sábado, 27 de fevereiro de 2021

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 45 (Final)

Saudações.

Segue abaixo o resumo e impressões do episódio final de Healin' Good♥Pretty Cure que foi disponibilizado esta semana pela Crunchyroll para todos os usuários.


Direção e Storyboards: Yoko Ikeda
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Mitsuru Aoyama
Arte: Lee Beon Seon, Nagisa Nishida

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.

Bem-vindas ao Jardim da Cura!!
Desta vez não teve a vinheta com o título do episódio.

No Episódio Anterior: Após uma dura batalha, as Cures finalmente derrotam o Neo Rei Patógeno. Asumi, Rabirin, Pegitan, Nyatoran e Rate então partem para o Jardim da Cura. Mas prometem voltar para revê-las.


Dito e feito. Tempos depois da despedida, Nodoka, Chiyu e Hinata são convidadas a visitar o Jardim da Cura. Elas atravessam o portal dimensional e chegam a um mundo maravilhoso em que se reencontram não só com seus parceiros como também com Asumi, Teateine e Rate, que está se desenvolvendo cada vez mais, aprendendo a flutuar e a falar.


Elas trouxeram como presentes os Manju de Sukoyaka e como todas tiveram a mesma ideia, veio em grande quantidade. Teateine então sugere distribuir a todos os Animais da Cura, que recebem as meninas com pompa.


Em suas andanças, as Cures vêem que existem áreas do Jardim que ainda estão infectadas e não se recuperaram. Nisso elas se encontram com um Animal da Cura chamado Saruro (Hozumi Gouda), que acredita que os humanos também podem se tornar uma ameaça à Terra como os Patógenos. As Cures refletem sobre os atos da Humanidade e enfrentam a possibilidade de que um dia seus amigos tenham que se voltar contra elas.

Saruro. Talvez "Saru" (macaco, em japonês) + Saburo, nome comum por lá.

Enquanto isso, um Nanopatógeno que veio por acidente em uma das caixas de Manju de Sukoyaka infecta um conjunto dos doces, criando um time de seis Megapatógenos, que pegam filhotes como reféns. Nodoka e suas amigas se transformam novamente, mas têm dificuldades pois os monstros também se valem de trabalho em equipe. Nisso, a joia da testa de Rate brilha e...



Este episódio poderia ser um extra, um bônus, já que se passa depois da batalha final com o Neo Rei Patógeno. Mas levantou a última questão a ser abordada na temática de Healin' Good. E também mostrou uma cena que faltou no episódio anterior.


O começo é alegre, contando tudo sobre o Jardim da Cura e sobre os Animais, que são gerados pela própria Terra, sendo que Rate é uma exceção, pois só a Rainha conseguiria criar outras vidas. Com isso lá se vai minha teoria de que Torain era pai de Nyatoran. Todos os adultos têm indumentária de guerreiros como elmos, armaduras e até chapéus de arqueiro. Interessante ainda, saber que todos eles têm o Cure Scan como poder nativo.


Os cenários são coloridos, fantasiosos, com lagos que se solidificam na primeira pisada, e é necessário continuar se movendo para não cair. Como Chiyu descreve, parece algo saído de um conto de fadas. Méritos da BON.Corp, da studio AR.T.ON, assim como de Nagisa Nishida e Rie Iida, encarregadas da arte da série inteira.

Cenários exuberantes, como de um conto de fadas.
E claro que a Chiyu também é exuberante.

Mas o clima muda totalmente e vem a "descida do machado" quando as Cures se encontram com Saruro, que é a favor de purificar os humanos para proteger a Terra, mostrando que nem todos os Animais da Cura pensam igual.

Saruro entende que os humanos destruírem a Natureza e tirar a vida de outros seres é necessário para sua sobrevivência por terem evoluído desse jeito. Mas é preciso haver um limite. Porque foi assim com os Patógenos, que também evoluíram de modo a predar os outros seres de forma indiscriminada.


