terça-feira, 30 de julho de 2019

S.H. Figuarts Vul Eagle & S.H. Figuarts Vul Shark & Vul Panther


Saudações.

Desta vez vou falar das versões S.H. Figuarts dos Heróis do seriado Super Sentai Sun Vulcan, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação




1. Informações



Sun Vulcan é um time composto pelos três melhores soldados da Guarda da Paz Mundial, criada pela Cúpula da ONU. Cada um é especialista em combate em ar, mar e terra, usando trajes especiais que reforçam suas habilidades usando energia solar, lutando com movimentos semelhantes ao de animais.

O inimigo é o Império Mecânico Black Magma, liderado pelo Supremo Hellsaturn, cujo propósito é o de acabar com a vida orgânica do planeta, substituindo tudo por máquinas. Um dos membros é a Rainha Hedorian, da Tribo Vader, os inimigos dos heróis anteriores, os Denziman, que foi ressuscitada de seu sono criogênico ao ter implantado um coração mecânico. Eles se valem dos monstros Monger, além de soldados Machineman e uma tropa de androides femininas, as Zero Girls.

O líder dos Sun Vulcan, Vul Eagle, é Ryusuke Oowashi, ex-oficial da Força Aérea, silencioso, sério, com grande capacidade de observação. Também tem habilidade com disfarces, com isso investigando as ações de Black Magma com mais eficiência. No meio do seriado, é chamado para trabalhar na NASA, tendo que abandonar seu posto no time.

Em seu lugar entra Takayuki Hiba, também ex-oficial da Força Aérea e exímio espadachim. Possui bom pensamento estratégico e é excelente piloto. Usa várias técnicas como o Hiba Gaeshi usando uma espada japonesa.

Vul Shark, especialista em combate aquático, é Kinya Samejima, ex-oficial da Marinha. Brilhante oceanógrafo, é campeão em esportes marítimos como mergulho e esqui aquático. Seus pais eram arqueólogos, mas foram mortos na África devido a uma guerra entre dois países.

Vul Panther é Asao Hyo, ex-oficial do Exército. Tem um condicionamento físico excepcional, capaz de escalar encostas íngremes e sempre que pode faz flexões. Por ser o mais jovem, é um tanto desastrado, mas sua boa índole faz com que todos gostem dele. Tem medo de cachorros.

A base da Sun Vulcan é camuflada em uma lanchonete, o Snack Safari, gerenciado por Daizaburo Arashiyama, o Comandante da Sun Vulcan. Excelente estrategista e engenheiro, foi ele quem projetou os equipamentos e aparelhos mecânicos do time, como o robô gigante Sun Vulcan Robo, capaz de se dividir em dois módulos: o jato Cozmo Vulcan e o tanque (bulldozer?máquina de construção?) Bull Vulcan. Aparentemente Arashiyama também é um ninja.

Apoiando o time está Misa, agente feminina, filha do Comandante Arashiyama, especialista em disfarces e infiltração. Ela tem habilidade no trato de animais e até ensinou sua cadela, Sissy a falar (na verdade ela seria um cachorro ciborgue).

Trívia: os nomes dos heróis são os mesmos dos atores que os interpretam. Ryusuke Oowashi/Ryusuke Kawasaki, Takayuki Hiba/Takayuki Godai, Kinya Samejima/Kinya Sugi e Asao Hyo/Asao Kobayashi. Os sobrenomes têm algum elemento a ver com o animal-símbolo: Washi (鷲) =Águia; Hi (飛) = Voo, Ba/Hane (羽) = asa, pena; Same (鮫) = Tubarão; Hyo (豹) = Pantera.



太陽戦隊サンバルカン (Taiyou Sentai SUN VULCAN, algo como "Guerreiros do Sol") estreou no Japão em 07/02/1982 e trouxe várias mudanças na fórmula da franquia que seria conhecida como Super Sentai, a partir desta. Foi o primeiro a ter apenas três membros, todos homens. Introduziu o tema de "Animais" para todos os membros. E foi o primeiro em que o vermelho passou a usar uma espada como arma individual, sendo que até então essa arma era empunhada por membros secundários, como o Dia Jack, de JAKQ.

