domingo, 11 de outubro de 2020

S.H. Figuarts Kamen Rider Geiz

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Geiz, do seriado Kamen Rider Zi-O, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Geiz Myoukouin era um membro da resistência que lutava contra o domínio tirânico do Ohma Zi-O em 2068. E decide voltar cinquenta anos antes, no ano 2018 para eliminar o jovem que se tornaria o Pior e Mais Terrível dos Reis do Mal, Sougo Tokiwa. Para isso, ele se hospeda na casa de Sougo para vigiar seus movimentos e encontrar uma brecha para matá-lo. Mas com o tempo ele vai se convencendo que Sougo é uma pessoa boa e que é quase impossível ele se tornar o Ohma Zi-O. Mesmo assim, ele não admite e o trata com rudeza várias vezes. E com o tempo, os dois desenvolvem uma estranha relação de confiança.

Geiz (lê-se como em "gates") é ríspido, cabeça dura e tenta se dedicar à sua missão, mas no fundo é uma pessoa boa de coração mole. E ainda por cima é do tipo que "desdenha mas quer comprar". Tenta ser sério mas acaba se tornando cômico de vez em quando. Tem bastante conhecimento, como sobre o idioma alemão, porém não tem muita inteligência emocional. Ou seja, um oposto ao Sougo, que tem isso de sobra.

A bem da verdade, não se sabe muito sobre Geiz. O que ele fazia antes de entrar na resistência. Como ele conseguiu o cinto Zikuu Driver. Por que ele consegue se transformar em Kamen Rider... e nem sequer se questiona isso e nem tem importância nenhuma na história.

Junto com Geiz, veio Tsukuyomi, uma jovem bonita que também fica perplexa com a bondade de Sougo e tem suas dúvidas se ele vai mesmo se tornar o Ohma Zi-O. E ao invés de eliminá-lo tenta demovê-lo da ideia. Mas ao fracassar, decide fazer de tudo para conduzi-lo a um destino melhor.

Em um programa especial, o nome de Geiz é explicado, de forma metafórica. Teria a ver com "Rei" também. Em civilizações antigas, o Rei seria um Portal (Gate) que ligaria ao Divino ou ao Futuro. Como em "Faraó", que significaria "O Grande Portal". No Japão 御門 (Mikado, "Portal", de forma respeitosa). Por que no plural, talvez por "dar sorte" e por "parecer nome de rico". Por outro lado, em alemão, "Geiz" significaria "sovina", "pão duro".

"Tsukuyomi" já viria de 月を読む (Tsuki wo Yomu), literalmente "Ler o Mês" ou "Ler o Tempo".


Kamen Rider Zi-O teve como roteirista principal Kento Shimoyama, junto com Nobuhiro Mouri. Os dois trabalharam para séries Super Sentai sendo que Shimoyama escreveu Ninninger e Mouri, Kyuranger. Shimoyama atuava mais no Anime, tendo participado de Gintama, BLEACH e NARUTO. Mouri já queria ser escritor e junto com Shimoyama, foi trazido para o setor de Tokusatsu da Toei por Yasuko Kobayashi. A razão foi porque ambos nunca haviam trabalhado no gênero e Kobayashi achou que seria uma boa ideia para renovar os quadros. Zi-O também teve participação de Toshiki Inoue, que escreveu dois episódios em que Sougo acaba saindo do personagem e deu uma fama estranha pra a atriz convidada, Yumiko Shaku.

A música foi de Toshihiko Sahashi, com temas exóticos, que lembram música indiana.  É bem marcante, característica. A intenção foi a de remontar ao tema do "Rei". Foi um pedido do produtor Shin'ichiro Shirakura, que se inspirou no filme indiano Baahubali, e curiosamente, Rikiya Koyama, que dublou o protagonista na versão em japonês do filme, é o narrador de Zi-O e faz a voz do tirânico Ohma Zi-O.

Os dois primeiros episódios da séries estão disponíveis na Amazon Prime Vídeo, com legendas em português.


