Saudações.
Terminei de ver 映画プリキュアミラクルリープ~みんなとの不思議な1日 (PRECURE MIRACLE LEAP ~ Minna to no Fushigina Ichi Nichi, algo como "Um Misterioso Dia com Todas"). Abaixo segue um resumo e impressões.
Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.
Sábado, na Clínica Veterinária Hiramitsu às 11h30min. Rabirin (Ai Kakuma), Pegitan (Hana Takeda) e Nyatoran (Aki Kanada) estão esperando suas parceiras fazerem a lição de casa para comerem as rosquinhas que o irmão de Hinata deixou. Não aguentando mais, Nyatoran propõe comer pelo menos uma. Mas de repente, um portal se abre para um local misterioso, cheio de flores de cerejeira. Os Animais da Cura então se encontram com uma fadinha chamada Miraclun (Kurumi Inagaki) que foge de estranhos monstros. Ela entrega aos Mascotes pequenos artefatos, as Luzes Miraclun e então os envia de volta aonde estavam.
Também é um tutorial sobre as Luzes Milagrosas.
Sábado, 7h30min. Nodoka (Aoi Yuuki) acorda e acaba tropeçando em uma bola. Isso faz com que Rabirin acorde e descubra que tem consigo um estranho artefato parecido com uma luzinha, que ela não lembra de onde conseguiu. Depois de falar com seus pais, ela e a Mascote vão ao encontro de suas amigas Chiyu (Natsu Yorita) e Hinata (Hiyori Kouno), na Clínica Veterinária Hiramitsu para fazerem a lição de casa juntas e então irem ver as flores de cerejeira. No meio do caminho, Nodoka acaba trombando com Hikaru (Eimi Naruse) e depois com Hana (Rie Hikisaka). E após salvar um menino de ser atropelado, se transformando na Cure Grace, finalmente chega na casa de Hinata.
É como se eu a tivesse conhecido em um sonho... |
Esses encontros eram Destino. |
Às 11h30min, enquanto esperam suas parceiras terminarem a lição de casa, os Animais da Cura resolvem pegar uma das rosquinhas deixadas pelo irmão de Hinata, mas diante deles surge Miraclun e então eles se lembram de onde conseguiram os artefatos. E atrás da fadinha, surge um homem estranho, Refrain (Hiroaki Hirata), que envia monstros.
Refrain, o inimigo da vez. |
Nodoka, Chiyu e Hinata se reúnem com os Mascotes e se transformam para contra-atacar. Elas são cercadas, mas para salvá-las surgem Hikaru, com as Star Twinkle Precure, e Hana, com as HUGtto! Precure. Todas conseguem derrotar os monstros de Refrain e rechaçar seus ataques, mas ao chegar perto do meio-dia, ele aciona um engenho em forma de relógio que cria uma gigantesca explosão temporal.
Nodoka acorda em sua cama, junto com Rabirin e a fadinha. E percebe que são 7h30min de sábado de novo. Graças à Luz Miraclun, ela e Rabirin, assim como as Healin' Good, conseguiram reter as memórias e agora têm de encontrar um meio de proteger Miraclun e fazer o tempo avançar novamente...
Feitiço do Tempo
Desta vez as Cures enfrentam uma situação que é bastante recorrente em outras obras, mas não nas séries Precure: o loop temporal em que um dia se repete. Um salto no tempo (time leap, em inglês), como seu título diz. Viagens no tempo não são novidade em Precure, vide HUGtto!, mas ficar preso em determinado período nunca foi utilizado. A história foi escrita por Isao Murayama, um dos roteiristas mais experientes das séries Precure.
Em histórias de loop temporal é preciso ter controle total sobre cada evento e determinar suas consequências. Tudo deve ter sentido e cada ação tem de ter uma reação. E Murayama não decepciona ao dar uma história bem estruturada em que cada elemento é importante e tem sua função na trama, como o menino que é quase atropelado. Ele não está lá só para representar o lado heroico de Nodoka e acaba sendo um empecilho mais tarde.
