sábado, 22 de agosto de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 20

Saudações.



Direção: Akiko Seki
Storyboards: Hiroaki Miyamoto
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Ayako Mori e Ichiro Ogawa
Arte: Seon Lee

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: Latte adoece e por isso não consegue detectar a presença dos Patógenos. Ao receber os cuidados de todos, se sente inútil e gostaria de poder curar a Terra como seus amigos e sua mãe. Batetemoda cria um Megapatógeno que evoluiu durante o tempo em que não foi detectado e com ele prende as Cures. Latte tenta salvá-las, mas é rechaçada. E nessa hora, surge uma nova Guerreira, como que atendendo ao pedido de Teatine.


A entidade explica que é um Ser Etéreo gerado pela Terra com a forma da Cure que lutou ao lado de Teatine. E pretende levar Latte de volta ao Jardim da Cura por julgar ser o melhor para ela. Mas ao gerar o Frasco Elementar do Vento, perdeu seus poderes de voo e vai andando mesmo.

Considerando a situação atual do lugar, totalmente infectado, com a Teatine naquele estado, não parece ser uma boa ideia...

Nesse meio tempo, Batetemoda faz um trato com o Rei Patógeno e guarda consigo um trunfo gerado na batalha anterior: um pedaço de Megapatógeno. Mas Guaiwaru havia visto tudo e confisca os fragmentos. Mesmo assim, Batetemoda guarda um para si a fim de usar na próxima investida.


O Ser Etéreo insiste em levar Latte, mas Nodoka implora para que ela ouça o que a Mascote tem a dizer. E nisso, Latte sente a presença de um Megapatógeno que infectou um painel solar. As Cures o enfrentam, mas Batetemoda usa o fragmento que faz com que o monstro evolua e fique mais forte. A Entidade presencia tudo e Latte finalmente conta a ela como se sente...


Com isso temos a entrada da nova personagem, que só vai ter um nome no final do episódio: Asumi. Ela é um novo tipo de Cure, desta vez um ente sobrenatural, um Espírito do Vento encarnado. E que acabou de nascer, apesar de ter a aparência de uma mulher de mais ou menos 20 anos de idade, segundo a página oficial. Ela tem certo nível de conhecimento, mas é totalmente focada em sua missão de proteger Latte, muitas vezes pedindo, ou melhor, dependendo de sua opinião. E chega a colocar até mesmo o bem-estar da Mascote acima do da própria Terra. É como um robô que acabou de ser construído e tem muito o que aprender.


Ao ouvir os sentimentos de Latte, ela finalmente se tornou oficialmente a Cure Earth, usando um item especial e conseguiu um ataque especial de purificação. E ela demonstra certa frieza em relação aos Patógenos, tratando-os apenas como inimigos a serem eliminados, como dá para ver quando fala com Batetemoda.

Não preciso saber o nome de cada rato que eu tenho que exterminar.

Aparentemente o próprio nome de Latte era uma pista para a nova Cure, já que em materiais japoneses seu nome é grafado "Rate". Invertendo as sílabas, ficaria "Tera" ou "Terra" e esse termo é conhecido dos japoneses para definir a Terra mesmo, como em um seriado antigo de supermarionation chamado Terrahawks, de Gerry Anderson, que foi exibido por lá. O termo também foi usado em um jogo, chamado Terra Cresta. A TDF de Ultra Seven, ainda, significaria "Terrestrial Defense Force", significando que defende a Terra e não apenas o solo. Mas essa teoria só será confirmada (ou não) quando publicarem alguma entrevista.

A cena de transformação teve storyboards de Hiroaki Miyamoto, que foi diretor de série em ONE PIECE e em Star☆Twinkle Precure, como ele revela em sua conta do Twitter. O especial, Healing Hurricane, teve storyboards de Kouji Kawasaki, conforme ele conta em seu Twitter, tendo a direção de Kan Murakami. Em ambas a arte foi de de Nishiki Itaoka.

A transformação tem ângulos dinâmicos, como este com Latte rodeando a "Senhorita Etérea".
Engraçado que esse trecho do ataque especial é o nome de uma das magias da Fuu de Magic Knight Rayearth. E de fato...