Geiz foi interpretado por Gaku Oshida, que havia feito alguns papéis menores antes de Zi-O. Ele mesmo gosta dos Riders que são rivais do protagonista, então esse papel foi perfeito para Oshida. O ator partica dança de rua e tem bom condicionamento físico. Ele consegue fazer o "desafio da tampa de garrafa".

Fãs também apontaram sua semelhança física de seu personagem com Ren Akiyama, o Kamen Rider Knight em Ryuki. Esse aspecto também foi mencionado pelos produtores Shirakura e Naomi Takebe em uma entrevista. Até o operador de câmera se confundiu uma vez chamando Oshida de Mastuda. Oshida também é amigo de Gaku Sano, o Kouta/Kamen Rider Gaim e já fizeram treinamentos juntos.

Tsukuyomi foi interpretada por Shieri Oohata, que tem uma beleza exótica e é altamente bem-humorada. Também fez papéis menores antes de Zi-O e atualmente trabalha em um quadro fixo do noticiário matinal Mezamashi TV, no Japão.

O conteúdo da caixa. Mais uma vez só mãos intercambiáveis. Não está incluída a arma, a Zikan Zaxe, que se transformaria de um arco para um machado. Também vem no pacote exclusivo com a motocicleta.

A caixa tem o dobro do volume do Zi-O.

É porque se trata de um exemplar da primeira leva, que vem com bases temáticas para o Zi-O e o Geiz. Er... sem querer parecer mal-agradecido, mas tinha outra coisa para colocar, não acha?


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A representação, mais uma vez, é muito boa. Enquanto Zi-O seria um relógio de ponteiros, Geiz lembra um relógio digital.

Close da cabeça. Uma boa representação da máscara do seriado.

Diferente do Zi-O, Geiz não tem antenas. Em troca, há um símbolo de um relógio na testa, acima do emblema de uma inscrição カメン (Kamen) de forma estilizada.

O visor, com textura insectoide no fundo, tem o formato de letras em japonês que dizem らいだー (RIDER), mas em hiragana, diferente do Zi-O que é em katakana.

Geiz também tem o auricular em um só dos lados do capacete, representando o botão de ajustar o relógio.

Na placa peitoral tem o relevo que lembra uma pulseira de relógio, mas daquelas feitas de borracha.

Na parte de trás o fecho, do tipo "fivela". Na parte que lembra o prendedor tem um microscópico emblema gravado.

Um grande diferencial são as ombreiras, bem maiores e mais complexas que as do Zi-O.

Os adornos que lembram pinos para ajustar as horas estão presentes só nas joelheiras e cotoveleiras.

Geiz também tem as braçadeiras com Ride Watches. E ele vem já desde o começo com as do Drive e do Ghost. Também tem um prateado representando o que se transformaria na motocicleta e só um Watch "branco".

O cinto de transformação Zikuu Driver é igual ao do Zi-O. Mas marcando o ano 2068, a época de Geiz.

Do lado direito está o Ride Watch do Geiz, com pintura metálica vermelha.

Do lado esquerdo um slot para inserir outro Ride Watch.

O fecho da parte de trás e o cinto são iguais aos do Zi-O.

De resto é quase uma recoloração do Zi-O.

O mesmo pode ser dito das pernas. Isso indicaria que os dois são do mesmo tipo, mas não é contado por que Geiz tem essa forma parecida com a do Zi-O.

A sola do pé tem a inscrição きっく (KICK) em hiragana.

Comparação com o pé do Zi-O. Quase a mesma coisa, com exceção do jeito como se escreve "Kick".


3. Articulações

O sistema de articulações é igual ao do Zi-O. Só que no meu exemplar a articulação da virilha é um pouco travada.

As ombreiras possuem um sistema que reduz a interferência no movimento dos braços.


4. Acessórios


Estão incluídos estes três pares de mãos. Geiz tem mãos abertas no lugar das com dedo apontado do Zi-O.

Nestas posições só tem para o lado esquerdo.

Os Ride Watches incluídos são os do Drive (vermelho) e o do Ghost (laranja).

Eles podem ser instalados nos slots do cinto. O do Geiz também é removível, assim como os da outra braçadeira.

Nos espaços vazios das braçadeiras existem microscópicos relevos com o emblema do Zi-O.

