domingo, 18 de outubro de 2020

S.H. Figuarts Kamen Rider Woz

Saudações.


Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Woz, do seriado Kamen Rider Zi-O, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: O livro não está incluído.

1. Informações



Woz é um homem misterioso que aparece diante de Sougo, carregando um livro intitulado "A História do Advento de Oma". Ele lhe dirige palavras proféticas, como que incentivando-o a se tornar o Oma Zi-O, surgindo e desaparecendo de acordo com sua vontade. Pomposo, toda vez que Sougo consegue um novo poder, ele conclama a todos que celebrem o momento.

... Mas muitas vezes, Sougo está ocupado perguntando para as pessoas se elas estão bem depois de um ataque ou sai a procura de seus amigos, sem ter tempo de dar atenção a Woz, que fica desnorteado. Mesmo assim, sua fidelidade a quem ele chama de "Rei" é verdadeira e inabalável.

Woz era um membro da resistência, mas acabou passando para o lado de Oma Zi-O e por isso tem vários atritos com Geiz e Tsukuyomi. Ele também faz as vezes do narrador, contando a história no começo do episódio, baseado n'"A História do Advento de Oma". É só que às vezes ele acaba lendo um pouco mais adiantado, dando uma pista dos eventos que seguirão.


Kamen Rider Zi-O tem como temas os "Heisei Riders" e "Viagem no Tempo". O produtor Shin'ichiro Shirakura no começo foi contra usar esses temas, que já haviam sido trazidos em Decade e Den-O, respectivamente. Mas foi fortemente convencido pela também produtora Naomi Takebe a "não fugir dos Riders". Já o diretor Ryuta Tasaki argumentou que com o Zi-O com aquela cara parecendo um relógio não permitiria que ele "fugisse da viagem no tempo". E assim Shirakura se dobrou.

O tema de relógio para o visual do personagem já havia sido decidido desde o começo. Como um jeito de representar o tempo, a Era Heisei. Mas um relógio tinha a imagem de ser algo pequeno e frágil e para inspirar força foi colocado bem grande no rosto as letras indicando "Kamen Rider". Daí o visual teve o impacto necessário. E também tinha a vantagem de ser algo fácil para as crianças desenharem, pois um relógio é um objeto do dia-a-dia, que pode ser encontrado em qualquer lugar.

Curiosamente, o primeiro Kamen Rider também enfrentou algo parecido, já que se baseava em um gafanhoto, que seria algo pequeno e frágil. Mas que ao mesmo tempo era algo popular entre as crianças.


Woz foi interpretado por Keisuke Watanabe, ator dotado de elegância e carisma singulares. Watanabe fez o teste para ser o protagonista, porém não foi aprovado. Mas foi chamado depois para ser o Woz e demonstrou boa habilidade interpretativa, mesmo lidando com situações imprevistas das quais ele sequer havia sido informado no começo. Inclusive em uma surpresa que ele teve ao saber só quando leu o roteiro do episódio e teve que fazer sem preparação.

O tio de Sougo, Junichiro, foi interpretado por Katsuhisa Namase, ator veterano que curiosamente foi o atrapalhado Inspetor Kenzo Yabe, em seu próprio seriado policial-cômico, que contou com a participação de muitos outros atores que trabalharam com Tokusatsu. Inclusive em um episódio foram reunidos vários dos Heisei Riders. Namase também fazia vozes de personagens de jogos da SNK, como Joe Higashi e Geese Howard em Fatal Fury 2 e Fatal Fury Special.

O conteúdo da caixa. Desta vez vem com o que tem que vir, sem precisar de pacotes de expansões.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. No começo é difícil dizer no que ele se baseia, mas pelo visto é um smartwatch. O visual é futurista, lembrando também um astronauta. O uso de pintura metálica é extensivo.

Close da cabeça. É bem detalhada e complexa, com algo que lembra um enorme mostrador.

Nos olhos está escrita a palavra ライダー (RIDER) em katakana como no Zi-O, com textura insectoide no fundo. Na testa o símbolo de "Kamen", misturado com ponteiros.

Na foto da embalagem, o emblema da testa ficou todo aglutinado, lembrando uma maçã. Isso cria a suspeita de que o visual do Woz vem de um Apple Watch. E que"Woz" vem de "Steve Wozniak" e "Geiz", vem de "Bill Gates", visto que os dois não se dão bem.