Segundo o produtor Susumu Yoshikawa, o "Sun" remete não só ao sol, como também ao número 3, "San" em japonês. Já "Vulcan" teria três origens: Vulcano, o deus romano do fogo; a região dos Balcãs; e os canhões Vulcan usados em veículos militares, por inspirarem força e sonoridade. Esse foi o último trabalho de Yoshikawa na franquia, sendo que ele deixou o seriado no meio para se dedicar a um novo projeto, Space Sheriff Gavan.

Em seu lugar assumiu Takeyuki Suzuki, que cuidou da franquia até Oh Ranger, de 1995. Ele já havia participado de outros seriados com três heróis como Akumaizer 3 e Chojin Bibyun, que contavam com muito menos verba, e ficou surpreso em poder trabalhar com uma série que era um dos carros-chefe da Toei. Ele também comenta que como se tratavam de três personagens, ele queria que o robô fosse como nos de desenhos animados, formado pela combinação de três ou mais veículos. Teve que se contentar com dois e só anos depois, em Defensores da Luz Maskman, Suzuki realizaria sua ambição de ter um robô formado por cinco veículos, um para cada herói.

O roteirista principal era Shozo Uehara e esse foi seu último trabalho na franquia, sendo que ele passou a ajudar Susumu Yoshikawa a fazer o Policial do Espaço Gavan (detalhes aqui). Suzuki lamentou o fato, pois queria trabalhar mais com Uehara, como foi em Ganbare!!Robocon e tinha muita confiança em seu trabalho.

A trilha sonora foi composta por Chumei Watanabe, provavelmente a maior Lenda das Anisongs e das Tokusongs. A tema de abertura é uma de suas maiores obras-primas, lembradas até hoje.

Trecho do Concerto Comemorativo do Aniversário de 90 anos do Mestre.

Susumu Yoshikawa conta que um dia a Toei foi contatada por um homem chamado Haim Saban, que queria levar Sun Vulcan para os Estados Unidos. Yoshikawa supõe que Saban gostou de Sun Vulcan por ter temas que agradam os americanos, como por exemplo ter membros de elite das Forças Armadas no time, e também pelas histórias serem fáceis de se entender. Mas Saban esbarrou nos rígidos códigos de conduta das emissoras americanas, especialmente em relação à violência, e por isso o projeto acabou não indo para a frente.

Mas Saban estudou os métodos da Toei, especialmente a parte de sinergia com merchandising de produtos relacionados e revistas em quadrinhos. E assim, dez anos depois, Saban conseguiu criar o seriado Mighty Morphin Power Rangers, adaptando o seriado Zyuranger para o mercado ocidental e obteve sucesso no mundo inteiro, o que contribuiu muito para que novas séries Super Sentai fossem feitas. Yoshikawa atribui isso mais uma vez a Sun Vulcan, que criou esse elo com Saban.


Os atores vieram de relações que Yoshikawa tinha com outros artistas. Ryusuke Kawasaki era assistente de camarim do lendário Yuzo Kayama. Kinya Sugi era filho do célebre ator Giichi Sugi. Asao Kobayashi era filho de Asei Kobayashi, que compôs os temas de vários desenhos animados como GatchamanAngel, a Menina das FloresVoltes VFireman e do especial de TV Ultraman VS Kamen Rider. Asei também participou de um episódio de Sun Vulcan como o pai do Vul Panther. Já Takayuki Godai era da Ishihara Promotion e participou do seriado policial Seibu Keisatsu. Seu nome artístico foi dado pelo próprio Yujiro Ishihara, baseado em um personagem que o astro havia interpretado.

A troca de Ryusuke Kawasaki por Takayuki Godai se deu de forma repentina e até hoje existem várias teorias sobre o assunto. Uma é que a saída se deveu a problemas contratuais com a agência de Kawasaki. Mas o próprio ator conta que foi para dar um ar de renovação à série, a fim de não entediar os espectadores. Ele mesmo só soube quando leu o roteiro e comenta que sentiu certo alívio, mas sem dar detalhes.

