Saudações.
Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Ultraman Ginga, feita pela Bandai.
1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação
1. Informações
Hikaru Raidou é um estudante do colegial que viaja pelo mundo com seus pais, que fazem shows de rock, e sonha em ser um aventureiro. Um dia, ele retorna para sua cidade natal, Furuhoshi, sentindo que foi chamado para lá, e arma acampamento na escola onde ele estudou, quando estava no primário, e que vai ser derrubada.
Então ele encontra o Ultraman Taro, transformado em um pequeno boneco, um Spark Doll, que lhe conta que isso aconteceu com todos os Heróis Ultra e com os monstros. E Hikaru também descobre um artefato, o Ginga Spark, que permite que assuma a forma de um misterioso Gigante de Luz, o Ultraman Ginga.
(Mais detalhes da história na apresentação da versão Ultra-Act)
2. Modelagem
Visão de corpo inteiro. Uma representação mais fiel, com as proporções do original. O designer Masayuki Gotou comenta que como Zero era do tipo do Ultra Seven, desta vez ele fez tendo como modelo o primeiro Ultraman.
Close da cabeça. Apesar do que disse Gotou, o formato é bem diferente dos Ultras de até então. Especialmente o formato da crista, lembrando um tridente. Desta vez os olhos são de material transparente e transmitem presença.
As partes em cristal, que são o maior diferencial do Ginga. Desta vez eles não são removíveis, nem mesmo os dos braços. Gotou comenta que os colocou no design do herói de modo que eles não atrapalhassem na hora de movimentar.
O abdome é definido, com a divisão no meio, conforme instruções de Gotou.
As linhas são bem complexas. Elas seriam baseadas no design do primeiro Ultraman, mas com várias retas, para diferenciar. Nos designs iniciais haveria cristais nas costas também, mas foram tirados pois atrapalhavam nas cenas em que o herói caia ou rolava no chão.
Os braços são bem detalhados. No antebraço tem linhas que lembram um tridente, como a crista da cabeça. No traje original foi planeado que todos os cristais se acendessem com LEDs, mas só foi possível implementar no peito e na cabeça.
Já as linhas das pernas são relativamente simples. Gotou menciona que originalmente haveria cristais nas coxas também, mas foram tirados pois eles caiam com facilidade pelo tecido da fantasia se esticar muito nessa área na hora de flexionar.
Comparação com a versão Ultra-Act. Não só a proporção, como a disposição das linhas é diferente.
3. Articulações
A Ultra-Act tem maior mobilidade na cintura, mas é um tanto frouxa. A Figuarts tem articulações mais firmes.
4. Acessórios
A lança pode ser colocada em um par de mãos específico, e facilmente. Não veio o Ginga Saber, mas foi uma boa troca.
5. Ação
ULTLIVE! ULTRAMAN GINGA!
Nas horas de maior perigo, Hikaru se transforma no Ultraman Ginga.
Sua chegada é bem marcante, com a câmera circundando e com terra se revolvendo ao redor.
Ginga no começo não tinha uma pose de luta básica, só ficando de pé diante do inimigo.
- SHOU RA!!!
Equivalente ao "Schwatch" do primeiro Ultraman. Viria de 将来 (shourai), uma das palavras japonesas para definir "Futuro".
- GINGA CROSS SHOOT!!!
Os monstros na verdade são humanos. Pessoas que não conseguiram realizar seus sonhos, ou desistiram deles, e vivem frustradas, cheias de energias negativas. Isso atrai a atenção dos Agentes de Dark Lugiel, que se usam disso para lhes dar os Dark Sparks. Isso liberta os humanos, embora fiquem chamuscados e com muitas dores no corpo...
Hikaru pode usar as Spark Dolls recuperadas e assumir a forma de monstros também. Esse é o "item colecionável" da série, que dá novos poderes ao Herói e costumam ser testados no capítulo seguinte, como em seriados da Toei.
- GINGA THUNDERBOLT!
Ginga tem vários ataques com elementos, como este, elétrico, com um efeito de galáxia.
- GINGA FIREBALL!
Ataque com meteoros incandescentes.