O questionamento levantado por Saruro faz sentido e tem significado ao ser feito depois da última luta. Porque é a pergunta que se faz a quem conseguiu o direito de viver na Terra. É sobre a responsabilidade de quem ficou com ela. O que os humanos vão fazer com este planeta agora? Vão deturpá-lo e infectá-lo conforme seus interesses como os Patógenos? Ou encontrarão outro caminho? Esse questionamento ganha força se pensarmos que o ator que interpreta Saruro é o mesmo do (Neo) Rei Patógeno.

Nessa senti que foi apropriado terem traduzido o termo "Byogens" como "Patógenos" na versão brasileira, pois como diz Saruro, os seres humanos correm o risco de se tornar novos agentes patogênicos para a Terra. E é assim que ele nos vê.

O macaco tá certo.

Neste episódio também ficou claro que os Animais da Cura têm a missão de purificar (eliminar) qualquer ser que faça mal à Terra, mesmo que sejam os humanos. E a própria Teateine está preparada para fazer isso se necessário e no pior cenário possível.

Então foi bom Rabirin, Pegitan, Nyatoran, Rate e Asumi, assim como a própria Teateine, terem tido contato com os seres humanos. Foi no episódio 24 e no 37 que os Mascotes puderam ver o mal que os humanos podem fazer à Natureza e ao mesmo tempo saber que são esses mesmos humanos que cuidam dela. Por isso Rabirin consegue ficar brava com as acusações de Saruro e todos ficarem tristes com a possibilidade de terem de se voltar contra a humanidade um dia, caso seja visto que não há salvação.


Só que a situação das Cures fica ruim quando surgem os Megapatógenos, gerados de algo que elas trouxeram do mundo dos humanos. E entrou justo no que deveria ser um símbolo das boas intenções das meninas, causando desgraças. Como se mostrasse que atos de bondade podem ser prejudiciais se feitos de forma desmedida e sem cuidado.

E é como se fosse uma metáfora de que não se deve trazer alimentos de fora sem inspeção.

Nisso temos uma breve participação de Manatsu/Cure Summer (Ai Fairouz), a protagonista da próxima série, Tropical-Rouge Precure. Ela salvou os reféns, mas não conseguiu mostrar seus poderes, sendo logo nocauteada, mas foi melhor assim. Pois Nodoka, Chiyu e Hinata tinham que cumprir com a responsabilidade de reparar o mal que elas fizeram inintencionalmente, representando a Humanidade e mostrando que ela pode se redimir.

A inserção da Cure Summer também teve sentido para mostrar que surgirão mais e mais humanos bem intencionados, dispostos a proteger a Terra e é por isso que Teateine tem esperança neles. Foi muito mais que uma participação especial. A determinação de todas e a sua disposição em encontrar um caminho é o que faz Saruro dar uma chance a elas e à Humanidade.


No fim não foi mostrado o futuro das Cures já adultas como em outras séries a partir de Go! Princess. E pessoalmente achei melhor assim. A questão jogada a elas não tem uma resposta definida e é algo que terão de encontrar por si mesmas.

Colocá-las como adultas significaria mostrar que elas encontraram alguma solução ou caminho, mas creio que a intenção seja a de colocar os espectadores para pensar junto com elas. Refletirmos sobre o que estamos fazendo com nosso planeta e o que faremos para viver nossas vidas. Uma questão para a eternidade. Como é colocado por Nodoka, mudando levemente sua frase de efeito no final.

Aqui seria algo como "Eu vou continuar a me sentir viva".


A Vida é cheia de coisas bonitas, sendo que deixamos algumas delas passarem despercebidas por parecerem triviais. Mas também existem obstáculos e impedimentos. A Vida é uma Luta, na qual devemos tomar nossas decisões por nós mesmos. Sempre nos questionar sobre que caminhos tomar. E não esmorecer quando erramos. Nisso é bom ter do lado alguém que consegue ver o que não vemos. Tudo o que foi mostrado em Healin' Good. Mas pretendo abordar isso quando falar dos Méritos da série um dia. E até lá...

Obrigado, Kousuke Gotou. Que foi todos os monstros Patógenos e o dono da loja de manju.
Então essa forma tem sentido.


Na semana que vem é uma nova série! Hora de "tropicalizar"!



Semanal da Chiyu-chi

Resumindo o tema da série. E bem que podia ser o sinal de uma segunda temporada...


