sábado, 8 de agosto de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 18

Saudações.

Segue abaixo o resumo e impressões do episódio de Healin' Good♥Pretty Cure que foi disponibilizado esta semana pela Crunchyroll para todos os usuários.


Direção e Storyboards: Takayuki Murakami
Roteiro: Sawako Hirabayashi
Direção de Animação: Mao Tsunoda e Miho Shitaya
Arte: Yuu Saitou

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Chiyu ajuda Emily, que veio se hospedar na Pousada Sawaizumi. Ela veio de outro país e estava para se mudar para o Japão, porém tinha incertezas se iria se adaptar. Chiyu resolve seu problema e aprende sobre o que é o Omotenashi e o que significa trabalhar na pousada de sua família. E consegue o Frasco Elementar da Chuva.


Nyatoran acaba dormindo até mais tarde e se atrasando para ir à casa de Nodoka cuidar de Latte. Mas no meio do caminho, sente um cheiro agradável que vem de uma loja de essências e aromáticos. Ao espiar pela janela, ele vê uma mulher, Orie Kusaka (Rena Maeda), que derrama lágrimas enquanto olha para uma vela aromática. Nyatoran tenta chegar mais perto, mas acaba trombando no vidro da janela e perde a consciência.

Eh?! 😍

Enquanto isso, no food truck da Clínica Veterinária da família de Hinata, as Cures e os Mascotes se preocupam com o atraso de Nyatoran, que é trazido por Orie por achar que ele estava machucado. Depois que ela vai embora, o Animal da Cure revela para seus amigos que se sentiu atraído por Orie. Rabirin se preocupa, pois essa nova afinidade significaria uma troca de parceiras, o que tiraria Hinata no grupo. Mas a própria se propõe a ajudar Nyatoran em seu caso.


As Cures vão para a loja de Orie, que acabou de ser aberta e ainda havia muita coisa para desempacotar e ela sozinha não estava dando conta. Então elas decidem ajudá-la com a arrumação e com a divulgação, o que traz clientes.

Curiosamente, desta vez Hinata não usou métodos atuais como Redes Sociais ou seu Smartphone.

Mas Nyatoran quer ter parte ativa e faz decorações com miçangas e também um bracelete para declarar seus sentimentos a Orie. Nisso, surge Batetemoda e...



Aqui se fecha um ciclo de episódios focados em cada personagem e desta vez foi em Hinata e sua ligação com Nyatoran. Deu para ver mais de seu caráter altruísta ao querer que Nyatoran fosse feliz, sem sequer pensar que isso significaria que ela poderia ser trocada por Orie. Aliás, isso nem mesmo passou por sua cabeça, por estar mais focada em como ajudar Nyatoran a conquistar seu amor.

De fato, Hiyori Kouno, a dubladora da Hinata, comentou em uma entrevista que a Cure age antes de pensar e só depois percebe o que está fazendo. No caso dela, se mover em prol do bem dos outros, sem pensar em si mesma, como demonstrado em outras ocasiões. E nesta também ao se esforçar sem reclamar em nenhum momento, como Nyatoran também viu. Fica claro que os dois se reconhecem e vêem o esforço um do outro.

Nodoka e Chiyu também tomam a decisão certa ao não se intrometerem e deixar o caso para os dois resolverem, mesmo sob os protestos de Rabirin e Pegitan. Isso não é indiferença, mas sim confiança. Chiyu expressa isso verbalmente, ainda que com insegurança. E Nodoka já sabia que os dois não iriam se separar, até fazendo uma cara de "Ué? Por que?" quando todos decidem ir com Nyatoran e Hinata à loja de Orie pela primeira vez. Felizmente não foi preciso se preocupar, tanto que a transformação da Cure Sparkle ocorreu sem nenhum problema ou mesmo um momento de dúvida.


Muitos dos acontecimentos se concentraram na primeira parte e por isso houve bastante tempo para a luta, sendo que a cena de transformação foi exibida em uma versão mais longa. Batetemoda volta a ter parte ativa na batalha, com grande excitação demonstrada por um olhar maníaco, que novamente deixa Nodoka assustada. Mesmo assim as Cures o enfrentam enquanto Hinata e Nyatoran conversam. E é Chiyu quem mais uma vez encontra um meio de derrotar o Mega Patógeno, usando o Frasco Elementar que ela conseguiu no episódio anterior.


Quanto a Nyatoran... o que acontece é previsível. Uma pena, pois isso é inesperadamente raro entre os Mascotes, já que tirando ele só Rachel, de Doki Doki!, Milk, de Yes! 5, e talvez Prunce, de Star☆Twinkle, tiveram seu romance frustrado (embora no caso de Prunce ainda não se saiba como ficou o negócio dele com Yan Yan). Mesmo assim Hinata está lá para dar um ombro para o Mascote chorar e um "goró" para afogar as mágoas.