Curiosamente Woz tem auriculares nos dois lados da cabeça. Um lembra um pino de ajuste de ponteiros. O outro lembra um botão.

A placa peitoral tem uma enorme linha no meio que lembra a pulseira do smartwatch, com detalhes em verde-neon.

A ponta fica na parte embaixo do cinto.

Nas costas o que parece ser o fecho da pulseira.

As ombreiras têm enormes placas que lembram mostradores de LCD com o símbolo do Kamen Rider. Em um dos lados tem um pino de ajuste.

Detalhe dos braços, que têm a faixa que lembra uma pulseira. As cotoveleiras se parecem com botões.

Detalhe das braçadeiras, que têm o item especial do Woz, os MiRide Watches. Viria da combinação da palavra 未来 (mirai, "futuro") com Ride Watch, o que indica que é um modelo mais avançado.

O cinto de transformação BeyonDriver. O modelo é totalmente diferente do Zikuu Driver usado por Zi-O e Geiz. É bem detalhado e tem uma pintura no centro representando o capacete do Woz, sobreposto direitinho sobre uma imagem básica que seria um capacete de astronauta. As letras ライダー são nítidas, o que é um grande feito, considerando o tamanho microscópico.

Abrindo o painel do lado é revelado o MiRide Watch do Woz.

O painel lateral também é intrincado, com vários botões.

O cinto é em verde-neon e o fecho de trás é simples.

Interessante que o traje do Woz é de um material diferente dos do Zi-O e do Geiz, com várias dobras e isso foi representado na figura.

Essas dobras são representadas também nas coxas. A modelagem é bem realística, inclusive mostrando as costuras.

As botas também têm detalhes em verde-neon. As joelheiras são no formato de botões.

A sola do pé é moldada, com as letras キック (KICK) na forma de um cone ou um tornado. Isso tem um sentido. O símbolo do Kamen Rider fica no topo.


3. Articulações


O pescoço tem boa liberdade de movimentos, limitado para baixo por causa da gola.

Os braços também têm boa mobilidade, mas não ergue muito os ombros.

Até foram usados mecanismos para diminuir a interferência das ombreiras, com articulações extensíveis, inclusive, mas não é o suficiente para erguer totalmente. A placa peitoral grossa também impede os braços de se juntarem à frente do corpo.

O movimento dos pulsos é limitado pelas alças das braçadeiras.

A mobilidade do tronco é surpreendente.

Abertura das pernas. Tem a gama de uma pessoa comum.

Os joelhos se dobram bem.

Os tornozelos giram e pivoteiam para dentro.


4. Acessórios


Estão incluídos três pares de mãos. Não há nada em uma pose muito diferente, com exceção da de segurar objetos. Todas têm direitinho a pintura metálica na parte de dentro da mão e nos dedos. Inclusive na palma tem a alça do protetor do dorso da mão.

Os MiRider Watches incluídos. Um "branco", o do Kamen Rider Shinobi, o do Kikai e o do Quiz.

Eles são bem detalhados apesar do tamanho e de não terem estampas.

O MiRide Watch do Woz é representado com o painel já aberto.

Ele é removível do cinto e no lugar pode ser instalado outro. Com isso, Woz assumiria outras formas. Mas isso não pôde ser representado na figura.

E desta vez incluíram a arma, a Zikan De Spear!

Não só isso, como a ponta pode ser movida para passar do modo "Lança" para o modo "Foice". Embaixo, inclusive, a inscrição muda direitinho de ヤリ (yari, "lança") para カマ (kama, "foice").

Mas para assumir o terceiro modo é preciso trocar a lâmina por uma mais curta.

Com isso ela muda para o modo "cajado", com a inscrição ツエ (tsue), com um gancho, ou melhor, um ponto de interrogação na ponta.

Com a lâmina curta, a foice ficaria assim. Modo "martelo"? Pena que não muda a inscrição para ツチ (tsuchi, "marreta")

Logo embaixo tem o painel de controle onde daria para selecionar o modo da arma e ativar os ataques.

Na parte de trás tem direitinho o que no brinquedo seria o dispositivo sonoro, até com o alto-falante.

O cabo é todo testurizado e cheio de relevos.

Na outra ponta tem um símbolo do Kamen Rider esculpido de um lado e o que parece ser um parafuso do outro.

A lança, na mão de segurar objetos. A colocação é suave, mas dependendo da posição não fica muito firme. E as articulações dos pulsos limitam na hora de fazer algumas poses.