Extra: Mesa Redonda entre as Atrizes


O canal do Cinema Today no YouTube lançou um vídeo de Aoi Yuuki (Nodoka/Cure Grace), Natsu Yorita (Chiyu/Cure Fontaine), Hiyori Kouno (Hinata/Cure Sparkle) e Suzuko Mimori (Asumi/Cure Earth) contando histórias de bastidores depois das gravações do último episódio. Aoi Yuuki em especial está em sua forma completa.

Elas contam que fizeram as falas do último capítulo abraçando pelúcias dos Mascotes (Mimori se virou com uma mochila da Rate), para sentir os laços com seus parceiros. Devido à pandemia, não foi possível fazer as gravações com uma perto da outra como é de costume e então eram colocadas as pelúcias por perto para animá-las. Yuuki comenta que apesar de terem enfrentado muitas privações, buscaram o jeito mais divertido de se proporcionar entretenimento a todo o mundo, pois essa não era uma situação que se limitava apenas às empresas produtoras de desenhos animados.

As atrizes comentam que foram levantadas muitas questões morais ao longo de Healin' Good. Yuuki conta que a premissa da série era de ser a mais bondosa da franquia, mas no final é mostrado que é preciso ser forte também para se defender essa bondade. E ainda que é preciso lutar consigo mesma para ser boa com as pessoas.

A revelação de que os Animais da Cura poderiam se voltar contra os humanos também as fez pensar muito. Kouno revela que em um momento ficou se perguntando o real significado da frase de Nodoka de "eu me sinto tão viva" e que essa deve ser a questão que devemos fazer a nós mesmos.

Mimori comenta que, apesar de não ter sido intencional, Healin' Good acabou refletindo a situação atual do mundo, assolado pelo COVID-19. E dá muito o que refletir sobre a nossa realidade.

O que será que significa "Eu me sinto tão viva"?
Com eco.

Yuuki então se pergunta sobre "o que é viver". Segundo ela, a história foi construída de modo a mostrar para as crianças as alegrias de se viver nas coisas bonitas no dia-a-dia. Por outro lado, os adultos também sentem essas alegrias da vida no cotidiano, mas ficam se questionando sobre seu significado, seu sentido.

Perguntadas sobre como elas gostariam que os fãs vissem o último capítulo, Yuuki comenta que é jogada uma questão sem resposta. Que às vezes a sua visão de Justiça do mundo pode ser diferente da das pessoas ao seu redor. Não dá para dizer todas as vezes que "o que é certo" é necessariamente "o melhor a se fazer". 

Ela sente que a intenção da série não era que houvesse uma única resposta, mas sim perguntar o que cada um faria diante de uma situação. Com o que lutar amanhã e o que deseja proteger? Yuuki mesma protegeria sua família e as coisas ao seu redor e passa a pergunta para suas colegas. De como ver o último capítulo.

Yorita comenta que a chave está na última frase de Asumi: "Que tal pensarmos (juntos) em uma alternativa?". E também na de Nodoka: "Não sabemos o que fazer neste momento, mas pensaremos em como curar a Terra". Ou seja, o melhor é conversar com outras pessoas, pois podem surgir ideias que não imaginamos. E nos esforçarmos para não parar de pensar.


A opinião de Kouno é que foi bom a questão ter sido apresentada daquele jeito, de forma fácil de entender. Dependendo do jeito como fosse exposta seria algo que não tem fim, mas foi dada uma pista de por onde começar.

E Mimori já diz que exatamente por não ter sido dada uma resposta definitiva é que todos podem pensar juntos na melhor saída possível. Sem ter alguém que saiba mais que o outro, o que fortaleceria a união entre todos para superar as dificuldades. E isso também vale para a situação atual do mundo, apesar de tudo ter acontecido por acaso. De justo Healin' Good ser a série a ser exibida no meio da pandemia. Isso dá esperança e aproxima a série da realidade.


