domingo, 14 de julho de 2019

Star☆Twinkle Precure Cuty Figure 2 Special Set


Saudações.

Desta vez vou falar das versões Cuty Figure das heroínas do desenho animado Star☆Twinkle Precure, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Hikaru Hoshina
3. Lala Hagoromo
4. Elena Amamiya
5. Madoka Kaguya
6. Galeria


Informações preliminares sobre a série




1. Informações



スター☆トゥインクルプリキュア (STAR☆TWINKLE PRECURE) estreou no Japão em 03/02/2019, sucedendo HUGtto! Precure, que encerrou um ciclo de 15 anos. E se propõe a ser um novo início, conforme está escondido no título na parte "Star☆T", que remete à palavra em inglês "start", começo. Os temas são "Espaço", "Constelações" e "Imaginação".

Hikaru Hoshina (Cure Star), Lala Hagoromo (Cure Milky),  Elena Amamiya (Cure Soleil) e Madoka Kaguya (Cure Selene) devem coletar as Star Color Pens, que têm os poderes das Doze Princesas Estelares e com elas salvar o Universo de ser tomado pelas Trevas. Para isso as Cures viajarão para vários planetas e terão contato com outras culturas, passando por provações e enfrentando dilemas morais, algumas vezes se questionando se o que elas fazem não é o mesmo que seus inimigos, os Not Raiders, que pretendem tomar tudo o que existe no Cosmo.



De acordo com a produtora Akari Yanagawa, outro tema do desenho é a Diversidade, como é em todas as outras séries Precure. Mas desta vez de uma forma mais discreta do que na anterior, HUGtto! Precure, retratando a Diversidade como algo que já faz parte do cotidiano e não como um conceito importante ou especial que tem que ser instituído. Parte disso é retratado na cor da pele das personagens principais, que usam tons diferentes uma da outra. Lala é pálida, Madoka é clara, Hikaru é rosada e Elena tem um tom mais bronzeado.

O desenho segue a estética que a produtora chama de "Neo 80's", remontando aos anos 1980. Uma época, que segundo Yanagawa, foi marcada pela positividade, pelas expectativas com o futuro. Algo que fosse novo para as crianças e nostálgico para os adultos. Nascida em 1990, a produtora mesma não chegou a viver essa época, mas tentou captar sua essência. Isso está presente nos visuais das personagens e também no encerramento, com uma canção que lembra os Pop dos anos 1980 e emulando os videoclipes da época. A intenção foi fazer algo que remontasse à chamada Era Showa, como nas canções de Shizuka Kudo e Akina Nakamori, que agradasse tanto aos pais quanto às crianças, seguindo o exemplo dos filmes Meu Malvado Favorito 3 e Guardiões da Galáxia. E os pais de agora também viram Saint Seiya quando eram crianças, daí o motivo de constelações. Sailor Moon também foi levado em consideração nesse plano.



O uso extensivo de wireframe e neon  é bem típico dos anos 1980.

Outra estética seguida é o que ela chama de 宇宙カワイイ (Uchuu kawaii, algo como "fofura espacial"). A produtora tem muito interesse na chamada Educação STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), daí a parte de Imaginação, e acredita que meninas também podem gostar de temas espaciais, algo que até então se pensava ser exclusivo de meninos. A intenção é mostrar para elas que o espaço é um lugar cheio de possibilidades, de futuro e não frio e escuro, embora seja contado logo no primeiro capítulo os perigos de se sair por lá sem um equipamento adequado. Ela mesma conta que quando era criança, gostava de dinossauros e outras espécies pré-históricas, mais uma coisa que é frequentemente vista como "coisa de menino".