- GINGA SABER!
Uma lâmina de energia, que cria um tremor de terra e um geiser ao ser fincada no chão. Não foi incluída desta vez, então capricho um pouco mais.
- Ginga Confort.
Capaz de acalmar a fúria e purificar corações dominados pelas Trevas.
- GINGA SLASH!
Esse não é tão forte, usado mais para não deixar o inimigo chegar perto.
- GINGA SUNSHINE!
Raio que apaga a força das Trevas.
Ginga também contava com outros poderes, como supervelocidade.
E multiplicação.
No final da série, Dark Lugiel aparece e destrói a Escola Furuhoshi.
(Não tenho uma figura do Dark Lugiel, então no lugar uso esta do Gigazelle)
Ginga tenta lutar, mas é derrotado.
Assim, Lugiel prossegue com seus planos de impedir que o futuro venha. De criar um estado em que as pessoas seriam felizes, porém paradas no tempo.
Mas as pessoas que foram salvas, ex-alunos, entoam o Hino da Escola. Nisso, surgem Ginga Sparks nas mãos de todos. Elas transmitem a energia da Luz para Taro...
... que recupera sua forma original. Não é o Ultraman que salva as pessoas. São elas quem dão forças aos Heróis. Pode-se dizer que todos são Ultraman.
Taro enfrenta Lugiel, mas tem dificuldades e percebe que o vilão deve ser derrotado por Ginga, que veio do Futuro. Então Taro entrega as energias da Luz a ele.
Ginga se recupera...
... e empunha o Ginga Spark, que se torna a Ginga Spark Lance.
Lugiel também transforma sua Dark Spark em uma lança.
Os dois se enfrentam e voam para a lua.
Lá a luta fica mais intensa. Os dois perdem as lanças e partem para o corpo-a-corpo.
- GINGA ESPECIALLY!
Ginga usa seu raio mais poderoso.
Lugiel tenta revidar...
... mas é derrotado.
No fim, Ginga parte, provavelmente para o Futuro. Mas diz a Hikaru que viaje pelo mundo em busca de seus sonhos. E que após o jovem acumular experiências, os dois se reencontrarão.
(Na foto é a Hana)
Os temas de Sonho, Futuro e um inimigo que deseja parar o tempo em um estado em que as pessoas estariam mais felizes, livres de incertezas. As histórias são diferentes, mas essas duas séries têm vários elementos em comum.
- O Futuro são vocês quem constroem. Tanto para o bem (Asu Powewer) quanto para o mal (Toge Powewer).
- Então, podemos fazer qualquer coisa! Podemos nos tornar o que quisermos! Abraçando o Futuro Brilhante!
Os dois recusam ficar parados no tempo e estão dispostos a enfrentar as incertezas do Futuro.
Agora tenho que desempacotar mais um para formar o Team Future.
E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman Ginga, feita pela Bandai. Essa eu posso dizer que fez grandes avanços em relação à versão Ultra-Act, com mais movimento, melhor pintura e escultura, assim como controle de qualidade. Muitas das deficiências foram sanadas, como os olhos, agora em material transparente. E os movimentos dos braços, que ganharam mais liberdade e com isso dá para fazer o Ginga Cross Shoot com perfeição. Só o efeito que eu achei melhor na Ultra-Act. Outra coisa foi a inclusão da Ginga Spark Lance, mas uma pena que a Ginga Saber teve que ser sacrificada. Mesmo assim, posso dizer que esta é a versão definitiva do Ginga, ainda mais considerando que seu parceiro, o Victory, só foi lançado em S.H. Figuarts, assim como todos os Ultras da Nova Geração depois dele. Não dá para juntar os Dez Heróis, mas ao menos é possível colocar os Heróis da Nova Geração todos com o mesmo tamanho.
Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Ultraman Ginga, feita pela Bandai.
1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação
1. Informações
Hikaru Raidou é um estudante do colegial que viaja pelo mundo com seus pais, que fazem shows de rock, e sonha em ser um aventureiro. Um dia, ele retorna para sua cidade natal, Furuhoshi, sentindo que foi chamado para lá, e arma acampamento na escola onde ele estudou, quando estava no primário, e que vai ser derrubada.
