domingo, 23 de outubro de 2016

S.H. Figuarts Kamen Rider OOO TaMaShii Combo

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da forma TaMaShii Combo do Kamen Rider OOO, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



A TaMaShii Combo é uma forma que o Kamen Rider OOO assume ao usar uma medalha produzida por Ankh a partir do Momotaros Imagin (Kamen Rider Den-O) e do inimigo Shocker Greeed derrotado pelos Kamen Riders Nº 1 e Nº 2, em conjunto com sua própria medalha do Falcão. O golpe especial é o Tamashii Bomber, que é o mais poderoso de todos.

Tamashii (魂) em japonês significaria "Espírito", "Alma". Ou seja, essa forma simbolizaria o Espírito dos Kamen Riders. No Combo, isso viria das medalhas que o compõem: Taka, Imagin e Shocker, o que acabou ficando meio forçado...


Essa forma aparece no filme OOO Den-O All Rider Let's Go Kamen Riders, de 2011, feito em comemoração aos 40 anos da franquia. Eiji Hino (Kamen Rider OOO) e Ankh perseguem estranhos inimigos que são diferentes dos Yummies criados pelos Greeeds. Um deles encontra um menino e usa suas memórias para voltar no tempo. Nisso, surge Koutaro Nogami (Kamen Rider New Den-O) que revela que esses inimigos são os Imagins e que eles foram para o ano 1971. Esse era o ano em que os primeiros Kamen Riders enfrentaram a Organização Secreta Shocker.

Ankh vê isso como uma oportunidade de conseguiu mais Cell Medals, que servem de alimento para ele, sem ter competição e força Eiji a ir junto com Nogami e seus amigos. Mas durante a luta com os Imagins, Ankh deixa cair uma de suas Cell Medals, que sem que ninguém perceba é recolhida por um soldado Shocker. Ao voltar para o presente, Eiji vê que a História foi alterada e Shocker domina o Japão. O primeiro Kamen Rider e o Nº 2 foram derrotados e com isso todos os outros subsequentes deixaram de existir. O único que pode ajudá-lo é Den-O, que por ser uma Singularidade Temporal, não é afetado pelas mudanças na História.

Se contar os simbolismos, foi um bom filme. Se contar apenas os simbolismos... E é o que eu mais gostei dentre os comemorativos que reúnem vários heróis da franquia. Apesar de ter (muitas) inconsistências, ele é bem fiel ao espírito do primeiro Kamen Rider, com os heróis surgindo no momento de maior perigo com a frase "Esperem aí!" e gargalhando ao enganar o inimigo. Ele também traz a mensagem de que o Kamen Rider é e sempre será um Herói, que existe em todas as épocas, no passado, no presente e no futuro, enquanto alguém precisar dele. Mensagens que foram trazidas de forma eficaz, fazendo esquecer por um momento dos (numerosos) problemas do filme, como por exemplo o fato do golpe final, o All Rider Break, ter virado uma piada sem graça.

É digna de nota a participação de Hiroshi Fujioka, e Takeshi Sasaki fazendo as vozes do Kamen Rider e do Kamen Rider Nº 2. E também compareceu Hiroshi Miyauchi, dublando o Kamen Rider V3 e o herói Zubat, em uma breve aparição especial. A presença dos atores originais, ainda que só dublando e sem se transformarem, deu um toque comemorativo ao filme e foi um de seus grandes atrativos. Foi a partir daí que começaram as tratativas para se fazer 仮面ライダー1号 (Kamen RIDER 1 Go, Kamen Rider Nº 1), tendo o primeiro Kamen Rider como personagem principal.

Os filmes comemorativos desde então passaram a usar o mesmo argumento básico desse, desgastando a fórmula. E por alguma razão, a polarização Showa/Heisei passou a aparecer oficialmente, o que na minha opinião acabou manchando a imagem dos heróis mais antigos e degradando a franquia.

O conteúdo da caixa. Só vem com as mãos intercambiáveis e o O-Scanner. A forma não usa armas e só aparece em uma cena e por isso vem com poucos acessórios. Nessa época ainda eram raras as S.H. Figuarts que vinham com peças de efeitos.
O modelo esteve disponível para venda limitada no evento Tamashii Festival de 2011.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O visual não dá a sensação de uma forma especial. Os enormes chifres dos ombros chamam a atenção, assim como os detalhes em dourado, mas ainda assim parece que falta alguma coisa.