Como brindes da primeira leva, estão incluídas estas bases temáticas que lembram os Ride Watches do Zi-O e do Geiz.

A montagem é um pouco complicada e difícil de entender. É preciso cuidado para se manipular os papéis da base, pois são bem finos e se dobrarem ou rasgarem, não tem como recuperar.

As tampas e os papéis-base podem ser reposicionado em ângulos de 45°, emulando a característica dos Ride Watches de serem girados. Não que tenham alguma utilidade prática, mas...

As bases podem ser conectadas uma a outra. Foram comercializados conjuntos dessas bases com estampas dos Ride Watches dos Heisei Riders. A intenção era colocar todos juntos nessas bases conectadas.

No topo, com o formato de um pino de ajuste de horas, existe uma tampa para um conector, que é removível por baixo.

Com isso é possível instalar um suporte com garra (não incluído).

Ficaria assim. Legal, mas acho que tinha outra coisa que deveria ser incluída.


5. Ação


GEIZ
Geiz primeiro ativa o Ride Watch.

E o instala no Zikuu Driver.

- HENSHIN!

RIDER TIME!

KAMEN RIDER

GEIZ!
Diferente do Zi-O, o som é contínuo.

- Não tenho nada contra o "você" desta época, mas é pelo Futuro.
Geiz surge diante de Sougo.

E o ataca, decidido a eliminá-lo antes que se torne o Ohma Zi-O.

Ajudado por Tsukuyomi, Sougo então foge usando a motocicleta e despista Geiz.
Obs.: não tem, então vai no pé mesmo.

Geiz tenta se concentrar em sua missão. Quando vê um monstro atacando uma pessoa, tenta fingir que não vê.

......

Mas tem coração mole e no fim vai lá ajudar. Os produtores o descrevem como "uma pessoa da Era Showa" (1925 a 1989).

FINISH TIME!
Golpe final. Geiz ativa mais uma vez o Ride Watch.

TIME BURST!!!
O chute de Geiz segue uma trilha de letras らいだーきっく (RIDER KICK) em hiragana. O golpe é em linha reta, diferente de Zi-O em que as letras cercam o inimigo.

Vitória?

Mas como dito anteriormente, se não forem cumpridas certas condições, o inimigo volta...

... ainda mais forte. E Geiz não é excepcionalmente forte.

Mesmo assim, Sougo vem para ajudá-lo.

- Está tudo bem?
E se comportando de uma maneira bem diferente do que ele esperava. Geiz até tem algumas dúvidas, mas...

- Fique sabendo que eu estou louco para te eliminar!
... mas diz essas palavras rudes, quando decide se hospedar na casa do tio de Sougo, morando junto com ele a fim de vigiá-lo.

- Está tudo bem. Eu confio em você. Por isso, se eu me tornar um Rei do Mal, por favor me derrote.
- ......
Em troca, ouve estas palavras e fica atônito diante da grandiosidade de Sougo.

- Você me disse que ia se tornar o Melhor e Mais Bondoso Rei de todos! Então não tem problema! Se você se tornar o Pior e o Mais Terrível Rei de todos, eu vou te derrotar!
Em um momento, Sougo passa a ter dúvidas sobre si mesmo. E nisso, Geiz está lá para relembrá-lo de suas palavras. Aos poucos ele vai reconhecendo Sougo.

E juntos, vão se encontrar com vários dos Heisei Riders.

EXCEED TIME BURST!!!
Geiz também consegue usar os poderes dos Heisei Riders. Só que no caso dele, os golpes são mais próximos dos originais, como o Crimson Smash do Kamen Rider Faiz.

- Você está dizendo que ele vai ser um Rei do Mal? De jeito nenhum! Esse é o homem mais bondoso e mais confiável de todos! E é... o meu amigo!
No fim, Geiz percebe a verdadeira natureza de Sougo. E o aceita como seu companheiro.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Geiz, feita pela Bandai. Assim como o Zi-O é uma boa figura. O sistema de articulações é o mesmo e por isso fácil de usar. E existem vários mecanismos nas ombreiras de modo que elas não interfiram no movimento dos braços. Pode-se dizer que a Bandai já tem um sistema completo nesse sentido. Mas infelizmente, ele também não vem com a arma, a Zikan Zaxe, que é bem característica e por isso difícil de se encontrar uma substituição. E mesmo que se encontre, Geiz não vem com mãos para segurar objetos. Ela vem incluída na motocicleta do Zi-O, de venda exclusiva. O problema é que para representar a cena de perseguição de motocicletas do segundo capítulo, seria preciso comprar duas motos iguais e no fim ficar com dois conjuntos de armas.