5. Ação


BEYONDRIVER!
Primeiro, Woz coloca o cinto.

WOZ!
E aciona o Woz MiRide Watch.

ACTION!
Para instalá-lo no cinto.

- Henshin.

TOUEI!!!
FUTURE TIME!
E então fecha o compartimento do MiRide Watch.

SUGOI! JIDAI!! MIRAI!!!

KAMEN RIDER WOZ! WOZ!!!

- Celebremos!

- Este é o Profeta! Que lê o Passado e o Futuro para registrar a História correta!

- O seu nome é Kamen Rider Woz! Esta é uma página da Nova História!
Mesmo anunciando seu próprio nome, Woz é pomposo. Falando como se estivesse lendo o livro.

Woz se vale de chutes giratórios, com efeitos de neon.

Golpe final. Woz abre o compartimento do MiRide Watch.

BEYOND THE TIME!
E o fecha mais uma vez.

Do cinto é lançada uma energia que forma um cubo atrás do oponente.

TIME EXPLOSION!!!

Woz dá um chute giratório com as letras キック (KICK), mandando o inimigo para dentro do cubo de energia.

Que explode, derrotando o oponente.

ZIKAN DE SPEAR!
Woz saca de seu cinto uma lança, que surge das letras ヤリ. E desta vez saca mesmo, sem precisar de pacotes exclusivos!

A arma tem três modos, selecionáveis pelo painel de toque perto da ponta.

YARISUGI!
O básico é a lança. Ao se selecionar esse modo, é emitida esta voz, que é um trocadilho com "lança" (yari) e a palavra やりすぎ (yarisugi), que significaria "fazer demais", "exagerar".

Os ataques com a lança também têm os efeitos em neon.

O golpe especial usa os poderes do Kamen Rider Kikai, lançando ganchos dos ombros para prender o oponente.

FINISH TIME!
BAKURETSU DE LANCE!!!
Depois é dar uma estocada forte com a lança. Nada muito complicado.

KAMASHISUGI!
O segundo modo é a foice. A voz é mais um trocadilho com "foice" (kama) e かましすぎ (kamashisugi), que seria "golpear demais" ou "exagerar no ataque".

A ponta pode ser enganchada no oponente para derrubá-lo.

Claro que também pode ser usada como uma arma de corte.

Mesmo que o inimigo ataque...

... Woz pode escapar em uma nuvem de fumaça, usando os poderes do Kamen Rider Shinobi...

... e reaparecer por trás, para um contra-ataque.

FINISH TIME! ICHIGEKI KAMAAN!
Golpe final. Woz se divide em vários que atacam o inimigo ao mesmo tempo. O nome provavelmente vem de 一撃 (ichigeki, "um só golpe") e um trocadilho com "kama" e "Come on".

TSUESUGI!
O terceiro modo é o "cajado". A voz talvez seja um trocadilho de "cajado" (tsue) com 強すぎ (tsuyosugi) que significaria "forte demais".

Este modo combina as propriedades dos dois outros modos, usada com estocadas como a lança...

... e o gancho da ponta pode ser usado para derrubar o inimigo, como na foice.

FINISH TIME!
Golpe final. Woz cria vários efeitos de pontos de interrogação, usando os poderes do Kamen Rider Quiz.

FUKASHIGI MAGIC!!!
Os efeitos prendem o oponente e explodem. 不可思議 (fukashigi) significaria "incompreensível".

- Celebremos! Ele, que herdará os poderes de todos os Riders... Ele que cruza o espaço-tempo... O Soberano do Tempo que reinará o passado e o futuro. Seu nome é Kamen Rider Zi-O. Testemunhem o exato momento de sua chegada.
Toda vez que Sougo consegue uma nova forma ou poder, Woz não perde tempo e anuncia o fato de forma grandiloquente. Como se fosse o arauto do Rei.

- É dele que você estava falando, seu Sougo?
- Ah, sim. Mas pelo menos ele é inofensivo, eu acho...
- ......
O chato é que Sougo algumas vezes o ignora. Ou aponta um fato estranho sobre ele rapidinho.

- De acordo com este livro...
Woz também faz as vezes de narrador da história. No começo ele dá um resumo do que aconteceu no episódio anterior, mas revela parte do que vai acontecer no atual.

Woz e Geiz não se dão muito bem. Não só por terem objetivos opostos, como também por seus temperamentos. Mas no final, é mostrado que os dois têm uma coisa em comum. Tem a ver com o Sougo...