O elenco ainda contou com vários outros grandes nomes como a divina Machiko Soga, interpretando a Rainha Hedorian, que faria vários papéis semelhantes em Jiraiya, o Incrível Ninja, e em Zyuranger, que lhe deu fama internacional como Rita Repulsa ao ser adaptado como Mighty Morphin Power Rangers. Como a vilã Amazon Killer estava Yukie Kagawa, que fez um papel semelhante em Spiderman (Toei) e mais tarde se tornou Gilmaza em O Fantástico Jaspion. O Comandante Arashiyama foi interpretado por Shin Kishida, que foi Ken Sakata em O Regresso de Ultraman. O produtor Yoshikawa comenta que compôs o personagem pensando em Kishida no papel e ficou surpreso quando o ator aceitou a oferta. Kishida faleceria um ano depois devido a  um câncer de esôfago aos 43 anos e esse foi seu último grande trabalho.

Entre as formas humanas de alguns monstros havia gente que se tornaria famosa no ramo. Um deles era Yoshinori Okamoto, que faria vários personagens rivais de Super Sentai, como o Pirata Espacial Buba em Esquadrão Relâmpago Changeman. Outro era Junichi Haruta, o Mad Gallant, de O Fantástico Jaspion, como um astro do Beisebol transformado em um homem-fera pelo monstro Yakyu Monger. Ambos também vestiram as fantasias dos heróis em alguns episódios. E ainda havia Naomi Morinaga, escondendo sua beleza por trás da máscara da Espadachim da Rosa Vermelha, a forma humana da Bara Monger.


Sun Vulcan fez parte da minha infância, mais ou menos como Gorenger. Ou seja, só conhecia de revistas da época. Mas tive a oportunidade de ver alguns capítulos no Betamax da minha avó. Mesmo assim me lembro de pouca coisa, como a cena em que a Rainha Hedorian disputa a tapa com um monstro um diamante azul para impedir que ele o coma... e ela mesma acaba colocando a joia na boca e engolindo, fazendo uma cara que me fez rir por uma semana toda vez que me lembrava dela.

Outra cena de minhas memórias é o da Rainha Hedorian fazendo uma dança com as Zero Girls, para que um homem diga onde está um tesouro. Mas ele acaba se encantando com a Misa, que estava infiltrada no meio e...

Gozado. Por que eu só consigo me lembrar da Rainha Hedorian? E dos heróis mesmo eu me esqueci completamente...


Os conteúdos das caixas. Vul Eagle vem com muito mais acessórios e mãos intercambiáveis. Shark e Panther estiveram disponíveis para venda exclusiva no site da Bandai em um pacote duplo por tempo limitado.


2. Modelagem


Os uniformes dos três são bem parecidos e todos usam a mesma protoforma, sem diferenças corporais. Ninguém é mais mirrado ou mais robusto.

Close das cabeças. O formato do visor e da máscara é o mesmo para todos com exceção do Eagle que tem detalhes em forma de asas ao redor. Só mais tarde seriam implementadas diferenças.

O grande diferencial é uma escultura do animal-símbolo de cada um no topo. A representação é perfeita, sendo que o Eagle e o Panther têm detalhes em pintura metálica dourada. No Eagle ainda existe uma gradação do dourado para o amarelo na borda do visor.

Todos têm no peito o distintivo dos Sun Vulcan, que não é uma peça separada ou removível.

Todos também têm um cachecol.

Detalhe das luvas, iguais para todos com exceção das cores dos detalhes em "V". Mesmo assim dá para ver moldes de dobras, assim como dos zíperes e das costuras.

O cinto é diferente para cada membro, com os animais-símbolo.

Os animais são representados em relevo, de forma magnífica.

O fecho do cinto, igual para todos.

No coldre está o Vulcan Stick, equipamento padrão para todos os Guerreiros do Sol.

As dobras das roupas são muito bem representadas.


As botas têm detalhes de cintas e dobras muito bem feitas.


3. Articulações


A mobilidade do pescoço é um tanto limitada.

Os braços se movem bem, mas é preciso um pouco de prática para os ombros.


Sabendo usar, é possível juntar as mãos à frente do peito, o que é imprescindível para o Shark.

Os pulsos se movem bem.

A articulação do tronco é regular, sem nada de especial.

