sábado, 29 de agosto de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 21

Saudações.



Direção e Storyboards: Junji Shimizu
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Mitsuru Aoyama
Arte: Rie Iida

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: A Cure desconhecida conta sobre sua origem e sua missão e tenta levar Latte de volta para o Jardim da Cura por achar que é o melhor para ela. Mas Nodoka pede para que ouça o que Latte tem a dizer e com isso se torna a Cure Earth. Batetemoda encontra um meio de forçar a evolução dos Megapatógenos, porém é destruído pela nova Cure. Ela então ganha de Nodoka um nome: Asumi.


Depois de um dia duro após duas batalhas difíceis, as Cures vão para casa descansar... Ao menos era essa a intenção, mas elas percebem que Asumi não tem casa e nem tem conhecimentos sobre o mundo dos humanos. Nodoka decide trazê-la para casa e convence seus pais a deixá-la ficar após apresentá-la como a dona de Latte e como uma mochileira que anda para conhecer o Japão, usando vários improvisos... a começar pelo sobrenome de Asumi, quando ela ouve o som do fuurin em sua casa.

風鈴 (Fuurin). Sininho usado pelos japoneses no verão. Até o sobrenome dela foi pensado na bamba.

O problema é que Asumi não sabe como comer com os hashi... Na verdade é a primeira vez que ela come algo em sua vida. E também não sabe o que é tomar banho. Depois de um dia cheio, Nodoka dorme profundamente e Asumi ouve de Rabirin sobre as circunstâncias de Nodoka. No dia seguinte, elas vão visitar a Clínica Veterinária de Hinata, mas Asumi acaba atravessando a rua no sinal vermelho, por não saber as regras de trânsito e é salva por Nodoka na última hora.

Não se preocupe, Asumi. Esta é uma provação pela qual até mesmo humanos passam.

Nesse meio tempo, Guaiwaru procura por algo para transformar em Megapatógeno e testar o que ele roubou de Batetemoda...


Um tema recorrente nas séries Precure é "a estranha em uma terra estranha". Foi assim com Hikari, Setsuna, Elen, Towa, Ruru, Lala e várias outras. Mas a abordagem é diferente. Asumi tem conhecimentos mínimos (falar, andar, lutar etc.), mas não tem experiências e não compreende o mundo ou os sentimentos humanos. De fato, para ela é estranho até mesmo se cansar, por não ser humana. Mais uma vez, é como uma androide que acabou de ser ativada. Tudo é novidade para ela, inclusive comer alguma coisa. E seu cometimento com Latte é expressivo.

O interessante desta vez é que diferente de outras Cures na mesma situação, ela não passou a ter preferência especial pela comida que experimentou pela primeira vez ou que lhe foi importante, como takoyaki, onigiri, anmitsu ou... o ato de comer mesmo, como no caso da Ruru. Ela ficou indiferente até diante do suco de balinhas da Hinata, o comestível representativo da série. Talvez com as panquecas ou...

Não seria uma má ideia uma Cure que gosta de gyoza.

Aqui temos a confirmação de que Batetemoda foi totalmente destruído mesmo. Realmente não dava para trazê-lo de volta à sua forma original, pois o ratão-do-banhado é uma espécie invasora no Japão e deixá-lo vivo é considerado crime ambiental por lá. O jeito foi literalmente sumir com ele mesmo. Ao menos por enquanto.

Shindoi-ne visivelmente abalada diante do fim de Batetemoda.... só que não.😏

E os Patógenos aparentemente não ligam muito para isso e não demonstram companheirismo e nem nada. O máximo é lamentar não ter alguém para dividir o trabalho. Daruizen se mostra o mais "profissional" dos Patógenos. Ele é seco, vendo as coisas com indiferença, e só demonstra interesse em algo que possa ajudá-lo a fazer seu trabalho. Como por exemplo as Mega Partes descobertas por Batetemoda e ainda arranja um jeito de conseguir mais delas.

Na verdade, Mutsumi Tamura, que interpreta Daruizen ficou triste com a despedida de Batetemoda.

Aqui vemos mais uma vez a bondade de Nodoka, que se desdobra e pensa em um monte de meios de encobrir a verdadeira identidade de Asumi, tendo até que mentir para seus pais. E não esmorece nem quando ela aponta isso, embora se sinta culpada. Nodoka a ensina sobre todas as coisas do mundo dos humanos com uma infinita paciência, sem reclamar de nada.

Ela chega até a se machucar ao salvar Asumi de ser atropelada e ainda assim não grita com ela ou a culpa. Pelo contrário, lhe ensina sobre as regras de trânsito, sorrindo inclusive. E isso é transmitido a Asumi, que acaba protegendo alguém que não é Latte, mesmo sem saber por que fez isso.

Ao ver tudo isso, de certa forma também pode se dizer assim. Embora Nodoka negue logo depois e dê uma explicação melhor.

No próximo episódio, Latte passa a evitar Asumi devido à superproteção que ela dá. E aparentemente a sua dependência de Latte é mais do que simplesmente psicológica. Nisso, Chiyu tem uma ideia...




Semanal da Chiyu-chi


Pela primeira vez no Brasil, o Cure Scan da Chiyu-chi. No capítulo 13 foi a Hinata e desde o 14 tem sido só a Nodoka.



Extra: Mudanças na Apresentação

Com a entrada da Cure Earth, a cena de apresentação do grupo foi renovada.