..... Pode parecer mentira, mas fiquei surpreso ao ver que as atrizes pensaram quase a mesma coisa que eu sobre o último episódio. Isso só prova que elas conseguiram transmitir as ideias do desenho, seu intento original. Mas o que realmente importa é o que cada espectador sentiu ao ver. A sua própria interpretação. E essa é a grande proposta do desenho e das séries Precure de até agora: ver com os próprios olhos e pensar com as próprias cabeças.

Elas contam várias outras histórias e comentam como se desenvolveram, mas vou deixar para quando falar das figuras das Cures, desta vez transformadas.

Yuuki termina dizendo que a série foi feita para mostrar as Cures mais bondosas e fortes da franquia. Houve realmente muitas lutas, inclusive com a realidade atual e que teve sentido participar justo de Healin' Good, pois foi feita em uma época em que era preciso dar Esperança para as pessoas. E toda a equipe ficou feliz com isso, tendo como fonte de força o apoio dado por todos os espectadores.

Mas para mim não acabou. Ainda tem muita coisa de Healin' Good para ser contada.


E tem também o novo filme com as Yes! Precure 5 GoGo!, cujo trailer pode ser conferido no fim do vídeo, que segundo Yuuki, é uma forma de agradecer a todos os que apoiaram o desenho e será o grande resumo do ano que passou.


Mais Opiniões:


Pessoal! Muito obrigado a todos!


Netoin![N! Drops] Fev'2021 #7: até breve, Healin' Good Precure!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 45 Impressions



Mel-chan:


6 comentários:

  1. Escritora ao dispor e finalmente, uma menção do filme com as Yes! Pretty Cure 5: não faz ideia de como fiquei muito, muito feliz que meu grupo favorito de Precure vai participar ativamente de um longa atual da franquia, elas merecem. Toda vez ia para a parte final destas análises pra ver se ia falar deste filme, ainda bem, tá perdoado.

    Infelizmente, não pude acompanhar "Healin' Good Precure" por inteiro, vou ver se requisito até o final: vi somente os 18 ou 19 primeiros episódios, porque acompanhava pelo fansub que trouxe a franquia Precure, que deram uma parada brusca e como o ritmo do anime é mais tranquilo, comparando a outras temporadas, não chateei em não ter visto por inteiro.
    Neste meio tempo, revi as duas temporadas de Yes! e amei novamente acompanhar Nozomi e companhia, vi os dois filmes delas e vi "Go! Princess Precure" que é visto pela fanbase como uma das melhores temporadas da franquia e bem, as críticas positivas fazem muito sentido; falta somente "Smile Precure" de temporadas que me interessaram de assistir. Talvez requisite novamente Fresh ou HUGtto, já Suite só se superar a decepção que tive com a Cure Muse - sério, quase desisti de ver a série por causa dela estar no grupo - não sei se verei a nova temporada anual, vamos ver se as impressões iniciais deem aquele ânimo de dar chance.

    Repassando o meu e-mail: esctora@hotmail.com , consegui scanear aquela fanfic que te falei, dá pra ler as folhas escritas, porque se fosse digitar tudo, ia levar um tempão, não sou paciente em escrever minhas histórias no PC. Caso fique ruim de ler, digito pra você. E caso saia algo de "Ultraman Taiga", dou minhas considerações da série, continua tão boa quanto foi na época que vi semanalmente e com os audio dramas, melhor ainda, dividida entre este e Geed de séries Ultra atuais favoritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      É que tem tanta gente falando do filme com Yes! 5 GoGo! que achei que não precisaria e não sei se o que eu teria pra dizer adicionaria alguma coisa. Mas aqui está. O bom é que vão chamar a grande maioria do elenco original, só faltando o Syrup. Mas Romi Park deveria estar com a agenda cheia. Interessante que em uma das minhas fotoestórias não deu para colocar justo o Syrup por não ter uma figura para representá-lo. Pensei no Shiro de Fate, mas descartei a ideia.

      Healin' Good é bem tranquilo, embora no meio tenha uma revelação chocante e no final haja uma reviravolta. Eu mesmo gostei bastante e talvez por ter feito análises capítulo a capítulo, fiquei bem apegado a ela, em especial aos personagens. A Crunchyroll já liberou todos os episódios e acho que vale a pena dar uma olhada.

