domingo, 9 de agosto de 2020

S.H. Figuarts Ultraman Victory


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Ultraman Victory, do seriado Ultraman Ginga S, feita pela Bandai.





1. Informações


Hikaru Raidou estava viajando pelo mundo em busca de seu sonho de ser um aventureiro. Na Península de Yukatan, no México, ele encontra um gigantesco cristal e ao tocar nele, tem a visão de algo que parece ser um Ultraman e de um jovem com um pingente.

Esse cristal é o Victorium, que serve de fonte de energia para os Victorianos, um povo que vive no subterrâneo. Alguém está roubando esses cristais e para investigar isso, a Rainha Kisara designa um jovem, Sho, lhe dando um artefato, o Victory Lancer, que permitirá que ele se transforme no Ultraman Victory. Também lhe é dado telepaticamente todo o conhecimento necessário sobre o mundo da superfície e também a condição de não ferir nenhum de seus habitantes.

Shepardon, a Fera Sagrada dos Victorianos tenta proteger um dos cristais no Japão, mas é atacado pelo time de defesa UPG (Ultra Party Guardians), que pensou que ele fosse uma ameaça. Nisso, Hikaru, que havia voltado distrai a Fera, atraindo-a para outro lugar. Ele então se encontra com Sho e tenta conversar com o victoriano, que não lhe dá muita atenção. Mas ele ouve seu estomago roncar. Ao ver que Sho tem fome, Hikaru lhe dá um doce, o V Choco Waffer, que o victoriano aceita relutantemente.

Outro cristal Victorium esta sendo roubado pela Andróide One Zero, enviada pelo detestável Alien Chibull Exceller. Ela se usa de um Spark Doll, assumindo a forma do EX Red King. Sho, para enfrentá-la, se transforma no Ultraman Victory e Hikaru também consegue se tornar mais uma vez o Ultraman Ginga. Os dois vencem, mas quando Hikaru vai recolher a Spark Doll do EX Redking, Victory o ataca, roubando o artefato e usando-o para reforçar seu braço.

E assim começa a história de dois Guerreiros Ultra, que vêm de mundos diferentes. Ao lidar com essas diferenças, eles desenvolverão uma grande amizade, ligada pelo enorme céu.


Ultraman Ginga S estreou no Japão em 15/07/2014 dentro do programa Shin Ultraman Retsuden e é continuação direta de Ultraman Ginga, se passando dois anos depois. Foi feita uma renovação de toda a equipe tendo como diretor principal Koichi Sakamoto e na Composição de Série Takao Nakano e Yuji Kobayashi. Também teve a participação de Kiyotaka Taguchi, que até então só havia trabalhado em séries derivadas como Ultra Zone e Neo Ultra Q.

A série teve uma verba maior, vinda de patrocinadores como a Nissan, que inclusive forneceu um carro totalmente elétrico para ser usado como veículo da UPG. E assim foi trazido de volta o conceito de um "time de defesa da Terra", aproximando-se das séries clássicas e dando um teor diferente da série anterior, que focava no drama juvenil.

Houve também verba para fazer cenários em computação gráfica para representar o mundo subterrâneo e a nave do vilão Alien Chibull Exceller. Passou-se a ter lutas em cidades usando maquetes e computação gráfica, com muitas explosões. Isso tudo teve resultado, dando fôlego à franquia para voltar à televisão, ainda que com séries curtas. Daí se firmaram os Heróis da Nova Geração, que continuam até hoje com Ultraman Z.


Sho é um jovem victoriano com boas habilidades para a luta. Estoico, de poucas palavras, dedicado à sua missão e tenta evitar contato com os habitantes da superfície. Mesmo sem admitir, ele acaba gostando do V Choco Waffer dado por Hikaru, o que se torna um dos elementos que aproximam os dois.

No começo, Hikaru tenta insistentemente fazer amizade com Sho, que se mostra resistente. Um dos grandes temas de Ginga S é o contato entre dois jovens de origens, culturas, valores e temperamentos totalmente diferentes. De como eles vão superar tudo isso para defender seus mundos e no processo firmar uma grande amizade, depois de vários mal-entendidos.