As bases são muito bonitas, embora um tanto difíceis de entender o processo de montagem. Um bom brinde para a primeira leva. Mas seria melhor se incluísse as armas mesmo.


Ia fazer o making, mas devido a uma queda de luz, acabou não dando tempo. Fico devendo essa...


Na semana que vem, se der tudo certo, será o favorito dos fãs da série, o Kamen Rider Woz. E ele vem com algo que os outros não vêm.

4 comentários:

  1. Demais, nobre Usys! Tanto a apresentação quanto a figura! Muito bem detalhada e, diferente do Zi-O, eu não tinha notado que o visor era baseado num relógio digital e nem reparei que a pulseira era de borracha! Muito legal, mesmo! Pelo jeito, vou ter que continuar assistindo!

    AS cenas de ação ficaram incríveis, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Recomendo ver pelo menos até o episódio 4... se lançarem. Já deve ter visto o 2, então deve saber por que digo isso. Fora isso é curtir as aventuras do Sougo e seus amigos. E ver o que é um cara grande.

      As cenas tiveram que ser no improviso e na pressa. Felizmente os dois primeiros capítulos têm bastante coisa para copiar. Fazer o efeito de transformação do Geiz foi muito difícil. E o do Woz vai ser pior ainda...

      Excluir
  2. Show de review!

    O Geiz parece um ótimo rival/aliado para o Sougo, pela descrição dá pra ver que há um bom contraste entre eles. Mas eu jurava que ele seria um cara mais velho, fiquei surpreso ao ver que o Gaku Oshida é bem jovem, e tem bem cara de garoto. E achei interessante a ideia de focar mais no presente do personagem do que mostrar seu passado.

    Baita sacada de fazer ele com motivo de relógio digital, fizeram até o peitoral como pulseira emborrachada dessa vez, com o estio mais esportivo dos relógios de pulso digitais. Como eu sempre digo, o pessoal do design pensa em tudo, é impressionante!
    Por alguns instantes, a cor vermelha e o formato das ombreiras fez ele me lembrar do Zero de Megaman X, pena que o Sougo não parece o X, senão seria uma combinação engraçada hehehe.

    Pena que novamente economizaram nos acessórios. Não incluir as armas dos personagens é uma tristeza. Essas bases me lembram aqueles Nendoroids que vêm com plaquinhas, são pecinhas que ok, estão ali fazendo volume, mas que a gente não tem muita utilidade. Se pelo menos as bases viessem com as hastes, mas base sem suporte não tem muita utilidade pra figura articulada. Acho que elas ficariam até mais legais penduradas na parede ou sobre uma mesa de trabalho, pois são bem bonitas.

    Tem que ver o lado positivo de não ter as motos, a perseguição na base da corrida fica mais engraçada hehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O Gaku Oshida tem cara de menino, mas tem um bom porte físico. E habilidade com o chute. Incrível o "desafio da tampinha"!

      No começo eu não tinha entendido direito o tema do Geiz, e mais uma vez, foi olhando a figura que eu percebi que também era um tipo de relógio. É um bom contraponto ao Zi-O. E nem pensei nessa do Zero e do X. Se bem que os dois tem essa de conseguirem poderes de outros personagens.

      O grande negócio dessas figuras é poder representar as cenas. E sem as armas, não dá no caso desses dois. Sinto que deveriam ter colocado o conjunto de bases para venda exclusiva, para quem for colecionador hardcore mesmo, e incluírem as armas no Zi-O e no Geiz. A moto até podia ser exclusiva mesmo, já que foi pouco usada. E na verdade a cena de perseguição é muito engraçada no original, com as motos mesmo. O jeito que o Sougo despistou foi bem pensada e dei bastante risada.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html