Mesmo assim, Yanagawa comenta que Precure não é uma obra que enaltece o Feminismo, mas sim algo que a equipe de produção quer fazer para divertir as crianças, sem levar em conta o chamado "Politicamente Correto". Porém, ela mesma, como mulher, gostaria que houvesse menos diferenças de oportunidades para ambos os sexos e menos divisões de tarefas seguindo esse critério, além de dar uma definição mais ampla ao conceito de Família. E que a sociedade fosse mais fácil para que as meninas vivessem e tivessem mais opções. Por isso, Yanagawa tem em mente o conceito de "Empoderamento", seguindo as palavras de Daisuke Nishio, da primeiras séries Futari wa Precure e Max Heart e das séries Dragon Ball. De que Precure representaria "a força para se animar e encarar os problemas e absurdos do cotidiano".

Yanagawa visa o mercado internacional e está ciente da existência de Glitter FORCE. Mas é uma incógnita sobre quais serão seus planos e se ela pretende retomar essa série. Mesmo assim a produtora comenta que as diferenças culturais estão diminuindo cada vez, dando como exemplo o grupo coreano BTS. É preciso abandonar a ideia de que produtos japoneses só funcionam na Asia e visar algo maior. As obras japonesas dependem da venda de produtos, mas ela comenta que o primeiro passo é transmiti-las para o mundo e fazer com que todos vejam para despertar o interesse. Que antigamente era preciso driblar vários códigos de conduta de emissoras de TV, mas com serviços como a Netflix, as coisas se tornaram mais flexíveis.



No ano passado, consegui o conjunto 2 das Cuty Figures de HUGtto! Precure e agora comprei também as do segundo conjunto de Star☆Twinkle com as Cures em suas formas normais. Estas figuras são vendidas em docerias e lojas de conveniência no Japão e vêm com chicletes junto, que em teoria seriam o principal. E desta vez também disponibilizaram um Special Set com um exemplar de cada modelo. Bom para garantir um modelo de grande saída, como a Lala (pesquisa desta vez feita sem nenhum viés).

Elas vêm em embalagens individuais e a montagem é extremamente simples, bastando encaixar a figura na base incluída. Infelizmente, desta vez não incluíram os Mascotes Fuwa e Prunce.


2. Hikaru Hoshina



Hikaru Hoshina é uma estudante do 2º Ano Ginasial e adora constelações e estrelas. Ela passa os dias olhando para elas com uma luneta em seu quarto e faz mapas em seu caderno, desenhando constelações seguindo sua própria imaginação. A menina também gosta de UMAs (Unidentified Mysterious Animal) e ocultismo, por influência de seu pai, Youichi, que viaja pelo mundo pesquisando sobre esses assuntos e volta uma vez por ano para casa, em 07/07 (Festival Tanabata).

Hikaru tem bastante curiosidade e interesse por coisas novas. Mas seus valores são bem firmes e por isso a menina não se deixa influenciar facilmente pelos outros. Por exemplo, no primeiro capítulo, ela acha o vilão Kappard bonito, porém ao vê-lo tratando Fuwa como um objeto, passa a achá-lo feio, ruim. Hikaru a princípio parece ser só uma "menina maluquinha", mas tem senso de responsabilidade e ficou abatida uma vez ao ver que sua impulsividade levou a resultados desastrosos.

De acordo com a produtora Yanagawa, apesar de seus gostos incomuns, Hikaru gosta muito de si mesma e já passou pela fase de autoaceitação. Isso se deve a uma lição dada à menina por sua mãe, Terumi, que é desenhista. De que "não há nada de errado em se gostar de coisas diferentes dos outros. Pois isso é um tesouro só dela".

Sua mente aberta e sua capacidade de imaginação permitirão que ela supere barreiras culturais, de visões de valores diferentes e até mesmo de espécies. Ela mesma já mostrou isso várias vezes, interagindo com povos de outros países e de outros planetas, mostrando potencial para ser a Embaixadora da Terra futuramente.




Hikaru é representada em uma pose ativa, como se estivesse saltitando.


A expressão é igualmente ativa, retratando bem a personagem. 

A modelagem da franja é elaborada, fiel ao desenho original de Akira Takahashi.

A tiara tem o enfeite em formato de estrela, com as duas esferas direitinho.


O rabo de cavalo do lado esquerdo, modelado como se estivesse acompanhando o movimento da personagem virando a cabeça.

