domingo, 28 de fevereiro de 2021

Tropical-Rouge! Pretty Cure - Primeiras Impressões

Saudações.

Terminei de ver o primeiro episódio de Tropical-Rouge! Pretty Cure, disponível para os usuários pagantes do Crunchyroll. Abaixo segue um resumo e impressões.


Obs.: contém informações sobre os rumos da trama.


Manatsu Natsuumi (Ai Fairouz) mora na Ilha Minamino com seu pai, que tem uma escola de scuba diving. Ela prepara suas malas para ir à cidade Aozora, onde mora sua mãe, que trabalha em um aquário, e embarca em um navio, se despedindo do povo da ilha e de seu pai, que ficará pra conduzir seus próprios projetos.


Nisso, no Grande Oceano, o reino das sereias no fundo do mar, seus habitantes perderam totalmente sua Motivação, que foi roubada pelos servos da Bruxa da Protelação. A Rainha do Grande Oceano então pede à sereia Laura (Rina Hidaka) que vá para a Terra e procure pelas Guerreiras Lendárias Precure. Laura aceita, sob a condição de se tornar a nova Rainha futuramente.


Ao passear pela cidade, Manatsu encontra Laura por acaso em uma encosta. A sereia resolve experimentar ver se Manatsu pode ser a Guerreira Lendária Precure, mas ao ver que a menina não consegue abrir o item de transformação, o Pó Compacto Tropical, logo o recolhe e volta para o mar.


Mais tarde, Chongi-re (Hiroshi Shirokuma), servo da Bruxa da Protelação, ataca os habitantes da superfície com um monstro Yarane-da e captura Laura. Manatsu vem para intervir e nessa hora...



A série já começa com o pé no acelerador. E pisando fundo!


O clima no geral é de comédia, inclusive com repetições como é no estilo japonês. Não chega a ser nonsense, mas ainda assim é bem animado, sem dar tempo de respirar. As coisas vão acontecendo e informações vão aparecendo aos poucos, dando um panorama da visão de mundo do desenho. E também são espalhadas várias pistas do que vem por aí.

Essa menina é...

Logo no começo dá para ver como é a Manatsu: energética, expressiva, cheia de determinação e motivação, levada pelo princípio de "fazer o que é importante para você agora", passado por seu pai. Tem um condicionamento físico impressionante, só que não é muito inteligente e às vezes apela para a ignorância, como na hora de arrumar a mala.

Manatsu também é desengonçada, embora cumpra com suas tarefas como colocar o lixo para fora e seja bem educada ao falar com pessoas que encontra pela primeira vez. E ainda temos informações de sua família, o quanto Manatsu dá importância a ela, e ao batom que ganhou de sua mãe.

Em resumo, uma personagem muito simpática. A voz de Ai Fairouz serviu direitinho nela.


O estilo de luta de Manatsu como Cure Summer é bruto, intenso, sem pensar muito, com arremessos, disputas de força e cabeçadas. E ela também tem muita velocidade, conseguindo correr pelas paredes. Manatsu mostra logo de cara que é poderosa e invencível. Dá gosto de ver e é altamente catártico.

Giant Swing!!!

Laura é a parceira (involuntária) de Manatsu e não é lá um bom exemplo de pessoa. Mal-intencionada, querendo levar vantagem em tudo e (ao menos no começo) vê Manatsu como "sacrifício" para alcançar seu objetivo de virar Rainha, chamando-a simplesmente de "Humana" ao invés do nome, e a tratando com indiferença ao ver que não serve aos seus propósitos no começo. E ainda por cima é vaidosa, cheia de si, às vezes se deixando levar por elogios. Mesmo assim Laura não é de todo ruim e até sente que Manatsu é boa pessoa, mas...

Felizmente ela não é antipática ou detestável. Pelo contrário, é engraçada e está sempre se dando mal.


Laura não fica de fora totalmente da luta e é importante para recuperar o Poder de Motivação roubado pelo monstro Yarane-da em uma operação semelhante ao Cure Scan de Healin' Good, mas já extraindo ao localizar.


Sinto que o desenvolvimento da parceria entre as duas será o grande ponto do desenho, com Manatsu, que é bem intencionada, impulsiva e age antes de pensar, e Laura, que é dissimulada, calculista e interesseira. Mas ambas são expressivas, com muitas caras e bocas engraçadas. Isso sem falar que elas não têm muita diferença no QI (as duas são bobas).


