domingo, 7 de fevereiro de 2021

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 42

Saudações.



Direção e Storyboards: Yuriko Kado
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Nobuhito Akada
Arte: Yuu Saitou

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: O Rei Guaiwaru invade o Mundo dos Humanos, mas sua glória dura pouco, pois é absorvido pelo Rei Patógeno. Ele decide fazer o mesmo com Daruizen, que pede socorro a Nodoka, mas...


Nodoka se comporta estranhamente no café da manhã. Ela quase não come, deixando a maior parte, o que faz seus pais mais Asumi, Rate e Rabirin ficarem preocupados. Rabirin mais ainda, que a segue para a escola. Chiyu e Hinata também notam que Nodoka tem parecido distraída e questionam Rabirin, se sabe de alguma coisa. Mas ela não consegue falar do que aconteceu entre Nodoka e Daruizen e diz não saber de nada.


Rabirin então vai conversar com Nodoka e pergunta se ela na verdade quer salvar Daruizen, que enquanto isso faz uma última ação desesperada....



Nodoka Hanadera é Mulher de verdade.

É o que posso dizer depois desse episódio. Pois ela teve a coragem de dizer "não". De impor limites. Teve o discernimento para saber quem precisa e quem não precisa ser salvo, dando sua resposta sobre o que é Altruísmo, o que é Bondade. De que ser uma pessoa legal não é ser otária. Pois salvar Daruizen significaria pôr em perigo aqueles que ela ama assim como a ela mesma. E assim Nodoka "decidiu o que precisa proteger", como diz o título.

Além disso, como disse Aoi Yuuki em uma entrevista, "Bondade não é aceitar tudo que jogam para cima de você. Também é ter autocompaixão, e só então se consegue a verdadeira Força". Ou seja, ajudar as pessoas, mas não a ponto de fazer a si mesma chorar. Porque seu corpo, sua alma...


E aqui tivemos mais uma armadilha narrativa. O natural, para quem vê Precure e outras séries de heróis, seria achar que Nodoka no fundo queria salvar Daruizen e por isso estava confusa, mas era bem o contrário. O problema era que ela não queria ter que ajudar alguém que causou tanto mal a ela e a seus entes queridos como sua mãe e o Dr. Hachisuka, e ainda por cima tendo que passar por aquele sofrimento de novo.

O motivo de seu conflito era bem humano afinal, e exposto de forma coerente. Nodoka estava decepcionada consigo mesmo por não ser uma pessoa tão boa ou tão forte quanto todos pensavam que ela era. Por não querer fazer o que era "certo".

Mesmo assim, para mim ela é Anjo. Só por pensar desse jeito.
Mas fazer a si mesma chorar, nem pensar!

Mesmo Rabirin achou que Nodoka desejava se sacrificar, mas ao ouvir suas verdadeiras intenções ficou do seu lado. Como ficaria se ela realmente quisesse salvar Daruizen. E Rabirin não se decepcionou por Nodoka pensar em si mesma. Pelo contrário, a libertou de suas dúvidas, o que reforçou sua união, selada com a mesma frase que a Mascote disse no episódio 2, desta vez por Nodoka.

Suas amigas também demonstraram sua confiança na hora do lanche, ao perceberem que Rabirin não podia dizer tudo e a encorajam a falar com Nodoka. Também quando Rate pediu que Asumi esperasse que Nodoka e Rabirin terminassem sua conversa. E ainda no confronto com Daruizen, quando fizeram combinações de ataques a fim de impulsioná-la para enfrentar seu oponente. Do jeito que ela fez por suas amigas em outras ocasiões, como no episódio 13.

Amizade também é saber até onde intervir.



... OK. Não era bem o que eu esperava. Achava que Nodoka iria dar uns socos no Daruizen até ele quase morrer e com isso fazer com que sentisse na pele o que significa perder a vida e assim se conscientizar do mal que fez. E então ele entraria em acordo com Nodoka para encontrar um meio de conviver. Não foi o que aconteceu, mas ainda assim, mais uma vez, foi algo coerente e compreensível.