O rabo de cavalo do lado direito. Esse é mais estático.

As mechas de cabelo em parafuso, frequentes nos designs de Takahashi.

Hikaru veste um macacão. A modelagem é fenomenal, até com umas partes representando tecido frouxo. Mas existem vários detalhes que não foram pintados.


No peito tem o Star Color Pendant, que também serve como tradutor e sistema de suporte de vida em outros planetas. Ele não é pintado detalhadamente e o cordão é da mesma cor da pele de Hikaru.




A modelagem das mangas é magnífica, com as dobras de tecido.


As mãos são bem moldadas, considerando o tamanho.


A modelagem da parte de baixo do macacão em especial é incrível, inclusive com os bolsos. As formas da Hikaru são bem realçadas e é assim no original. Só que as estrelas deveriam ser rosas e os babados brancos.

As pernas são bem esculpidas. Pena que a pele não tenha uma camada fosca.





Os pés têm uma boa escultura, mas sem pintura nos detalhes.


A base personalizada, com o logo do desenho no alto e o nome da personagem na frente na ordem nome->sobrenome.


3. Lala Hagoromo



Lala é uma alienígena do planeta Summern e no começo não falava a língua dos terráqueos, o que foi arranjado por Fuwa. Mas o processo aparentemente não foi perfeito e ela acaba terminando as frases com "-run" como um Mascote. Ela seria adulta em seu planeta, apesar de ter a mesma idade de Hikaru e por isso tem grande senso de responsabilidade. Excessivo até, ao tentar resolver as coisas sozinha.

Ela não conhece as coisas da Terra e sempre pede ajuda à Inteligência Artificial de sua nave até para tarefas simples. Lala decide frequentar a escola de Hikaru e se surpreende ao ver que todos conseguem fazer operações matemáticas de cabeça(!), e com mais de duas casas decimais(!!!). É porque em seu planeta, todos deixam esse tipo de tarefa para os sistemas de Inteligência Artificial.

Lala é a primeira Precure alienígena da franquia. Antes dela houve outras que vieram de outras dimensões paralelas e até mesmo uma androide do futuro, mas ela é a primeira a vir de outro planeta. A intenção de se colocar uma personagem assim casa com o tema de Diversidade, simbolizando o encontro com o desconhecido, com o diferente. E ela também tem o que mostrar com essa condição.




A pose de Lala também é ativa, mas menos que a de Hikaru.




O rosto é bem feitinho e fica bem em qualquer ângulo. A parte amarela das pupilas deveria ter o formato de uma estrela, mas isso foi simplificado na figura.

Detalhe da franja. Devido a um acidente, a pintura ficou lascada.

As antenas de Lala, que deveriam ser finas como fios de cabelo, o que é impossível de reproduzir com as técnicas e tecnologias atuais. Elas não são flexíveis e ficam sempre na mesma posição. As pontas, os sensores, são pintados.

O enfeite que fica na base da antena deveria ter mais detalhes pintados, com a borda azul e a parte de dentro em rosa claro. Ao menos, a mecha foi colorida direitinho com o rosa e o verde.

Os seres da raça de Lala têm orelhas pontudas. 


Lala tem cabelo curto e isso é influência da produtora Yanagawa, no qual ela quis mostrar que meninas não precisam todas ter cabelo comprido. Mesmo na transformação o tamanho não muda. Na figura ele é moldado para parecer ter várias camadas.


Lala usa uma jaqueta por cima da roupa de cor amarela. No peito ela tem o Star Color Pendant igual ao de Hikaru. Só para variar, a pintura não é detalhada. A gola teria uma faixa em branco.


Detalhes dos ombros, que têm sanfonas na ligação com o corpo. Existem detalhes que são esculpidos, mas não são pintados. A boca da manga deveria ser verde.


Lala usa uma luva sem dedos na mão direita, que serviria como um comunicador com a Inteligência Artificial da nave. Mais uma vez há relevos, mas sem pintura nos detalhes.

