domingo, 27 de novembro de 2016

S.H. Figuarts Kamen Rider 1 (Movie)

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Nº 1, na forma em que ele aparece no filme homônimo, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: usei o termo "Movie" no título da matéria para diferenciá-lo da primeira versão.
Obs. 2: contém informações sobre os rumos do filme.



1. Informações



Takeshi Hongo, o Kamen Rider Nº 1, aparece com esta forma no filme comemorativo dos 45 anos da franquia, que se iniciou em 1971. Não é contado dentro do filme, mas ela seria resultado de várias reconstruções que o Rider sofreu ao longo dos anos durante a interminável luta contra Shocker e outros inimigos no mundo inteiro. Mas o preço a se pagar foi alto. Seu corpo acumulou severas injurias e Hongo agora tem pouco tempo de vida e de vez em quando sente dores intensas, especialmente no coração. Mesmo assim, ele retorna ao Japão para ver mais uma vez uma pessoa da qual ele cuidou por gratidão ao seu mentor, Toubee Tachibana: a jovem Mayu, neta do "tiozão".

Para representar Takeshi Hongo, foi chamado o ator original, Hiroshi Fujioka, (assim, com vírgula mesmo, uma excentricidade do ator). Um dos motivos da alteração no visual foi para adequar o herói ao porte físico atual de Fujioka,. E para vestir o traje foi designado o veterano Jiro Okamoto, que usava a roupa do Kamen Rider Black e mais tarde a de muitos outros heróis da Toei.


A relação entre "Takeshi Hongo" e "Hiroshi Fujioka," é bem interessante. Esse é um daqueles casos raros em que o ator "engoliu" o personagem e não o contrário. Tetsuo Kurata, o Kamen Rider Black ficou marcado pelo papel de Koutaro Minami por muito tempo a ponto de ser chamado por colegas de "Minami" nos bastidores de filmagens. Fujioka, não ficou apenas marcado pelo personagem como também o absorveu, incutindo sua própria personalidade na dele. Tanto que o grande mestre Shotaro Ishinomori chegou a dizer que para saber o que aconteceu com Takeshi Hongo depois do seriado, bastaria ver a história de vida de Hiroshi Fujioka,.

Fujioka, construiu sua carreira de forma sólida, se mostrando como "o samurai dos tempos modernos" e como um grande aventureiro em um programa de TV em que ele explorava lugares exóticos do mundo. Tão forte é sua presença que ninguém mais se lembra exatamente de como era o personagem "Takeshi Hongo", que na verdade não tinha uma personalidade especialmente marcante ou característica. E foi essa lacuna que Fujioka, preencheu.

O conteúdo da caixa. O Kamen Rider Nº 1 continua lutando apenas com seu próprio corpo, sem o uso de armas. Mesmo assim, o número de acessórios é bem menor que o da primeira versão. O volume da figura compensa parcialmente essa deficiência. Desta vez a venda foi aberta, com reservas a partir de 01/06/2016, conforme noticiado no Anime Brilliant Blog na época, na seção De Carteira Vazia.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Por incrível que possa parecer, a figura é um pouco menos volumosa que o do filme. A coloração lembra a da versão do traje Kamen Rider usada quando Hiroshi Fujioka, voltou a interpretar o Herói, a chamada "versão Sakurajima", com tons mais escuros. Faz sentido.

Close da cabeça, que guarda certa semelhança com a versão clássica.

O formato das antenas não é tão simples como a versão clássica, com detalhes nas pontas. O O-Signal ("terceiro olho") está presente. Os olhos usam a textura insectoide no fundo.


O cachecol é feito de material maleável e preso por uma conexão esférica, o que lhe da certa liberdade de movimentos. A instalação foi um pouco dura no meu exemplar. Desta vez não está incluída uma versão que parece tremular no vento.


Como dito anteriormente, o tronco é bem robusto. É feito um arranjo pesado em relação à versão clássica, com mais detalhes no Converter Lung (placa peitoral). Uma verdadeira "armadura", conforme Hiroshi Fujioka, a descreveu quando ele apareceu trajado com ela em um evento de divulgação do filme.


Nas costas existem detalhes em verde que lembram asas de gafanhoto. A novidade é uma parte que se parece com uma "espinha dorsal", como os Ultras.


Os braços são massivos e agora o Rider possui ombreiras, que aumentam ainda mais a sensação de volume. Existem também alguns detalhes em vermelho.




Existem moldes de ranhuras nas partes do traje que seriam maleáveis.