Os cachecóis ficam em conexões esféricas e podem ser girados ou levemente erguidos.

As pernas se abrem bem.


Sistema de articulação das pernas. Se dobram bem e conseguem manter os modelos em pé.



4. Acessórios


Estas são as mãos comuns a todos os modelos.

Assim como estas, para segurar o Vulcan Stick.

Estas mãos vêm só para o Eagle. Só tem de um lado para cada.

Mão especial do Shark, lembrando garras ou mandíbulas.

Essas mãos, na posição de "pata de leopardo", estão presentes no Eagle e no Panther.

O Vulcan Stick é removível.

O nível de detalhamento é impressionante, com as cores dos três membros na ponta...

... e o emblema da Sun Vulcan no cabo.

E existem mais esses detalhes com as cores dos três membros.

A peça é intercambiável por outra. Existe um sentido certo para se colocar o cabo.

Assim é possível representar a Vulcan Stick com a lâmina estendida.

A lâmina é bem esculpida, lembrando uma faca.


O jeito de se colocar a Vulcan Stick na mão específica é desmontando primeiro, para colocar o cabo e depois montar de novo.

Esta é a espada japonesa que vem no Vul Eagle, usada por Hiba, o segundo. Ela seria uma transformação do Vulcan Stick.

No cabo existe esse detalhe representando as duas cordas com bolinhas de metal na ponta.

A mão em riste para segurar a espada pode ser usada com o Vulcan Stick.



5. Ação



A transformação é bem simples, com uma pose expondo seus braceletes.


- VUL EAGLE!





- VUL! SHARK!




- VUL! PANTHER!


No final eles fazem um movimento, como que fechando o capacete.



- HAAAA!!!







- VUL! EAGLE!!!





- VUL! SHARK!!!





- VUL! PANTHER!!!


- BRILHEM!



- GUERREIROS DO SOL!



- SUN! VULCAN!!!


Geralmente a apresentação é feita de um lugar alto. Dali...


- TOH!


- TOH!


- HOH!
Eles pulam em direção aos inimigos, fazendo poses que remetem aos seus respectivos animais-símbolo.


Vul Eagle faz essa pose para desafiar seus inimigos.


- EAGLE WING!!!
Eagle move os braços como se batesse asas para depois acertar o oponente com as duas mãos. Às vezes ele chamava esse golpe de "Taiyou Punch".


- EAGLE KICK!!!
Chute com pirueta reversa.


- SKY EAGLE!!!
Eagle consegue fazer voos baixos.


E com isso mergulhar para derrubar vários oponentes de uma vez.


Mais tarde, Ryusuke Oowashi passa o posto de Vul Eagle para Takayuki Hiba, que usa uma espada japonesa. Essa característica foi baseada no fato do ator Takayuki Godai ser praticante de Kendo.
Nota: essa espada na verdade seria uma transformação do Vulcan Stick. Esqueci de tirar do coldre e só percebi quando tirei todas as fotos.







- HIBA GAESHI!!!
O golpe especial de Hiba, golpeando o inimigo (ou vários deles) duas vezes.





- HIKEN! NAGARE JUUMONJI!!!
Seu outro golpe especial, no qual após fazer uma sequência de movimentos...




... para então desferir uma letal combinação de golpes, derrotando vários inimigos.


- TAIYOU DENGEKI KEN!!!
Ao fincar a espada no chão, Hiba disparava uma poderosa onda de choque.


Shark usava vários golpes que prendiam o inimigo, como esta tesoura.


Swim Swim♪
Ele também deslizava sobre a terra, como se nadasse.


- SHARK DIVING!
Ao mergulhar na água, ele subitamente saltava...


- SHARK JAWS!!!
... para agarrar a cabeça do inimigo com as mãos formando uma mandíbula de tubarão.
Curiosidade: o dublê que vestia o traje do Vul Shark, Takanori Shibahara, na verdade não sabia nadar. Mas fez as cenas de ação debaixo d'água mesmo pois temia ser demitido da JAC.


Panther usava seu condicionamento físico superior para dar várias piruetas, chutando os inimigos (que por alguma razão às vezes acompanhavam).