A mão esquerda é nua. Os dedos ficam abertos em posições diferentes.


Lala tem uma saia rodada, que lembra um disco voador. Bem parecido com vestidos de desenhos futuristas dos anos 1980. Existem relevos em semicírculo que deveriam ser pintados de rosa.



Esse objeto no cinto é um estojo em que Lala guarda comida espacial chamada Cosmo Gumi, que lembra uma bala em gel. De fato, esse doce é vendido no Japão como um dos produtos relacionados ao desenho.



A posição das pernas é a mesma de Hikaru, mas ao contrário.




As meias frouxas lembram sanfonas de robôs de seriados antigos, dando o ar retrofuturista da série. Os sapatos não tem detalhes pintados.


A base personalizada. No começo houve discussão entre os fãs sobre qual era a cor da Milky, se era azul ou verde. Akari Yanagawa esclareceu que é um verde com tom azulado, para contrastar com o "Rosa Miami" da Star.


4. Elena Amamiya




Elena é mestiça, de pai mexicano e mãe japonesa. Sua família é grande, com seis irmãos contando ela. Elena ajuda na loja da família, a floricultura Sonrisa, que tem esse nome por ser o maior valor dos Amamiya, o sorriso. E é Elena quem cuida de seus irmãos quando seus pais estão ocupados e por isso tem boa capacidade de observar as pessoas. Graças a isso, ela atua como uma espécie de "irmã mais velha" ou "mãe" do time falando a coisa certa na hora certa quando alguém enfrenta problemas.

Elena é altamente popular na escola, apelidada de "O Sol do Ginásio Mihoshi" devido à sua personalidade alegre. E ela é muito boa com esportes. Essas habilidades físicas são úteis quando Elena tem que salvar alguma de suas companheiras. De fato, ela é a base que sustenta o time mesmo sem ser notada às vezes.

Como é de se imaginar, Elena quando era pequena sentiu que sua família era diferente das outras. Que não era "normal". Mas superou isso ao perceber que o que ela mais ama é sua família e quer ver os sorrisos deles. Um de seus irmãos, Touma, passa por essa fase, mas é aconselhado por Lala, que lhe ensina que não há nada de errado em ser diferente dos outros.

De acordo com Yanagawa. uma das intenções de se ter uma Cure mestiça, de pele escura, tem a ver com a Diversidade, desta vez para mostrar que mesmo na Terra existem vários tipos de pessoas. Que é bom e divertido ter "algo em comum" e ao mesmo tempo "algo diferente dos outros". Mas a sugestão veio do diretor da série, Hiroaki Miyamoto, que sempre quis ter uma personagem assim, tendo em mente que devem haver meninas com a mesma cor de pele de Elena vendo os desenhos da franquia, para que elas tenham em quem se inspirar.





A pose de Elena é parecida com a de Lala, mas com a mão aberta e a fechada são ao contrário.




Close do rosto, que é pintado ao invés de usar material da cor da pele de Elena. Por causa disso, existem várias falhas e irregularidades. E também por causa disso, as sobrancelhas quase desaparecem. Mas a pinta debaixo do olho esquerdo foi reproduzida direitinho.


A franja, com os cabelos todos colocados para trás, amarrados com a tiara, tem sulcos esculpidos.


Dos dois lados existem essas mechas com tranças.


O cabelo é volumoso e bem detalhado. Assim como suas amigas, não tem gradação.


Elena usa um vestido branco, com babados, o que reforça o ar de "garota esportiva".


A clavícula é esculpida, assim como os cordões da gola do vestido. Diferente de Hikaru e Lala, ela não usa o Star Color Pendant no pescoço.


A modelagem do corpo também é bem feita, com várias curvas. Em desenhos mais antigos, talvez ela fosse a "personagem sexy" do grupo.





As mãos sofrem o mesmo problema da pele, pintada com irregularidades, parecendo feitas de barro. Os detalhes das mangas deveriam ser alaranjados.


A pulseira da mão direita acabou sendo pintada da mesma cor da pele.



