terça-feira, 5 de maio de 2015

映画プリキュアオールスターズDX Blu-ray DXBOX - Precure All Stars DX Blu-ray DX Box


Desta vez vou falar do Blu-Ray Box que contém a série de especiais de cinema Precure All Stars DX (Deluxe), da Toei Animation.





A série Precure All Starsconsiste em longa metragens de aproximadamente 70 minutos reunindo todas as Precures para enfrentarem um inimigo comum. Seria algo parecido com as séries Vs de Super Sentai e, mais recentemente, os filmes Super Hero Taisen. E assim como nessas séries, trata-se de um universo paralelo, diferente das versões para TV. O projeto foi concebido pelo produtor Takashi Washio, considerado o "criador" das Precure. A idéia a princípio se limitaria a jogos, mas o produtor quis lançar algo mais, como comemoração aos 5 anos da franquia e junto com o diretor Takashi Ohtsuka, fez um curta metragem nesse sentido, com duração de aproximadamente cinco minutos, que foi exibido junto com o especial de cinema de Yes! Precure 5 GoGo! no outono de 2008. Mas surgiu a necessidade de se fazer um filme na primavera e Washio sugeriu fazer uma versão longa metragem, o que foi logo aceito pelos executivos da Toei. O primeiro filme, exibido em 2009, foi um sucesso, o que motivou a criação de sequencias e desde então se tornou tradição exibir um novo longa metragem dessa série nos meados de março, quando é primavera no Japão.


A estrutura é bem simples, assim como o enredo, já que o público-alvo são crianças. Mas como nos filmes de Ultraman, Precure All Stars consegue ser infantil sem ser infantiloide. Cada filme tem uma mensagem, que é passada com exemplos e tudo é explicado direitinho: o porquê daquele personagem estar lá naquele momento, quem são os vilões e quais são os objetivos a serem cumpridos. Por isso é fácil de entender por quem nunca viu algum filme ou mesmo qualquer série de TV da franquia, como por exemplo os pais que estão levando as filhas para ver. Com um mínimo conhecimento do gênero de Meninas Mágicas é possível ter uma boa diversão.




Outro fator que é levado em conta é o tempo, pois o filme é voltado para crianças, que podem acabar enjoando de ficar sentadas no cinema por muito tempo. Daí a razão do filme ter 70 minutos e não 90, que é o formato usual. E para que os pequenos não se entediem, é preciso manter a agilidade da narrativa, sem fazer muitos rodeios. Outro elemento feito para manter a atenção das crianças é a Luz Milagrosa (Miracle Light, na foto a distribuída no especial de cinema de Smile Precure!), pequenos brinquedos reluzentes que são distribuídos na entrada do cinema e que devem ser usados como aquelas luzinhas de shows quando indicado. Isso daria força extra para as Precure em momentos difíceis e ajuda a dar uma sensação de interatividade. As instruções de uso e cuidados são mostradas dentro do filme em diálogos e os Mascotes dizem exatamente quando é a hora de ativar, de forma clara. Esse recurso foi imaginado pelo produtor Atsutoshi Umezawa (que cuidou das séries desde Fresh Precure!a Smile Precure!) e foi utilizado pela primeira vez no especial para cinema de Yes! Precure 5e se tornou um grande sucesso, sendo distribuído para todas as crianças que vêm ver os filmes de Precure. Este ano, isso acabou sendo abolido por alguma razão, mas foi trocado por um outro brinde que pode ser usado em brinquedos relacionados.


Existe um cuidado para mostrar como cada personagem é, como nesta cena em que elas se deparam com uma situação altamente inusitada. As reações são diversas.


É possível encontrar personagens de várias séries e especiais de cinema na multidão. No meio estão os ex-vilões Michiru, Kaoru e Bumbee. Ei! Por que vocês não se transformam e vão dar uma ajuda?

O chamado "fan service" existe para quem acompanha as séries, mostrando inimigos que surgiram nas séries de TV ou em outros filmes. Mas isso não compromete a narrativa, pois não é necessário nenhum método diferente para lidar com eles. Tudo é contido dentro de cada filme e os bons e velhos socos, chutes e arremessos (além dos golpes especiais) são o suficiente para derrotá-los. Também é possível encontrar vários personagens secundários no fundo, mas eles não têm grande importância na história. Mesmo assim existem pequenas menções e expressões faciais que mostram que houve algo entre determinados personagens. Como diz o diretor, "quem conhece a série, conhece e quem não conhece não vai enfrentar problemas".

A arte é digna de nota, ora representando lugares reais como Minato Mirai 21, em Yokohama.


Ou lugares fictícios como o Fairy Park.


Ou o shopping Flower Mall




As cenas de ação são incrivelmente dinâmicas, condizentes com um especial de cinema.