Um ponto que achei interessante foi quando Latte bate as mãos com os outros Mascotes dentro dos Healing Sticks, soltando efeitos que tem a ver com os temas de cada Cure.

Bolhas com Pegitan.
Estrelinhas com Nyatoran.
Flores com Rabirin.

E a nova vinheta de intervalo também tem algo assim.

Cenouras.
Gotas.
Peixes.

A abertura também teve alterações, com a inclusão da Cure Earth, que até então aparecia só como uma silhueta. E houve outras mudanças, inserindo Asumi e retirando Batetemoda. De acordo com Yuuta Tanaka, o renomado diretor que cuidou dos storyboards, conforme ele relata em sua conta no Twitter, essa foi sua última participação em Healin' Good. E segundo ele também, seria uma das poucas aberturas em que todos os membros aparecem desde o começo.

Pessoalmente espero que Tanaka volte para fazer o especial de cinema, como em Star☆Twinkle.

Outro exemplo assim seria Kira Kira☆Precure A La Mode (PreALa), em que todas as Cures aparecem logo no início.




Extra 2: Kira Kira☆Pretty Cure A La Mode avança pelo mundo!


Falando nisso, PreALa já está está disponível na Crunchyroll, com todos os 49 episódios da série de TV, com exceção do especial de cinema, devidamente legendados em português brasileiro. Até então a série estava limitada à alguns países da Europa, mas finalmente foi liberada para outras partes do mundo, incluindo o Brasil. Aparentemente não é a mesma equipe (ou pessoa) que trabalha em Healin' Good, já que existem várias diferenças no jeito de traduzir. Por exemplo, as heroínas são chamadas da forma abreviada, "Precure", ao invés de "Pretty Cure" como em Healin' Good. E Pekorin termina suas frases com "-peko" direitinho.

Pelo visto também foi um trabalho feito às pressas e não deu para pensar em um jeito de traduzir, por exemplo, o "Whip, Step, Jump" da Ichika (e cá entre nós, essa é difícil e até hoje eu também não consegui pensar em nada). Compreensível, considerando o pouco tempo e o número de episódios. Mas as frases são perfeitamente entendíveis e é isso o que importa. Por outro lado, deu para ver que a parte de fazer doces foi muito bem pesquisada, usando os termos adequados.

E agora é esperar que Healin' Good, em contrapartida, seja disponibilizada na Europa. Para que as séries Precure possam se espalhar e ganhar o mundo. Talvez dê para sonhar com Miracle Leap por aqui? Embora os direitos de especiais de cinema sejam mais difíceis de se negociar, por envolver muitas empresas além da própria Toei. Cure Mofurun, por exemplo, tem muitos problemas para se usar e nem pôde aparecer de corpo inteiro na televisão em HUGtto!. E até mesmo Futago Kamikita não podem fazer artes da forma Cure, ao menos não sem autorização especial (no link, cita uma ilustração de Yukiko Nakatani, que fez o design).

... E cá entre nós mais uma vez, torcendo para isso se tornar uma profecia.
Pelo visto a Sato Company não se interessou pelo Build, então quem sabe a Crunchyroll? Embora seja difícil.



Mais Opiniões:

Netoin![N! Drops] Ago'2020 #35: aprendendo a viver...


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 21 Impressions



Mel-chan:





Momentos de infidelidade...?

2 comentários:

  1. Olá!

    Ficou muito bem pensada este episódio de ambientação da nova Cure ao mundo humano. Nas outras temporadas também existia este mesmo conceito, porém desta vez tivemos algo inédito de alguém que não tem absolutamente afinidade com nada do que é do cotidiano, este é o charme desta história. A maneira como Nodoka, Chiyu e Hinata se preocupam e conduzem a Asumi, ensinando o passo a passo. A cena que mais se destacou, para mim, foi a conversa entre a Rabirin e a Asumi; porque é ali que fica evidente a diferença entre elas, mostrando que Nodoka, apesar de guerreira, tem um corpo frágil, ora sente cansaço mas faz o seu melhor. E compreender isto vai ajudar bastante a Asumi no decorrer do tempo.
    Ah! Bateu aquele vazio de não ter o Batetemouda! Super compreensível a Mutsumi Tamura sentir falta.

    As novas mudanças na abertura e eyecatch ficaram bonitos. No caso da primeira, ficou um tanto sutil. Às vezes dá um pouco de saudades da primeira ending... será caso isolado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Nodoka é um anjo de pessoa. Apesar de não ter tanto vigor, tanto fôlego, está sempre disposta a ajudar as pessoas, sem falar nada, sem reclamar de nada, sem ser movida por alguma "missão", apenas por vontade própria.

      Já Asumi é um pouco ao contrário, pois ela foi criada com o propósito de proteger Latte e esse é o único sentido para a sua existência, a única coisa que a move, sem questionar sobre isso. E acredito que ela vá aprender a pensar por si mesma e fazer as coisas por querer de verdade, de coração.

      A presença do Batetemouda era muito forte. Difícil imaginar que foi o fim dele mesmo. O pessoal devia se divertir com o Souichiro Hoshi nas gravações. Por outro lado, Daruizen deve ganhar mais espaço agora.

      A primeira ending era um espetáculo, em que foi criado um ambiente mesmo. Extremamente caprichada. Também sinto falta, especialmente da parte em que elas encostam as bochechas. Ainda assim dá para ver uns detalhes em que tomaram cuidado. E Kanako Miyamoto é sempre bem vinda.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html