domingo, 11 de agosto de 2019

映画プリキュアミラクルユニバース - Precure Miracle Universe

Saudações.

Desta vez vou falar do especial de cinema Precure Miracle Universe. Abaixo segue um resumo e impressões.



Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.



Hikaru Hoshina/Cure Star (Eimi Naruse), Lala/Cure Milky (Konomi Kohara), Elena Amamiya/Cure Soleil (Kiyono Yasuno) e Madoka Kaguya/Cure Selene (Mikako Komatsu), as Star☆Twinkle Precure, estão vendo estrelas à noite perto do observatório da cidade.


Nesse meio tempo, no longínquo planeta Miracle, existe uma fábrica onde são feitas as Luzes Milagrosas, que ajudaram as Precure em várias ocasiões. Entre os operários há um jovem chamado Piton (Etsuko Kozakura), que sonha em ser um Artesão e criar sua própria Luz Milagrosa. Ele apresentou um de seus trabalhos ao Presidente da fábrica, mas acabou rejeitado. Desanimado, ele faz seu trabalho sem muito empenho e nisso, um componente que ele colocou inadvertidamente nas Luzes acaba corrompendo-as, gerando uma enorme onda de Trevas que envolve a fábrica e ameaça os planetas que compõem Miracle.



Um pequeno desleixo que causa um grande desastre...?

Piton foge e ao usar uma Luz Milagrosa que ele mesmo montou, acaba criando um portal dimensional que leva Hikaru e suas amigas para esse mundo. Mais portais se abrem e de lá surgem as HUGtto! Precure e as KiraKira Precure A La Mode (PreALa).

Os Mascotes também vem junto.

Elas se transformam e tentam deter as Trevas. As HUGtto e as PreALa criam um campo que detêm a ameaça por um tempo. Piton usa a Luz para abrir mais portais e chamar todas as outras Cures antecessoras. Mas um ataque desastrado das Star Twinkle acaba interferindo e o campo é destruído, com isso fechando os portais.


Tudo corria bem, mas um ataque desordenado põe tudo a perder.

Isso também causa uma explosão que acaba separando os times, que caem em três planetas próximos. Hikaru cai com Hana, Saaya e Homare em um planeta azul, de nuvens. Lala, Ichika, Himari, Ciel e Piton em um planeta verde, tropical. Akira, Yukari, Emiru, Ruru, Elena e Madoka em um planeta vermelho, vulcânico.

Planeta de Nuvens
Planeta Tropical (invadido pelas Trevas)
Planeta dos Lírios (Yuri, em japonês) com vulcões que lembram doces.

As Trevas voltam a se alastrar. Nisso, o Presidente da fábrica ordena a prisão das "falsas Cures" e elas são perseguidas pela Polícia Espacial.

O Presidente, no ombro de seu assistente, Yango, mais dois policiais espaciais.
Procuradas Vivas ou Mortas.


As Luzes Milagrosas

Desta vez o foco é nas Luzes Milagrosas, que ajudaram as Precure nos especiais de cinema. Elas foram criadas pelo produtor Atsutoshi Umezawa há muitos anos para dar mais interatividade, para estimular a participação das crianças e que se tornou uma tradição nos filmes da franquia. Mas agora elas não são mais meros itens de cenário, e sim o elemento principal que move a história. E também é mostrado como o símbolo da União de todas as Precure.

As Luzes Milagrosas de outros filmes.

Essa também é a história de desenvolvimento de Piton, que tem que aprender o que significa ser um Artesão. Ele é imaturo e talvez por isso tenha-se optado pelo personagem ter a forma de um pintinho. Pois no Japão, um novato é sempre chamado de ひよっこ (hyokko, "pintinho") e é assim que as Cures se referem a ele. No começo, a Luz que Piton criou é rejeitada pelo Presidente da fábrica, e assim ele é relegado a ser apenas mais um operário. Mas o aspirante a Artesão vai descobrindo aos poucos a importância de seu trabalho. Que aprender as etapas do processo não é em vão.

Rejeição.

E ao mesmo tempo, o filme fala sobre o desenvolvimento das Star Twinkle, que se conheceram recentemente e ainda não são realmente um time. Tanto que é devido à falta de integração que elas acabam atrapalhando ao tentar deter as Trevas e por isso são taxadas de impostoras pelo Presidente e pelo próprio Piton. As Cures antecessoras estão lá para mostrar a elas o que é ser Precure, não só com palavras, mas também com exemplos.