Então ele encontra o Ultraman Taro, transformado em um pequeno boneco, um Spark Doll, que lhe conta que isso aconteceu com todos os Heróis Ultra e com os monstros. E Hikaru também descobre um artefato, o Ginga Spark, que permite que assuma a forma de um misterioso Gigante de Luz, o Ultraman Ginga.
(Mais detalhes da história na apresentação da versão Ultra-Act)
Ultraman Ginga foi a primeira série dos que mais tarde seriam chamados de Heróis da Nova Geração da franquia. Na época ela contava com baixíssimo orçamento, sendo que as filmagens eram feitas ao redor de uma escola e a história se limitava a esse local. Os atores eram estreantes, mas que foram melhorando com o tempo.
Como o protagonista Hikaru Raidou estava Takuya Negishi, um dos finalistas do concurso 22º JUNON SUPER BOYS em 2009, de onde também saíram atores das séries Kamen Rider e Super Sentai. Ele é fã de Ultraman Cosmos desde a infância e é amigo do também ator principal, Taiyou Sugiura.
Como o protagonista Hikaru Raidou estava Takuya Negishi, um dos finalistas do concurso 22º JUNON SUPER BOYS em 2009, de onde também saíram atores das séries Kamen Rider e Super Sentai. Ele é fã de Ultraman Cosmos desde a infância e é amigo do também ator principal, Taiyou Sugiura.
Ginga seria um Guerreiro Ultra vindo do futuro, que veio para deter Dark Lugiel, cuja intenção é parar o tempo e impedir que o amanhã venha. Por isso ele transformou os Ultras e os Monstros em Spark Dolls, que podem ser revividos com um artefato, o Ginga Spark, e um arremedo, o Dark Spark.
Lugiel envia Agentes alienígenas, que por sua vez encontram humanos cujos sonhos foram frustrados, com Trevas no coração, e se usam disso para transformá-los em monstros. Sendo assim, a luta de Ginga é para libertar esses humanos e fazê-los repensarem suas ações.
Lugiel envia Agentes alienígenas, que por sua vez encontram humanos cujos sonhos foram frustrados, com Trevas no coração, e se usam disso para transformá-los em monstros. Sendo assim, a luta de Ginga é para libertar esses humanos e fazê-los repensarem suas ações.
Com isso surgiram dois elementos recorrentes entre os Ultras da Nova Geração. Um é o de se usar poderes ou formas de antecessores, sejam Ultras ou outros personagens. Outro é o do inimigo ter um artefato igual ou semelhante ao do Herói para invocar monstros, sendo alguns também do passado. E por incrível que possa parecer, isso teve sucesso.
De acordo com o depoimento de uma mãe, a participação de personagens de séries anteriores ajudou bastante pois assim, os brinquedos não ficam velhos ou ultrapassados e por isso não é preciso se desfazer de bonecos de outras temporadas. Na verdade, quanto mais eles aparecem nas séries, mais se apega a eles. Trata-se de uma mãe solteira, que enfrentou muitos problemas por essa condição, mas foi o Ultraman quem lhe deu forças para encarar a vida e criar seu filho. Tudo começou em circos-show em que, quando os heróis estavam prestes a serem derrotados, ganhavam novas forças ao receberem a torcida das crianças. E essa mãe viu que era assim com ela também, que tinha que fazer seu melhor por seu filho.
De acordo com o depoimento de uma mãe, a participação de personagens de séries anteriores ajudou bastante pois assim, os brinquedos não ficam velhos ou ultrapassados e por isso não é preciso se desfazer de bonecos de outras temporadas. Na verdade, quanto mais eles aparecem nas séries, mais se apega a eles. Trata-se de uma mãe solteira, que enfrentou muitos problemas por essa condição, mas foi o Ultraman quem lhe deu forças para encarar a vida e criar seu filho. Tudo começou em circos-show em que, quando os heróis estavam prestes a serem derrotados, ganhavam novas forças ao receberem a torcida das crianças. E essa mãe viu que era assim com ela também, que tinha que fazer seu melhor por seu filho.