Essas ranhuras também estão presentes nas mãos, muito bem esculpidas. O protetor do dorso da mão tem protuberâncias para as bases dos dedos.


O cinto de transformação, o Typhoon. O núcleo é feito de material transparente.


Isso não está escrito nas instruções, mas a fivela pode ser representada fechada, formando o símbolo da Tachibana Racing, provavelmente colocada pelo Rider em homenagem ao "tiozão".




Diferente do original, os painéis laterais não são deslizantes. É preciso removê-los e recolocá-los, inserindo os conectores dos painéis em outra fenda no cinto.


A parte de trás do cinto, com o fecho.



Dos dois lados existem esses mecanismos com botões e interruptores de propósito desconhecido. Achei interessante por ter ficado algo que relembra aquelas máquinas dos anos 1970.


As pernas são massivas como os braços. As botas têm um formato mais complexo, lembrando os Riders de agora e os detalhes em vermelho estão presentes aqui também.


A sola é completamente lisa. Um aspecto que me desapontou, considerando que a S.H. Figuarts da versão clássica é bem detalhada.


Comparação com a versão clássica. É bem diferente, embora tenha alguns aspectos em comum. Uma coisa interessante é que tecnicamente essas duas são formas reforçadas do original.


A proporção é mais próxima do Kamen Rider Ghost, com quem ele contracena no filme.


3. Articulações


O pescoço tem boa liberdade de movimentos. A curvatura na parte de trás do capacete não interfere.

As ombreiras são móveis, mas não o suficiente para que os ombros se abram bem. Existe uma articulação giratória no antebraço.

Fechamento máximo do cotovelo.

Os pulsos possuem articulações multidirecionais. Apesar de sofrerem certa interferência da manga, eles se movem bem.

Com dá para imaginar, o tronco não é muito flexível, embora se mova mais do que parece. Ele gira bem na altura do peito e na cintura.

As coxas são extensíveis, mas a abertura não é muito boa devido ao volume delas. As couraças dos lados se movem, de modo a não atrapalhar.

O joelho não se fecha muito.

Os tornozelo possuem articulações em dobradiça, além das multidirecionais e com isso dão boa estabilidade ao modelo. A ponta do pé se dobra bem.

Assim como no filme, apesar das limitações o modelo se move mais do que aparenta.

Como é de se esperar, ele não é tão flexível quanto a versão clássica.

Mas é bem mais estável, podendo dar um chute alto e se manter de pé mesmo sem o uso de suportes.


4. Acessórios


Estão incluídos apenas mais dois pares de mãos além das fechadas que vêm de fábrica.

O último par tem um formato bem peculiar, como que para segurar o guidão de uma motocicleta.

Está incluída esta peça de efeito para o Rider Kick. A coloração com gradação do vermelho para o verde com pontas brancas é igual à do filme. A peça é feita de material rígido e por isso propensa a quebra e tem pontas afiadíssimas.

Ela se encaixa perfeitamente no pé direito da figura. É até mais fácil que na versão clássica.

A peça de efeito da versão clássica. À primeira vista elas parecem apenas ter cores diferentes.

Mas o encaixe do pé é diferente. Um modelo não pode usar o do outro.


5. Ação



- RIDER... HENSHIN!!!




- TOH!!!
O Kamen Rider concentra energia eólica no cinto para se transformar. Na série clássica, Hongo pulava depois da pose, mas isso foi omitido no filme.

Obs.: Na verdade o cinto se abre logo no primeiro passo, mas acabou ficando assim, como se a sequencia de movimentos ativasse a abertura.


Hiroshi Fujioka, conta que pôs bastante força na pose de transformação e que com isso quis representar não só o espírito da equipe da série clássica, como também o próprio Japão. Fujioka, é conhecido por ser patriota, mas considerando que a pose vem do teatro kabuki, talvez essa afirmação não seja um exagero.







O Rider se move mais rápido do que aparenta. Pena que não incluíram mãos para segurar objetos para representá-lo tirando a arma do inimigo e usando-a contra ele mesmo. Pelo menos, no mesmo período relançaram os soldados Shocker.


Antes de desferir os golpes especiais, o Kamen Rider faz uma pose semelhante à do primeiro passo da transformação.


O modelo não vem com uma peça de efeito para o Rider Punch e por isso uso a que vem no D-Arts Terry Bogard. Desta vez o encaixe é melhor.


- Espere, Chefe Hongo! Essa barreira é indestrutível e...
- RIDER PUNCH!!!
- Er.. Hum... Ok...