Se tivesse acertado o queixo era morte certa.


Honoka sabe virar o mundo de um monstro de cabeça para baixo.


Quando as trevas envolvem o mundo, sempre aparecem as Guerreiras Lendárias Precure. Seus chutes rasgam os céus e seus socos racham o solo... E de fato racham!


A animação é competente, com todas as equipes de arte das séries de TV trabalhando juntas. Existem algumas distorções, mas é compreensível, considerando o número de personagens na tela. E também são usadas animações usando computação gráfica em algumas cenas de ação e nas danças de encerramento (DX2) e abertura (DX3).



Por incrível que possa parecer, isto não é computação gráfica.


Mas isto é.

A trilha sonora contém temas usados nas séries de TV, mas também conta com músicas criadas especialmente para o filme. A canção-tema, キラキラkawaii!プリキュア大集合♪ (Kira kira kawaii! PRECURE Daishuugou, ou "Brilhantes e bonitas, Reunião das Precure") é bem empolgante, com um arranjo diferente em cada filme. As frases são fáceis de lembrar pelas crianças e a letra é heroica, falando de esperança e persistência: "levantar, mesmo que caia", "chorar, mas no fim sorrir" e "mesmo em campos espinhosos as rosas florescem".


O Blu-Ray Box consiste em dois discos contendo os filmes e também incluem extras, como um segundo canal de áudio contendo comentários do produtor Washio e do diretor Ohtsuka (em japonês). Isso é bem instrutivo, pois eles contam quais eram as intenções que tinham ao fazer cada cena. O diretor Ohtsuka se lembra exatamente de quem foi o desenhista que fez determinado corte e menciona suas qualidades: aqueles que são melhores com cenas de ação, quem é melhor para closes mostrando as expressões dos personagens, quem é bom com efeitos etc.




O Blu-Ray Box inclui uns extras bem interessantes, como este livreto em papel de alta qualidade com uma coletânea de posteres e ilustrações promocionais dos filmes.


Também tem notas de produção...


... e uma entrevista com Washio, Ohtsuka e o diretor de animação, Mitsuru Aoyama.


Esta é uma errata, com uma linha que acabou sendo cortada na impressão por engano.




Outro item incluído é este baralho com várias cenas dos filmes.

No Disco 1 estão os dois primeiros filmes, enquanto o Disco 2 contém o terceiro filme e vários extras, como versões estendidas das danças de encerramento do DX2 e da abertura do DX3, assim como o curta metragem que deu origem à série de filmes. Também está incluído um vídeo de uma conversa entre as dubladoras representantes de cada série: Yoko Honna (Nagisa/Cure Black), Orie Kimoto (Saki/Cure Bloom/Cure Bright), Yuko Sanpei (Nozomi/Cure Dream), Akiko Nakagawa (Inori/Cure Pine), Nana Mizuki(Tsubomi/Cure Blossom) e Ami Koshimizu (Hibiki/Cure Melody). Yoko Honna conta que em sua época, ela saia para comprar produtos relacionados ao desenho e quase ninguém sabia do que se tratava, já que era algo totalmente novo. Todas elas contam que já foram ver os filmes no cinema escondidas. Nana Mizuki chegou até a conseguir uma Luz Milagrosa, que só era distribuída para as crianças e participou da torcida. Nisso, as crianças apontavam para ela dizendo "olha só, ela é adulta e está usando a Luz Milagrosa!". Mas nessa hora, Mizuki não revelou sua "identidade secreta".

Ver Yoko Honna me fez sentir o peso da idade, pois quando a vi pela primeira vez, ela era apenas uma "criança ameaçada da semana" em seriados de super heróis. Quem diria que ela mesma iria se tornar uma super heroína, e ainda por cima a personagem principal da série que deu origem a uma nova franquia? Ela conta que Masako Nozawa, lendária dubladora que fez as vozes de todos os homens da dinastia de Son Goku nas séries Dragon Ball e que fez a voz da avó de Honoka nas primeiras séries, lhe disse que queria que Precure fosse uma série que durasse por dez anos. E esse desejo se realizou no ano passado. Já Honna gostaria que as Precure chegassem a 50 pessoas. Calculo que em dois ou três anos esse desejo se realizará, já que no especial Precure All Stars deste ano, o número de Cures já chegou a quarenta...

Abaixo seguem links para resumos e impressões sobre cada um dos filmes.



6 comentários:

  1. Parabéns Usys, muito ótimo este box-collection da primeira trilogia das Pre-Cures, uma verdadeira homenagem a esta série que já virou uma tradição na animação japonesa. Legal que é um material para fã mesmo, completinho com ilustrações e as anotações das personagens. Sinto falta deste tipo de tratamento que as empresas japonesas dão a estes box-collection, coisa que aqui no Brasil os box de colecionador tem mais cara de box de promoção do que outra coisa...