Sho foi interpretado por Kiyotaka Uji, que tinha um bom condicionamento físico e fazia as cenas de luta sem dublês. Anteriormente ele participou de Kamen Rider Fourze como Fumihiro Nitta, o Unicorn Zodiarts.

Outros atores do elenco que trabalhariam nas séries Kamen Rider eram Yukari Taki, a Oficial Arisa Sugita, que depois foi  a repórter Sawa Takikawa em Build, mostrando boas habilidades de luta em Ginga S; e Ryuichi Ooura, o Capitão Yoshiaki Jinno, que foi Nobuhiko Tsukikage/Shadow Moon no filme Kamen Rider Decade All Rider VS Dai Shocker.

No elenco também estava Moga Mogami, então do grupo Dempagumi.inc, como a Androide One Zero. Mais tarde ela participaria de outro projeto de Koichi Sakamoto, Innocent Lillies, com os outros membros do grupo, incluindo Eimi Naruse.

O conteúdo da caixa. Vem com poucos acessórios, mas o volume compensa tudo.


Infelizmente os plásticos de proteção voltaram a ser do tipo em que tem que cortar para tirar.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O visual foge bastante aos conceitos vigentes de Ultraman, adotando o preto como uma das cores principais. Segundo o designer Masayuki Gotou, o uso do preto deu as bases para outros Ultras seguintes. E foram usados muitos motivos com a letra "V" (de "Victory") em várias partes.

Close da cabeça, que é bem diferente de outros Ultras. O enorme V Crystal chama a atenção. Gotou comenta que para fazer a máscara, teve várias discussões com o modelador Fuyuki Shinada, mexendo com esculturas em barro, até chegar ao resultado final.

Como dito antes, Gotou usou muito as estampas em "V", o que pode ser visto no tronco. Nas costas não tem uma "espinha dorsal" como em outros Ultras, mas dá para ver um sulco que representa o zíper da fantasia.

Até mesmo a Luz de Aviso tem o formato de um "V", representada em material transparente, pintado de branco no fundo.

A linha do abdome não é tão definida, mas dá para ver um pouco na parte em vermelho. Em troca, a musculatura é protuberante.

Os braços dão a impressão de uma armadura. 

As braçadeiras possuem partes transparentes em forma de "V". De acordo com Gotou, no começo elas não tinham luzes, mas o então presidente Shinichi Oooka achou melhor colocar. Gotou silenciosamente apoiou a ideia.

As pernas têm várias cores, sendo que o preto é predominante.

Nas botas também á cristais em forma de "V", que também acendem no seriado.


3. Articulações


O modelo consegue olhar bem para cima, mas não tanto para baixo.

Um diferencial é que a articulação giratória fica no pino que liga o cotovelo ao antebraço. Mas ela só gira para dentro.

O movimento dos ombros é um tanto limitado, devido ao design.

Até existem articulações extensíveis nos ombros, mas não são o suficiente para a figura juntar os pulsos.

O tronco se move bem.

As coxas giram, criando várias quebras de linha, mas não tem outro jeito.

Sistema de articulação das pernas. Os tornozelos são um tanto limitados, devido ao design.


4. Acessórios


Estão incluídos quatro pares de mãos, dos mesmos tipos do Ginga.

A Luz de Aviso pode ser trocada por outra, para representar o vermelho piscante.

Na parte de cima do "V" existe um espaço para poder tirar a peça.


O braço direito pode ser removido e o encaixe é suave, sem travas.

Isso seria para representar a maior característica do Victory, o UltLance, em que Sho usa Spark Dolls que se tornam armas, modificando seu braço. Existem vários, e veio esta do EX Red King.

Só existe uma articulação no braço que permite girar e pivotear um pouco.


O enorme punho, que parece ser feito de lava derretida e solidificada em algumas partes. O pulso pode ser girado.

Um jeito de aproveitar essa característica é na hora de fazer a pose do raio Victorium Shoot. O "V" da braçadeira deveria ficar voltado para a frente, mas na figura só dá para fazer assim.



