.

      Fico no aguardo!

      Excluir
  2. Show de review!

    Pelo visto a Yuri é meio parecida com a Sailor Vênus, que já lutava antes das outras personagens. E parece que a Itsuki tem uma mentalidade bem avançada!

    As figuras são muito bonitas! A Yuri é extremamente charmosa, e a pose com o movimento do cabelo deixam ela ainda mais charmosa. Interessante que dá pra tirar o óculos dela, pensei isso não fosse possível. Mas o óculos é mais charme, tem que deixar.

    Seria interessante a Itsuki ser representada de forma mais masculina, mas as fabricantes já têm histórico de não representar muito esse estilo, foi a mesma coisa com a Kyubei Yagiu da MH e a Seishiro Tsugumi da Revolve. Mas ainda bem que nos três casos as personagens têm sim seu lado feminino, e as figuras ficaram boas XD

    Opa, olhando bem, a Itsuki é bem parecida com o Chihiro Fujisaki de Danganronpa, que é um menino que se veste de menina! O_O

    E novamente dá pra perceber o esmero da MH nos uniformes! Aliás, essa linha parece meio parada, faz tempo que não anunciam figura nova.

    Olhando a foto com todas juntas, é impressionante como a Yuri é bem mais alta que as outras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Vendo por esse ponto é verdade, mas Yuri teve uma experiência muito pior e traumática, que fez ela ficar fora de ação por um bom tempo. Mas depois ela volta com tudo.

      A personagem da Itsuki (menina vestida de menino) na verdade é bem comum, mas a diferença é que ela assume os dois lados, enquanto outras tendem a pender para um deles. E agora parece que é moda no Japão fazer o contrário também (menino vestido de menina). Pior que alguns deles parecem meninas mesmo ou até são mais bonitas(!).

      Yuri é a Cure mais alta de toda a franquia. Não era a toa que vinham convites para fazer parte do clube de basquete e de vôlei. E acho que gosto de personagens altas, fortes e bonitas. Moonlight, Jupiter...

      Acho que pararam mesmo com a linha. Uma pena, porque estava ficando bom. Vamos esperar por mais notícias... e que eles parem de fazer tudo exclusivo!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html