Saudações.
Continuando a série de renovação do blog, desta vez vou apresentar a nova versão figma de Miku Hatsune, feita pela Max Factory.
Continuando a série de renovação do blog, desta vez vou apresentar a nova versão figma de Miku Hatsune, feita pela Max Factory.
Miku Hatsune faz parte da linha de
programas sintetizadores de voz Character Vocal Series da Crypton
Future Media, que usa a engine Vocaloid2 da Yamaha. O conceito de
Vocaloid vem da junção das palavras "Vocal" e "Android", ou seja, uma
androide cantora. Para fazer a Miku, foram usados os dados vocais da
dubladora Saki Fujita,
interpretando uma jovem de 16 anos. Apesar de serem sintetizadores, os
Vocaloids possuem "calor" na voz, mas é preciso muita dedicação por
parte do usuário para que o programa cante perfeitamente. A utilização
é bem difícil, dependendo muito da habilidade do usuário,
mas com esforço é possível criar musicas como Freely Tomorrow, típica canção de J-Pop com a Miku, Kokoro, uma canção mais emocional com Rin Kagamine ou Alice in Musicland, um musical com todos os Vocaloids.
Miku Hatsune fez um enorme sucesso entre os criadores da chamada DTM (DeskTop Music) e com o advento de sites de divulgação de vídeos como o Nico Nico Douga e o You Tube, a fama da cantora se espalhou pela internet. E daí foi criado um enorme mercado de produtos relacionados à figura dos Vocaloids. Também foram feitos shows usando imagens tridimensionais e Miku também participou de comerciais de carros da Toyota nos Estados Unidos.
Miku Hatsune fez um enorme sucesso entre os criadores da chamada DTM (DeskTop Music) e com o advento de sites de divulgação de vídeos como o Nico Nico Douga e o You Tube, a fama da cantora se espalhou pela internet. E daí foi criado um enorme mercado de produtos relacionados à figura dos Vocaloids. Também foram feitos shows usando imagens tridimensionais e Miku também participou de comerciais de carros da Toyota nos Estados Unidos.
A versão figma de Miku Hatsune fez um
enorme sucesso, gerando muitas variantes. E agora foi feito um novo
modelo com uma protoforma mais avançada e muitas melhorias, sob o
número comemorativo "200".
O conteúdo da caixa. Estão incluídos vários acessórios, mas por alguma razão não veio uma cebolinha.
Visão de corpo inteiro. A primeira versão, lançada em 2008 já era bem feita, mas esta consegue ser mais bonita ainda. A proporção e vários outros aspectos foram revisados.
Close do rosto. Os olhos ficaram mais "cibernéticos", com o desenho das pupilas que lembram olhos-câmeras, semelhantes às da Miku Append.
Este é um sorriso aberto com uma piscadela. Dá a imagem de uma garota ativa.
Expressão um pouco envergonhada, olhando para o lado. O rubor do rosto é desenhado direitinho.
Um exemplo de como usar esta expressão.
Os auriculares são modelados e pintados com precisão, usando pintura esmaltada. Eles não podem ser separados da cabeça.
A escultura do cabelo tem muito mais detalhes que a versão anterior. Uma pena que o meu exemplar veio com uma falha na pintura. Os cabelos possuem articulações que permitem que eles sejam colocados em várias posições.
Os cabelos são feitos de material transparente nas pontas. Bonitas, mas não são tão cristalinas quanto a Miku Append.
O sistema de troca de expressões não teve mudanças, mas desta vez o pescoço não pode ser removido como nas outras versões.
No antebraço está estampado o número 01. Esse traço por baixo na verdade seria uma inscrição "HATSUNE MIKU", mas não foi possível representar isso.
Os ombros desta vez podem ser levemente extendidos, aumentando a mobilidade. Mesmo assim não deve ser usada muita força devido à sua relativa fragilidade.
Nas mangas, com pintura esmaltada, estão estampados consoles que lembram equalizadores.
Não foi colocada uma articulação giratória no antebraço, mas o cotovelo pode ser girado.