      Smile! foca bastante em comédia, embora tenha momentos dramáticos. É uma grande embolada, que acho melhor não ver como uma série, mas sim como histórias soltas. Talvez por ser a primeira que assisti, tenho muita estima por ela.

      E já mandei um e-mail. Mais uma vez me comprometo a não usar suas ideias em qualquer uma de minhas próprias histórias ou fotoestórias.

      Excluir
  2. Olá!
    Infelizmente Healin' Good chegou ao fim. Mal terminou e a saudades já está apertando. No geral, este episódio amarrou muitas informações que acabaram ficando soltas, no penúltimo. Agradável e provocador, ao mesmo tempo. As palavras do Saruro nos faz questionar as atitudes humanas em contraste com os patógenos. Isso foi brilhante! Certamente os medos dele são legítimos. Entretanto, as Cures estão determinadas a mudar a realidade, passo a passo com suas próprias mãos. Criar um futuro saudável para se (con)viver.
    Aoi Yuuki, Hiyori Kouno, Natsu Yorita e Suzuko Mimori deram melhor que podiam. A equipe também soube trabalhar em meio a tantas adversidades como foi o ano de 2020 Palmas para todos eles! E ótimo trabalho para o blog que trouxe análises semanais! Obrigada a todos pelas contribuições!
    E que venha Tropical-Rouge!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Sendo sincero eu gosto do clima de Healin' Good. Calmo, plácido, de fazer a gente se "sentir bem" mesmo. Por isso fiquei chateado, deprimido até por um tempo. Mas prefiro pensar que as meninas estão lá, vivendo suas vidas.

      Mas nem tudo são rosas. A gente tem poucos argumentos para rebater os do Saruro e no fundo sabemos que ele diz a verdade. Só que não é por maldade, mas sim por pensar na Terra e por isso as Cures conseguiram convencê-lo a dar mais uma chance. Agora compete a nós e às crianças que viram o desenho dar um jeito no planeta. Pelo menos quando elas entenderem a mensagem.

      E a equipe de produção, tanto o elenco quanto os estúdios de animação e os roteiristas deram de tudo. Houve problemas, imprevistos, mas acho que saiu como eles planejaram desde o início, passando o que eles queriam passar. Por isso eu admiro esse pessoal que realmente faz de tudo, mesmo em situações adversas.

      Tropical-Rouge! começou legal! Sinto que vai ser muito divertida! Com um direcionamento e um clima diferentes de Healin' Good, mas ainda assim muito boa! Mal posso esperar para ver os próximos episódios!

      Excluir
  3. Saudações


    Eu ainda vou fazer um post resumo de toda a série Healin' Good Precure, diferente dos comentários semanais que fiz na seção [N! Drops] para este anime, incluso o do último episódio que já lancei e que te agradeço por tu citá-lo em seu post, Usyss.

    Contudo, posso aqui resumir que darei alfinetadas em pontos que me chatearam em Healin' Good como um todo, tendo em mente que os 4 a 6 episódios não exibidos em razão da pandemia que o mundo vive atualmente contou muito para isto, no que tange ao meu ponto de vista.

    Seu post resumiu bem este episódio de despedida para Nodoka e companhia. A mensagem foi clara e concisa. A humanidade ainda tem muito pela frente, no quesito evolução com cautela, cuidado e respeito irrestrito ao ambiente natural que nos rodeia. A Terra, um dia e de maneira sumária, poderá nos cobrar por toda a maldade que a espécie humana tem feito em seu [mal trato] para/com o planeta.

    Post conciso e de ideias pontuais. Grande trabalho, Usyss.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlírio.

      Esse episódio deu muito o que pensar levantando essa questão do ser human ose tornar um novo tipo de Patógeno para a Terra. E é o que devemos fazer junto com as Cures: pensar em um jeito e continuar lutando para evitar o pior.

      Por saber como foram as coisas nos bastidores, sinto que não vou conseguir deixar de lado um viés. Ainda mais ouvindo as palavras da Aoi Yuuki. Por isso é bem provável que eu não consiga dar uma opinião correta sobre a série. Sendo assim, creio que sua avaliação será mais justa e sincera, e por isso acho que vou deixar em suas mãos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html