Ele pulava nos inimigos como uma pantera...


- PANTHER CLAW!!!
... para golpeá-los várias vezes.


Panther também lutava em encostas íngremes, como o Homem Aranha.


- TAIYOU KICK!!!


O time contava com golpes em conjunto como esse chute combinado.



- SCRUM HURRICANE!!!
E este, em que eles se dão os braços formando um círculo e girando, derrubando todos os inimigos ao redor.


- SUN VULCAN THREE STAGE ROCKET ATTACK!!!
Os três pulam e Eagle usa os outros dois como plataformas para ganhar mais impulso s saltar mais alto. Essa só tem na versão em quadrinhos de Yoshiaki Tsuhara, na revista TV Magazine.


OK. Acho que pelo menos o prêmio de esforço eu levo...



O equipamento padrão do time era o Vulcan Stick.


- VULCAN STICK!!!


Era bom para cortar uma situação de dificuldade. Muitas vezes era só necessário jogar no inimigo.


- EAGLE FIRE!!!
Era possível usar ataques com elementos correspondentes a cada um, como este com fogo.


- SHARK WASHER!!!
O de Shark disparava um líquido que corroía o corpo do inimigo.


- PANTHER GALAXY!!!
Já o Panther provocava uma rachadura de terra.
Uma curiosidade é que anos mais tarde o Change Griffon de Esquadrão Relâmpago Changeman usaria um golpe parecido até no nome, o Griffon Magma Galaxy. Aqui ficou "Griffon Garra Magma".


Também havia este, sem nome definido, com os três formando uma pirâmide humana e juntando as pontas dos Vulcan Sticks e disparando um raio.


O golpe final era a Vulcan Ball. Havia dois padrões.


- 1!
Primeiro Eagle chutava a bola.


- 2!


- 3!
Era era passada um para o outro como no vôlei.


Shark e Panther faziam uma formação dando os braços. Eagle voava por cima...


... e usava os dois para pular mais alto...



- ATTACK!!!
Para dar uma cortada, lançando a bola no inimigo.


Este era o outro padrão, usado a partir do episódio 15.


- 1!


- 2!


- 3!



- ATTACK!!!
Essa era mais parecida com o Gorenger Hurricane. E  depois de um tempo, assim como o golpe dos Gorenger, a bola passou a assumir a forma de algo que o inimigo detestava. Mais tarde foi desenvolvida a New Vulcan Ball, com três bolas de rugby.


Um elemento trazido pelos Sun Vulcan foi o motivo de "animais", que se tornou tema recorrente na franquia. De fato, existem quatro times de animais. O número aumenta se contar os animais lendários, os misturados com veículos e os que só tem aves. Ou seja, muito mais que "dinossauros", que são só quatro.


Foi a partir de Sun Vulcan também que o Vermelho passou a usar uma espada como arma individual. Até então o Vermelho usava chicotes, lanças e arco e flechas.


Dizem que todo Amarelo gosta de curry. Mas na verdade são só o Kirenger, de Gorenger, o Vul Panther e a Cure Lemonade, de Yes! Precure 5.


De acordo com Susumu Yoshikawa, Power Rangers contribuiu muito para a manutenção de Super Sentai. Os lucros da versão americana eram computados no resultado da franquia dentro da Bandai, que investia nela. Mas agora que Power Rangers foi para a Hasbro, o resultado final dentro da Bandai sofreu uma forte queda. Não se sabe como vai ficar daqui para diante, depois de Ryusoulger. Mas estão tentando recuperar.


Takayuki Godai estreou como ator no seriado policial Seibu Keisatsu, da Ishihara Promotion. Ele lhe contou que um dia se encontrou com o próprio Yujiro Ishihara que lhe disse: "Desista de ser ator. Tente ser um Astro!". E nessa Godai sentiu a grandeza de Ishihara.


Godai também trabalhou com dublagem e foi o chefe-vilão Akudaikahn, o dominador de Dark Fall em Futari wa Precure Splash☆Star.