O torso tem uma boa modelagem, com as dobras da roupa. Debaixo do bolso deveria haver uma inscrição "VOCALOID2", mas mais uma vez isso não foi possível.
O torso possui várias articulações. Parte da túnica é feita de material maleável.
A articulação do peito pode ser girada e/ou inclinada.
A saia é feita de material maleável e tem vários detalhes de luzinhas tampografados.
A cintura possui uma articulação extensível, que aumenta a flexibilidade do torso.
Existem articulações giratórias na região entre a coxa e os meiões, que não estavam presentes na versão anterior.
A maior melhoria foi a implementação de articulações multidirecionais nos pulsos, semelhantes às das S.H. Figuarts.
Com isso é possível segurar objetos em riste, algo que não era possível na versão anterior.
Poses simples como estas ficam bem mais naturais.
Com todas essas articulações, a figura pode fazer várias poses. Algumas até bem ousadas, mas é preciso tomar cuidado ao fazê-las devido à natureza frágil da figura.
Estão incluídas estas mãos sem articulações, planas na parte de baixo.
Elas a princípio serviriam para poses em que Miku se senta usando os braços como apoio.
E com elas também é possível colocá-la de cabeça para baixo sem o uso de suportes.
Tentei colocar de cabeça para baixo apoiando em uma mão só, mas não foi possível. Tive que usar um dos cabelos para sustentar.
Está incluído este microfone com um suporte, igual ao da versão anterior.
Graças à nova articulação do pulso, é possível fazer Miku apontar com o microfone.
Outro acessório é esta guitarra.
O corpo da guitarra é bem detalhado, com pintura em degradê e cobertura esmaltada.
As tarraxas são bem esculpidas. Uma pena que não tem as cordas, mas aí seria pedir demais.
Estã incluída uma mão para segurar o braço da guitarra...
... e outra com uma palheta.
E está incluída esta peça com seis asas.
[Atualização] Provavelmente é uma referência ao videoclipe da canção 初音ミクの激唱 (Hatsune Miku no Gekishou), também conhecida como "The Intense Singing of Hatsune Miku".
As asas são feitas de material transparente, com pintura branca em degradê.
Elas são presas por um pino que tem um conector para a base com suporte.
As duas asas do meio podem ser levantadas.
Isso dá um pouco de imponência à figura.
Como que descendo do alto para o palco.
- Por aqui! Por aqui!
As asas podem ser usadas em outras figmas, como a Miku Append.
Junto com a primeira versão, lançada em 2008. Logo dá para ver que houve uma evolução. Por alguma razão a primeira versão tem um tom mais avermelhado na pele.
O torso da versão 2.0 é bem mais flexível, podendo se curvar bem para a frente.
Graças aos ombros extensíveis, a versão 2.0 consegue unir as mãos à frente do corpo.
A abertura das pernas aumentou bastante;
Graças às articulações giratórias nas coxas, a pose da foto fica bem mais natural e mais firme.
As duas versões junto com a Miku Append, que foi a figma de número 100. Vendo todas juntas parece que a 2.0 é uma versão intermediária entre a primeira e a Append.
A MIku 2.0 tem retrocompatibilidade de expressões com a primeira versão e a Append.
Infelizmente a primeira versão não pode usar a expressão da 2.0 devido ao formato do conector. Na foto acima, na ordem do texto, a 2.0, a Append e a primeira versão.
Por outro lado, a Append pode usar as expressões da 2.0 sem problemas. E não fica apertado demais como nas Puella Magi.
Show das versões 2.0 com dupla de guitarras.
O conteúdo da caixa. Estão incluídos vários acessórios, mas por alguma razão não veio uma cebolinha.
Visão de corpo inteiro. A primeira versão, lançada em 2008 já era bem feita, mas esta consegue ser mais bonita ainda. A proporção e vários outros aspectos foram revisados.
Close do rosto. Os olhos ficaram mais "cibernéticos", com o desenho das pupilas que lembram olhos-câmeras, semelhantes às da Miku Append.
Este é um sorriso aberto com uma piscadela. Dá a imagem de uma garota ativa.