O conteúdo da caixa. Vem com o mínimo necessário.
Um ponto interessante foi que voltaram a usar aqueles plásticos fáceis de se remover, já com um corte. Basta puxar a aba, sem precisar usar tesouras ou rasgá-los.
2. Modelagem
Visão de corpo inteiro. Uma representação mais fiel, com as proporções do original. O designer Masayuki Gotou comenta que como Zero era do tipo do Ultra Seven, desta vez ele fez tendo como modelo o primeiro Ultraman.
Close da cabeça. Apesar do que disse Gotou, o formato é bem diferente dos Ultras de até então. Especialmente o formato da crista, lembrando um tridente. Desta vez os olhos são de material transparente e transmitem presença.
As partes em cristal, que são o maior diferencial do Ginga. Desta vez eles não são removíveis, nem mesmo os dos braços. Gotou comenta que os colocou no design do herói de modo que eles não atrapalhassem na hora de movimentar.
O abdome é definido, com a divisão no meio, conforme instruções de Gotou.
As linhas são bem complexas. Elas seriam baseadas no design do primeiro Ultraman, mas com várias retas, para diferenciar. Nos designs iniciais haveria cristais nas costas também, mas foram tirados pois atrapalhavam nas cenas em que o herói caia ou rolava no chão.
Os braços são bem detalhados. No antebraço tem linhas que lembram um tridente, como a crista da cabeça. No traje original foi planeado que todos os cristais se acendessem com LEDs, mas só foi possível implementar no peito e na cabeça.
Já as linhas das pernas são relativamente simples. Gotou menciona que originalmente haveria cristais nas coxas também, mas foram tirados pois eles caiam com facilidade pelo tecido da fantasia se esticar muito nessa área na hora de flexionar.
Comparação com a versão Ultra-Act. Não só a proporção, como a disposição das linhas é diferente.
3. Articulações
O pescoço se move bem, mas não muito para cima.
As ombreiras se movem e existem articulações giratórias na área dos bíceps. Desta vez as ombreiras ficam bem presas.
Sendo assim, os braços se movem bem.
E eles possuem mais articulações que permitem juntar os pulsos à frente do peito.
Com isso fica mais fácil fazer a pose do raio, sendo que desta vez o punho consegue tocar no braço.
A cintura é um tanto travada, mas o peito se move bem.
As pernas possuem boa liberdade de movimentos.
As coxas podem ser giradas, embora com quebras de linha.
À primeira vista, a gama de movimentos parece igual à da Ultra-Act.
Mas um enorme diferencial é o fato de se poder juntar os pulsos.
A Ultra-Act tem maior mobilidade na cintura, mas é um tanto frouxa. A Figuarts tem articulações mais firmes.
4. Acessórios
Estão incluídos quatro pares de mãos. Desta vez também não incluíram a mão em lâmina com o polegar dobrado.
A peça da Luz de Aviso pode ser removida, empurrando por baixo...
... e trocando por essa para representar o vermelho piscante.
Os conectores são duas abas, que são colocadas no peito como na foto. Existe uma posição certa de "cima" e "baixo".
Está incluída uma peça de efeito para o raio Ginga Cross Shoot.
O raio é grudado na mão e não se solta, o que dificulta na hora de colocar. Diferente da versão Ultra-Act, o efeito no braço não lembra uma galáxia. E o raio não é multicolorido.
Desta vez foi incluída a Ginga Spark Lance, que o Herói usa no final e em S. Ela é toda feita de material transparente, como se fosse de energia.
A ponta lembra direitinho o Ginga Spark, o item de transformação.
A ponta também é igual à empunhadura da Ginga Spark.
A lança pode ser colocada em um par de mãos específico, e facilmente. Não veio o Ginga Saber, mas foi uma boa troca.
5. Ação
ULTLIVE! ULTRAMAN GINGA!
Nas horas de maior perigo, Hikaru se transforma no Ultraman Ginga.
Sua chegada é bem marcante, com a câmera circundando e com terra se revolvendo ao redor.
Ginga no começo não tinha uma pose de luta básica, só ficando de pé diante do inimigo.