Fator importante, especialmente para Nodoka que valoriza vidas. |
Ainda, as Healin' Good são as únicas que têm consciência de que o dia reverteu, graças às Luzes Miraclun, e por isso também têm de explicar para os outros times de Cures sobre a situação. Só que o prazo é escasso pois elas tem apenas o período entre as 7h30min e as 12h00 antes que o tempo volte novamente. Isso dá uma boa sensação de tensão.
Murayama consegue se dar bem, usando poucos elementos. Com isso a narrativa não fica muito complicada e é fácil de coordenar tudo. Aqui ele se mostra prudência e vai pelo caminho mais seguro para não se perder, marca de um veterano. E se mantém firme nos temas principais do desenho: o Tempo e o Futuro.
Para representar isso foi escolhida a Sakura, a flor de cerejeira que representa a Primavera. É porque no Japão essa estação, em abril, é a época das formaturas, das transferências para novas escolas, de se despedir de antigos colegas para se encontrar com novos. De deixar algo para trás e viajar para novos horizontes. Ou seja, a transição entre o Ontem e o Amanhã.
Os personagens originais do filme são Miraclun e Refrain. Ambos são Espíritos do Tempo, representando respectivamente o "Amanhã" e o "Ontem". Os dois viviam em harmonia, mas um dia algo fez com que Refrain quisesse parar e reverter o tempo, mantendo o Passado para sempre. Ele representaria a insegurança que temos com o Futuro. O desejo de nos manter presos às coisas bonitas do Passado. Já Miraclun é a esperança com o Amanhã. A curiosidade e as aspirações que temos para conquistar no Futuro.
Mesmo assim é mostrado que Refrain não é mau e não há nada de errado com o que ele sente. Mas o Ontem e o Amanhã em harmonia perfeita é que compõem o Hoje, o Presente. E com isso é possível ter uma vida plena. Essa é a grande mensagem do desenho, que tem um desfecho que não nega o valor do Passado.
Um Diretor de Futuro
A direção ficou por conta de Toshinori Fukasawa, que foi diretor de série em ONE PIECE e mais tarde faria storyboards e dirigiria alguns capítulos da série de TV de Healin' Good. E aqui ele já se mostrou um diretor competente com vários elementos dramáticos, como na música.
Na primeira "volta" mostrada ao espectador, é tocado o tema de cotidiano de Healin' Good, calmo e tranquilo quando Nodoka vai para a casa de Hinata. Na segunda, a música transmite tensão e suspense. Já na terceira, é o tema heroico demonstrando resolução e determinação.
Primeira volta. |
Segunda volta. A expressão muda. |
A arte é caprichadíssima, digna de um especial de cinema. Destaque especial para os cenários, feitos baseados em fotos. A série de TV já tinha uma arte bonita, transmitindo um ar bucólico, representando bem uma cidadezinha do interior do Japão, lembrando Irozuku - O Mundo em Cores. E esse aspecto é ampliado em Miracle Leap, se equiparando a outras obras como Olhos de Gato.
Fukasawa participou como diretor assistente no longa animado 虹色ほたる~永遠の夏休み ~(Nijiiro Hotaru~Eien no Natsuyasumi~, ou "Vaga-lume Arco-iris ~As Eternas Férias de Verão~), que também se passa em uma cidade do interior. E conta que se inspirou nos cenários desse filme para fazer os de Miracle Leap, usando fotos das cidades de Chichibu, em Saitama, e Okutama, em Tóquio.
Os cenários da série de TV já eram bonitos... |
... mas os de Miracle Leap são exuberantes. |
As cenas de luta são movimentadas, dinâmicas, com angulações ousadas. Os efeitos do Escudo de Patinha e dos golpes especiais são mais bonitos que na série de TV. E o diretor usaria esses elementos ao dirigir os episódios 33 e 44 e ao fazer os storyboards do 24. Foi bem interessante ver o trabalho de Fukasawa no passado já depois de ver o que ele fez no futuro.