Expressão um pouco envergonhada, olhando para o lado. O rubor do rosto é desenhado direitinho.
Um exemplo de como usar esta expressão.
Os auriculares são modelados e pintados com precisão, usando pintura esmaltada. Eles não podem ser separados da cabeça.
A escultura do cabelo tem muito mais detalhes que a versão anterior. Uma pena que o meu exemplar veio com uma falha na pintura. Os cabelos possuem articulações que permitem que eles sejam colocados em várias posições.
Os cabelos são feitos de material transparente nas pontas. Bonitas, mas não são tão cristalinas quanto a Miku Append.
O sistema de troca de expressões não teve mudanças, mas desta vez o pescoço não pode ser removido como nas outras versões.
No antebraço está estampado o número 01. Esse traço por baixo na verdade seria uma inscrição "HATSUNE MIKU", mas não foi possível representar isso.
Os ombros desta vez podem ser levemente extendidos, aumentando a mobilidade. Mesmo assim não deve ser usada muita força devido à sua relativa fragilidade.
Nas mangas, com pintura esmaltada, estão estampados consoles que lembram equalizadores.
Não foi colocada uma articulação giratória no antebraço, mas o cotovelo pode ser girado.
O torso tem uma boa modelagem, com as dobras da roupa. Debaixo do bolso deveria haver uma inscrição "VOCALOID2", mas mais uma vez isso não foi possível.
O torso possui várias articulações. Parte da túnica é feita de material maleável.
A articulação do peito pode ser girada e/ou inclinada.
A saia é feita de material maleável e tem vários detalhes de luzinhas tampografados.
A cintura possui uma articulação extensível, que aumenta a flexibilidade do torso.
A modelagem foi aperfeiçoada de modo que as articulações não fiquem muito aparentes.
Existem articulações giratórias na região entre a coxa e os meiões, que não estavam presentes na versão anterior.
A maior melhoria foi a implementação de articulações multidirecionais nos pulsos, semelhantes às das S.H. Figuarts.
Com isso é possível segurar objetos em riste, algo que não era possível na versão anterior.
Poses simples como estas ficam bem mais naturais.
Com todas essas articulações, a figura pode fazer várias poses. Algumas até bem ousadas, mas é preciso tomar cuidado ao fazê-las devido à natureza frágil da figura.
Estão incluídas estas mãos sem articulações, planas na parte de baixo.
Elas a princípio serviriam para poses em que Miku se senta usando os braços como apoio.
E com elas também é possível colocá-la de cabeça para baixo sem o uso de suportes.
Tentei colocar de cabeça para baixo apoiando em uma mão só, mas não foi possível. Tive que usar um dos cabelos para sustentar.
Está incluído este microfone com um suporte, igual ao da versão anterior.
Graças à nova articulação do pulso, é possível fazer Miku apontar com o microfone.
Outro acessório é esta guitarra.
O corpo da guitarra é bem detalhado, com pintura em degradê e cobertura esmaltada.
As tarraxas são bem esculpidas. Uma pena que não tem as cordas, mas aí seria pedir demais.
Estã incluída uma mão para segurar o braço da guitarra...
... e outra com uma palheta.
E está incluída esta peça com seis asas.
[Atualização] Provavelmente é uma referência ao videoclipe da canção 初音ミクの激唱 (Hatsune Miku no Gekishou), também conhecida como "The Intense Singing of Hatsune Miku".
As asas são feitas de material transparente, com pintura branca em degradê.
Elas são presas por um pino que tem um conector para a base com suporte.
As duas asas do meio podem ser levantadas.
Isso dá um pouco de imponência à figura.
Como que descendo do alto para o palco.
- Por aqui! Por aqui!
As asas podem ser usadas em outras figmas, como a Miku Append.
Junto com a primeira versão, lançada em 2008. Logo dá para ver que houve uma evolução. Por alguma razão a primeira versão tem um tom mais avermelhado na pele.
O torso da versão 2.0 é bem mais flexível, podendo se curvar bem para a frente.
