sábado, 17 de outubro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 28

Saudações.



Direção e Storyboards:  Yuriko Kado
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Akira Inagami
Arte: Miki Tanaka

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: As Cures vão ver uma competição de balonismo em que participam ex-colegas de faculdade do pai de Nodoka. Mas o time deles perde e Asumi sente a frustração pela primeira vez em sua vida. Elas repelem um ataque de Guaiwaru, porém Daruizen planta uma Mega Parte em Nodoka.


Nodoka é levada ao hospital e examinada, mas a causa de sua doença é desconhecida. E os sintomas são muito parecidos com os da época em que ela ficou hospitalizada. Rabirin se culpa por ter escolhido Nodoka para ser Precure, mas ela a consola dizendo que com isso ganhou forças. As duas se dão as mãos, o que gera energia Precure que expulsa a Mega Parte e ela se torna uma névoa negra que voa para as montanhas. 


As Cures a seguem e Daruizen está lá à espera deles. A névoa toma a forma de alguém parecido com Daruizen, para estarrecimento das Cures (e para surpresa do próprio). Esse é Kedari (Akeno Watanabe), um novo Terapatógeno.


Neste episódio finalmente são feitas revelações sobre o que são os Patógenos e a ligação entre Nodoka e Daruizen. Os Generais na verdade são Patógenos superiores, os Terapatógenos, que possuem inteligência. Eles seriam Megapatógenos evoluídos e o Rei Patógeno talvez seja o estágio final dessa evolução.

Quando era pequena, Nodoka foi atacada por uma semente Patógena que se implantou em seu corpo. Ela se alimentou da menina, fazendo-a adoecer e ficou incubada até ser chamada pelo Rei Patógeno. Depois tomou uma forma humanoide e daí surgiu Daruizen.


Sinto que agora está explicado porque Batetemoda foi totalmente desintegrado, enquanto Nebusokku voltou a ser um pássaro. Talvez porque a semente Patógena teria a propriedade de absorver e copiar certos aspectos do ser que ela parasita. Ou seja, Batetemoda não seria um ratão-do-banhado transformado, mas sim um Terapatógeno com o formato do animal, que provavelmente foi deixado para trás. Diferente de Nebusokku, que era um pássaro corrompido por uma Mega Parte, em um experimento de Daruizen.

Nada muito relevante, mas pode ser por isso que Batetemoda se referia a Daruizen como "mano" e Nebusokku o chamava de "irmãozinho". Essas partes eram assim mesmo em japonês.

Com isso ficou dispensada a explicação do que aconteceu com o ratão-do-banhado. Uma boa saída.

Sendo assim, pode-se dizer que Daruizen é uma cópia malvada de Nodoka. Por isso ele compartilha de motivos como as flores e da frase "eu me sinto tão viva". Isso explica, ainda, por que Kedari se parece com Daruizen, já que ambos são cópias do mesmo "modelo". Porém, por não ter se desenvolvido totalmente, Kedari possui inteligência mas não tem emoções. É como um drone que tem a tarefa de infectar a Terra e derrotar as Precure.

Em tempo, "Kedari" provavelmente vem de 気だるい (kedarui), que significa preguiça, falta de vontade. Algo menos intenso que o だるい (darui) de "Daruizen".

Isso tinha um sentido, afinal.

Se não fosse por Rabirin e pelo poder Precure, era possível que Kedari tivesse se desenvolvido completamente. Ou pior, Nodoka também tivesse sido corrompida e transformada em um Terapatógeno como Nebusokku.

Nesta cena, Aoi Yuuki e Ai Kakuma mais uma vez demonstraram grande força e habilidade interpretativa. As interações entre as duas têm sido muito boas, em que uma parece puxar a outra. Yuuki fez uma voz realmente de quem estava fraca, sofrendo. E Kakuma transmitiu o remorso de Rabirin de forma dolorosa. A música, com o "tema da tristeza" também faz romper o canal lacrimal.

Mesmo sofrendo muito, Nodoka tenta confortar Rabirin. Se isso não for anjo, o que é?

Com isso fica claro que os Patógenos são seres nocivos e totalmente diferentes dos seres humanos. Um tipo de parasita que ameaça a humanidade. E as Cures os vêem exatamente assim, uma vez que eliminaram Kedari sem hesitar, como se ele fosse um Patógeno comum.

Foi diferente de Futari wa Precure, por exemplo, em que Honoka se preocupou com o que aconteceu com Pisard após derrotá-lo. Nisso é contado que ele não morreu, mas apenas voltou a ser as Trevas que era. No caso dos Patógenos, ainda não foi explicado o que acontece com eles quando são purificados. Nos tempos atuais as Cures geralmente fazem as pazes com inimigos. Pode ser que tenham resolvido retomar a linha das primeiras séries em que os oponentes são eliminados.

Sem piedade!

E fica uma pergunta. O quanto de Nodoka foi copiado em Daruizen? O Rei Patógeno aponta que ele tem deixado suas funções de lado, o que poderia indicar que existe algo nela dentro de Daruizen que impede suas ações. E ele ficou um tanto desconfortável ao ter isso apontado por Shindoi-ne. Por outro lado, Daruizen mostra que tem seus próprios métodos, buscando constantemente o jeito mais eficiente de contaminar a Terra sem precisar fazer muita força. Sua crueldade e desprezo pelos seres humanos também fazem ser difícil acreditar em sua redenção. 