Não desanime se falhar. E acredite em si mesma.
Hana tenta animar Hikaru à sua maneira.
Animar as pessoas também é um meio de ajudá-las. Pequenas ações podem salvar o Universo.
Note a Pekorin transformada em gente e Lala com a roupa da KiraKira Patisserie.

Em campo de lírios, homem não entra.

Perdão...


Corações interligados produzem Força.

Piton presencia todos esses mesmos eventos e tira delas suas próprias lições. É isso o que faz com que ele descubra o componente principal das Luzes Milagrosas, e finalmente consiga terminar a sua própria. Um curioso processo de crescimento simultâneo, e bem pensado.

Após ver as Cures em várias situações, Piton aprende que o importante é a força do pensamento...
... o desejo de ajudar as pessoas...
... e a União de todos os Corações.

Mais tarde se descobre que tudo foi armado por um vilão, o Grande Rei Demônio do Espaço, que é a verdadeira identidade de um dos personagens convidados. Era alguém que via as Cures brilhando graças às Luzes Milagrosas, e ganhavam todo o crédito por salvar o mundo. Que se ressentia por nunca ter sido reconhecido, pois em várias ocasiões, elas não teriam vencido sem a torcida das pessoas. E ele mesmo queria ser alguém por quem todos torcessem. Só que a revelação é repentina e não é explicado como ele acabou caindo nas Trevas e conseguindo os poderes para se tornar o Grande Rei Demônio. De acordo com os conceitos, isso teria acontecido por influência do Planeta das Trevas, um dos componentes de Miracle, que reagiu aos sentimentos negativos do personagem.

O Grande Rei Demônio do Espaço.

Um ponto interessante é que desta vez o vilão induz o povo a torcer por ele usando itens chamados de Luzes Negras (Dark Lights) e com isso consegue mais força. Uma paródia maligna. Isso se alastra para outros planetas, chegando à Terra. Mas as Cures mostram que isso é um apoio falso, sem alma, por pessoas que se tornaram meros autômatos. Quando a população é libertada, a torcida pelas Precure usando as Luzes Milagrosas é muito mais intensa. Porque elas sabem que um Herói não é aquele que é maior e mais forte, mas sim quem tem algo a proteger e luta, mesmo diante de enormes dificuldades.

O Grande Rei Demônio consegue forças, mas são vazias, vindas de autômatos.
Verdadeiro Herói é quem continua lutando, mesmo nas horas mais difíceis.
Só assim se consegue o apoio do Povo, com uma torcida feita com alma.

Todos se unem sem se deixar levar pelo desespero para alcançar a vitória. Ou seja, tanto as Cures quanto as pessoas têm importância, o que desmente o Grande Rei Demônio, que achava que o Povo era mero coadjuvante.

As Luzes Milagrosas são os Laços que unem as pessoas às Precure, formando uma corrente de Luz.


Atores Convidados

Para interpretar Piton foi chamada Etsuko Kozakura, conhecida por seu papel como o Jibanyan em Yo-kai Watch. Curiosamente, Yasuno Kiyono, a Elena/Cure Soleil interpretou Amy, a dona do Jibanyan quando ele era um gato comum e por um tempo se pensou ser a causa de seu rancor para ficar na Terra e se tornar uma alma penada.


O Presidente foi interpretado por Yuji Tanaka, da dupla de comediantes Bakusho Mondai, que fazem bastante sucesso no Japão e também são os apoiadores oficiais nos shows da Ultraman Festival.

Junto com seu parceiro, Hikari Ohta, vestindo o uniforme da Patrulha Científica.
Segundo ele, Ohta não deve chegar perto das séries Precure de jeito nenhum.

Como Yango, assistente do Presidente e membro da Polícia Espacial foi chamado Yuki Kaji, dublador que recentemente se casou com a colega de profissão Ayana Taketatsu. Kaji é bastante conhecido no mundo inteiro por seu papel como o protagonista Eren Yeager em Attack on Titan e como Citron/Clemont em Pokémon XY, além de muitos outros.

Yuki Kaji, o felizardo que tirou a sorte grande.