Ele também faz a pose agachado.


- RIDER JUMP!



- RIDER KICK!!!
O golpe mais icônico do Kamen Rider e que é tradição na franquia.


Ainda não houve um anúncio da venda da motocicleta do Herói, a Neo Cyclone. Por isso experimentei colocá-lo na versão The First. Ficou um pouco pequena e a figura não encaixa direito na moto.






Fotos com a moto e peças de efeito.


Tentei fazer um golpe original, o Cyclone Spiral, mas não deu muito certo...


Foto feita por preguiça de usar o computador.


- Takeru. O que é a Vida?
- É algo importante e que deve ser protegida.
Apesar de ter Takeru/Ghost ter sido encaixado na última hora, os dois têm uma boa interação e uma convergência de pensamento. Hongo sorri ao ouvir essa resposta.


- É uma frase bem antiquada. E me diga. Por que ela é importante e deve ser protegida?
- Bom, eu...
- Muito bem. Então esta é sua lição de casa. Pense bem nisso e depois me diga a resposta.
Mesmo assim, Hongo percebe que Takeru ainda fala as coisas da boca para fora e não as compreende verdadeiramente.


O Japão está em crise devido ao plano da Nova Shocker. Takeru então decide pedir ajuda a Hongo, que está em uma choupana no campo com Mayu, mas...
- Takeru. Por que você não acredita em sua própria força ao invés de pedir ajuda?


- Eu também tive muitos companheiros, mas nunca dependi da força deles.


- Ei, Hongo. Por um acaso você se esqueceu de mim? Sem a minha ajuda você teria perdido para os Shocker Riders, lembra?
E de fato, na versão em quadrinhos Hongo é morto por eles e Hayato Ichimonji tem que assumir seu lugar.


E também nos bastidores, Fujioka teria perdido o papel principal se não fosse a insistência do produtor Tohru Hirayama e a amizade de Takeshi Sasaki, que impôs a condição de ficar no seriado só até que o ator se recuperasse do acidente com a moto durante as filmagens. Ouvir isso da boca de Takeshi Hongo me desagradou profundamente.


O Kamen Rider Nº 1 morre ao impedir Mayu de ser prensada em uma parede, recebendo o impacto em seu lugar.


Hongo então é cremado em uma pira funerária. Takeru jura prosseguir com a missão do Kamen Rider e parte para enfrentar Wolga.



Nisso, algo misterioso acontece. O cinto se ativa e suga as chamas.




Com isso, o Kamen Rider volta da morte.


- Desculpe a demora, Takeru.
- Chefe Hongo!
Takeru se surpreende ao ver que Hongo ressuscitou.


- Vamos. Temos que proteger a Vida, que é a coisa mais importante deste mundo.
- Mas o senhor disse que essa frase era antiquada e...


- Eu sou o primeiro Kamen Rider.
Hongo concordava com Takeru desde o início. Mas o jovem Rider precisava compreender verdadeiramente o valor da Vida. Uma pena que o processo não foi muito bem explicado e Takeru pareceu ter ouvido a resposta atrás da porta, mas...


Infelizmente não houve transformação dupla e nem Double Rider Kick. Ghost fez isso com Spectre para só então o Nº 1 se transformar e atacava sozinho, ganhando mais destaque.


- Uma coisa é certa. Takeshi Hongo sempre será o meu Herói.
Hongo passa a Takeru o Legado do Kamen Rider e lições sobre a Vida que lhe serão úteis em sua missão.


O Rider então parte para uma nova viagem, pois sempre que alguém precisar ele estará lá.


O Rider estará sempre ao lado de vocês.
Não importa o que aconteça, estará junto com vocês.
Vivam, vivam, vivam até o fim.
O Rider sempre estará com vocês.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da forma do Kamen Rider Nº 1 do filme, feita pela Bandai. Desta vez a qualidade é alta, com uma figura robusta, não só na forma como na construção também. As articulações não são nada muito excepcional, mas considerando a forma, elas se movem bem mais do que aparentam. Apesar de vir com poucas mãos, a troca é suave, nem muito dura e nem muito frouxa. A forma é menos volumosa que o original do filme, mas ainda assim é suficiente. Um porém é que não incluíram um cachecol modelado como se estivesse tremulando ao vento, mas instalar o primeiro já foi difícil e por isso esse já está de bom e é possível fazer improvisações. Quem gostou do filme e/ou desta forma vai gostar da figura. É só que a moto Neo Cyclone ainda não foi anunciada para venda, mas pela tendência ela pode acabar sendo de venda exclusiva.