Mas retirando o braço e reposicionando, dá para colocar o "V" para a frente.

É só que o pino não é longo o suficiente e o encaixe não é perfeito. Por isso não fica muito estável.

Está incluída a Shepardon Saber, a maior arma do Ultraman Victory, e um presente da Fera Sagrada. Isso também seria uma espécie de UltLance. Em alguns materiais é apresentado em separado.

A parte do cabo lembra o Shepardon.

A lâmina é feita de material transparente, representando o cristal Victorium.

A espada é segurada por um par de mãos específico.


5. Ação




ULTLIVE! ULTRAMAN VICTORY!!!

Com o Victory Lancer, Sho se transforma em um Gigante de Luz, o Ultraman Victory.

Victory aparece diante do EX Red King que é controlado pela Androide One Zero.

Victory logo avança para atacar o monstro com vários golpes.

Ele não tem só força, como técnica, parando o ataque do EX Red King com a perna...

... para contra-atacar.

Um outro ataque bonito é esta "tesoura".

Mas One Zero consegue tempo o suficiente para que Exceller leve o cristal Victorium.

- GINGA!!!
ULTLIVE! ULTRAMAN GINGA!!!

Hikaru recupera os poderes do Ultraman Ginga.

E desta vez tem uma pose de luta.

Ele vence o EX Red King e One Zero foge. Mas quando Ginga vai recuperar a Spark Doll do monstro...

- VICTORIUM SLASH!!!

- ?!

... Victory ataca Ginga e lhe toma a Spark Doll.

ULTLANCE! EX RED KING! KNUCKLE!!!

Victory usa os pdoeres do EX Red King e investe sobre Ginga mais uma vez.

Entardece e a luta continua.

ULTLANCE! EX RED KING! KNUCKLE!!!

Victory dispara uma bola de fogo do braço do EX Red King, que é rechaçado pelo Ginga Saber.

- VICTORIUM BURN!!!
Victory contra-ataca com um raio da joia da cabeça.

As Luzes de Aviso dos dois começam a piscar. Não há mais tempo. Ginga saca a Ginga Spark Lance para um último embate.

Os dois se chocam no por do sol com uma violência que faz com que as transformações sejam desfeitas.

Com mais verba, foi possível fazer lutas em cidades. Como quando Victory enfrenta Eleking após ser salvo por Hikaru em sua forma humana como Sho.

Eleking mais uma vez é pilotado por One Zero e se mostra um oponente poderoso.

Mas é salvo por Ginga...

... que ataca com a Ginga Spark Lance.

Victory se levanta mais uma vez e desfere o Victory Hyper Kick, uma voadora com uma energia em forma de "V".

Victory fustiga o Eleking com o EX Red King Knuckle.

Ele então soca o ar duas vezes, desenhando um "V".

- VICTORIUM SHOOT!!!

Victory derrota Eleking e recolhe sua Spark Doll.

ULTLANCE! ELEKING! TAIL!!!
Isso lhe dará novos poderes que serão úteis em sua luta. Essa é a maior característica do Ultraman Victory, usando as forças de monstros derrotados.
(usei um pedaço intercambiável do Ultra-Act Eleking)

Shepardon é destruído diante dos olhos de Victory.

Mas Shepardon se torna um Crystal Spark Doll, que dá a Sho uma nova arma, a Shepardon Saber.

Com ela, vem este poderoso golpe, o Shepardon Saber Flash.

Depois de muitos percalços, Hikaru e Sho firmam sua amizade.

Suas origens, culturas e o que eles têm para defender podem ser diferentes, mas os dois estão unidos, debaixo do enorme céu azul que cobre toda a Terra.

No especial de cinema de Ultraman Ginga S, os dois são treinados pelo Ultraman Zero, atados a algemas, para aprenderem a lutar em conjunto. E conseguem uma poderosa força.

E no especial de cinema de Ultraman Orb, com um golpe combinado, o Ginga Victory Ultimatum, usando a Ginga Spark Lance e a Shepardon Saber.