Por baixo do vestido, Elena usa uma bermuda. Isso também contribui para o aspecto de garota esportiva.


A posição das pernas é parecida com a de Hikaru. A textura é estranhamente lisa.





Detalhes dos sapatos. A sola vermelha é representada, mas os laços deveriam ser alaranjados.


Base personalizada em amarelo. No começo fiquei na dúvida se o nome dela se escrevia "Erena" ou "Elena". Agora a dúvida foi solucionada. Eu acho...


5. Madoka Kaguya



Madoka Kaguya vem de uma família rica e tradicional cujo lema é "liderar o povo para garantir a felicidade da Sociedade, se dedicando inteiramente a esta missão". Desde criança, ela teve uma educação rígida, passando por vários tipos de treinamentos e cursos, sendo habilidosa com Ikebana, Cerimônia do Chá, piano e acima de tudo Arco e Flecha. Como é de se esperar, suas notas são as melhores da escola. Mas isso tudo é vindo de esforço e não de talento natural.

Seu pai em especial é extremamente rigoroso e exigente, mas ela nunca se sentiu restringida ou desconfortável com isso. Pelo contrário, o respeita, tendo-o como modelo de vida e usa seus ensinamentos até mesmo quando enfrenta os Not Raiders ou para negociar com alienígenas.

Mas seu pai também é funcionário do alto escalão do governo japonês, que investiga atividades de alienígenas e os vê como uma ameaça. Madoka tem que encobrir que tem contato com Lala, Fuwa e Prunce, sob pena deles serem expulsos do planeta, e pela primeira vez em sua vida, mente para ele ao dizer que não sabe de nada. E com isso, ela acaba quebrando uma das maiores regras da família, de que "entre os membros da Família Kaguya não há segredos".

Madoka é conhecida como "A Lua do Ginásio Mihoshi" e assim como Elena é altamente popular. Como Presidente do Conselho Estudantil, sabe o nome e o rosto de todos os alunos da escola. Mas tem pouco conhecimento das coisas fora de sua casa e da escola e por isso algumas vezes faz e fala algumas besteiras, como recitar até mesmo as instruções de ação em um roteiro de filme, além das suas falas. Mas é o encontro com Hikaru e suas amigas que fará com que ela encontre um novo mundo e coisas gostosas como donuts, por exemplo.





Madoka tem uma pose parecida com as outras, mas de forma mais comportada.




Mesmo assim, ela tem um enorme sorriso no rosto.


A franja é bem modelada, com vários repiques, embora não seja reta como em outras personagens do tipo.



Dos lados do cabelo existem essas longas mechas presas por laços de fita, que tem enfeites em forma de lua crescente. Eles deveriam ser amarelos.


Existe um molde que representa a divisão do cabelo.


O cabelo é esvoaçante e volumoso.


Madoka usa um vestido longo, típico de uma filha de família tradicional. Os sulcos deveriam ser brancos.


A roupa é bem modelada, inclusive com uma folga acima do cinto.



No laço do peito e no cinto existem adornos em forma de lua crescente. O do laço também deveria ser amarelo.





As mãos são fechadas, mas com alguns dedos semiabertos. As pulseiras nas bocas das mangas deveriam ser púrpura.



A saia é modelada de modo a parecer esvoaçar. Ao menos pintaram os babados de branco.


A posição das pernas é parecida com as da Lala, mas de forma mais moderada.





Madoka usa meias longas e um sapato de salto alto, relativamente simples. As outras usam tênis, o que dá um bom contraste e fala bastante de sua personalidade.


A base personalizada. Madoka é uma das poucas Cures de púrpura que estão no grupo desde o começo. Lala também é de uma cor que não era muito usada, mas agora ganhou destaque.



6. Galeria


A história começa de verdade com o encontro de Hikaru e Lala.

Hikaru oferece um onigiri a Lala. No começo ela hesita, mas deixa o preconceito de lado e ao provar acaba gostando. Isso se baseia em uma experiência da produtora Yanagawa, que estudou nos Estados Unidos e ao levar onigiri para seus colegas, eles se tornaram seus amigos.

