sábado, 12 de setembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 23

Saudações.



Direção: Takao Iwai
Storyboards: Kouji Ogawa
Roteiro: Sawako Hirabayashi
Direção de Animação: Kenji Miuma
Arte: Jo Oonishi

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.




No Episódio Anterior: Asumi exerce uma superproteção quase sufocante sobre Latte, que passa a evitá-la. Abalada, Asumi começa a desaparecer. Mas depois aprende com Chiyu sobre o que é o "gostar", que é prazeroso, mas que também pode ser difícil.


As Cures vão para a casa de Hinata, que faz com que Asumi experimente várias roupas e fantasias, enaltecendo que ela ficou muito "fofa" com elas. Asumi, por sua vez, se intriga com essa palavra e pergunta sobre o que ela significa. As meninas tentam explicar, mas não conseguem.

Fazer isso com esse tipo de personagem é tradição. Vide o jogo Lunar: Eternal Blue.

Nisso, Hinata se lembra que está cuidando de um cachorrinho abandonado, Pochi-to, que é tímido e demonstra receio de quem ele não conhece. Elas vão passear e Asumi fica cada vez mais intrigada com "o que é fofo", chegando a ficar deprimida por não ser capaz de sentir isso.


Mais tarde, as Cures e os Mascotes levam Pochi-to para um encontro de cachorros. E Guaiwaru tem um plano para conseguir mais Mega Partes...



Mais uma vez, a série mostra algo que é difícil de definir: o "kawaii", uma palavra tipicamente japonesa, que engloba o "achar bonitinho", o "ter vontade de abraçar", o "estimar". Muitos tentaram explicar na vida real, mas sem êxito ou de forma satisfatória. E é o que é tentado neste episódio. Nesse caso, a Cure mais adequada seria Hinata, que tem sensibilidade, emoção. É só que ela não é muito boa com palavras e nessa precisa da ajuda de Chiyu. Mas mesmo assim é difícil englobar todas as nuances do "kawaii".

O que é kawaii?Até hoje se debate sobre o assunto. E tem até quem problematize(!).

Definir o "kawaii" foi o grande desafio deste episódio, tanto para as Cures quanto para a equipe de tradução. Mas nesse ponto fizeram um bom trabalho, focando só na palavra "fofo" ao invés de intercambiar com sinônimos como "gracioso" ou "bonitinho" no meio do caminho. Formidável também foi como explicaram o nome do cachorrinho, sem precisar forçar nada, de forma natural.

Pontinho->Pontito->Pochi-to. Genial!

Existem bons jogos de cena também, como quando as Cures estão passeando com Pochi-to e Asumi se desanima ao não entender o que é "fofo". Nisso uma nuvem encobre o sol, como que representando seus sentimentos nessa hora.

Como que demonstrando os sentimentos de Asumi diante dessa situação.

Outro detalhe é na clínica veterinária, quando a sombra de Yota atrás da porta vai ficando nítida gradativamente quando ele se aproxima e a abre. Coisa pequena, mas foi dada atenção.


Também é mostrado que Hinata se desenvolve cada vez mais. No episódio 14 foi criando suas panquecas. E agora ela ajuda na Clínica Veterinária como pode, à sua maneira. Isso mostra um grande progresso de seu estado de desânimo no episódio 13, em que ela não conseguia se encontrar. Na hora ela até se levantou, ainda que sem resolver algumas questões, mas agora são solucionadas aos poucos. Não deixar isso de lado é um dos méritos da série.


No episódio 14 e agora. Aos poucos, Hinata vai encontrando seu caminho.

Daruizen tem pouca participação desta vez, mas novamente ele demonstra profissionalismo ao atribuir o mérito da descoberta das Mega Partes a Batetemoda. Já Guaiwaru mostra de novo que é menos estúpido do que parece, com uma boa estratégia para conseguir mais dessas partes, que são bem raras.

O verdadeiro profissional dá o mérito a quem é devido.

E deu para ver o desprezo que os Patógenos têm por outras formas de vida, atacando-as sem piedade e taxando-as de "seres inferiores", uma palavra bem forte. Mas é mostrado que não existe "ser inferior", pois os cães tentam fazer de tudo para tirar seus donos do perigo. Isso é admirável, o que também faz parte do "kawaii". E o próprio Pochi-to vence seus medos e se levanta para proteger seus amigos, o que faz com que Asumi reaja e vença.

Asumi aprende... ou melhor, passa a sentir o que é o "fofo", o "kawaii". E de fato é assim. Tem coisas que não se explica com palavras ou conceitos. É algo que se sente na pele, no coração. E ao perceber o "kawaii", Asumi também descobre outro sentimento além desse, a tristeza da despedida. Isso também faz parte de seu aprendizado.



No próximo episódio, as Cures vão fazer um piquenique à beira de um lago na cidade vizinha Ooraka, e se encontram com alguém que protege a Natureza, uma arborista chamada Sakuya, uma pessoa comum que faz o que está ao seu alcance.