Entre as histórias de Junko Koumura existem exemplos como Miden e Rio, mas eles tinham algo que os redimisse. Ainda por cima, em todas as situações em que Daruizen se encontrou com Nodoka, o que ela experimentou foi o terror. E agora ela está decidida a enfrentar o mal que ela (pensa que) causou. Para não preocupar mais os seus pais.

O horror diante da revelação de ser o "paciente zero".

Essa situação lembra Kamen Rider EX-AID, em que o protagonista, Emu, passa por algo parecido. Emu conseguiu trazer alguns Bugsters para o lado dos humanos, embora as condições fossem bem complexas e houvesse circunstâncias favoráveis. Não se sabe se Nodoka fará o mesmo, se ela consegue, ou mesmo se ela tem essa intenção. Para mudar isso agora seria necessária uma reviravolta muito grande na história.

No episódio anterior é mostrado isto. Talvez destrave um novo poder. Algo semelhante ao do Ex-Aid ajudaria...
Ou algo que transforme os Patógenos em vacinas.

No próximo episódio, Nodoka passa a comer mais e a intensificar os exercícios. Aparentemente é por se sentir responsável pela infestação dos Patógenos. Mas o encontro com uma colega, Kotoe, pode fazer com que ela repense seus atos.




Semanal da Chiyu-chi


Não é hora para isso, mas...

Análise da situação.


Extra: Virologia dos Patógenos

Encontrei um tuite que explica bem como é o ciclo de vida dos Patógenos. Não é oficial, mas algo feito por um fã, e é baseado em observações.


Primeiro vêm os Nanopatógenos, que procuram e infectam os Elementos. Eles se tornam monstros, Megapatógenos, que contaminam a Terra, criando um ambiente adequado para os Patógenos viverem. Depois de um tempo eles se desenvolvem e expelem sementes e podem ser extraídas Mega Partes. Ambas parasitam/corrompem animais (ou seres vivos em geral?), que por sua vez se tornam Terapatógenos. Os que vêm de sementes seriam capazes de gerar Nanopatógenos, reiniciando o ciclo.

Mais uma vez, não se trata de material oficial. Mas achei coerente e fácil de entender. Só notei que os que se originam de Mega Partes (Nebusokku, Kedari) não conseguiam criar Nanopatógenos, se limitando apenas a contaminar o ambiente. Ou talvez por terem sido prematuros.


Extra 2: Abertura Precure Miracle Leap

Foi liberado no Canal Oficial do YouTube  um vídeo com a abertura do especial de cinema Precure Miracle Leap, em que Nodoka e suas amigas se encontram com as Cures antecessoras de  HUGtto! e Star☆Twinkle. Está programado para estrear no Japão em 31/10/2020. É cantada a segunda parte da abertura de Healin' Good.




Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Out'2020 #51: aflições e revelações em Precure!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 28 Impressions



Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!
    Certamente este foi o episódio "divisor de águas" da série, algo que os fãs aguardavam para explicar algumas questões. Interessante essa correlação entre megabyogen-hospedeiro, isso amplia a noção do que aconteceu no passado com a Nodoka. Que grande surpresa! Não imaginava que Daruizen era um tipo de parasita que utilizou o corpo de Nodoka para se desenvolver.

    A matéria explicou bem os detalhes, até mesmo foi possível entender melhor sobre os Terabyogens. Vejo que Kedari cumpriu seu papel (mesmo que por curto tempo), ele mostrou ser um oponente forte e perigoso, ainda que não estivesse "completo". E realmente, as Cures não demonstraram piedade. Será que será o mesmo com os generais?

    Essas revelações causaram bastante confusão entre vários telespectadores, no twitter. Certas pessoas se revoltaram com as atitudes de Daruizen e tomaram as dores pela Grace, outros criticaram aqueles que torciam pelo casal "Nodoka x Daruizen" e há àqueles que ainda se vangloriaram por nunca terem torcido por esta união. Teve de tudo. Vi também fãs japoneses tendo que explicar melhor essa lógica do ciclo byogen, pois muitos ainda tinham dúvidas.

    Sinceramente, para mim, pouca coisa mudou. Continuo admirando a elaboração da história e os personagens, cada um a sua maneira. Possivelmente mais explicações virão com o passar das semanas. Espero que coisas boas estejam reservadas para os Byogens, seja qual for o desfecho deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Foi algo realmente inesperado. Achava que os Byogens fossem humanos infectados. Que, por exemplo, o Daruizen era um colega de leito da Nodoka e teria aprendido a frase com ela. Mas agora foi revelado que eles já não eram humanos desde o começo. Fiquei bem abalado com isso. Por achar que havia um jeito de salvar os generais. Agora a coisa fica mais complicada. E só de pensar que um personagem como o Batetemoda foi descartado tão facilmente... Embora os Not Raiders também fossem inimigos terríveis no começo e do meio em diante, as coisas viraram.

      Existem vários tipos de fãs nesse mundo. O único jeito é pensar "tem gente assim" ou "tem esse jeito de pensar" e saber dar um "ah, tá" de vez em quando. Então é isso aí mesmo. Ficar na sua e curtir à sua maneira é o melhor. Confio no trabalho da Junko Koumura, que sempre traz alguma solução boa, ainda que inesperada e em algumas usando um ponto cego. Um detalhe que se deixou escapar. Em teoria a série ainda está na metade, então muita coisa pode acontecer. E ainda penso que não se pode fazer vacina sem vírus.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html