Fazendo uma ponta como um dos policiais espaciais está o pirata espacial Gor☆Geous, comediante famoso por seu visual extravagante e suas performances fazendo trocadilhos com países e apontando com precisão a localização exata em um globo terrestre que ele sempre tem a mão. O artista também apareceu como ele mesmo no episódio 20 do seriado Super Sentai ToQger.


Outro convidado é Nou Misoo, comediante que faz números com personificações. O mais famoso é vestido como o Shotoku Taishi usando várias referências ao personagem histórico.



Para ver com a Galera

A qualidade de animação não é tão caprichada quanto no filme anterior. Mas existem cenas com as Cures disparando os golpes especiais usando novas animações e não com os chamados "bancos", as cenas pré-prontas usadas repetidamente.

Gelato Shake.
Star Punch, com uma nova animação.
Precure Star Twinkle
Golpe em conjunto, mas que acaba não dando certo. Será que aparece na TV um dia?

As cenas de transformação do começo são reaproveitadas das séries de TV, que ajudam a matar as saudades para quem via e gostava. No final existe uma feita especialmente para o filme, embora sem tanto capricho quando todas estão juntas.



Cenas de transformação reaproveitadas das séries de TV.


Transformação final. Er... Fui eu quem escolheu essas cenas. Algum problema?

O desenho dos personagens convidados foi feito por Hitomi Matsuura, que também foi a diretora de animação. Os personagens têm o motivo de pássaros e são simples, com elementos fáceis de se entender, sendo possível saber de suas funções só de olhar para eles. Piton é desenhado com um macacão de operário com várias ferramentas nos bolsos. O Presidente é uma coruja, ave frequentemente associada à inteligência. E Yango é um corvo, com ar de intelectual, mas com certa fragilidade de espírito, do tipo que entra em pânico diante de situações inesperadas.

O povo de Miracle é todo baseado em pássaros.

É bastante usado o recurso de cut-ins com os rostos das personagens aparecendo na forma de balões ou de quadrinhos. Por um lado é divertido e até cômico, mas por outro dá a impressão de desleixo. Ainda assim existem toques discretos mostrando a personalidade de cada uma.

Cut-in em forma de quadrinhos.
Ao ver o Piton pela primeira vez. Akira, Yukari e Ruru são mais ponderadas.
Homare adora coisas bonitinhas e fofinhas e por isso aparece com um balão maior.
Outra atenção a detalhes é nesta cena, em que as Cures são derrotadas e revertidas à forma normal.
Cure Parfait volta a ser a Mascote Kirarin ao invés da forma humana de Ciel.
Mas existem erros de continuidade, como nesta parte.
A Fábrica já estaria tomada pelas Trevas mas aparece totalmente limpa.

Também são mostradas ostensivamente cenas com Akira/Cure Chocolat e Yukari/Cure Macaron atuando juntas de forma bastante sugestiva. Elas não são retradas como um verdadeiro casal dentro do original, KiraKira☆Precure A La Mode (na versão em quadrinhos de Futago Kamikita, Yukari até tem interesse em Akira). Mas diretor do filme é Yukio Kaizawa, da versão para a TV dessa série e por isso creio que agora a relação foi consolidada, para a alegria dos fãs. E foi bem interessante elas serem jogadas no mesmo planeta junto com outra dupla que é frequentemente colocada junta: Emiru/Cure Macherie e Ruru/Cure Amour, androide com um conveniente sistema de refrigeração. E ainda tem Elena e Madoka, que demonstram bastante potencial "lírico" ("yuristico"?).

As duas têm vários ataques combinados.
Encontro de casais (com um penetra).
Novatas com potencial.

O roteiro foi feito por Isao Murayama, veterano da franquia que escreveu para vários outros especiais de cinema. O título foi de sua autoria e deveria ser provisório, mas foi aprovado assim mesmo devido à sonoridade. Só que ele conta em uma entrevista que muito foi mudado pelo diretor Kaizawa, mas sem dar muitos detalhes.

As Maho Girls, que Murayama tanto ama, fazem uma aparição.
 Com isso elas renovam o recorde de participações em especiais de cinema.

Não há tanta dramaticidade ou profundidade desta vez, pois o filme foi feito tendo em mente o uso das Luzes Milagrosas. Em algumas cenas os Mascotes saltam para fora da tela e pedem aos espectadores que torçam pelas Precure balançando essas Luzes.

