sábado, 20 de fevereiro de 2021

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 44

Saudações.



Direção e Storyboards: Toshinori Fukasawa
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Naoko Yamaoka e Katsumi Tamegai
Arte: Nagisa Nishida e Rie Iida

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: O Neo Rei Patógeno infecta toda a cidade Sukoyaka, incluindo as pessoas e Elementos. As Cures tentam enfrentá-lo, mas são impedidas por uma barreira e são facilmente derrotadas. Teateine e os remanescentes do Jardim da Cura vêm para ajudar, mas só conseguem prender o Neo Rei Patógeno temporariamente. Nisso, Asumi tem uma ideia arriscada. Implantar uma Mega Parte em seu corpo e com isso passar pelas defesas do vilão. Elas derrotam Shindoi-ne e Asumi a absorve. Agora é hora de por o plano em ação.


O Neo Rei Patógeno começa a romper os grilhões de Teateine e dos Animais da Cura. Mas as Cures retornam. O plano de Asumi tem sucesso e seus ataques conseguem passar pela barreira do Neo Rei Patógeno.


Mas o vilão já havia recuperado energia o suficiente e quebra totalmente o escudo de Teatine, absorve as Cures para dentro de si e infecta todo o planeta Terra...



Agora temos o confronto final entre as Cures e o Neo Rei Patógeno. A grande luta decisiva de quem vai viver para ficar com a Terra.

A cena de batalha desta vez é caprichada. Não tem luta corporal, somente com as Cures voando,  circundando o Neo Rei Patógeno e usando os poderes dos elementos. Mas foi realizada com ângulos dinâmicos, trabalho do diretor Toshinori Fukasawa, que deu uma amostra anteriormente do que ele é capaz de fazer.

A direção de animação ficou por conta de Naoko Yamaoka, a própria desenhista de personagens de Healin' Good, e de Katsumi Tamegai, veterano da Toei Animation, a quem ela chama de Mestre. Também participaram das artes Nishiki Itaoka, famoso por seus quadros com muito movimento e sem perda de qualidade, e Toshie Kawamura, a desenhista de Yes! 5, Yes! 5 GoGo, Smile! e HUGtto!.

E é possível ver a marca registrada das lutas de Healin' Good, o trabalho em equipe em que uma cobre a outra. Especialmente quando Nodoka, Chiyu e Hinata usam os Escudos de Patinha para bloquear os ataques do vilão e dar espaço para Asumi atacar, já que ela não conta com defesas de forma nativa. Precisaria de um Frasco para isso e trocar por outro para atacar usando os poderes dos Elementos e não seria possível usar os dois ao mesmo tempo.

Mas nem isso foi o suficiente e o Neo Rei Patógeno as absorve. E continua a atormentá-las mentalmente.


O diálogo entre as Cures e o Neo Rei Patógeno foi um pouco diferente das batalhas finais das séries de até então. Normalmente, as Cures negam o que o vilão diz. Mas desta vez Nodoka concordou com sua tese e ainda fez disso sua razão para continuar resistindo.

De fato existe uma Luta pela Vida. Ou melhor, a Vida é uma Luta. E às vezes é preciso passar por cima de alguma coisa para continuar vivendo. Então não haveria diferença entre as Cures e os Patógenos, já que ambos querem viver e um é obstáculo para que o outro exista. Os Patógenos também teriam direito à Vida e esse tipo de conflito é algo que supera os conceitos de Bem e Mal. Mas na verdade tem uma diferença, sim.


A partir de agora é interpretação minha, mas creio que um dos pontos de Healin' Good seja o confronto entre o Altruísmo e o Egoísmo. Os Patógenos são a encarnação do Egoísmo, já que além de destruírem todos os outros seres, são capazes de eliminar ou até canibalizar seus semelhantes ao menor sinal de rebeldia ou ao ver que são imprevisíveis. Como fez o Rei Patógeno com Daruizen e Guaiwaru ao absorvê-los. Mesmo servos fiéis como Shindoi-ne são meros peões substituíveis, descartáveis.

O Neo Rei Patógeno está certo. Existe uma competição entre as espécies. Mas uma única forma de vida predando tudo de forma desenfreada, interessada apenas em vencer, ao ponto de um devorar o outro da mesma espécie, não consegue se manter. E essa foi a causa de sua ruína.


As Cures, por outro lado, são o Altruísmo. Agem com a ajuda mútua, a união, o desejo de proteger as outras formas de vida. Para impedir que os Patógenos monopolizem o direito à Vida. Elas se dão as mãos e também aos Animais da Cura e aos Elementos. Isso gera a sustentabilidade e cria um Ecossistema. Por isso elas vão continuar lutando.