Outro elemento introduzido por Sun Vulcan foi o da Dança, o Sun Vulcan Taisou (exercício). Em Battle Fever J, no princípio esse seria o tema principal, porém foi rejeitado por Yoshinori Watanabe. Mas em Sun Vulcan foi trazido de volta, com uma coreografia que remete aos movimentos dos Heróis ao som de 輝け!サンバルカン (Kagayake! SUN VULCAN, "brilhem"). Inclusive o disco com a música vinha com um encarte com os passos.


Eu via Sun Vulcan em revistas japonesas. Como nesta com um ensaio fotográfico com os Kamen Riders.


Eu nunca pensei que viveria para representar essa cena... E eu invejava um Chogokin do Vul Shark de um amigo meu quando era menor...

E esta foi a apresentação das versões S.H. Figuarts dos Sun Vulcan, feitas pela Bandai. São modelos feitos com competência, representando bem os personagens. Por serem modelos antigos, existem alguns problemas vistos com os olhos de agora, mas na época eram o melhor que podia ser feito. A modelagem é boa e o sistema de articulações é bem feito, embora ocorram quebras de linha. Mas isso é inevitável. Por muito tempo, o Vermelho era lançado para venda aberta e os outros membros ficavam na venda exclusiva, consequentemente custando bem caro. Reunir um grupo inteiro era altamente custoso, o que era desestimulante. Talvez por isso, a Bandai tenha parado com os Super Sentai na linha. Mas Sun Vulcan, por ter apenas três membros, sai relativamente em conta. O conjunto com o Shark e o Panther também não chega a preços tão absurdos e assim reunir todo o grupo é até razoável. E com isso consegui realizar um sonho antigo de infância.




Sun Vulcan também foi o único time a ser composto só por homens. De acordo com Takeyuki Suzuki, isso gerou protesto por parte das meninas que viam os programas e por isso, em Gigantes Guerreiros Goggle V (Five) voltou-se a ter um membro feminino.

- Então é isso aí! Vamos colocar uma garota no grupo! O que vocês acham, Hiba? Samejima?
- Tá. Eu tenho uma ideia.

- Tem a Itsuki que eu conheço do Dojo Myoudouin. Ela sabe lutar, tem um escudo protetor e o motivo é o Sol, como nós.
- Peraí! Ela tem a mesma cor que eu! Assim fica difícil!

- Que tal a Akane? Conheci quando fui para o restaurante dela. Tem Sol como motivo, a cor é diferente, laranja, e ela ainda joga vôlei!
- Gostei. Ela pode ser útil no Vulcan Ball.
- É! Perfeita!

- Puxa! Ia ser legal, mas já participo de vários times, pessoal!
- É mesmo? Que pena!
- Realmente. Bom, fica para a próxima.

- No fim ficamos só nós três mesmo.
- É. Acho que não tem outro jeito.
- Eu tive uma ideia.

- Não precisa ser uma garota. Vamos chamar alguém para dar força para o time. Que tal o Minami?
- Er... Acho melhor não. Ele sozinho costuma dar conta do recado e aí não vai sobrar nada para a gente..

10 comentários:

  1. Olá, Usys!
    Como vai?

    Outra excelente matéria, fotos fantásticas como de praxe!
    Enquanto lia o texto, me chamou atenção sobre a "famosa" Rainha Hedorian, curiosa, fui pesquisar fotos dela. O estilo do traje lembra bastante dos vilões de Star Twinkle Precure, algo excêntrico! Interessante.
    Embora seja um trio formado apenos por heróis masculinos, ao que parece há um equilíbrio entre a construção de cada personagem, sendo que cada um desempenha bem seus devidos papéis. Não conheço a obra (pouco sei sobre tokusatsu, aprendo muito aqui na Casa do Boneco Mecânico), mas defendo a bandeira de ter sim personagens femininas no time. Porém neste caso, ok também não ter.
    A qualidade do material parece ser boa! A S.H.Figuarts mais antiga que tenho é da Cure Moonligth e Cure Sunshine, em especial a Yuri, é a que tem mais problemas de articulação; comparando com estes Vulcans, eles estão bem acabados.
    E as tirinhas finais também ficaram super divertidas! Torci para o trio chamar a Sunshine pro time... uma pena terem desistido da ideia, ela iria integrar e somar ao time com seu "Gold Forte Burst!" A Sunny também iria ajudar bastante, ela é forte e carismática!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Acho que isso da Rainha Hedorian se parecer com os vilões de Star Twinkle faz parte da estética Neo 80's que a Akari Yanagawa falou. Aquele visual estravagante, quase alienígena dessa época.