De certa forma, Kamen Rider Zi-O é uma série do tipo "harém". Tsukuyomi é a heroína "equilibrada", que sabe o que faz. Geiz é a que "desdenha mas quer comprar". Woz é a "irmã mais velha afetuosa", "caseira".
... Eu vejo assim e fica bem engraçado.

Mais tarde, Woz consegue o poder do Kamen Rider Ginga. Como não tem, vai o Ultraman Ginga mesmo. E parece que a arma tem um novo modo.
- Isso se parece com uma espada de madeira. E o que está escrito aqui? "Lago Toya"?
- Éééhhh. Vai por mim. Funciona.
- Eu também experimentei, seu Woz! Funciona como um relógio!
- Tudo bem. Se são estas vossas palavras...

As exibições de BLACK e Zi-O na Amazon Prime estavam paradas devido a um escândalo envolvendo as legendas. Mas agora elas foram retomadas e a tradução está sob os cuidados de gente competente. Ou melhor, temos disponíveis várias séries de Super Heróis Japoneses nas mãos de pessoal capacitado, como esses da foto (duas são só participação especial, mas quem sabe um dia?).

Além desses tem Healin' Good♥Pretty Cure, que está sob a condução de pessoal altamente qualificado. Faço matérias semanais para divulgar e apoiar.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Woz, feita pela Bandai. Desta vez veio com o que tinha que vir. Não é tudo, pois faltaria o livro e algumas mãos em poses características, mas considerando que foi de venda aberta, não posso pedir muita coisa. A modelagem e a pintura são fabulosas. A arma consegue assumir todas as formas, ainda que seja necessário trocar uma peça. É certo que os MiRide Watches não têm estampas, mas a do cinto foi feita de forma impressionante. A articulação é boa, mas limitada devido ao design do personagem. A popularidade do personagem também é um ponto favorável. Dos três Riders de Zi-O este é o que vem com pacote completo. Sendo assim, celebremos!








- Bilu bilu bilu!
- Hagyu! Hagyu!
- Puxa, seu Woz! O senhor é bom no trato com crianças! Nunca vi a Hugtan tão tranquila!
- Hein? Ah, é que eu fazia isso no futuro.

2 comentários:

  1. Show de review!

    O Woz parece bem divertido, a impressão que eu tenho é que ele é um puxa saco exagerado hehehe. A descrição até me lembrou um personagem do filme Coração de Cavaleiro, que também anunciava o herói bem exageradamente. E pelo visto o Keisuke Watanabe gosta de fazer uma pose XD

    Também não entendi de primeira no que o visual dele se baseia, mas acho que você está certo sobre o smartwatch, uma versão bem esportiva. Ficou bem legal, as ombreiras são bem diferentes, e a pintura metálica ficou bem chamativa. E essa dos nomes Woz e Geiz faz bastante sentido!

    Agora sim, esse tem a arma! E compensaram, pois é uma arma que se transforma! Legal que como cajado fica parecendo uma arma do Charada hehehe. Pô, mas agora os outros dois vão ficar com inveja, só o Woz está equipado.

    Pelo visto o Woz curte uma bela voadora no peito dos inimigos, um tipo de golpe sempre eficiente. Mas dá pra ver que ele tem um estilo de luta bem versátil, com todas essas formas da arma. E é bom ele tomar cuidado, pois essa forma de espada de madeira corta tão bem quanto lâminas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Woz é um puxa saco, mas é um puxa saco com estilo. Bem diferente dos personagens desse tipo. Ele tem carisma e brilho próprios. Tanto que há quem diga que ele é quem sustenta o seriado. Keisuke Watanabe foi uma excelente escolha para esse papel.

      Eu demorei para entender porque nunca tinha visto direito um smartwatch. Por um tempo pensei que fosse um computador com esses efeitos em verde, mas não era. E acho que essa maçã da testa entrega tudo. O pior é que o Quiz é um tipo de Kamen Rider charada, derrotando os inimigos com vários testes de conhecimentos gerais. Só que o Woz uma vez deu uma pergunta com resposta controversa e acabou se dando mal.

      Woz não só tem a arma. Ele sabe usar, aproveitando todas as características. E pensar que a forma mais forte dele foi roubada do Sugita. Então tem que ter essa espada de madeira que é mais forte que o aço. Pena que não deu para fazer uma forma mais convincente. Tenho que conseguir uma mesmo para fazer essa piada.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html