E logo é apresentado um dos grandes elementos-chave do desenho: a maquiagem, que é usada para dar ânimo e motivação quando se encara situações de insegurança e intranquilidade. E ainda ajuda a aproximar (só um pouquinho) Manatsu e Laura, quando elas compartilham o batom.


Somos apresentados também aos vilões e ao modus operandi deles, criando monstros Yarane-da para sugar o Poder de Motivação das pessoas. Não são nada ameaçadores, sem causar destruição na cidade ou na Natureza e até aparecem dançando na abertura, puxando mais para o cômico. Como Chongi-re, o cozinheiro-chefe da Bruxa, que se baseia em um Bernardo-Eremita e está sempre fazendo as coisas sem muito entusiasmo, logo querendo ir embora depois de cumprir sua missão.

A exceção talvez seja a própria Bruxa da Protelação, mas que no fim faz valer seu nome.


A arte é caprichada, com animação de Ken Ueno, veterano da franquia e conhecido por seu capricho. Os traços são grossos e firmes e as personagens se movem bastante. Destaque para a cena em que Manatsu escala as barras de segurança da balsa.

Miki Imai já tinha mostrado sua habilidade em Healin' Good e no especial de cinema de Star☆Twinkle e desta vez ela também entregou um bom trabalho com cenários exuberantes de uma ilha tropical. A Ilha Minamino já transmite uma espécie de calor só de olhar, assim como a praia da cidade Aozora. Capricho igual é colocado no Grande Oceano e no castelo da Bruxa.

Comédia à parte, essa cena ficou muito bonita.

No total é uma série voltada mais para o cômico do que para o dramático, diferente do ano passado em que foi o contrário. Isso é bom para dar uma diferenciação e é do feitio da Toei para não cair no maneirismo. É bem leve, sem tantos requisitos e nem é necessário ter visto séries anteriores. Tropical-Rouge! consegue se sustentar bem sozinha. E recomendo para quem quiser dar uma chance à franquia, já que é o primeiro episódio de uma nova série.

Está disponível na Crunchyroll aos sábados às 22h30min, duas horas depois da exibição no Japão para usuários Premium (pagantes) e é liberado uma semana depois para o público em geral.



Direção e Storyboards: Yutaka Tsuchida
Roteiro: Masahiro Yokotani
Direção de Animação: Ken Ueno
Arte: Miki Imai


Elenco:

Sango Suzumura: Yumiri Hanamori

Taiyo Natsuumi: Akira Harada
Aoi Natsuumi: Ryouko Gi
Mafune Hirabayashi: Hiroko Nishi

Rainha das Sereias: Yuko Sasaki

Bruxa da Protelação: Rei Igarashi
Butler: Fuminori Komatsu
Yarane-da: Nozomi Mikajiri



2 comentários:

  1. Pelas imagens dá pra ver que o visual é bem bonito! Gostei do detalhe do coração na pedra na cena com o pôr do sol.

    Interessante optarem por focar na comédia. Vai ver é pra aliviar a tensão da pandemia, dar um up no humor da galera que assiste. Comédia é sempre bom para espairecer.

    A descrição da Laura me lembrou a Jashin-chan (ironicamente o visual também) hehehehe! Ela é heroína na série, mas só quer mesmo é se dar bem passando por cima dos outros. Sorte da Laura que a Manatsu está no mesmo nível que ela, diferente da Jashin-chan que nunca vai ser capaz de concluir algum plano contra sua "parceira".

    "Pronta pra tropicalizar" Taí uma frase que pode pegar aqui no Brasil hehehe! Dá pra ver que a Manatsu é divertida e cheia de energia. Gosto de personagens assim XD

    O primeiro inimigo é um coqueiro monstruoso! Será que os monstros da semana também vão ser "tropicalizantes" então? Seria uma ideia bem interessante, apesar de que o acervo é meio limitado, mas dá pra fazer coisas bem legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que esse buraco em forma de coração não está ali por acaso. É uma das cenas mais engraçadas do desenho.

      A Laura pelo menos não quer destruir o mundo ou coisa parecida ou dar um chute na Manatsu, embora eu sinta que mais dia menos dia vai dar essa vontade nela. Já a Manatsu consegue driblar a Laura exatamente por não ser muito inteligente.

      Eu acho que vão usar qualquer objeto que esteja por perto para transformar em monstro. Da próxima vez pode ser um espelho ou uma boia, quem sabe? E a Manatsu é bem animada, bem alegre (e boba). Experimenta uma vez que vai gostar dela, sim.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html