É Hikaru quem leva Madoka para conhecer o mundo lá fora. A cena é mostrada com as duas atravessando uma viela escura que dá para a praça, iluminada pelo sol.

Madoka tem a chance de retribuir quando Hikaru se sente culpada por cometer um erro devido à sua impulsividade. Uma das maiores características do desenho é o uso de luzes e sombras para representar o estado de espírito das personagens.

Existem três quitutes que são universalmente milagrosos nas obras japonesas: o onigiri, o donut e o takoyaki. Tenho que conseguir uma figura desse...

TOKUSATSU! A Mágica do Cinema!
As Cures se encontram com um alienígena que se encantou com o cinema da Terra e se tornou diretor de filmes de tokusatsu. O episódio foi escrito por Yuji Kobayashi, meu Mestre nessa matéria.

- UCHUU KITAAA!!! (Pro Espaço, eu vou!!!)
- KIRA YABA~!!! (Agora estrelou!!!)
Hikaru adora coisas relacionadas ao Espaço Sideral. Em Kamen Rider Fourze até tinha uma personagem parecida com ela.

- KIRA YABA~!!!
- Essa não! É aquela louca de novo!
- Pernas para que te quero!
Sendo assim, ela adora alienígenas e não tem medo de falar com um. De fato, ela corre atrás e gruda neles.

Hikaru tem poucos amigos que compreendem seus gostos. Um deles é Ryoutaro Sorami, o "velho Ryo", que cuida do Observatório da cidade Mihoshi. Algumas vezes ele diz algo profundo e dá pistas de que pode ser algum tipo de entidade superior. Ou pode não ser, como em outras séries Precure.

- Pai dos Ultras! Preciso de ajuda! O Universo está em perigo!
- Lala. Só as Precure poderão despertar os poderes das Star Color Pen. Vá para a Terra. Elas estão nesse planeta. E há gente do Povo Ultra por lá. Eles a ajudarão.
Lala recebe a missão de proteger Fuwa e encontrar as Precure. Para isso ela viaja ao espaço.
Obs.: O Pai dos Ultras sabe falar a língua do planeta Summern. Por isso a conversa parece normal.

Lala na verdade não tem um sobrenome. Ela adotou "Hagoromo" ao participar de um filme de tokusatsu fazendo o papel de uma Tennyo, que usa esse véu.

- Vai para o trabalho, meu pai?
- Sim. Não vou ter piedade dessas bostas de alienígenas que valem menos que vermes. E nem de quem os ajuda.
Aparentemente o pai da Madoka até desenvolveria um equipamento desses. E ele se parece fisicamente com o Moroboshi.

- Chao!
No começo pensei que essa frase da Elena fosse a italiana (Ciao), mas é a espanhola, com nuance parecida com o nosso "tchau". De fato, ela usava quando ia embora. Se ela usar essa palavra em outros planetas pode causar um incidente intergalático...

Se bem que a Elena até fez o papel de um Príncipe do Sol, mas...

- Alienígena em forma de Kappa? Sim, eu já enfrentei.
Em Ultra Seven figuram os Alien Tepeto, que teriam dado origem às lendas de Kappa. Em Star☆ Twinkle, essa teoria é citada pelo pai de Hikaru, que pode ser verdadeira nessa série, já que os Not Raiders são alienígenas que lembram seres lendários.

Eimi Naruse, a dubladora da Hikaru conta em uma entrevista que sempre sonhou em ser Precure, se inspirando na Erika Kurumi, a Cure Marine, de Heartcatch Precure!. Naruse se identificava com Erika por ser uma menina excêntrica como ela. E sua personagem tem em comum com a Erika o fato de se empolgar quando o assunto é algo que elas gostam.

Naruse também conta que gosta de cenas de transformação. Pois elas simbolizam que é possível se tornar aquilo que se queria ser. Ela dá como exemplo a Itsuki/Cure Sunshine, na qual ela se comportava como menino para proteger as tradições de sua casa e ao se transformar, podia revelar seu lado que gostava de coisas fofinhas.