- SHOU RA!!!
Equivalente ao "Schwatch" do primeiro Ultraman. Viria de 将来 (shourai), uma das palavras japonesas para definir "Futuro".
- GINGA CROSS SHOOT!!!
Os monstros na verdade são humanos. Pessoas que não conseguiram realizar seus sonhos, ou desistiram deles, e vivem frustradas, cheias de energias negativas. Isso atrai a atenção dos Agentes de Dark Lugiel, que se usam disso para lhes dar os Dark Sparks. Isso liberta os humanos, embora fiquem chamuscados e com muitas dores no corpo...
Hikaru pode usar as Spark Dolls recuperadas e assumir a forma de monstros também. Esse é o "item colecionável" da série, que dá novos poderes ao Herói e costumam ser testados no capítulo seguinte, como em seriados da Toei.
- GINGA THUNDERBOLT!
Ginga tem vários ataques com elementos, como este, elétrico, com um efeito de galáxia.
- GINGA FIREBALL!
Ataque com meteoros incandescentes.
- GINGA SABER!
Uma lâmina de energia, que cria um tremor de terra e um geiser ao ser fincada no chão. Não foi incluída desta vez, então capricho um pouco mais.
- Ginga Confort.
Capaz de acalmar a fúria e purificar corações dominados pelas Trevas.
- GINGA SLASH!
Esse não é tão forte, usado mais para não deixar o inimigo chegar perto.
- GINGA SUNSHINE!
Raio que apaga a força das Trevas.
Ginga também contava com outros poderes, como supervelocidade.
E multiplicação.
No final da série, Dark Lugiel aparece e destrói a Escola Furuhoshi.
(Não tenho uma figura do Dark Lugiel, então no lugar uso esta do Gigazelle)
Ginga tenta lutar, mas é derrotado.
Assim, Lugiel prossegue com seus planos de impedir que o futuro venha. De criar um estado em que as pessoas seriam felizes, porém paradas no tempo.
Mas as pessoas que foram salvas, ex-alunos, entoam o Hino da Escola. Nisso, surgem Ginga Sparks nas mãos de todos. Elas transmitem a energia da Luz para Taro...
... que recupera sua forma original. Não é o Ultraman que salva as pessoas. São elas quem dão forças aos Heróis. Pode-se dizer que todos são Ultraman.
Taro enfrenta Lugiel, mas tem dificuldades e percebe que o vilão deve ser derrotado por Ginga, que veio do Futuro. Então Taro entrega as energias da Luz a ele.
Ginga se recupera...
... e empunha o Ginga Spark, que se torna a Ginga Spark Lance.
Lugiel também transforma sua Dark Spark em uma lança.
Os dois se enfrentam e voam para a lua.
Lá a luta fica mais intensa. Os dois perdem as lanças e partem para o corpo-a-corpo.
- GINGA ESPECIALLY!
Ginga usa seu raio mais poderoso.
Lugiel tenta revidar...
... mas é derrotado.
No fim, Ginga parte, provavelmente para o Futuro. Mas diz a Hikaru que viaje pelo mundo em busca de seus sonhos. E que após o jovem acumular experiências, os dois se reencontrarão.
(Na foto é a Hana)
Os temas de Sonho, Futuro e um inimigo que deseja parar o tempo em um estado em que as pessoas estariam mais felizes, livres de incertezas. As histórias são diferentes, mas essas duas séries têm vários elementos em comum.
- CROSS FLOWER SHOOT!!!
Golpe combinando o Ginga Cross Shoot com o Flower Shoot.
- ESPECIALLY FOR YOU!!!
Combinação do Ginga Especially com o Heart for You.
- Ginga Yell Confort.
Poder purificador que acalma as feras e expurga o mal nos corações de todos os seres. Dá para imaginar vários tipos de combinações com esses dois personagens.
- Ginga Yell Confort.
Poder purificador que acalma as feras e expurga o mal nos corações de todos os seres. Dá para imaginar vários tipos de combinações com esses dois personagens.
- O Futuro são vocês quem constroem. Tanto para o bem (Asu Powewer) quanto para o mal (Toge Powewer).