Na série de TV seria só um raio, sem o efeito de flor. No filme tem mais um, de formato diferente. |
O Escudo de Patinha parece mais sólido, com efeitos brilhantes. |
O Ontem e o Amanhã
Miraclun foi interpretada por Kurumi Inagaki, atriz mirim de talento que tinha só nove anos na época. A não ser em circunstâncias especiais, a personagem só consegue dizer "Mira" e "Luz Miraclun". Por isso, à primeira vista parece fácil de interpretar por não ter muitas falas para decorar, mas é bem o contrário. Demonstrar vários estados de espírito só com uma única palavra exige habilidade, como vemos por exemplo em Pokémon com Ikue Otani tendo de representar só dizendo "Pikachu" ou suas sílabas. E Inagaki consegue fazer bem seu trabalho demonstrando quando a personagem está feliz, cansada ou com medo.
Os designs dos personagens foram feitos pelo Diretor de Animação Nishiki Itaoka, artista de grande talento que finalmente conseguiu chegar a esse cargo. Miraclun foi a primeira a ser criada, com motivos de uma cerejeira e um ponteiro de relógio. Ela também teve de ser a primeira, pois a Luz Milagrosa da vez teria o formato dela. Itaoka a esboçou na primeira reunião enquanto se acertava como seria o filme e para sua surpresa, foi aprovada na hora.
Miraclun, dançando com as Luzes Miraclun, que têm o mesmo formato dela. |
Refrain foi interpretado por Hiroaki Hirata, o Sanji de ONE PIECE, e chamado por Fukasawa, que já conhecia seu trabalho desde essa série e tinha plena confiança em seu trabalho. Hirata conta que no começo ele enfrentou problemas para encontrar o tom para interpretar, sendo sério demais. Mas depois encontrou o tom certo, como se Refrain fosse um professor maldoso, sarcástico, mas sem ficar cômico. E de fato ele conseguiu, adotando um tom formal, tranquilo, mas mesmo assim sendo intimidador e ameaçador.
De acordo com Itaoka, no começo Refrain era para ser musculoso, de aparência bruta, inspirando um inimigo difícil de derrotar. Mas depois recebeu instruções de fazer um homem bonito, algo com o qual ele não estava familiarizado. Para isso fez vários esboços e testes, mostrando para os membros femininos da equipe e escolheu o que teve maior aprovação.
Também é contado que seu engenho também é uma Luz Milagrosa, a Dark Light ("Luz Escura"), cujo formato lembra engrenagens de relógio e uma câmera, objetos que remontam a memórias, ao passado. E teria o efeito inverso ao da Luz Miraclun, de fazer voltar o tempo.
Outra participação especial foi da repórter Ayumi Hirodo, da TV Asahi, como ela mesma no noticiário que o pai de Nodoka estava assistindo. Tem se tornado comum chamar repórteres para esse papel nos filmes da série.
Precure All Stars
O tema da abertura é o mesmo de Healin' Good, mas cantando a segunda parte. Também e mostrando como as HUGtto e as Star Twinkle chegaram em Sukoyaka e o que elas vieram fazer. Existem várias personagens de outras séries como Maho Girls! e PreALa fazendo figuração.
Em todo o filme estão espalhadas referências e até aparições das Cures antecessoras. Para os fãs da série é divertido procurar por elas. Existem também alguns outros serviços como quando Nodoka tromba com Hikaru e diz ふわ!ごめんなさい (Fuwa! Gomennasai, ficaria algo como "Uau! Desculpa") e a Mascote Fuwa aparece perguntando se a chamaram. E também quando Nodoka sente uma proximidade com Hana, pois ela mesma tem o sobrenome "Hanadera".