Vi o filme e falo dele em outra matéria. Se houver interesse, segue o link:

12 comentários:

  1. Show de review!

    Já tinha achado ele incrível nas fotos de divulgação, e agora vejo que é ainda mais legal! O visual é até agora o que mais gostei entre os Riders.

    E está bem caprichada a figura! Belos detalhes e pintura, e até as articulações são boas. Essa peça de efeito dá bastante impacto, interessante como encaixa perfeitamente no pé da figura.

    Como sempre as fotos estão espetaculares. Usou muito bem as peças de efeito, esse ciclone na transformação ficou perfeito. Pena que a moto fica meio pequena para ele. Mas de alguns ângulos nem dá para perceber, como na foto onde ele está pulando no meio das explosões.

    E vejo que esse é realmente um herói à moda antiga, até nas frases XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esse ficou bem massudo. Bem poderoso. Uma boa forma "Power" do antigo Rider. Mas ainda assim eu gosto da clássica. Vou ver como eu vou encaixar isso no "universo" do blog.

      O ciclone veio bem a calhar e foi lançado no mesmo mês. Pessoalmente queria um branco, mas essa verde combinou com o Rider. Pelo visto ele ficou bem servido, até com o relançamento dos soldados.

      A bem da verdade, o próprio ator tem umas ideias conservadoras e até meio antiquadas. Não concordo com algumas, mas tem outras que são muito boas.

      Excluir
  2. De: LucianoMT

    Grande Usys 222!

    Mais uma vez quero parabeniza-lo pela aquisição do boneco, pela riquíssima informação sobre o novo filme do Kamen Rider 1 e mais curiosidades sobre o Black (talvez de conhecimento inédito por aqui).

    O visual ficou realmente adequado ao corpo de Takeshi Hongo (aspecto de armadura), apesar de ter gostado mais do visual do filme Kamen Rider the first (aspecto de "rider"). Mas de todos os "Showa novos", digamos assim, eu gostei do 3go e principalmente do 4go, o que prova que a Toei manda bem nos trajes e que talvez ela, de forma intencional, faz novos Riders de roupa espalhafatosa por julgar ter maior impacto nas crianças. Ainda enfatizo a moto Cyclone que rivaliza em beleza com a do "The first".

    O filme foi legal como entretenimento, onde teve umas sacadas geniais como a Nova Shocker que busca conquistar o mundo de maneira mais verossímil a realidade, o lance professoral entre ichigo e Ghost e o já comentado traje do Rider 1. Mas os pecados de sempre: explicações dos fatos feito nas coxas e/ou "viajadas" e apelo ao "deus ex machina".

    Não mais, parabéns. E que, se pudesse, fazer uma análise do "The First" (da S.I.C.) e do Yongo (da SH Figuarts).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano!

      Eu achava que o Minami... perdão, o Kurata tivesse mencionado isso em alguma das entrevistas que ele deu em eventos daqui. Mas agora acho que ele já fez as pazes com o personagem.

      Também gostei desse visual e da versão The First, com todos aqueles zíperes. Os novos Amazons também são excelentes. E na verdade, Hideki Tajima, da Ishimori Prod. comenta que ainda são seguidos os ensinamentos de Shotaro Ishinomori na concepção dos visuais dos Riders de agora, por incrível que possa parecer. Mas vendo bem é isso mesmo. Vou ver se faço uma matéria sobre isso um dia.

      O duro para fazer a análise do S.I.C. da versão The First é achar um exemplar a um preço razoável. A S.H. Figuarts até encontro de vez em quando. Quanto ao Yongo, ele ainda não saiu pela linha e por enquanto ficou só no protótipo apresentado em um evento.

      Excluir
  3. Fala, Mr. Usys!

    No começo, eu achei muito estranho o design e o biotipo desse Rider "reforçado". Depois me acostumei a ver. Agora, a proporção do boneco ficou mais "ideal" do que real. E ficou muito bacana a recriação da cena da ressurreição, parabéns!

    Eu vi pouca coisa do Rider original, mas o primeiro episódio é bem interessante. E realmente, Hiroshi Fujioka se tornou maior que Takeshi Hongo, quando normalmente é o contrário que acontece.