Que fique claro: não odeio o Daruizen. Até gostava de sua atitude profissional e comportamento organizacional, tentando obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Entendo que ele não era movido por ganância ou sede de poder e queria apenas construir um ambiente em que pudesse viver. E digo que o Rei Patógeno não foi sensato ao tentar absorvê-lo, pois Daruizen seria muito mais útil que Shindoi-ne como seu braço direito, afinal ele se mostrou um subordinado ideal. Ao menos nas mãos de um administrador competente.

Mutsumi Tamura conta que teve bastante problema para fazer a voz monstruosa de Daruizen nesta forma e saiu com a garganta doendo.

Mas a chantagem moral que Daruizen fez com Nodoka foi a prova de seu caráter egoísta, assim como responder agressivamente ao questionamento que ela fez. Isso sem falar no desprezo que ele demonstrou com outros seres vivos ao longo da série, como foi relembrado no meio da luta. Desse jeito não havia uma razão para que ela o salvasse. Ainda mais considerando que todas as vezes que eles se encontraram, a expressão de Nodoka era de horror.

Sendo assim, não me alegro nem me entristeço com sua derrota. Fico contente por Nodoka ter encontrado sua resposta e mostrado o que sentia, mas quanto a Daruizen, por ora apenas foi feito o que era necessário: deter sua ameaça à Terra e a todos os outros seres vivos.

O que resta para você é o destino de um perdedor!

Só que ainda não acabou. O Rei Patógeno absorveu Daruizen, mesmo que em sua forma inicial, e conseguiu mais poder, se tornando o Neo Rei Patógeno. Não se sabe o que acontecerá quando ele for purificado, se os que foram absorvidos serão liberados. Ou se ele vai conseguir manter Daruizen dentro de si mesmo.

Afinal, acima de tudo, Daruizen tem grande apego por seu "eu". Isso foi demonstrado várias vezes como quando disse "eu sou o que eu sou", e ainda em suas últimas palavras ao receber o Healin' Good Arrow. Quem sabe ele possa cavar sua própria saída pensando por si mesmo no que fez e com suas próprias mãos? Por outro lado, seria irônico se ele terminasse desse jeito, primeiro fora de si, sem controle sobre suas ações e finalmente tendo sua consciência apagada.

Junko Koumura usa pontos cegos para suas soluções, mas que estão plantadas desde o começo ou dentro de conceitos esquecidos, como em Lupinranger VS Patranger. E também foi assim neste episódio, em que no começo ficamos em dúvida sobre o que afligia Nodoka mas depois tivemos a revelação de seus verdadeiros sentimentos. Por isso é difícil dizer o que vai acontecer ou como vai terminar.


A luta também promete ser dura e árdua, porém Nodoka já está decidida e não vai esmorecer. E ela não se dobrou diante das palavras do vilão que tentou acusá-la por não ter ajudado Daruizen. Isso mostra que Bondade não é se responsabilizar por tudo o que acontece e carregar o mundo nas costas. É saber que cada um toma suas decisões e deve assumir as responsabilidades por elas.

Mesmo assim as Cures devem tomar cuidado. O Rei Patógeno já deixou algo plantado.



No próximo episódio, as forças remanescentes do Jardim da Cura vão ao Mundo dos Humanos para enfrentar o Neo Rei Patógeno, que se mostra muito poderoso. E Asumi tem uma ideia...




Semanal da Chiyu-chi

Entendendo que tem coisas que não dá para contar facilmente. E não forçar, por confiar na amiga.