Interessante que os monstros de Refrain, chamados de "Ticters" nos conceitos (nos créditos são "Monstros" mesmo), são interpretados pelos atores que fizeram soldados e "monstros da semana", os Oshimaider/Mou Oshimaider de HUGtto! (Oolongta Yoshida), os Notray e Notrigger de Star☆Twinkle (Yoshimitsu Shimoyama, Kohsuke Echigoya e Kenta Tanaka) e os Megapatógenos/Gigapatógenos de Healin' Good (Kousuke Gotou).
O pão-doce sabor morango, item chave de Maho Girls!. |
Só que diferente de outros filmes do tipo "All Stars", desta vez se focou na trama, na história, ao invés de nas personagens como é habitual. Chiyu e Hinata até têm sua fatia de participação nas lutas de um-contra-um com os monstros e na hora de convencer os outros times, cada uma à sua maneira. Mas tirando Hana, Emiru, Ruru e Hikaru, as outras Cures e Mascotes de HUGtto! e Star☆Twinkle não têm tanta participação, com pouquíssimas falas.
Quem tem bastante tempo de tela e destaque é Nodoka. Seu caráter bondoso é bem demonstrado logo que ela acorda e tropeça na bolinha, e pede desculpas a Rabirin por acordá-la, ao invés de repreender Rate por deixar o brinquedo no chão sem recolher. Pois Nodoka coloca o bem dos outros acima do próprio.
E também é mostrado seu senso de responsabilidade ao se frustrar quando Miraclun é raptada e o tempo está prestes a voltar novamente. Nessa hora, Hikaru dá a ela o mesmo apoio que Hana lhe deu em Precure Miracle Universe. E assim é passado o legado de Precure a Nodoka, que ganha forças para prosseguir com sua missão.
Não vou me esquecer da promessa que fiz. E agora vejo o que o diretor Fukasawa quis dizer com "fazer Nodoka chorar". |
Aoi Yuuki novamente faz um excelente trabalho de interpretação, não só quando Nodoka chora ao fracassar como quando se levanta mais uma vez na última luta, mesmo depois de ser esmagada pelo inimigo. Nessa hora ela representou usando não só a voz, como também a respiração para mostrar a determinação da personagem a salvar Miraclun, mesmo totalmente esgotada. E repetindo as mesmas palavras que ouviu de Hikaru, que se emociona mesmo sem poder se lembrar que as disse.
Trabalho de interpretação com a respiração. |
A luta final é apoteótica, com Nodoka assumindo uma nova forma a Super Grace, e tocando no fundo a canção-tema do filme, Circle Love ~サクラ~ (Sakura), cujo título em inglês é um trocadilho com "Sakura", a flor de cerejeira. A introdução é comprida, como se fosse um prelúdio para o confronto final, carregando energia. Foi encomendado assim pelo diretor Fukasawa, que pediu algo que remetesse a Led Zepelin e à primeira abertura de Ultraman Leo. Quem canta é Rie Kitagawa, veterana da franquia, com uma voz que ora inspira doçura ora força. Exatamente como são as Cures.
O visual da Super Grace é bem interessante, pois além dos motivos e cores de flor de cerejeira, contém elementos de HUGtto!, como as mangas em material transparente, e as pétalas de flores da saia que lembram a da Cure Star, de Star☆Twinkle. Itaoka comenta que isso foi apontado por Naoko Yamaoka, a desenhista de Healin' Good, mas ele mesmo diz que não foi intencional.
O encerramento também é o mesmo da série de TV, mas com duas estrofes e uma dança em computação gráfica com todas as Cures do filme. Segundo a equipe de criação, em outros encerramentos a câmera ficaria parada para mostrar melhor como é cada passo. Mas desta vez optou-se por usar movimentações dinâmicas com a câmera circundando as personagens ou girando, e com elas fazendo a dança em formações como círculos e estrelas.