É como em um jogo. As Cures vão avançando.
De repente, a presença das Trevas.
Surge uma ameaça. O espectador tem que balançar as luzinhas e torcer.
Com isso as Cures conseguem forças para repelir o ataque.

No Japão, agora, é comum ter sessões especiais de cinema em que é permitido gritar e fazer torcida de modo mais ruidoso. Esse recurso foi usado por lá em Mazinger Z: Infinity, no especial de cinema de Ultraman Geed (com Pega como chefe de torcida) e em Vingadores: Ultimato. E é nesse tipo de sessão que esse filme se torna mais divertido. Normalmente, as Luzes Milagrosas são distribuídas só a crianças, mas em algumas dessas sessões foram fornecidas a adultos também, o que mudou a opinião de muitos que viram as sessões normais e não gostaram tanto do filme. Ou seja, é algo para se assistir com a galera, pois sozinho não tem tanta graça. O melhor é reunir um grupo de fãs para ver junto ou exibir em uma festa para crianças, com luzinhas. É preciso pensar nisso na hora de considerar a compra do DVD ou do Blu-Ray.

Não é um filme tão grandioso ou caprichado quanto o anterior, mas ainda assim se mostra como um "Precure All Stars". A história, apesar de aparentemente rasa, mostra um processo em que Piton se desenvolve, junto com as Star Twinkle. Elas seguem o exemplo de suas antecessoras e Piton vê tudo isso, aprendendo o que é necessário para se fazer as Luzes Milagrosas. É esse aprendizado em conjunto, com exatamente os mesmo eventos, que é a grande tônica do filme.


Só faltou contar como foram inventadas as Luzes Milagrosas, o maior mistério de todos.


Nos Bastidores



Desta vez está incluído um livreto que contém uma entrevista com o diretor Yukio Kaizawa e a diretora de animação Hitomi Matsuura, além de um envelope plástico com ilustrações das Cures de rosa dos três times.

Kaizawa conta que recebeu a oferta de fazer o filme em 2018, pouco antes da exibição do especial de cinema anterior. Ele mesmo foi um dos diretores principais de PreALa e agora teria de dirigir um filme com as personagens dessa série, mais as de HUGtto! e as da mais nova, Star☆Twinkle. Mas ele não quis algo em que as antecessoras apenas aparecessem e sim que elas passassem algo de importante para as mais novas.

Há espaço para um novo Animal Sweets: o Kotori Fruits A La Mode.

É confirmado que a grande intenção não foi só fazer um filme em que todos torcessem, mas algo mais próximo de uma atração de parques de diversões e que o cinema se tornasse uma arquibancada. Fazer da plateia uma enorme torcida liderada pelos Mascotes, e por isso às vezes eles pulariam de fora da tela para dar a deixa.

Dando instruções para desenhar uma estrela.

No começo, Miracle seria um único planeta. Mas então surgiu a ideia de se criar um planeta composto por vários, por ser mais divertido. Kaizawa elogia o trabalho de Hidemitsu Masui, que planejou com esmero os conceitos de cada um deles. Como um de minerais de onde são extraídos os materiais para se fazer as Luzes, com os habitantes usando picaretas. Ou outro em que seria possível colher frutos o ano inteiro. Mas no fim muito ficou só nos conceitos mesmo.

Os planetas que compõem Miracle. Cada um teria sua função e conceitos.
Uma parte foi explicada pelo Presidente.

A razão para Piton ter o formato de uma ave foi para dar proximidade às crianças. Um personagem que possa ver as coisas com o mesmo ponto de vista delas. E também como a metáfora dele não ser totalmente desenvolvido, um filhote. O mesmo poderia ser dito das Star Twinkle.

O vilão não teve tanta profundidade devido à falta de tempo de filme, pois o foco principal seriam as Cures e Piton. Era preciso contar uma história em apenas 70 minutos e por isso, com pesar, não puderam ser feitas várias cenas do roteiro. Também havia a intenção de se mostrar todas as Luzes Milagrosas que apareceram até então, mas não havia dados em computação gráfica de alguns modelos antigos e assim, isso não pôde ser feito. Mesmo assim, Matsuura deu um jeito de colocar todas na ilustração de encerramento.

Ilustração com todas as Luzes Milagrosas e até a Dress Up Key de Haru no Carnival, que não teve uma.
Junto alguns Mascotes dos especiais de cinema. Os agrupamentos seguem certos critérios.

