sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ultraman The First

Saudações.

Desta vez vou apresentar uma figura do Ultraman que representa sua versão no filme Ultraman The First.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações

"Capitão. Eu voltei."

Ultraman The First foi feito em comemoração aos 50 anos da franquia Ultra. Hayata retorna às ruínas da base da Patrulha Científica no Japão. Ele então sobe na nave Neo VTOL deixada lá e parte para cumprir sua última missão: a de proteger Toshie, a neta do Capitão Muramatsu...


Nisso, surgem os Alien Baltan. Mas na verdade se trata de uma nova facção dissidente, a Nova Baltan, que pretende ressuscitar Z-Ton.

"Ele já ficou com o Ultraman em seu corpo por muito tempo! É um milagre que ainda esteja vivo!"

"Daichi! Por que você procura pela ajuda de outros ao invés de acreditar na sua própria força?"

A Origem e o Ápice! A última transformação de Hayata!
"Sr. Hayata! Se usar a Capsula Beta mais uma vez..."
"Não me importo. Já vivo há 76 anos. A vida dos humanos é curta e Toshie ainda é jovem. Não posso sacrificá-la."



"Uma coisa é certa. Hayata sempre será o meu Herói."
Ultraman The First
Com exibição simultânea nos cinemas brasileiros...









...em PRIMEIRO DE ABRIL!



OK. Na verdade trata-se do Super Reborn Chogokin Ultraman que apresentei há alguns anos atrás. A intenção era fazer uma coisa mais caprichada, como se fosse uma apresentação mesmo com análise das articulações e dos acessórios. Mas o que aconteceu foi o seguinte...

A figura já tinha uma perna quebrada desde o início. E quando fui fazer a troca das mãos, a conexão estava muito dura e tive que fazer um pouco de força. Quando consegui tirar, a outra perna quebrou. E sem bater e nem nada, apenas balançando o corpo. A estrutura interna também estava bastante deteriorada e a superfície um pouco pegajosa.

Então tive que apelar para um monte de truques de angulação. Fiz o possível para esconder as pernas quebradas e o suporte, mas não consegui fazer isso completamente.

A cor da figura esmaeceu com o tempo, fazendo o vermelho virar laranja. E isso mesmo mantendo-a na embalagem, longe de qualquer fonte de luz. Por isso tive que ajustar o brilho e o contraste para fazer a recuperação nas fotos. Aproveitei e coloquei efeitos nos olhos para emular a característica dos olhos serem de material fosforescente (que não funciona).

De acordo com as instruções, a figura teria articulações extensíveis nos ombros e nos cotovelos, o que permitiria fazer a pose do Raio Spacium. Mas ao tentar fazer isso, o braço esquerdo se soltou. Felizmente deu para colocar de volta. Para o raio usei a peça de efeito que veio no Ultraman Nexus Junis.

Por isso, reitero o que disse na apresentação original: se vir essas figuras por aí, não compre. Elas podem parecer bonitas, você pode tomar todo o cuidado do mundo, mas de nada adianta se a figura foi feita de materiais ruins e que se degradam tão rapidamente. Digo e repito: NÃO VALE A PENA! Use o dinheiro para comprar coisas melhores. Ultra-Act, por exemplo.

E é uma pena que não consegui fazer nada para reaproveitar o modelo. A escultura é tão boa... mas é só.

Obs.: Desnecessário dizer, mas o filme Ultraman The First não existe, embora haja uma série em quadrinhos com esse título, feita por Yuzo Takada, autor de 3x3 EYES e Blue Seed, e que reconta a série original.

4 comentários:

  1. Nobre Usys!

    Cara, que triste isso aí! Eu tava empolgado e caindo na história de ser o primeiro Ultraman e tal, porque, como já sabe, não entendo nada da saga desses heróis gigantes. Isso aí já me aconteceu com algumas peças e é de partir o coração.

    Já quebrei o pino do peitoral da armadura de Fênix, uma mão do Capitão América, o pino da bainha do Trunks do Futuro e outras que nem me recordo.

    De qualquer forma, a apresentação foi muito boa! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Há muitos anos atrás eu fiquei chocado mesmo quando tirei a figura da bandeja plástica. Mas agora nem me liguei mais, pois sabia que estava estragado desde o início e resolvi fazer para estourar logo de uma vez.

      Só que isso acontecer com figuras de material melhor realmente é doloroso. Comigo aconteceu com a Cure White Max Heart Version. Fui tentar girar a articulação do pulso, que estava grudada e acabei quebrando. E bem no meio das filmagens. Felizmente deu para improvisar alguma coisa e com isso o show continuou, mas é dolorido mesmo.

      Excluir
  2. Não! O Hayata não pode morrer! O que seria do Shinjiro?!

    Nem me fale em peças quebradas, minha figma Motoko Kusanagi quebrou a mão esquerda e o pino ficou no braço da figura, não consigo tirar, já está assim há meses...
    Bom, se você tiver um Kamen Rider quebrado, dá pra fazer uma mistura de peças e montar um poderoso Ultra Rider hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas. Qualquer coisa o Moroboshi dá um jeito. Aí o Shinjiro entra na linha. Se bem que eu até pensei em colocar cenas do Hayata sendo pego em uma explosão e o Shinjiro recolhendo a Cápsula Beta. Ele então a usaria e se transformaria no SRC Ultraman Type B. O chato é que eu só tive essa ideia enquanto estava voltando do trabalho, então nem deu para fazer...

      Existem umas partes da figura que se soltam, como as que cobrem os antebraços. O peitoral também parece ser removível. Acho que vou quebrar tudo de uma vez e montar uma casca para o Ultra-Act Ultraman. O problema é que a coisa é meio pegajosa, então fico com um pouco de medo de sujar a outra figura.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html