E a luta delas é a luta de Precure: não é necessariamente para vencer um oponente, mas sim para proteger aqueles que elas amam. Não é contra um inimigo definido ou contra o "Mal". É contra uma dificuldade, uma doença, uma limitação, algo do dia-a-dia como foi dito por Nodoka dando seus amigos como exemplos. E isso segue o preceito dado pelo diretor Daisuke Nishio, de Futari wa Precure, em que ele conta que se inspirou no quadro "The Problem We All Live With", de Norman Rockwell.

Ou seja, as Cures lutam para viver suas vidas, seu cotidiano. Tudo isso é contado tendo como fundo o "tema da melancolia", um dos mais marcantes do desenho. E então é tocado um tema heroico quando é contado que todos se ajudam e se completam, como foi visto ao longo do seriado. Tudo foi feito convergindo para essa mensagem de União e a reforçando. Isso é direção competente.


E a determinação das Cures em viver move os corações dos Elementos e das pessoas, que dão a sua ajuda. Isso cria um efeito parecido com o Healin' Good Arrow, que as arranca do corpo do Neo Rei Patógeno, do mesmo jeito as Cures os salvavam nos outros episódios. Agora vem a chance de retribuir do mesmo jeito e assim "uma mão lava a outra", com uma mensagem de Solidariedade.


É isso o que o povo faz ao encontrar as Cures dormindo depois da intensa batalha ao decidir manter o segredo delas por acreditar que tinham alguma boa razão para isso. E aqui temos uma inovação: as pessoas descobrem que Nodoka e suas amigas são as Precure, pois viram tudo o que aconteceu dentro do Neo Rei Patógeno. Elas continuam a ser "Heróis Anônimos", porém sem se darem conta de que todos já sabem. As cenas em que o povo mostra sua gratidão e ainda dão deixas para os Animais da Cura são comoventes... e engraçadas.


Com isso a missão foi cumprida. Os Mascotes vão retornar ao Jardim da Cura e Asumi vai com eles. A despedida de cada um reflete bem as relações entre cada parceiro. Chiyu consola Pegitan para que não fique triste, como se fosse sua irmã mais velha, embora ela mesma chore por dentro. Hinata se faz de forte e Nyatoran passa a mão na cabeça dela como se ele fosse o irmão mais velho. Nessa cena, a interpretação de Hiyori Kouno foi ótima, de fazer chorar mesmo.


As palavras de despedida de Rabirin foram um pouco diferentes do usual. Ao invés de "foi divertido" ou "foi muito legal", ela diz em lágrimas "desculpe por ter te envolvido em algo tão perigoso". E vendo bem, Rabirin sempre mencionava algo assim como no episódio 2 e também quando Nodoka foi levada para o hospital , mostrando que nunca deixou de se preocupar com sua parceira.

Nodoka acolhe esse sentimento e diz de coração que foi divertido. Pois foi graças a esse encontro do Destino que ela conseguiu forças para se libertar definitivamente de algo que a afligiu e impedir que outros passassem pelo mesmo sofrimento. Mais do que isso, pôde ter uma vida com plenitude. Com um propósito.


E o mesmo pode ser dito dos Animais da Cura, que ganharam muito com esta jornada. No primeiro episódio, a bagagem deles era só a Healing Room Bag, mas agora eles partem levando muito mais coisas. Rabirin e seus amigos deixaram claro que a ameaça dos Patógenos ainda ronda e podem ganhar força novamente. Os Animais da Cura precisarão estudar, treinar e ficar em vigilância para lutarem sem precisar da ajuda de suas parceiras. Ou seja, a Luta não acabou. A Vida continua. Mesmo assim, a despedida não vai ser para sempre e todos ainda continuarão a ser amigos.



No próximo episódio, as Cures se reencontrarão com Asumi e os Mascotes, que as convidam para conhecer o Jardim da Cura. Será um episódio bônus só para diversão? Ou ainda existe um ponto cego que não foi tratado?




Semanal da Chiyu-chi




Extra

No Canal Oficial do YouTube foi colocado um vídeo da brincadeira do final com Rate falando em "cachorrês". Essa parte não tem na Crunchyroll e achei interessante colocar aqui.

Não tem legendas, mas acho que não precisa.

E esta semana também foi o último capítulo de Healing Animal TV, um teatrinho de fantoches com Rabirin, Pegitan e Nyatoran apresentando atividades para as crianças.

Então! Quando será que vão sair esses fantoches para vender?


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Fev'2021 #6: isso é Healin' Good Precure...


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 44 Impressions



Mel-chan:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html