O grande tema do filme, segundo Kaizawa, seria mostrar as Luzes Milagrosas como algo que conecta as pessoas em todo o Universo. Um símbolo de União. E seria por isso que o ataque final teria aquela formação em pirâmide, com as mais antigas na base, fundamentando tudo e com todas formando algo semelhante à uma Super Forma para Hikaru/Cure Star. Simbolizando que tudo é construído juntando não só as pessoas, como também as experiências, as histórias e os corações.

Uma formação com bases sólidas.
Precure Miracle Universe Twinkle Star
Super Forma + Golpe final
Mais uma vez tive que congelar a cena para ver que era computação gráfica.

No disco estão incluídas cenas da cerimônia da primeira exibição e da estréia nos cinemas. Compareceram as dubladoras de Star☆Twinkle, assim como os convidados, Yuji Tanaka, Yuki Kaji, Gor☆Geous e Nou Misoo.



Boa parte dos artistas tinham bastante experiência com palco e por isso falaram com desenvoltura. Eimi Naruse, do grupo Idol Dempagumi.inc em especial, esbanjou simpatia e ânimo, o que rendeu elogios do elenco de convidados que chegaram a achar que ela era dubladora profissional, quando na verdade era iniciante. Elas comentam que durante as gravações ainda não estavam totalmente entrosadas, enquanto suas antecessoras já eram times formados e unidos, que lhes deram muitas dicas e apoio. E isso sincronizou com a situação das Star Twinkle que eram Cures novatas, e aprendiam com as HUGtto e as PreALa.

A presença de comediantes também ajudou bastante a animar as cerimônias, fazendo números e tiradas com inteligência e improviso, mesmo contando situações triviais, cotidianas. Yuki Kaji também se mostrou simpático e seguia o ritmo das piadas. De fato, foi a cerimônia mais divertida até agora.


Fora isso há vídeos com lições de dança, assim como a abertura e o encerramento sem os créditos. Todos esses materiais estão disponíveis no Canal Oficial do YouTube.


4 comentários:

  1. Olá Usys!
    Como vai?

    Assisti ontem e confesso que me gerou certos incômodos em várias instâncias do longa-metragem. Compreendo todos os aspectos citados do blog e acho pertinente a explicação que foi dada por você ao longo do texto, dando ênfase as cenas de maior destaque, isso ajuda a quem não conhece a série ... mas foi difícil acompanhar e manter o foco no filme. Sim, seu post mostrou-se mais atrativo, em termos de descrição que a própria obra.
    São inúmeras inconsistências artísticas, algumas bem nítidas de "desleixo" e até mesmo de falta de recursos da própria TOEI Animation, isto foi o aspecto mais decepcionante para mim. Havia muitas cenas estáticas, uso dos tais "Cut-ins" (aprendi o termo contigo rs) e as chamas "qualitys" (baixa qualidade) em extremo excesso. Realmente sou fã e o que mais motiva é a beleza da arte, poses, mensagens subliminares e explícitas e principalmente as cenas de impacto. Na verdade, o enredo mostrou-se também bem raso, onde muitas dúvidas ficaram pairando no ar, uma delas até citadas por você ("Só faltou contar como foram inventadas as Luzes Milagrosas, o maior mistério de todos.") - algo que poderia ter sido explorado e talvez sido mais interessante do que nos foi apresentado. Também acho que o enfoque das cenas foram um desperdício, em 30 minutos de filme ainda não havia sido apresentado muita coisa ao telespectador.
    Saber que um dos autores responsáveis pelo filme acrescentou as Mahou Tsukai Precure me alegrou, e isto é um dado bacana... mas novamente, houve um desperdício de personagens, onde literalmente senti que as Cures das temporadas anteriores foram colocadas APENAS para "preencher espaço", não havia fundamentação consistente para terem sido mostradas, pois simplesmente tornaram-se personagens altamente secundárias (outra crítica minha). Triste. Muito triste.
    Desta vez tenho que ser realista e dizer que o filme me desagradou, infelizmente. O longa do mesmo período de 2018 - "Precure Super Stars!" Foi bem superior à este em termos já citados aqui, e com muito pesar tenho que dizer.
    Enfim, de toda forma, o post está excelente, atrativo, interessante de se ler e bastante informativo, como de praxe!!
    Parabéns por mais um post, já estava com saudades de ver postagens de pretty cure por aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      De fato, se eu fosse fazer uma classificação de filmes da franquia, esse acabaria entre os últimos colocados. Sempre tento entender o que a equipe quis mostrar e para isso vejo várias vezes e depois leio as entrevistas.