O filme pode não dar ênfase aos personagens, mas a trama tem a ver com os temas de cada time, justificando serem exatamente estes a participar. Em sua série de TV, as HUGtto! enfrentaram um inimigo que pretendia manter o mundo parado no tempo, em um estado plácido em que as pessoas seriam mais felizes, mas sem poder ir ao futuro. E Star☆Twinkle fala da importância de se encarar novas possibilidades e o desconhecido, fazendo descobertas. Já Healin' Good, além de fornecer o local, uma cidade do interior com atrações turísticas, justificando a presença das Cures de outras séries, fala de curar as pessoas tanto física quanto mentalmente. Algo que Refrain precisava.
Isso tudo faz com que o filme seja acessível a quem nunca viu nenhuma das séries. A história é totalmente auto-contida e não é preciso conhecer nenhuma das personagens. Não vai arrancar lágrimas, mas ainda assim é um bom filme, com um história bem estruturada e consegue apresentar de forma simples algo que segue um conceito complexo como o loop temporal. E traz a mensagem de não ficarmos presos ao passado e sim de valorizá-lo para então ir em direção ao futuro.
Mudanças Emergenciais
O filme estava programado para estrear em 20/03/2020, mas teve de ser adiado várias vezes devido ao COVID-19. E na exibição em 31/10/2020 tiveram que fazer alterações. Devido às circunstâncias não foi mais possível fazer a tradicional torcida com as Luzes Milagrosas (Luzes Miraclun) como em filmes anteriores e as crianças tiveram que ver o filme em silêncio. E foram cortadas as partes que ensinam como usar as Luzes e os cuidados a se tomar no início do filme, mas foi exibido no Canal Oficial no YouTube (o vídeo no começo da matéria). Foi uma pena, pois era algo que o diretor de animação Itaoka sempre quis fazer, com os Mascotes se movimentando em uma perseguição.
Também foi removida uma cena no final do filme, com Nodoka, Hana e Hikaru convidando as crianças a dançar junto com elas no encerramento, outra tradição da série. O produtor Keisuke Naitou lamentou, pois ela foi feita com computação gráfica e captura de movimento, fazendo esforço para representar as personagens e seus trejeitos, mas felizmente essas duas cenas foram incluídas na versão em Blu-Ray/DVD como parte integrante do filme e não como extras. Ou seja, é a versão original, como deveria ter sido exibida nos cinemas.
Isso tudo fez parte de medidas de segurança tomadas pelo produtor Naitou para não pôr em perigo a saúde das crianças que fossem assistir e colocou como prioridade máxima. Ainda, foram feitas algumas mudanças nas falas com as instruções diretas de ativar as luzinhas e torcer pelas Cures em voz alta, trocando por outras. O diretor Fukasawa comenta que com isso também tiveram de remover os ícones que indicavam quando balançar as luzinhas, um elemento presente desde Miracle Universe e chamada por ele de "Frame Kaizawa", em alusão ao diretor Yukio Kaizawa que o desenvolveu.
O chamado "Frame Kaizawa" colocando as luzinhas dos lados na hora de balançar. Elemento introduzido em Miracle Universe. |
Em compensação, no começo Asumi/Cure Earth faz uma breve participação com algumas instruções de segurança, ao mesmo tempo em que conta que não poderá aparecer. O filme foi feito e era para ter sido exibido antes de sua estreia na série de TV e devido às circunstâncias estreou quando ela já integrava o time. Sendo assim foi preciso justificar sua ausência para as crianças, que obviamente não sabiam das circunstâncias dos bastidores.
Em parte também devido à pandemia, a bilheteria foi a segunda mais baixa da franquia. Outro fator foi a competição com outros conteúdos, como o especial de cinema de Demon Slayer, que registrou grandes recordes de arrecadação.