Semanal da Chiyu-chi

Mais rápida que o Vento.



Extra:


Desta vez temos mais uma nova vinheta de intervalo, desenhada por Nakami, que cuida disso desde o primeiro episódio, e comenta que gosta de colocar as personagens lambendo a ponta do nariz. No desenho abaixo dá para ver como cada uma se comporta tentando fazer isso. Nakami também conta que participou da equipe de animação do primeiro episódio, mas não revela seu nome verdadeiro. Uma suspeita seria Mika Hironaka, mas não há nada confirmado.


E o pessoal da Crunchyroll continua a fazer aperfeiçoamentos nas legendas. Já mudaram aquela parte que foi apontada em outra ocasião:


Agora fiel ao original e soa um pouco melhor.

A bem da verdade, me sinto até um pouco mal com isso, já que eles fazem um tremendo trabalho. A mesma sensação de quando se vai para uma loja no Japão e o pessoal é altamente prestativo. Não sei se estão vendo estas matérias, mas... De qualquer jeito, não posso deixar de enaltecer o trabalho deles e agradecer.

E dá para ver que eles se esforçam! Estão liberando cada vez mais episódios anteriores da série. Leva tempo, dá trabalho, mas estão colocando força, sim! E eu apoio!

Não sou Daruizen, mas dou o crédito a quem me forneceu a informação.



Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Set'2020 #39: o que é ser fofinho?


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 23 Impressions



Mel-chan:


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Puxa! Um vídeo com slides de fotos tão ruins consegue ter metade das visualizações do blog?! É. Acho que a era é do vídeo mesmo...

      https://usys222.blogspot.com/2011/03/minha-estrela-da-sorte.html

      Excluir
    2. Desculpe. Tive que excluir para não dar mais audiência para o tal vídeo. E para manter o foco no assunto principal da matéria.

      Peço sua compreensão.

      Excluir
    3. Uma pena que isso tenha acontecido, há inclusive um texto na página inicial do blog pedindo que as imagens sejam usadas apenas para fins de divulgação. Encontrei esse vídeo há meses e decidi enviar o link na próxima postagem do blog, mas acabei esquecendo disso e só lembrei ontem...

      Excluir
    4. Não se preocupe. É coisa de oito anos atrás e quem fez aquilo já abandonou há muito tempo. Na verdade no mesmo ano. Então nem precisa ligar para isso. Provavelmente nem adiantou ir lá para falar que não gostei.

      Melhor usar o tempo e a energia fazendo novas fotos. E melhores dos que as de oito anos atrás!

      E aproveitando. Se não viu ainda, peço que dê uma chance para Healin' Good Pretty Cure. É muito legal e aconchegante. A Crunchyroll já tem todos os episódios que foram lançados. Mas se preferir algo mais movimentado, tem Kira Kira Pretty Cure A La Mode. Esse tem visuais muito bem sacados e personagens engraçadíssimas! Essas séries fazem a gente se lembrar de algo que esquecemos.

      Excluir
  2. Confesso que nunca assisti nenhuma série Precure, mas vou dar uma olhada! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Este episódio foi literalmente... fofo! Foi exatamente este o ponto, trouxeram a elucidação do termo através de como se sente. Tem sido incrível acompanhar a Asumi, ela consegue se apropriar bem rápido das coisas que acontecem ao redor dela. Utilizar um cãozinho como elemento pra elaborar a ideia do kawaii e ao mesmo tempo abordar sobre o "ser inferior" mostra o empenho dos produtores em construir passo a passo o coração da Earth.

    Não sabia que a Nakami era a responsável pelo design das cures chibis do eyecatch. Os traços são delicados e graciosos. Bom saber! A Crunchyroll está se dedicando toda semana pra trazer a melhor tradução para os fãs, isto é visível. Torcendo para que logo eles apareçam por aqui e reconheçam as contribuições, as divulgações semanais que o blog tem feito!
    Aqui tem cultura, fonte de informação confiável e muitas curiosidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Conseguir sentir o kawaii foi um grande passo para a Asumi, o que vai ser de grande valia para que ela passe a proteger a todas as vidas sem distinção. A ter um motivo para isso. Ter contato com cachorros de verdade foi uma boa sacada, para que ela visse que não existe isso de "ser inferior" (cá entre nós isso me soa até como um palavrão).

      Uma das razões pelas quais resolvi falar do episódio da semana anterior é que de vez em quando aparecem notas de produção no meio do caminho, que falam justamente dele. E daí faz mais sentido colocar isso na matéria do próprio episódio.

      E falo da tradução para reconhecer o trabalho da Crunchyroll, que finalmente conseguiu trazer Precure para nós, o que deve ter sido bem difícil. Também vi que não é um trabalho largado, feito de qualquer jeito e sim algo pensado, profissional. Por isso agradeço a eles e quero mostrar que o que eles fazem vale a pena.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html