Outro evento é a despedida de Batetemoda, após revelar sua ambição de ser o líder dos Patógenos. E de acordo com o tuíte de Hiroaki Miyamoto, ele realmente se foi. Uma pena, pois sua presença ajudou muito a movimentar as coisas no desenho. Só que ele deixou algo que pode ser perigoso para as Cures, os pedaços de Megapatógeno, que aceleram o processo de evolução dos monstros sem depender do tempo, como é o usual. E agora eles estão nas mãos de Guaiwaru.

O estranho é que aparentemente Batetemoda foi totalmente desintegrado, sem voltar a ser o ratão-do-banhado que era. Isso pode ser um mau sinal, especialmente para fãs dos outros Patógenos (ex.: Daruizen). Talvez no próximo episódio o animal apareça de relance, mas no momento não se sabe. Seria engraçado se ele reencarnasse como um Animal da Cura para se redimir do que fez até então.

Adeus Batetemoda...

Um ponto interessante nesse episódio é que quando o Ser Etéreo tenta levar Latte, os Mascotes tentam impedir à força, mas Nodoka não faz uma oposição exacerbada. Pelo contrário, com empatia ela tenta ver as coisas se pondo no lugar da Entidade, assim como Chiyu e Hinata. Pois elas sabem que o Espírito também quer o bem de Latte. E nisso, Nodoka tem a ideia de ouvir a opinião do objeto da contenda: a própria Latte.

Ao decidir o melhor para uma pessoa, primeiro é bom perguntar para a própria o que ela quer.

Outro ponto é que é revelado o nome da Cure antecessora e parceira de Teatine: Fuu, um dos jeitos de se ler o ideograma 風 (kaze, vento), o que faz sentido. Esse raciocínio também foi usado em Magic Knight Rayearth para dar nome a uma das protagonistas que usava o mesmo elemento.

E também é contada a origem do Jardim e dos Animais da Cura. Que eles foram criados pela própria Terra e que Teatine foi a primeira, mas não se sabe desde quando exatamente eles existem. A ilustração da Cure antecessora no episódio 14 mostra casas que parecem ter uma arquitetura que remonta ao período Yayoi (10.000 a.C. a 3.000 a.C.) então deve ter sido mais ou menos nessa época.

Se um dia ela aparecer e a voz for da Hiroko Kasahara eu vou dar muita risada.

No próximo episódio, será contado sobre os problemas de adaptação de Asumi no mundo dos humanos, sendo que ela não sabe usar instrumentos para comer e nem mesmo tomar banho ou sobre sinais de trânsito. Ela vai ficar hospedada na casa de Nodoka como a "dona" da Latte, mas...



No site oficial da ABC Animation é possível fazer o download de um PDF para montar móbiles temáticos.

Ao acessar a página, clique no ícone com a Cure Earth

Com isso vai para uma página com esta caixa de diálogo. Copie esta palavra usando (Ctrl-C): ハープ e cole usando (Ctrl-V) no espaço da página. Depois aperte o botão púrpura escrito 送信!.

Daí é clicar nos botões escritos かんたん (simples) e むずかしい (complexo) ou nas ilustrações para conseguir as duas versões dos móbiles para imprimir.

A versão かんたん é um enfeite para Fuurin (風鈴, algo como "sino do vento"), sininhos usados pelos japoneses no verão, que tocam quando o vento bate. Esse seria o sobrenome de Asumi e talvez no próximo capítulo seja explicado o motivo.

A versão むずかしい é um Fuurin inteiro e requer um barbante, um copo, um palito de dente, cola em bastão, tesoura e um guizo para montar. As instruções podem ser vistas clicando no botão mais abaixo, escrito むずかしい版のつくりかた. O esquema é pictórico e não é muito difícil.

Estará disponível até o dia 31/08/2020. Em tempo a palavra copiada seria "Harp" para completar "Earth Windy Harp", o item da Asumi, que ficou "Harpa dos Ventos da Terra".


Semanal da Chiyu-chi

Gente parada Dorme no ponto.


Extra: Novo Encerramento



A partir desse capítulo, o encerramento mudou, agora junto com a nova Cure. O tema agora é Everybody☆Healin' Good Day, cantado por Kanako Miyamoto, que já faz isso há bastante tempo e também foi a Makoto/Cure Sword em Doki Doki! Precure. E a letra já foi traduzida pela Crunchyroll.