E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman Victory, feita pela Bandai. Houve alguns retrocessos em relação ao Ginga, como a troca das mãos, que ficou mais dura. O sistema de articulações requer certa prática para saber como funciona. Não vem com peças de raios, mas tem a maior característica do Victory, que é a troca de braço para a EX Red King Knuckle, que foi a mais usada. A Shepardon Saber é caprichada e tinha que ser incluída. No total é uma boa figura, ótima para se colocar junto com o Ginga.

Falando nisso, logo será lançada a S.H. Figuarts da forma que o Ginga assume em Ginga S, a Strium, com os poderes dos Irmãos Ultra, conforme anunciado no De Carteira Vazia desta semana, no Anime Brilliant Blog do Ronin.


Making


Foto original, tirada com pouca luminosidade.

Adicionando nuvens.

Sombreamento para as nuvens, já que é entardecer.

Acender as luzes.

Adicionar efeitos de raios.

Ajustar as cores para o entardecer.


Para esta usei um chroma key. Achei que a lança ia sumir, mas deu tudo certo... eu acho?



Para esta usei o Chroma Key e montagens com sobreposições de várias imagens. É. Ficou meio esquisito. A do Victory então...










E pensar que a amizade dos dois começou quando Hikaru lhe deu um V Choco Waffer...

- É. Tenho que admitir. Esse treco é gostoso.
- Aí, não falei? Não se deve julgar antes de experimentar. É como diz a filha de um amigo do meu pai, a Hikaru.

- Hikaru? Mas é o mesmo nome que o seu! Esse nome não é de homem?
- Pode ser tanto de homem quanto de mulher.

- É mesmo? Puxa! Vocês da superfície têm uns costumes bem estranhos.
- Se bem que tem uns países em que os nomes de homens e mulheres são separados.

- E onde está essa sua amiga?
- Da última vez que ouvi falar, ela estava viajando pelo espaço.
- Pelo espaço?! O que ela é afinal?
- Meio complicado de explicar. E pensando bem ela também tem uma amiga de outro mundo e fez amizade dando uma comida da Terra...

6 comentários:

  1. Show de review!

    Não tem erro, quando dois heróis se encontram pela primeira vez, deve haver desavenças entre eles, para só depois se tornarem aliados hehehe! Acho que no fundo os heróis sentem seus egos abalados quando encontram outro herói, mas eles não admitem, por isso acabam brigando. Se bem que nesse caso o Hikaru até que se mostrou humilde, mas ainda acho que rolou um abalo de ego hehehehe.

    Esse é outro que tem um baita visual! Tá show demais a figura, lembro que foi até capa do DCV hehehe. As cores funcionam muito bem, e a cabeça realmente chama bastante atenção. Pior que o formato da cabeça dele sempre me lembra o Body de Battle Master Kyuukyoku no Senshitachi, jogo que eu adorava na época do Snes (e que tinha uma parente distante da Mai Shiranui hehehehe).
    E minha opinião se mantêm, o bração é o tesouro na figura! Curti demais, perfeito pra encher todo mundo de porrada! Só que o Hellboy não ia gostar muito de ver isso, mas seria legal se fizessem uma fanart dos dois lutando XD
    Essa lâmina estilo cristal também ficou muito caprichada, e tem até uma certa elegância, o que é legal que contrasta com a brutalidade do bração.

    Belíssimas cenas de ação! Com certeza o trabalho compensou, está tudo muito caprichado. Curti muito a imagem do Victory com o por do sol sobre as costas, ficou bem vistosa. E adorei o making of, dá pra ver como algumas composições são complexas, e realmente foi incrível a lança aparecer no chroma key, pensei que por ser meio transparente seria bem difícil, mas essa imagem estava destinada a dar certo.

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    1. Obrigado, Ronin!

      De fato tem um pouco do "foi ele quem começou" e do Sho não querer envolver gente da superfície em assuntos dos Victorianos. Mas no fim eles se dão bem. E o V Choco Waffer é uma tremenda ajuda, como entre meninas também. Mas fico pensando se um donuts não teria mais efeito para unir os dois mais rápido.