Outro ponto interessante são as caras e bocas que os personagens fazem, especialmente Hinata. São muitas, que variam do gracioso ao engraçado e vale a pena ver para checar. E também aparecem referências a clássicos como Ashita no Joe, aumentando o impacto das cenas cômicas. O diretor Takayuki Murakami já admitiu que isso tudo foi sua responsabilidade e inclusive publicou alguns storyboards do episódio, feitos por ele, em sua conta no Twitter.

Tem muitas mais além desta. E mais engraçadas ainda!

A ambientação da loja também é bem feitinha, aconchegante. Arejada e com uma disposição de produtos elegante. Quase dá para sentir o aroma. Um bom trabalho da equipe de arte, que pelo visto pesquisou bastante.


E vendo bem agora, os últimos episódios focados tiveram como tema principal a ligação de cada Cure com seu Mascote, com exceção do da Chiyu, que teve que resolver o problema de Emily, e Pegitan só apareceu limpando a pousada. Talvez futuramente haja algo focando na relação dos dois e quem sabe, envolvendo Toji.


Agora algo diferente aconteceu, pois terminou com um gancho para o próximo capítulo, sendo que até então as histórias eram episódicas, auto-contidas em sua maioria. Latte passou mal várias vezes no decorrer da série, tendo de receber as energias dos Frascos Elementares em diversas ocasiões. É hora de algo acontecer e tem a ver com a nova Cure, como aparece nas cenas do próximo episódio.



Semanal da Chiyu-chi

Quando há uma forte união, os dois se entendem mesmo quando as palavras são usadas fora do padrão usual.



Extra: A Chama da Paixão

Tem uma piada que acabou sumindo na tradução, mas essa não tinha jeito. No final do episódio surge um personagem chamado Honoo (Chiharu Sawashiro, irmão mais novo da Miyukichi), cujo nome significa "chama". Isso explicaria por que Orie faria uma cara triste ao ver a chama na vela aromática. E também o motivo de Nodoka fazer uma cara de que percebeu algo na cena em que o personagem aparece.

Ainda bem que não foi a Chiyu quem percebeu, senão ela ia morrer de dar risada.

Lembra o Joe Higashi, de Fatal Fury. E Sawashiro até foi em THE KING OF FIGHTERS for GIRLS



Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Ago'2020 #29: gentileza e paixão...


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 18 Impressions



Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!

    Aconchegante é o nome perfeito para esta história, somado a temática dos aromas tudo faz sentido.
    Nyatoran fez seu melhor para alcançar os sentimentos à Orie, vê-lo produzindo um bracelete com tanta dedicação já demonstra o tamanho do afeto que ele tinha pela moça. Mas sem sombra de dúvidas, a melhor parte foi a cena das caretas tão divertidas da Hinata! Este jeitão engraçado lembrou a saudosa Erika Kurumi que também fazia esse tipo de coisa... tá aí! Eles tem coisas em comum, além de adorarem moda! Takayuki Murakami fez um bom trabalho, os storyboards dele estão repletos de emoção, tudo bem planejado! Outro ponto curioso é o fato da Nodoka ter percebido algo que as demais não haviam notado, apenas de observar os olhos da Orie. Talvez isso possa ser uma sensibilidade maior que ela tenha, algo que pode ser útil no futuro...

    Miyuki Sawachiro tem irmão? E ele estava neste episódio? Uau! Grande novidade! Será que o Honoo é o segundo irmão da Towa? Hum...

    Ótima matéria, bem escrita, seu trabalho de divulgação tá admirável!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Acho que uma característica de Healin' Good é ser aconchegante, com uma atmosfera convidativa. E por isso gostosa de ver.

      Também notou a semelhança da Hinata com a Erika? Vendo bem a Erika também se sentia inferiorizada em relação à irmã. Só que a Hinata pega um pouco mais leve e não é tão amalucada. Acho que ela poderia entrar no Osharevolution com a Erika, a Hime e a Homare. Só que a Homare ia ter bastante trabalho para administrar essas três.

      Eu notei que a Nodoka é muito perspicaz e logo vê as coisas. De certa forma até mais que a Chiyu. E acho que é isso mesmo: sensibilidade. Nodoka consegue se colocar no lugar das pessoas e faz isso de forma natural.

      Quando li o nome do ator, pensei se tinha alguma relação com a Miyukichi e para a minha surpresa, era o irmão dela. E como o nome do personagem significa "Chama" faria todo sentido ser irmão da Towa, que é do elemento do Fogo.

      Ah, era um bracelete! Tinha colocado "colar"! Já consertei. Vendo bem, o pescoço da Orie não pode ser tão fino.😅

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html