Uma boa tradução dessa parte da letra, que é difícil por envolver um trocadilho com "timing" e "good".
Só essa parte seria "(ganhei) de todos vocês", se referindo à "energia presenteada" mencionada na parte anterior.
Assim ficou meio estranho, especialmente se tirarem do contexto...

Desta vez optou-se por fazer algo "pop", que relembra outros encerramentos da franquia. Não tem tanto verde e natureza quanto o encerramento anterior, que mostrava as Cures dançando em vários tipos de vegetação, com passagens da noite para o dia e pelas quatro estações. De fato agora as árvores são representadas como algo artificial e não algo tão elaborado. Embora as bolhas sejam bem feitas.

Em compensação, os modelos das personagens são mais próximos ainda de animação convencional. Olhando para uma tela parada mal dá para perceber que é computação gráfica. As partes solo têm no fundo silhuetas das Cures acompanhando seus movimentos e decorações que remetem aos motivos de cada uma delas, de flores, bolhas, estrelinhas e corações ondulando com o vento.

As esferas do fundo lembram bolhas. No fundo a silhueta dançando junto.
Essa foto foi para mostrar que não tem clipping nos dedos. Não (só) por ser a Chiyu-chi.

Sinto que as coisas ficaram mais simplificadas, embora ainda assim tenha boa qualidade. A música é dançante e animada e fico contente em ver Kanako Miyamoto de volta.

Só vou sentir falta disso aqui.



Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Ago'2020 #33: Latte e a Cure Earth!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 20 Impressions


Mel-chan:



4 comentários:

  1. Saudações

    Uma vez mais, sou grato pelas suas indicações quanto aos meus relatos deste anime, nobre Usys.

    Dito isto, este seu texto me soou deveras interessante no ponto da arte montável, diretamente no site da rede ABC em sua página sobre Precure. Achei digno.

    Caso eu consiga montá-los, postarei fotos com mentions para ti, nobre, dizendo de onde tirei a info. Chamativo e positivo.

    Mais uma vez, obrigado e parabéns pelo seu post.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlírio!

      O que é bom deve ser divulgado! Por isso indico aqui.

      Até deixei guardados os PDFs, mas ainda não me animei a montar. E mostre, sim! O completo é que parece ser um pouco difícil.

      Excluir
  2. Olá!
    Finalmente a Earth se junta as demais Cures! A transformação dela ficou bem feita, cheia de detalhes minuciosos, igualmente ao ataque "Healing Hurricane". Dá impressão que há investimento maior nos movimentos destas partes (diferente das outras guerreiras), deixando tudo bastante dinâmico.
    Confesso que fiquei triste que a participação do Batetemouda já se encerrou. Ele era carismático e deixava as coisas mais interessantes. Até ler a matéria ainda tinha esperanças que ele pudesse reaparecer num momento futuro. Agora é torcer para que o desenvolvimento nos surpreenda. Só de imaginar que os Byogens podem desaparecer após perderem, dá agonia! Deve haver alguma maneira de purificar sem destruí-los por completo.

    E ótima dica destes móbiles decorativos, lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Nishiki Itaoka é famoso por fazer as cenas de transformação bem movimentadas, como na Lala e na Aoi. Por isso ele tem ser valorizado e se tudo der certo vamos ver mais de seu talento em Miracle Leap.

      Batetemouda era um bom vilão, mas sinto que ele estava consumindo o lugar dos outros Byogens, que ficaram meio apagados no meio da história. Mas vamos ver se não ocorrem mudanças. Em Go! Princess o Close não ia voltar, mas repensaram ao ver a atuação do ator dele, o Mitsuaki Madono.

      Agora eu não sei como vai ser com os outros Byogens. Como eles surgiram ou o quê. Talvez se eles fossem para outro planeta, mas aí seria uma solução simples demais. Em Futari wa Precure era explicado que os vilões eram mandados de volta para as Trevas, mas em Healin' Good não falaram nada ainda. Fico meio encucado com isso, mas vamos ver se isso vai ser desenvolvido ou não.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html