      Battle Master! Eu tinha lido sobre esse jogo em uma revista japonesa, mas nunca tinha visto de verdade. O que eu me lembrava era da ficha do Body, de que ele entrou na polícia porque gostava de violência e não para manter a ordem. Achei bem engraçado isso. É a primeira vez que vejo alguém que jogou aqui no Brasil! Fui lá ver um vídeo e parece ser bem rápido. Só que tem uns problemas de objetos desaparecendo, o que pode ser fatal.

      O bração é o sinônimo do Victory. Ele usa em todas as suas aparições. E colocar essa como a primeira "arma" foi uma escolha acertada, devido ao impacto, tanto visual quanto do golpe mesmo.

      Fazer essas cenas deu bastante trabalho. Nunca desenhei tanto "V" na minha vida. Tanto que terminei com a mão doendo e vou ter que ficar sem fazer umas dessas por um tempo. E achei que ia ter que desenhar a lança ou fazer muitos recortes, mas deu só com um toque! Fiquei surpreso! Assim como essa do Victory no por do sol. Nem eu acreditei quando vi e nem foi tão difícil.

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  2. Olá!

    O fato mais chamativo deste modelo está no design, principalmente por causa desta mistura de vermelho, amarelo, prateado e preto. Inclusive o detalhe "V" em acrílico no peito dá um impacto maior ainda pra peça. Sem contar que houve preocupação em adicionar as leves "ondulações" reproduzindo a musculatura do abdômen. Surreal.

    Porém, tão incrível quanto a figure do Ultraman Victory é este conjunto de imagens editadas! IMPRESSIONANTE!! Estou boquiaberta com este tanto de efeitos especiais adicionados para simular verdadeiras batalhas. Ficou impecável! Quando o Ultra golpeia Ex Red King, os efeitos de agilidade deram muita dinamicidade, sem contar o incrível "portal que abre no céu". Parece que estou assistindo a um capítulo especial por imagens, ou até mesmo lendo quadrinhos coloridos. A chegada do Ultraman Ginga foi outra imagem que gostei muito! Ampliando, parece que ele tá vindo realmente na direção.
    Mas o que mais chamou a atenção foi a sequência de 4 imagens do golpe Shepardon Saber Flash: que fantástico!

    Parabéns por todo o esforço e dedicação! Para fazer tudo isso são horas e horas de planejamento, em cima das montagens de poses e mais as inúmeras horas gastas pra edição. Trata-se de produção de arte, contemporânea e feita com esmero.
    E bacana ver a Hikaru e Lala fazendo uma pontinha! Rs

    Mais uma vez, parabéns!!

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    1. Obrigado, Melissa.

      Na verdade, esse portal que abre foi tirado direto do seriado, com uma imagem que colei. Mas a sequência do Shepardon Saber Flash tive que refazer do zero, desde o começo mesmo e deu bastante trabalho. Até tem umas ferramentas que transformam pontos em cubos, mas era preciso ajustar as cores e o brilho até conseguir fazer com que se parecessem com cristais.

      A cena de chegada do Ginga também foi trabalhosa. Mas sei de gente que desmonta a figura e vai fotografando cada peça em determinadas angulações para então fazer a montagem da imagem. Isso eu já não consigo.

      Interessante que um dos compositores de série de Ultraman Ginga S mais tarde participou de Star☆Twinkle. Não sei se ele andou levando ideias para lá. E como o Hikaru/Ginga é um aventureiro que anda pelo mundo explorando lugares exóticos, imaginei que um dia ele teria se encontrado com o pai da Hikaru/Cure Star. Essa do Hikaru com o Sho, da amizade de duas pessoas de mundos diferentes, me lembrou a história da Hikaru com a Lala, embora o desenvolvimento seja diferente.

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  3. Escritora por aqui e terminei de ver Ginga S: foi uma boa série Ultra, só estranha que tenha um clima tão diferente de Ginga, como se fossem séries independentes. Logo que saquei isso, não pude deixar de lembrar de "Gundam Build Divers" e "Gundam Build Divers: RE Rise" que seguem neste padrão, um sendo "mais leve" e introduzindo todo o universo do GBN e o segundo sendo uma continuação com uma nova trama e personagens, ainda assim, dentro do mesmo universo e se tiver visto Divers, RE Rise fica mais interessante com suas referências ao anime anterior. No caso aqui, é praticamente a mesma coisa, só que, com certas diferenças.