Close da cabeça, que é a mesma da TaToBa Combo. Ela não se torna a Taka Head Brave, como na TaJaDol, o que diminui ainda mais a sensação de uma forma especial.

Os chifres dos ombros, os Ore no Tsuno ("Meus Chifres"), baseados nos do Momotaros. Eles têm pintura esmaltada e vários detalhes esculpidos. Os chifres podem ser usados como armas, mas de acordo com Momotaros, eles estão aí por que são "da hora".

Os relevos dos antebraços lembram os do TaJaDol Combo. As braçadeiras são parecidas com os braços do Momotaros. A proteção do dorso da mão é lisa.

O O-Lung Circle é esculpido com o emblema do Falcão, um relevo que lembra o Momotaros saindo de um pêssego e o símbolo da Shocker. A borda é dourada como em Combos especiais como o TaToBa, o TaJaDol e o PuToTyra.

Assim como em todos os modelos do OOO, existe este painel em forma de círculo nas costas. No brinquedo OOO Combo Change, ele seria um botão para liberar as peças do boneco para poder fazer várias combinações.

O cinto de transformação, o OOO Driver, é bem detalhado e as medalhas são feitas de material transparente. O cinto é colocado reto e na hora de ativá-lo para a transformação ele é inclinado. Na figura a fivela é fixa e não pode ser removida.

Do lado do cinto está esculpida a Medal Nest, compartimento onde são guardadas medalhas.

Do outro lado está o O-Scanner, usado para as transformações e para ativar os golpes especiais.

Na parte de trás está o fecho do cinto. Pena que as marcas de Copyright e o número de série ficaram muito evidentes.

As pernas são recolorações das Condor Legs do TaJaDol Combo. O fato do elemento do primeiro Kamen Rider ser nas pernas é porque ele é a raiz, a base da franquia. Além disso, existe o fato de seu maior golpe ser um chute, o Rider Kick.

Os pés possuem detalhes que lembras garras de aves de rapina, o que é apropriado já que o símbolo da Shocker é uma águia. As esporas são feitas de material maleável.


3. Articulações


O sistema de articulações da cabeça é o mesmo de outros Combos. Um tanto limitado na vertical, mas totalmente solto para girar.

O sistema de articulações das ombreiras é simples, só com uma dobradiça. Mesmo assim os braços conseguem se abrir bem. Se as ombreiras fossem ligadas ao tronco e não ao ombro seria mais fiel à estrutura da roupa usada no filme.

Pode parecer que o formato dos chifres limita os movimentos, já que eles chocariam com a cabeça se as ombreiras fossem abertas até o limite.

Mas na prática, com os ombros abertos totalmente os chifres só chegam à esta posição, sem a necessidade de maior abertura das ombreiras.

Fechamento máximo do cotovelo.

A movimentação dos pulsos é um pouco limitada.

O tronco se move bem para os lados. Mas a curvatura para a frente sofre bastante interferência do O-Lung Circle. Isso não tem remédio.

As coxas possuem articulações extensíveis e a abertura é boa.

As coxas se erguem bem e os joelhos se fecham até o ângulo da foto. Os pés possuem dobradiças nas pontas.

Os tornozelos são presos por conexões esféricas e não têm muita mobilidade.


4. Acessórios


Estão incluídos quatro pares de mãos.

Duas delas são para segurar objetos, sendo que o fechamento é diferente.

A mais aberta serve para segurar o O-Scanner, que é removível do cinto.

A mais fechada consegue segurar uma Medajalibur não incluída, mas que vem em outras formas do OOO. Ia ser bom se tivessem incluído a espada do Momotaros, como foi feito na versão S.I.C.


5. Ação



Ao viajar para o passado junto com Den-O, Ankh acaba deixando para trás uma Cell Medal, que é recolhida por um soldado Shocker. Isso acaba criando um terrível "efeito borboleta".


Ao voltar para o presente, Eiji percebe que o mundo mudou. Agora Shocker domina o Japão em uma distopia na qual uma elite escolhida se torna ciborgue e oprime os demais.