Graças aos ombros extensíveis, a versão 2.0 consegue unir as mãos à frente do corpo.
A abertura das pernas aumentou bastante;
Graças às articulações giratórias nas coxas, a pose da foto fica bem mais natural e mais firme.
As duas versões junto com a Miku Append, que foi a figma de número 100. Vendo todas juntas parece que a 2.0 é uma versão intermediária entre a primeira e a Append.
A MIku 2.0 tem retrocompatibilidade de expressões com a primeira versão e a Append.
Infelizmente a primeira versão não pode usar a expressão da 2.0 devido ao formato do conector. Na foto acima, na ordem do texto, a 2.0, a Append e a primeira versão.
Por outro lado, a Append pode usar as expressões da 2.0 sem problemas. E não fica apertado demais como nas Puella Magi.
Show das versões 2.0 com dupla de guitarras.
E assim termino a apresentação da nova versão figma da Miku Hatsune, feita pela Max Factory.
O modelo usa uma nova protoforma, a "next: she" que traz muitas melhorias e
é bem mais flexível que a primeira versão, mostrando a evolução depois
de todos esses anos. As articulações multidirecionais dos pulsos são
uma melhoria altamente bem vinda e bastante esperada. O torso tem várias articulações, dando mais liberdade
de movimentos, mas ainda assim dá a impressão do modelo ser um pouco
frágil. Não é como no Mirror Knight, que é flexível e robusto, mas
isso é devido à silhueta da personagem, que é uma garota. Com tantos
sistemas novos, a linha figma fica cada vez melhor. Faltaria agora colocar articulações multidirecionais melhores nos tornozelos. No total, esta figma,
junto com o Ultra Act Mirror Knight, é o modelo mais próximo da figura
articulada perfeita. Totalmente recomendada.
Na próxima atualização (prevista para 19/04/2014):
Na próxima atualização (prevista para 19/04/2014):
Ultra Act: Ultra Seven (2ª versão)
Mais um ótimo review, Usys. Gosto desta figma da Miku, uma excelente figura. As fotos comparativas estão ótimas. Só acho que esta figma é meio desengonçada em função desta articulação do quadril, ficando indispensável o uso do suporte para certas poses. No mais, continua sendo uma excelente aquisição para coleção: assim rapidamente pensando, já tenho um pequeno exército de Mikus, hehehe. Acho que são 4 normais (V1.0, Live Stage, Cheryl Japan, V2.0) e mais 4 variantes (RQ2011, RQ2012, RQ2013 e a Append). Na espera da Miku Snow, hehehe.
ResponderExcluirBento
Obrigado, Bento!
ExcluirPelo menos essa articulação é retrátil. A S.H. Figuarts Shiny Luminous tem esse problema de cintura frouxa e por não ser retrátil ela logo perde o equilíbrio.
E existem tantas Mikus assim?! Acho que só tenho a metade, sendo que a única com roupagem diferente é a Append.
Também boto fé na Snow Miku. E torço para soltarem uma Sakura Miku também.
Se não me engano, essas asas são uma referência a música "The Intense Singing of Hatsune Miku" onde nos shows quando ela apresenta essa música em um momento da apresentação essas asas aparecem e ela fica flutuando enquanto canta
ResponderExcluirObrigado, Midori Gurin!
ExcluirÉ verdade! Eu me lembro dessa música! Era um pesadelo no jogo! Me perdia completamente nos botões e nem dava para ver o vídeo...
Vou colocar essa referência, sim. Acho que é isso mesmo.
Eu nunca joguei o jogo, mas já ouvi essa música várias vezes e pela rapidez da música no final realmente deve ser difícil XD
ExcluirMas essa deve ser a minha música preferida da Miku, é bem fofinha e a letra é cativante
Ah, tente imaginar ter de apertar um botão em cada uma das palavras que a Miku fala. A parte final em especial é uma tremenda provação!
ExcluirEu mesmo gosto de Freely Tomorrow, em que a Miku parece bem humana ao cantar, e da Onajiyouni com o Kaito, que é muito linda.