      Essas histórias com três caras até que eram bem comuns. Um que é impulsivo, o outro mais controlado e o terceiro cômico. Ou de "equilíbrio", "velocidade" e "força". "Fogo", "Água" e "Terra" também é do tipo. Só que era bem claro que se não fosse a agente feminina, a Misa, eles teriam muitas situações de aperto. Felizmente no seriado seguinte passaram a colocar uma mulher no time e mais tarde passou-se a ter até duas.

      A linha S.H. Figuarts foi feita originalmente para heróis de tokusatsu, que têm um porte físico de uma pessoa real. Personagens de anime que tem formas estilizadas são mais difíceis. Especialmente aquelas de traços esguios, como as Heartcatch. Por isso as figuras de Precure acabam ficando um tanto frágeis e não tem espaço para colocar sistemas de articulações mais elaborados. É um desafio para os projetistas.

      Dois da mesma cor no time ia dar problemas. Mas acho que o Panther ia se dar melhor com a Urara já que os dois comem bastante. E pensando bem, colocando a Akane e a Itsuki no time já fechava cinco membros.

      Excluir
  2. Escritora e olha você mostrando "Sun Vulcan", um super sentai que tive a oportunidade de ver e gostar muito do conceito, personagens e estilo, sendo a série mais antiga desta franquia que tive contato. Sim, tem a série legendada em português, procura que acha, caso o interesse.

    As maiores curiosidades mais conhecidas foram citadas, como a troca do líder do grupo, da Rainha Hedorian e de ser do começo ao final com apenas três membros. Outros super sentai fizeram algo parecido,em seus começos como "Liveman", "Hurricanger" e até o "Lupinranger VS Patranger" seguiram nesta vibe de trios; até mesmo "Hikounin Sentai Akibaranger" entra na brincadeira. Vale até citar Precure, pois em "Fresh Pretty Cure" começa com três integrantes, antes da entrada da Cure Passion e em "HUGtto Precure" temos um trio inicialmente. São os que lembrei e a maioria vista por esta pessoa. Já tenho em mente criar uma fanfic deste tokusatsu aos tempos modernos e com a adição de membras femininas nas ausências do Vul Eagle e Vul Panther, uma seria a Misa e a outra a namorada do Hiba e também praticante de Kendo.
    Fiquei muito animada por ver "Sun Vulcan" aqui. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Puxa! Isso explica por que teve tantas visitas nessa matéria! Então quer dizer que provavelmente estou passando um tremendo vexame, já que todo mundo viu a série inteira e eu me lembro de tão pouca coisa de Sun Vulcan!

      Trios são bem recorrentes e a fórmula funciona desde Getter Robo. Acho que isso vem de peças de teatro japonesas. Ouvi falar de algo assim. E mesmo deste lado do mundo tínhamos trios como os Centurions, que acabaram se tornando cinco. E interessante notar que Lupinranger VS Patranger era três contra três. Dá um bom equilíbrio de temperamentos.

      Ah, quando eu vi a Misa resgatando aquele abobado caçador de tesouros, logo pensei que ela podia ser uma das guerreiras do time. Parece que até tinha uma ideia de se fazer um traje Sun Vulcan para a Misa. Com isso ia ser também o primeiro grupo a ter um membro adicional. E não sabia que o Hiba tinha namorada. Ia dar para fazer um monte de ataques combinados. Ou colocá-la como a nova líder logo de uma vez.

      Excluir
    2. Escritora de novo e deixa explicar um ponto que não entendeu no meu comentário: esta da namorada do Hiba não existe no tokusatsu, é ideia minha para a fanfic da série. Costumo escrever fanfics de animes, games e tokusatsu, os dois primeiros os mais recorrentes das minhas escritas. Até mais!!!

      Excluir
    3. Ah, entendi! Por isso não tinha nenhum material sobre essa personagem. Até fiquei confuso. Para ver que realmente eu não vi o seriado e me lembro de pouca coisa.