    Um ponto positivo em Ginga S é para sua narrativa mais enxuta, sem pressas para concluir, aspecto que em Ginga foi meio apressado no meio da trama; o elenco também ajuda e é muito bom, só acho que o Hikaru deveria ter contado para Arisa e Gouki sobre ser hospedeiro do Ginga mais cedo, ter deixado lá no final foi sem graça, como se não confiasse neles, eles iam entender. E quando achei que iam esquecer do Kenta, foi a série colocar o personagem, puxa, achei que tinham o esquecido, ainda bem. Gostei do Shou e do Ultraman Victory: o hospedeiro tem aquela personalidade mais fechada, que aos poucos, percebe que deve trabalhar junto ao Hikaru/Ginga e até passa a compreender mais dos humanos e suas motivações; já o ultra, num ver artificial, parece mais fraco que o Ginga, claro que, estamos vendo um ultra novato que precisa refinar suas habilidades e olha, consegue ser o parceiro ideal pro Ginga e ter suas habilidades de combate próprias, a espada que adquire do Shepardon é muito bacana e pega bem a amizade entre Shou e a criatura.

    Outro ponto ponto que chamou minha atenção é que tivemos soldados rasos a lá super sentai, o que rendeu boas cenas de lutas civis; um vilão com foco maior em reviver seu mestre e até capangas, foi um elemento curioso e legal, não sei se daria pra fazer algo assim na franquia, mas, se for usado de maneira correta, rende uns momentos de combate legais.
    Retornar com uma equipe de combate aos monstros foi legal, é a jogada segura da franquia, o clima deste lembra da EGIS do Taiga e da STORAGE do Z: um grupo pequeno que sabe trabalhar em equipe, falando no grupo central e não dos demais funcionários, que funciona bem e pode dar destaque a cada um sem precisar focar demais neles. O grupo foi muito bom e sua interação idem.

    Indo aos meus pareceres: Ultraman Ginga S é uma boa série, se for vista de maneira separada de Ultraman Ginga; melhora uns pontos e tem sim seus problemas, sendo este ser continuação, pois tirando o protagonista, o Tomoya estar presente e as conexões da série anterior, funciona mais de forma independente. Claro, ver Ginga e depois Ginga S é o ideal. Num geral, entre os dois, fico com Ginga S em termos narrativos e personagens e Ginga como "um experimento" que remete aos tokusatsu de baixo orçamento e boas ideias.

    Saindo disso, vai querer a continuação daquela fanfic? Tem mais quatro histórias depois daquela e vou retornar a narrativa deste, vou ver os que vieram a Ultimate Force Zero e suas análises das figures dos mesmos como referência, pois eles serão parte do início e final da fanfic. Fiquei curiosa deles após ver as análises. Te passei e-mail falando disso, confere, se quiser.

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    1. Obrigado, Escritora!

      Ginga S de certa forma foi um "remendo" e com isso o pessoal da Tsuburaya fez como ela queria desde o começo. O fato de terem trocado toda a equipe de produção deu realmente a sensação de algo diferente.

      Koichi Sakamoto veio de Power Rangers e por isso é bem versado em luta corporal com vários soldados. Inclusive ele usou um pouco disso no filme do Geed. E Sakamoto também sabe instruir os atores a fazer cenas de ação sem dublês. Benefícios que ele levou também para as séries Kamen Rider e Super Sentai.

      E Ginga S rendeu histórias muito boas, como aquela do Gan Q. Essa é sem sombra de dúvida uma das mais bonitas. Também gostei bastante da Androide One Zero. De seus conflitos que surgiram ao ganhar vontade própria aos poucos. E tive muita raiva do Exceller!

      Se quiser pode mandar mais, sim! E eu também faço umas fanfics. Se quiser dar uma olhadela:
      https://usys222.blogspot.com/search/label/Fotoest%C3%B3ria

      Não é nada genial ou incrível, mas...

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Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

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