Nesta nova linha de tempo, Shocker teria usado a Cell Medal recolhida para criar um monstro poderoso. Com isso, eles teriam vencido os Kamen Riders e feito lavagem cerebral nos heróis, transformando-os em seus soldados.


Isso também fez com que não surgissem mais Riders depois deles e por isso Eiji tem que lutar sozinho para deter a ameaça de Shocker. Mas ele não vai desistir.


Den-O tenta voltar ao passado mais uma vez para corrigi-lo, mas falha e o trem do tempo Den Liner é destruído.

Eiji tem seu cinto tirado e é crucificado em praça pública junto com seus amigos e o que o espera é o fuzilamento.





- Concedam-me os seus poderes.
OOO usa as medalhas Taka (Falcão), Imagin e Shocker para assumir uma nova forma.


TAKA! IMAGIN! SHOCKER!
TAMASHII! TAMASHIITAMASHII! RIDERDAMASHII!!!


A TaMaShii Combo.


O Grande Chefe o ataca com bolas de fogo e o Herói é envolto em chamas.


SCANNING CHARGE!!!
OOO usa o O-Scanner para ativar o golpe especial dessa forma.



Ele absorve as chamas do inimigo, criando uma esfera de energia...


... e a dispara. Esse é o Tamashii Bomber, que tem uma força de 1000 t, a maior entre todos os golpes da franquia que tiveram sua potência divulgada.


Esse golpe tem forte carga simbólica pois uma das maiores características dos Kamen Riders é o de ter poderes que derivam ou são iguais aos de seus oponentes e em alguns casos se tornam seres como eles para enfrentá-los.

A reunião do Kamen Rider Nº1 com OOO e Den-O, um Rider do passado, um do presente e outro do futuro, foi para mostrar que a lenda do Kamen Rider é eterna.

Por mais que se tente mudar a História, os Kamen Riders sempre serão os heróis das crianças, não importa de que idade. Isso é demonstrado por um personagem que vem ajudar os Riders representado, em uma aparição-surpresa, por um dos maiores astros das Anisons e das Tokusons e que é bem conhecido aqui no Brasil (pena que ele não cantou a música de encerramento).

Enquanto as pessoas se lembrarem deles, os Riders sempre existirão e virão quando forem chamados.


- Se um dia os Riders voltarão a se reunir novamente, isso agora depende da força de vocês!
- Esforcem-se! Kamen Riders!
O legado do Kamen Rider é passado para OOO e Den-O.


Nessa hora não existe "Showa Rider" ou "Heisei Rider". São todos Kamen Riders, heróis que lutam pela paz no mundo e pela liberdade da humanidade.


- Sr. Hongo! Sr. Momotaros! Concedam-me seus poderes!
Definitivamente não foi intencional, mas ao ver essa forma não pude deixar de pensar no Ultraman Orb, que estreou este ano. Na hora de usá-la, Eiji também diz お借りします (Okarishimasu, algo como "pego emprestado", de forma reverenciosa). Ainda, Eiji também é um andarilho e perdeu uma pessoa importante no meio de uma explosão.
Obs.: a posição das mãos na verdade é ao contrário, mas acho que ninguém vai notar...


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da forma TaMaShii Combo do Kamen Rider OOO, feita pela Bandai. Os acessórios são poucos e o sistema de articulações tem alguns problemas em comparação com modelos mais atuais. O visual também não é dos melhores, sem nada muito especial, parecendo até meio improvisado.

Ele não é bonito, mas o Kamen Rider não foi feito para ser bonito desde o começo. O grande mestre Shotaro Ishinomori rejeitou o desenho do Cross Fire, um dos protótipos do primeiro Kamen Rider, pois segundo ele era "elegante demais". Ishinomori também fez vários heróis de visual espalhafatoso (e até bizarro), como Kamen Rider Stronger, Akumaizer 3, Inazuman e Henshin Ninja Arashi. Seus visuais dos monstros de Gorenger às vezes beiravam o ridículo, deixando até mesmo o produtor Tohru Hirayama perplexo. Mas ele fazia isso dizendo que "sem algo assim não haverá mudanças". E esse princípio é seguido por seus discípulos até hoje na hora de desenhar os Riders da Nova Geração.