Com as grandiosas antecessoras do Sol e da Lua.

Junto com as Cuty Figure de HUGtto! Precure.


Taí uma combinação bonita.

Homare e Elena são garotas esportivas. Coloquei a Lala junto para ela não ficar sozinha.

E todas elas se reunirão com as KiraKira Precure A La Mode no filme Precure Miracle Universe! Normalmente eu colocaria um link para uma matéria sobre ele, mas ainda nem consegui ver.

A grande lição que a produtora Yanagawa quer passar é a de ter curiosidade para explorar novos horizontes. Ver as coisas com os próprios olhos e pensar com as próprias cabeças. Questionar modelos preestabelecidos, experimentar coisas diferentes e se aventurar. Como as Cures farão em suas viagens pelo espaço sideral.

Ainda assim, é mostrado que Hikaru tem um avô rigoroso, que lhe deu uma educação sólida, assim como Madoka e seu pai. Essa é uma das mensagens do desenho de se aventurar e ter mente aberta, mas tendo bases firmes e mantendo seus valores.

E esta foi a apresentação do conjunto Star☆Twinkle Precure Cuty Figure 2 Special Set, feita pela Bandai. Assim como nos modelos do ano passado, a modelagem é muito boa. Mas devido ao aumento de custos de produção, tiveram que cortar gastos com a pintura de detalhes. Para quem não conhece o desenho parece que está tudo bem, mas para quem é fã, dá a impressão de que os modelos estão incompletos, o que é um tanto decepcionante. Mas entendo que foi necessário para poder manter o preço acessível. Só acho que dava para economizar mais um pouco ao fazer a Elena com material da cor da pele da personagem. Outro ponto negativo foi não terem incluído os Mascotes Fuwa e Prunce, provavelmente devido aos custos, mais uma vez. Não é um conjunto ruim, considerando a modelagem, mas quem comprar tem de estar preparado para fazer retoques por conta própria.

4 comentários:

  1. Olá Usys!
    Como vai?
    Estava ansiosa por esta postagem, e como sempre há boas interações e falas divertidas entre os personagens de Pretty Cure e Kamen Rider!
    Sim, não vou negar que foi um pouco decepcionante o fato de ter menos detalhes na pintura das Cutie Figure deste ano. Foi um choque para mim quando divulgaram as primeiras fotos da linha das Star twinkle precure, versão Pretty Cure. As comprei e ao vivo até que gostei do resultado, imaginei que ficaria muito destoado do que já estava acostumada... ainda bem que ficou bom. Entretanto, torço para que não seja assim nos próximos anos, pois gosto de colecionar essa linha de mini figures, para mim, e outras tantas pessoas, é mais acessível. Além do mais fiquei com receio de comprar as SHFiguarts depois dos problemas que tive com a Cure Beauty.
    Outra parte que me chamou atenção foi a fala da Naruse sobre a Marine! Incrível o como as Cures das outras séries ainda estão "vivas nos corações das pessoas", muito bonito de se ler isso! Naruse conseguiu expressar exatamente o que a Itsuki vivia na série, e que ao tornar-se Sunshine ela passou a mostrar seu verdadeiro eu-interior. Este é um dos motivos que tanto gosto da Sunshine, até hoje me emociono com o enredo.
    Sua coleção tá bonita demais, inclusive as figures de HeartCatch versão roupa de colegial! Meus olhos brilham só de vê-las!

    Como sempre, muito bom esta matéria! Sempre carregada de informações exclusivas, fotos com ângulos bonitos, imagens com ótimas edições e "tirinhas" divertidas entre os personagens! Muito, muito bom!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Acho que vai ser difícil manter a qualidade no ano que vem, considerando que a tendência dos custos é aumentar. Ainda mais com personagens que têm tantos detalhes. O jeito é fazer como em alguns trabalhos que a gente vê no Twitter e fazer retoques por conta própria. Duro é saber qual tipo de tinta usar.