    Conferi também aos comentários de cada filme e ficou bem legal, tudo muito bem escrito. Coitados dos roteiristas que devem ter penado muito para incluir todas de modo iguais em uma história, bom, pelo menos no primeiro filme, já que nos dois outros já ocorre algo como senpai-kohai. Ou sei lá, talvez seja bem difícil incluir um monte de personagens/protagonistas... Legal ver que colocaram muitos ovos de Páscoa pros fãs das séries e colocaram tramas fáceis para quem não é familiarizado da franquia. E ótimo projeto de interatividade, simples porém criativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bento!
      De fato esses extras são uma coisa que faz falta por aqui. Esses materiais impressos são bem instrutivos, assim como os comentários de áudio, porque mostram como é dureza fazer um filme do tipo "All Stars", sendo que poucos conseguem fazer algo decente. Precure All Stars é um bom exemplo de como se faz.

      Pior que foi só um roteirista, o Isao Murayama, para fazer os três filmes. Mas ele fez um bom trabalho. E essa ligação sempai-kohai se reflete nas dubladoras também, conforme elas contam no vídeo com a conversa.

      Outra franquia que faz um bom trabalho nesse sentido é Ultraman. Até estou pensando em fazer uma matéria como esta sobre os filmes de Ultras, mas é que não sei se acrescentaria alguma coisa, pois já existem tantas e feitas por pessoas muito mais habilitadas...

      Excluir
  2. Os japoneses sempre capricham nessas edições especiais, a apresentação é sempre muito bonita, eu tenho alguns DVDs de bandas e eles são nesse nível também. É aquela coisa que só de ver a embalagem já dá vontade de comprar hehe, essa embalagem aí com várias Cures é de encher os olhos, e ainda vem com belos extras.

    O desenho parece muito bem feito, achei interessante a ideia de ser feito para fãs e também para quem não tem conhecimento desse universo. Esses desenhos voltados para o público infantil são ótimos para relaxar e revigorar a nossa juventude hehe!
    Bem legal a ideia da Luz Milagrosa, me lembrou muito o anime Sakurasou no Pet na Kanojo, em que o protagonista faz algo bem parecido com um jogo que ele cria.

    Ami Koshimizu e Nana Mizuki ao mesmo tempo? Wow, música para os meus ouvidos! Bem engraçada a história da Nana Mizuki com a Luz Milagrosa, pior que essas dubladoras são tão ninjas em mudar a voz que mesmo que ela tenha falado algo para as crianças, ninguém deve ter reconhecido a voz dela haha!

    Nossa, 40 Cures? Assim não tem vilão que resista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Essa embalagem ficou bem caprichada, com uma camada brilhante. Mas o livreto é mais incrível ainda. Tanto que sempre fico com medo de mexer.

      Desenho infantil é um tremendo desafio para quem faz. Prender a atenção dos pequenos não é tarefa fácil, ao mesmo tempo em que não se pode desagradar os adultos. Por isso eu respeito as equipes que produzem.
      O produtor Umezawa enfrentou bastante oposição quanto ao uso dessas luzinhas, mas isso acabou se tornando um sucesso.

      Ami Koshimizu e Nana Mizuki contracenam no 3. Nesses filmes as duas dão um tremendo show de interpretação, tanto no cômico quanto no dramático. E elas até soltam um "grito do fundo da alma".
      O pior é que a Nana Mizuki consegue mesmo fazer uma voz diferente quando está interpretando a personagem. Mal dá para acreditar que é ela.

      Bom, no DX3, quando eram só vinte e uma, tiveram que jogar um Buraco Negro em cima delas...

      Excluir
  3. Eses brindes são lindos e dá vontade de comprar só pra ter essas artes em alta resolução.
    Eu realmente me surpreendo com a qualidade das séries Precure,eu esperava apenas me divertir com garotas fofas distribuindo bordoadas e salvando o dia mas as tramas são muito emocionantes explorando bem o cotidiano e as pessoas das séries e queria que ela tivesse uma visibilidade maior,dificil achar coisas sobre a série por aí,até artigos que mostrem o diferencial e pontos fortes da franquia de maneira profunda é dificil,o que é uma pena,mudaria a visão de muita gente sobre ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Franco Ikari!

      Eu via sites japoneses de heróis e sempre mencionavam Precure falando bem da série. Na época eu não entendia, mas depois de ver de fato eu percebi o que tinha de especial. E estudando a fundo, fui gostando mais e mais.

      Pode não parecer, mas tem bastante gente que gosta de Precure por aqui, sim. Só falta realmente pessoal para escrever sobre a série. Tenho divulgado por aqui, mas resignado com o fato de que Precure não vai conseguir ter a mesma projeção que no Japão.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html