Ou seja, essa forma incorpora até mesmo esse aspecto de que o Kamen Rider vai muito além do visual. Ele tem um grande valor simbólico, que é mostrado no filme apesar de aparecer brevemente e é por essa razão que comprei esse modelo. Ele teve disponibilidade limitada apenas para um evento, mas pode ser encontrado em lojas de usados por preços relativamente baixos. Recomendo para quem gostou do filme e tenha a mesma visão que tive dessa forma.

8 comentários:

  1. Show de review!

    Realmente, para uma "super transformação" o visual é um tanto simples. Mas achei bem legal mesmo assim, principalmente pelas ombreiras e as pernas. E a combinação de cores é bem legal também.

    Já deu para perceber que há mais sobre o conceito dos Riders do que parece. Bem interessante essa questão de ter um visual que não precisa ser bonito, resultando em algo mais fora do "padrão" mas ainda mantendo um visual bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Muita gente ficou até decepcionada com essa simplicidade, mas eu gostei pelo que ele representa.

      No começo eu achava os visuais de alguns Riders estranhos, mas depois de ler uma entrevista com um dos desenhistas finalmente pude entender a razão. Outra com o criador do Tamagotchi também foi útil nesse sentido. Agora já nem me estresso mais com isso.

      Excluir
  2. Nobre Usys! review fantástico e superdetalhado!

    Cada review desse me dá vontade de assistir a todos os Kamen Riders! As histórias parecem ser bem bacanas, mas devem fazer uma farofa nos filmes para aparecer outros personagens, sem se importar com linha do tempo ou algo assim.

    Acredito que a Bandai deva pensar assim: "Essa figura do Kamen Rider tá massa, mas achamos que está faltando alguma coisa? Já sei! Liga lá pra o pessoal da série e manda inventar um upgrade, porque já é mais um boneco pra vender!" - E assim surgiram também os cavaleiros de ouro da saga SOul of Gold!!!!

    Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      As séries Kamen Rider são independentes umas das outras e por isso, nesses filmes se usa o raciocínio de que se trata de um mundo paralelo. É o mesmo princípio usado em especiais de cinema de Dragon Ball e Saint Seiya. Essa prática não é nova, sendo que já era usada nos anos 1970, com Mazinger Z.

      Na verdade, desde o começo e já existe um esquema de quando sai uma nova forma. Tudo já é planejado, visando datas como o Natal. Até os espectadores já sabem qual a época em que saem as formas mais poderosas.

      Já os Soul of Gold foram feitos tendo em mente que os personagens mais famosos de Saint Seiya são os Cavaleiros de Ouro. Mas também foi para realizar uma coisa que acho que todo fã já imaginou: como seriam os Cavaleiros de Ouro com Armaduras Divinas. Então creio que foi um bom ponto.

      Excluir
  3. Senti falta do Momotaros nas fotos!

    Esse visual me agrada bastante, porque as ombreiras de "Imagin" combinaram bem com o visual do OOO.

    Quando fiquei sabendo que esse filme comemorativo teria o Den-O como um dos personagens principais, não curti muito. Achei muito forçado. Mas hoje entendo que grande parte desse sucesso avassalador que foi o Den-O se deve ao carisma do Momotaros. Não é a toa que a série foi recordista no número de filmes derivados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      Infelizmente ainda não tenho a S.H. Figuarts do Momotaros. Por isso usei a Sword Form no lugar. E uma pena que não consegui o New Den-O. Acho que se desse para colocar as asas da TaJaDol nessa forma ia ficar melhor ainda.

      A primeira vista a participação parece mesmo forçada, mas no fim ela foi totalmente necessária no filme, tanto pela trama quanto pela simbologia. A popularidade influiu também, mas conseguiram fazer uma história que não se sustentaria sem o Den-O e conceitos usados no seriado.

      E Den-O teve um monte de fatores que colaboraram para sua popularidade: o roteiro de Yasuko Kobayashi, a atuação de Takeru Sato e é claro os Imagins, cada um com uma característica própria. Ainda hoje é um de meus favoritos.

      Excluir
  4. Belo review! Curti muito essa forma, principalmente pela referência ao Momotaros. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      E você conhece o Den-O?! Essa série é muito legal!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html