Mesmo assim o filme teve aceitação por parte das crianças que assistiram. E segundo Aoi Yuuki, elas seguravam as luzinhas que tinham o formato de Miraclun como se as protegessem, dando uma sensação de integração com as Cures, que também lutavam com esse mesmo propósito. Com isso, distribuí-las não foi em vão e deu bons resultados, ainda que de um jeito inesperado, como aconteceu com as Luzes Milagrosas originais. E segundo relatos, as crianças obedeceram as instruções e não as acenderam e nem fizeram barulho durante a exibição do filme.
No fim a luzinha se tornou uma figura de Miraclun. O formato foi um golpe de sorte e fez com que sua distribuição não fosse à toa. |
Este filme vai entrar na lista dos injustiçados, que tiveram bilheteria baixa apesar de serem muito bons, como o de Splash☆Star e o de Happiness Charge!. Mas espero ter podido compensar um pouco que seja ao comprar o Blu-Ray.
Extra: O conteúdo do Blu-Ray
O Blu-Ray vem com um folheto com ilustrações de conceitos e comentários do diretor de animação Itaoka, do diretor Fukasawa e do produtor Naitou, além de cartões postais com cenas do filme. Os comentários foram curtos e por isso, peguei as informações dos bastidores espalhadas na matéria da edição especial da Animage sobre Healin' Good♥Precure.
Livreto com ilustrações e comentários. |
Cartões postais com cenas do filme. |
Desta vez não incluíram vídeos de entrevistas, mas somente a abertura e o encerramento sem os créditos, os trailers e um que ensina a dançar. Em compensação tem um videoclipe de Circle Love ~サクラ~, feito com cenas do filme recapitulando seus eventos.
Não foram incluídos vídeos de entrevistas com o elenco, pois não foi possível fazer uma cerimônia de abertura ou de agradecimento pelo prestígio devido às circunstâncias atuais. Mas existem conversas entre as atrizes no YouTube em canais de notícias como a Cinema Today. Como este reunindo Eimi Naruse, Aoi Yuuki e Rie Hikisaka. Existe um aviso de que foi gravado em fevereiro, antes que fossem tomadas medidas devido à pandemia e por isso elas não estão separadas por paredes de acrílico.
Yuuki e Hikisaka comentam que Naruse é a própria Hikaru/Cure Star em carne e osso. Um momento engraçado é quando é perguntado às atrizes que tipo de Precure elas gostariam de ser. Nessa, Yuuki pergunta primeiro se crianças vão ver esse vídeo para "não falar alguma coisa imprópria". Isso arranca risadas das duas, que logo percebem o que ela quer dizer com isso, já que Yuuki é uma otaku inveterada.
Naruse e Hikisaka avisam Yuuki que o ano vai passar bem rápido e no último episódio as atrizes vão chorar bastante. E Yuuki conta que realmente foi assim em entrevistas mais recentes.
Momento da Chiyu-chi
"A melhor Defesa é o Ataque". Em uma das cenas de luta mais bonitas do filme. |
Momento da Saaya
Com o Mirai Pad na abertura. Infelizmente ela não teve participação significativa e nem muitas falas. |
Momento da Madoka
Junto com a Yuni e as duas fazem vários ataques em conjunto. É interessante pois Mikako Komatsu e Sumire Uesaka têm um programa na Abema TV às quartas feiras. |
Escritora ao seu dispor e parece ser um bom filme de Precure. Pena que devido às circunstâncias e ao sucesso meteórico do filme de "Kimetsu no Yaiba" - que dava pra ter o arco no anime pra fechar melhor, fazer o quê - pelo menos, ainda foi exibido nos cinemas. Ruim é quem esperava o filme 24 de "Detective Conan" pra ver no final de ano, quando rola o DVD/Blu-ray e o fansub pode trazer e foi adiado para este ano, meio uma tradição ver os filmes anuais da série, os dois últimos foram muito bons, cada um ao seu modo.
ResponderExcluirNem teve muitos extras neste filme, pena. Curte mesmo as cures de azul, meu caro, afinal, elas tem estilo. Fugindo do assunto, só um pouquinho, tô vendo "Ultraman Mebius" e está muito legal, dou minhas impressões quando terminar. Sentindo falta das análises dos bonecos de ultra, sei que tem uns aí pra mostrar, no aguardo.