- Então, podemos fazer qualquer coisa! Podemos nos tornar o que quisermos! Abraçando o Futuro Brilhante!
Os dois recusam ficar parados no tempo e estão dispostos a enfrentar as incertezas do Futuro.
Agora tenho que desempacotar mais um para formar o Team Future.
E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman Ginga, feita pela Bandai. Essa eu posso dizer que fez grandes avanços em relação à versão Ultra-Act, com mais movimento, melhor pintura e escultura, assim como controle de qualidade. Muitas das deficiências foram sanadas, como os olhos, agora em material transparente. E os movimentos dos braços, que ganharam mais liberdade e com isso dá para fazer o Ginga Cross Shoot com perfeição. Só o efeito que eu achei melhor na Ultra-Act. Outra coisa foi a inclusão da Ginga Spark Lance, mas uma pena que a Ginga Saber teve que ser sacrificada. Mesmo assim, posso dizer que esta é a versão definitiva do Ginga, ainda mais considerando que seu parceiro, o Victory, só foi lançado em S.H. Figuarts, assim como todos os Ultras da Nova Geração depois dele. Não dá para juntar os Dez Heróis, mas ao menos é possível colocar os Heróis da Nova Geração todos com o mesmo tamanho.
- Não. Não é de uma espada que eu preciso.
- Isso! É de uma lança que eu preciso!
- OUCH!!!
- Peraí, peraí, menina! Olha. Eu tenho uma coisa melhor aqui.
- Uma espada de madeira? Será que serve? E o que está escrito aqui? "Lago Toya"?
- Éhh... vai por mim. Funciona, garota.
- Qualé?! No fim eu vou ter que levar bordoada de qualquer jeito, é?!
Extras:
Comparação com uma foto de quatro anos atrás. Aquela impressão de que eu não evoluí. Ou pior, involuí...
Obs.: não se deixe enganar pela melhoria da escultura. Veja só os efeitos para entender o que quero dizer.
Obs.: não se deixe enganar pela melhoria da escultura. Veja só os efeitos para entender o que quero dizer.
Outras fotos comparativas.
Show de review!
ResponderExcluirEsse é mais um Ultra que tem um visual show, acho que até comentei em outra matéria que esses cristais dão um belo destaque. E nesse conseguiram deixar o visual ainda mais legal, parece que há mais profundidade, talvez pelos cristais serem um pouco mais transparentes que no Ultra-Act, e os olhos têm uma boa diferença também. Curioso que quando vi as duas versões uma do lado da outra achei a anatomia do Ultra-Act mais legal, mas vendo o Figuarts em poses de ação minha opinião mudou hehehe.
Baita diferença mesmo que fez essa articulação dos braços, dá pra ver que agora é possível fazer poses mais elaboradas, como essa preparando o Ginga Cross Shoot que ficou ótima. E ainda bem que nesse a ombreira fica no lugar!
Bem legal essa história da mãe, taí uma que recebeu a mensagem dos heróis. E ela tem até máscara de Ultra! Ela e o filho devem se divertir assistindo juntos!
Ah, se a Hana soubesse quantas armas poderosas essa espada de madeira consegue enfrentar sem quebrar...
Obrigado, Ronin!
ExcluirAs coisas evoluíram durante esses anos e as técnicas de modelagem melhoraram bastante. O pessoal reviu os projetos e entregaram algo melhor ainda. E o melhor, com todos os defeitos sanados, como esse da ombreira e as articulações mais firmes. E acho que é isso mesmo. Profundidade é o negócio.
Essa mãe superou um monte de coisas devido à sua condição. E levantou um ponto muito interessante sobre o porquê das coleções de Ultras serem assim. Até tem um episódio de Ginga S que fala de um menino cuja mãe é solteira e é muito bonito. Está lá no Canal da Tsuburaya por tempo limitado: https://www.youtube.com/watch?v=wK23BazjZcY&t . É muito bonito.
O duro é que vendo bem agora, ela vai usar um "pau sujo"... Mas que essa espada é resistente isso é! Segura até lâminas de metal!