      Eimi Naruse realmente gosta de Precure e tem plena consciência de seu trabalho como Idol de alegrar as pessoas. Apesar de estar acostumada com apresentações em público, ela admitiu que tem pouca experiência com dublagem e atuação, e todos os dias procura se aperfeiçoar. Gostei dessa atitude dela. Ela mostrou que tinha potencial em Innocent Lillies e fiquei contente em vê-la realizando seu sonho. E não parando nisso, sempre tentando melhorar.

      As figuras de World Uniform Operation (Sekai Seifuku Sakusen) estavam cotados a preços altos antigamente, mas agora a coisa tranquilizou um pouco. E tem umas Excellent Model usadas a bons preços.

      Excluir
  2. Show de review!

    A galera da produção se esforça bastante nessas obras! Quando estamos assistindo alguma coisa nem passa pela cabeça que há tantos processos estéticos por trás das séries.

    A pose da Hikaru está excelente, cheia de de energia! Gostei do visual dela, bem bonitinho, e o cabelo é bem estiloso. Essa de gostar de coisas diferentes é algo que muitos nerdotakus devem se identificar.
    A pose da Lala também passa bastante energia, o que me faz pensar que as duas garotas se dão bem. A luva me lembra a Rukia de Bleach hehehe. Vendo o design original, realmente seria bem complicado reproduzir as antenas sem que fossem peças extremamente frágeis. Se rolar uma Figuarts dela, fico pensando como vão lidar com isso.
    Uia, a Elena também me lembrou Bleach! Assim como o Chad de Bleach ela também tem sangue mexicano. Pena que tiveram dificuldades com a pintura da pele da figura. Mas mesmo com os problemas ela está bem bonitinha e dá pra sentir que ela é uma garota esportiva.
    Pior que eu bati o olho na Madoka e já imaginei que ela seria do Conselho Estudantil hehehehe! Ela é bem charmosa, gostei do cabelo e das posições das mãos. E o pai dela parece o Moroboshi?! Aí mesmo que o segredo dela deve ser algo bem complicado!

    Muito boa a foto da Hikaru correndo atrás dos aliens, a pose funcionou direitinho! E a Hotaru deve estar bem louca com todos esses doces que estão vido com as figuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eu não tinha me ligado que os visuais se baseavam nos anos 1980 nas Informações Preliminares. Só depois de ler a entrevista que me liguei. E a produtora queria fazer um anime que vendesse. Por isso planejou bastante.

      A Hikaru é bem "menina maluquinha" e provavelmente é a mais nerdotaku das Cures de rosa. O quarto dela é recheado de livros sobre o espaço, UMAs e coisas do ocultismo. Mas ela é bem resolvida e manda para o espaço se não entendem.
      Pior que a Lala não tem só as antenas de serem difíceis de representar. Na forma Cure, ela tem umas ombreiras transparentes em forma de esfera. Essa eu quero ver como vão fazer.
      Elena é a mãezona do time e gosto dela. Ainda mais por ser mexicana e eu adoro comida mexicana (sem segundas intenções). Pena que usaram pintura para representar a pele dela.
      Um dos conceitos das personagens é fazer com que elas sejam fáceis de entender logo de cara. Madoka é um exemplo. E o pai dela realmente não tem piedade de alienígenas. Só não se refere a eles como bostas. Quando vi o Moroboshi do anime fiquei surpreso em ver que era muito parecido com o pai da Madoka. E essa de guardar segredo vai dar muito pano para a manga.

      Quando vi essa pose, essa foi a primeira ideia que tive, dela correndo atrás dos alienígenas. Ia fazer com monstros para mostrar que ela gosta de UMAs também, mas não deu tempo.

      Desta vez achei que ia conseguir fazer a Hotaru explicar sobre esses doces com brinquedos, mas o material que eu peguei na entrevista da produtora pegou muito espaço. Quem sabe em uma próxima vez? Ou em uma matéria especial sobre isso?

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html