      Mas infelizmente desta vez o diretor não conseguiu aproveitar bem os temas e o tempo. Eu tiraria algumas partes, com aquela cavocando as nuvens. Queria saber quanto do roteiro original foi alterado, já que o Isao Murayama escreveu obras lindíssimas, como o All Stars DX 3. Ouvi dizer que foi 99% reescrito pelo diretor, mas não tenho uma fonte confiável para confirmar.

      Uma pena também que não conseguiram garantir uma boa equipe de animação. Super Stars contava com grandes nomes e fizeram um bom trabalho, simplificando o traço só quando era estritamente necessário. Havia um esforço de mostrar o que era possível com animação convencional, sem computação gráfica e tinha um monte de boas ideias. Tanto que sinto que consegui fazer uma matéria mais elaborada quando foi sobre o Super Stars.

      E esperava algo mais grandioso apresentando um "Dr. Umezawa" como criador das Luzes, ou algum personagem interpretado pelo próprio produtor. Seria uma tremenda homenagem a alguém que trouxe tantos elementos extras para a franquia.

      O jeito é esperar pelo próximo especial de cinema. O de Star Twinkle promete, já que o diretor e o roteirista são os mesmos de Go! Princess. Só precisam garantir uma equipe de animação decente.

      Excluir
  2. Interessante esse foco nas Luzes Milagrosas, a criançada deve ter adorado. Imagino como a sala de cinema deve ficar bem animada com a galerinha balançando as luzes e torcendo. Talvez seja um filme melhor para assistir reunindo fãs mesmo, pois se for sozinho ou com gente que não conhece não deve ter a mesma energia.

    Outra coisa que parece interessante é que usaram um personagem novo para ser aquele com quem o público mais se identifica. O Piton parece feito totalmente pensado no público infantil, desde que comecei a ler sobre ele ter envolvimento com a luz milagrosa já senti isso, e a explicação sobre o design dele deixou ainda mais clara a intenção da equipe.

    Me chamou bastante atenção a quantidade de comediantes convidados para fazer as vozes. Posso estar errado, mas que eu saiba as famílias japonesas adoram os programas humorísticos, então talvez esses comediantes tenham sido convidados com isso em mente, já que acho que muitas famílias devem ir ao cinema nesses filmes, para acompanhar as crianças.

    Eu jurava que o Yuki Kaji já tinha feito alguma participação em alguma série ou especial de Precure, pois o cara está em praticamente tudo que é animação japonesa hahahahaha!

    Mesmo sem ter assistido as séries, acho que já posso dizer que a Ichika/Cure Whip é minha Cure favorita, pois sempre fico procurando ela nas imagens. Acho que o design me conquistou! E por falar em design, esse Kotori Fruits A La Mode foi muito bem pensado, acho até que dá pra montar um de verdade, e dá vontade de tentar hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Ronin!

    De fato, foi assim comigo quando vi o Blu-Ray. Foi meio sem graça. Depois que entendi até ficou melhor, só que ainda assim não é lá grandes coisas. Mas como atração e para colocar em uma festa de crianças pode se tornar algo divertido... se elas conhecerem a série.

    Muitas vezes chamam esses comediantes e na maioria o resultado é desastroso. Felizmente esse não foi o caso. O Yuji Yamada tem uma política para interpretar personagens, como ele contou em uma entrevista. E por incrível que pareça, o Gor☆Geous fez curso de dublagem.

    O Kaji comentou que ficou bem lisonjeado em participar e que até gostaria de ser o próximo garoto em se transformar em uma. E incrível como o cara é bem humorado! Ele deve ser figurinha fácil, mas essa foi a primeira vez que eu o vi. Gostei bastante dele.

    O design da Ichika/Whip é muito bem pensado. E altamente simpático. A Gelato também tem um visual "completo", que não precisa tirar nem por nada. Mas minha favorita entre as personagens do filme ainda é a Saaya.

    Estou tentando fazer doces, mas nunca dá certo. Quanto mais fazer decorações. Nesse caso nem imagino o que possa ser a cabeça do pássaro. Será uma fruta descascada ou um sorvete?

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html