    E essa figura realmente parece muito legal, do tipo obrigatória para fãs de Riders, seja dos novos ou antigos.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      É bem isso mesmo: uma versão "ideal" do que "real", que ficaria bem limitada se usassem o mesmo esquema de articulações. Achei a proporção do boneco um pouco melhor. O impacto visual inicial é forte, mas acho que nisso também ele se aproxima do Kamen Rider na época.

      Fujioka, conduziu bem sua carreira, usando a fama de herói para criar um "personagem" mais característico ainda. Isso é algo que não dá para negar.

      E obrigado pelo elogio. Até tinha as peças para fazer a cena da ressurreição, só que as cores não ficavam bem. Daí tive que retocar no computador. Mais uma vez foi na tentativa e erro, mas também gostei do resultado.

      Excluir
  4. Nobre Usys! Que Review, que história e que figura maneira!!

    Sempre gosto de ficar por dentro da história desses Kamen Riders apresentados aqui. A diferença é clara para os Super Sentai, que tem uma trama mais leve, digamos assim. Também gosto de aprender sobre a produção da série, quem era o ator e quem foi o dublê com a roupa do herói.

    Os detalhes da figura são incríveis e essa "repaginada" (se não entendi errado) no herói clássico ficou fantástica. Pena ser limitado em algumas articulações, mas a figura é muito bonita.

    As cenas de ação despertaram, novamente, aquele sentimento de nostalgia! Hehehehe! E outra, esse Kamen Rider poderia se chamar Kamen Rider Ikki, de Fênix! Até a próxima, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Isso mesmo. Essa seria a versão reforçada do primeiro de todos os Kamen Riders, que volta após 45 anos da estréia. Pena que o filme não esteve à altura... Mas pelo menos a figura ficou muito boa.

      A cena dele ressuscitando como uma fênix é muito bonita visualmente, mas ao ler os motivos por trás dela fiquei um tanto decepcionado. Ah, e para fazer a cena, usei uma peça de efeito de um conjunto para o Saint Cloth Myth do Ikki e o do Shaka. Não ficou exatamente igual, mas acho que deu para representar o clima.

      Excluir
  5. Parabéns novamente por mais um post sensacional, Usys. Confesso que além do review completo das figuras que você faz, sempre leio com muita atenção as informações que você posta a respeito dos personagens que você aborda. Muito bom mesmo.

    Vou escrever um pouco sobre o filme no seu outro blog, mas sobre a figura em si posso comentar que ao contrário da maioria, achei esse visual novo do Kamen Rider muito bom, desde as primeiras fotos de divulgação. E quando o vi em ação a primeira impressão positiva se confirmou.

    É verdade que o filme não se dá ao trabalho de explicar o motivo da mudança de visual do herói (o que poderia ser resolvido com uma simples linha de diálogo), mas acho que mesmo na série original não tivemos maiores detalhes da mudança do visual do Hongo quando ele voltou no episódio 40).

    O único porém é que acredito que esse visual não será adotado pela Toei de forma definitiva. Tenho a quase convicção de que no próximo Taisen da vida, em que o Rider 1 aparecer somente transformado e sem a presença do Fujioka atuando ou mesmo dublando, ele volte à sua imagem tradicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo!

      Acho sempre bom situar o leitor sobre o personagem que a figura representa. Tento trazer algumas curiosidades e fico contente quando às vezes consigo colocar algo que não é muito conhecido.

      No primeiro relance eu estranhei um pouco, mas depois repensei ao ver que esse visual foi feito baseado na forma física do Fujioka,. Realmente é uma boa pergunta essa de qual visual do Rider vão usar daqui para a frente. Talvez nem esteja decidido ainda. Se o Fujioka, resolver voltar terão de usar esse. Mas também é provável que mantenham o visual clássico por ser mais conhecido.

      E bem lembrado. Não havia cenas visuais explicando o porquê do novo visual da série clássica. Muita coisa foi feita às pressas devido a imprevistos que ocorreram ao longo das filmagens do seriado, como o surgimento repentino do Ichimonji. Mas nesse caso, souberam lidar com os problemas e acabaram estabelecendo os parâmetros básicos para as séries daí por diante, sendo que mesmo as atuais possuem algum elemento da primeira (2º Rider, formas reforçadas etc.).

      Excluir
  6. Muito interessante essa nova roupagem do Rider clássico, gosto dessas versões com visual mais insetóide. As cenas de ação ficaram ótimas! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      O tema de insetos é bem recorrente em Kamen Rider. Usei uns efeitos para dar impressão de impacto nas cenas de ação. E até que funcionaram.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html