      Mas é legal. Pensando bem, é desde essa época que eu também fazia essas "fanfics", imaginando como seriam as histórias com os heróis, já que eu não sabia como eles eram.

      Excluir
  3. Show de review!

    Não conhecia esses heróis, bem legal a formação militar de ar, mar, e terra, e achei ainda mais legal que os personagens são mesmo militares de suas respectivas áreas. Mas pelo visto quem roubava a cena era a Rainha Hedorian hehehehe.
    Os personagens com os mesmos nomes dos atores deve facilitar bastante pra eles. ou será que dificulta? Pois quando o diretor fala com um deles pode rolar confusão se está falando sobre o ator ou o personagem hehehe.

    Os visuais são simples, mas bem legais. A primeira coisa que me veio na cabeça ao ver o Vul Eagle é que o capacete do Captain Falcon de F-Zero provavelemente foi baseado nele!, é bem parecido! E pensando agora, o Captain Falcon também tem um cachecol... Se bem que cachecol é um recurso mais frequente, já todo herói fica mais legal com um cachecol XD

    Alguns detalhes estão incríveis, esses cintos são muito bem modelados, e fiquei impressionado que o acabamento é bem certinho nas partes douradas.

    Essas fotos de ação estão magníficas, principalmente as sequências com a espada japonesa! E o Shark nada no chão? O Nagare do Rival Schools deve ter se inspirado nele hehehe!
    E o SUN VULCAN THREE STAGE ROCKET ATTACK ficou bom sim! É uma pena que as figuras não conseguem posicionar a cabeça como deveriam, só isso que ficou diferente, mas a composição está perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      A Machiko Soga rouba qualquer espetáculo. Ela também fez isso em Zyuranger, já que todo mundo provavelmente se lembra mais da Bandora/Rita Repulsa que dos heróis. E em Denziman ela também deu um tremendo show de interpretação.

      Fico só imaginando como era nas filmagens para acertar os detalhes. Talvez tivesse ajudado. Ia atrapalhar se os nomes fossem trocados entre eles. Se bem que no Japão eles se chamam pelo sobrenome.

      As cenas de ação deram trabalho... Tanto que primeiro tirei dos detalhes das figuras para só muito tempo depois fazer a parte de ação. Mas bom ver que deu tudo certo. Essa do mangá eu queria fazer de qualquer jeito e foi com um monte de tentativas. Se o pescoço e o tronco fossem mais flexíveis...

      E interessante ver que Sun Vulcan provavelmente inspirou muitas outras obras. Mesmo em Lucky Star aparece um trio de estrangeiros fazendo a pose do grupo. E agora que eu percebi por que achava o Captain Falcon tão familiar. Até suspeitei pelo símbolo do águia, mas... E o Nagare é mais incrível, já que ele tinha outras variações e não só deslizava.

      Excluir
  4. Fala, Usys!

    Nunca assisti um episódio de Sun Vulcan, mas foi o primeiro Super Sentai que conheci. Foi através de uma revista que tinha na casa de um amigo. Achei muito legal na época. Quando Changeman começou a aparecer em propagandas de revisas de vídeo, imediatamente lembrei de Sun Vulcan.

    Nos EUA, tem um mangá local chamado Ninja High School (que chegou a sair no Brasil) do autor Ben Dunn. E existiu um spin-off com o grupo Zetraman, feito à imagem e semelhança de Sun Vulcan, mas com cinco e depois seis integrantes. No Japão, um dos primeiros trabalhos do Masakazu Katsura se chamava San Parokan, uma paródia de Sun Vulcan com meninas. Esse eu tenho e é bem engraçado.

    Enfim, de alguma forma, Sun Vulcan marcou muita gente. E a música-tema é mesmo uma das mais legais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Bom ver que não sou o único que ainda não viu. E é interessante ver que o seriado influenciou essas outras obras.

      Mais uma vez digo que o tema de Sun Vulcan é uma das maiores obras-primas de Chumei Watanabe, lembrada até hoje. E outra muito bonita é "Yume no Tsubasa wo". Inspiradora e que anima a gente.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html