Obrigado, Escritora!
ExcluirÉ um bom filme. Uma pena que teve que competir com um filme que foi literalmente um trem que passou por cima de tudo.
Mebius é uma série muito boa! Não só nas participações especiais como os personagens são excelentes! E o próprio Mebius é muito gente fina!
O mês que vem está programado para ser o Mês do Kamen Rider, considerando os 50 anos da série, então Ultraman vai ter que esperar um pouco. Ao menos é esse o plano, mas a bem da verdade estou passando por uma crise. Duvidando da validade deste blog existir ou de continuar as atividades. Sinto que não sou necessário diante de tanta gente produzindo conteúdo. Tanto que eu fiquei este mês sem fazer nada... Primeiro é superar esse desânimo.
Olá!
ResponderExcluirO conjunto da obra evidência a tamanha dedicação da produção para com este filme. Infelizmente a circunstância acabou prorrogando a estreia, deixando os fãs apreensivos com a possibilidade de não ser exibido nas telonas. Na época, começaram a cogitar até ser lançado por Streaming, como foi o caso do Olhos de Gato. Seria uma saída mais sensata e compreensível, mas depois de saber que se preocuparam com a saúde das crianças e suas famílias isso já traz alívio. Por outro lado, seria fantástico se a Crunchyroll resolvesse transmitir este filme, assim todos (inclusive nós) poderíamos ter acesso.
Às vezes um enredo simplesbcom mensagem explícita é a fórmula perfeita para agradar a todos. Mesmo que contemple poucas interações entre as personagens e tenha ficado de fora os elementos que o caracterizam, por causa do distanciamento, faz bem seu serviço. Pelo visto foi o que entregaram desta vez!
Acredito que foi uma sacada boa tratar de tema leve que levante o astral do público, ainda que não intencional. Até considerando o momento em que as crianças vivem. A imagem da Cure Grace caiu como uma luva para este tipo de história, levando cuidado, esperança e respeito. Espero poder assistir o mais breve possível!
Legal ver que você comprou o BD original, incentivando a franquia quando ela mais precisa. Deve ser lindo ter em mãos este material com todos estes mimos que vêm dentro. Vi que você pagou uma nota altíssima por esta, mas teve sua recompensa, afinal.
Muito obrigada pela divulgação deste filme! Torço para que novas matérias sejam lançadas no blog, pois gosto muito de ler tudo o que escreve.
Obrigado, Melissa!
ExcluirEu cheguei a torcer para que passassem por streaming pela Crunchyroll, mas pelo visto a coisa é mais complicada com filmes. Tanto que até agora nada do de PreALa. E mesmo assim seria uma decisão difícil para a equipe, que queria apresentar em tela grande e ver as crianças balançando as luzinhas e depois dançando. Talvez eles tivessem ficado ainda mais frustrados. Mas não teve jeito. O produtor Naitou e a equipe tomaram a decisão mais acertada.
Esse foi bem focado na história, ou melhor, na estrutura. Quando via cada solução ficava maravilhado. E não era nada muito complicado. Vendo por este aspecto é um filme muito bem feito. Só esperava que usassem mais as personagens, sendo que muitas ficaram de cenário mesmo. Mesmo assim tem umas pegadas muito boas.
Desta vez tentei fazer de tudo para não revelar muita coisa, mas recomendo que assista, sim. Não é aquela coisa suntuosa, mas cumpre bem seu trabalho. Principalmente focando na estrutura da narrativa.
E obrigado pelo apoio. Está difícil ganhar ânimo, mas tenho que tentar, pois 50 Anos de Kamen Rider é algo que só vem uma vez. Ainda mais que programei uma apresentação da figura daquele Rider que todos gostamos. Vou ver o que consigo fazer.