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Fev'2021 #3: o Neo Rei Byougen!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 42 Impressions



Mel-chan:

4 comentários:

  1. Olá!
    Desta vez, a ideia que quiseram passar ficou nítida: se colocar em primeiro lugar. Penso que a forma como abordaram o assunto, de auto valorização e respeito, leva ao público um valioso ensinamento. As crianças que estão assistindo a transmissão de Healin' Good tem o prazer de apreciar uma mensagem como esta, de levar para a vida e crescer compreendo as palavras da heroína Cure Grace. Torço para que tenha repercutido assim em todos que acompanharam. Graças aos céus a Nodoka tem com quem contar. Com o fiel apoio da Rabirin, ela sim é uma parceira e tanto.
    Nesta última forma do King Byogen, ele ganhou características mais humanas (?). Curioso isso. Ele parece ser altamente perigoso! Espero que uma nova transformação das Cures surja para combatê-lo. E não podemos esquecer que estamos nos momentos finais! Logo vai chegar Tropical Rouge. Mas antes teremos que nos despedir das guerreiras atuais. Triste...
    Ótima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Interessante que já se dizia isso nas séries Kamen Rider. Até mesmo em uma em que a Aoi Yuuki participou fazendo um personagem totalmente diferente da Nodoka (e era uma Mascote, também o oposto perfeito da Rabirin). Nesse foi dito "Auto sacrifício é nobre, mas nem sempre é a resposta certa". Talvez seja lá que ela viu isso de se dar, mas também de se autopreservar.

      Espero que isso de "Meu corpo, minha alma pertencem a mim" repercuta nas crianças. Pois elas precisam disso também. Não é egoísmo, não é complacência, mas autocompaixão. Nodoka deu um bom exemplo de como se faz isso.

      Sendo sincero eu gostava mais da outra forma do King Byogen, que lembrava um monstro. Algo difícil de definir, embora essa forma humanoide seja imponente, lembrando um colosso de pedra. E não sei se estou preparado para me despedir da Chiyu e do time Healin' Good. Queria que soltassem uma minissérie com o pessoal saindo para se divertir ou ajudar as pessoas sem se transformar, ou contando mais sobre elas. Um dia na vida dos Byogens também seria legal.

      Excluir
  2. Saudações


    Nobre Usys, compartilho integralmente com sua linha de raciocínio na tangente de nem odiar - e nem adorar - o Daruizen. Dentre os generais Buyougens, foi ele quem executou melhor os trabalhos, por mais que suas motivações fossem severamente distintas de Shindoine, Guaiwaru e do próprio Rei Byougen.

    Eu realmente ansiava pela lição de moral da Nodoka, tal como ocorreu. Mas ele não foi "salvo' (as aspas fazem sentido). Ele até poderia ter morrido ou sumido, mas nãos em antes despertar para algo que as guerreiras sempre lhe puseram à frente, em especial a própria Cure Grace.

    Em conversa recente com a Melissa, fiquei ainda mais à par sobre como boa parte do famdom desta saga Pretty Cure viu - avaliou - a situação do Daruizen, não apenas neste episódio em pauta (42) como na série em seu total e, para mim, concordar com tais pontos é quase impossível de ser feito.

    Ótimo post, rapaz.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlírio.

      Eu não sei. Revi algumas coisas e agora acho que se Daruizen tivesse repensado seus atos antes de morrer teríamos tido pena dele. Daria margem para pensar que seria possível os Byogens se regenerarem afinal, já que ele foi capaz de pensar algo assim, ainda que por um momento.

      Li depois que Junko Koumura deu suas razões para não fazer isso e colocar Daruizen como um vilão irrecuperável até o fim. Achei coerentes suas explicações, mostrando muita consideração com quem tem que conviver com uma doença. E foi coerente dentro da história também, já que Nodoka só o via como algo a ser derrotado, como foi com Kedari.

      Ainda assim é um vilão que eu admirava bastante. E mais uma vez digo que foi um erro por parte do Neo Rei Byogen não tê-lo colocado como seu braço direito. Ao menos no episódio subsequente ele não teria sido derrotado facilmente como a Shindoi-ne.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html