domingo, 4 de outubro de 2020

S.H. Figuarts Kamen Rider Zi-O

Saudações.


Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Zi-O, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações


O ano é 2018. Sougo Tokiwa é um estudante do colegial. Bom com História, mas péssimo com Química e Física. Poderia se dizer que ele é uma pessoa qualquer, mas ele tem um sonho bastante incomum: o de ser Rei. Por isso, todos o vêem com estranheza. Seus pais morreram em um acidente quando Sougo era criança e agora mora com seu tio, Junichiro, um relojoeiro capaz de consertar literalmente qualquer coisa.

Um dia, Sougo descobre que cinquenta anos depois, em 2068, ele se tornará o Pior e Mais Terrível dos Reis, o Ohma Zi-O, o Monarca do Tempo. Um tirano que domina a Terra com mão de ferro. Do futuro surgem pessoas que vêm para impedi-lo de cumprir seu destino, ora tentando matá-lo, ora tentando demovê-lo. E também tem um que planeja que Sougo se torne Rei e lhe dá o cinto Jikuu Driver.

Sougo vê um amigo sendo atacado por um monstro e decide usar o cinto e com isso aceitar seu destino de se tornar Rei. Mas com o objetivo de ser o Melhor e Mais Bondoso Rei de todos.


Kamen Rider Zi-O estreou em 2017 e foi a 20ª série dos chamados Heisei Riders, sendo então uma série comemorativa nesse sentido. O grande tema é "viagem no tempo" e de fato ele tem que ir ao passado várias vezes para resolver um caso. E no meio do caminho, ele se encontra com os Heisei Riders antecessores, que lhe concedem seus poderes em troca de mudarem seus destinos, algumas vezes trágicos, como Kamen Riders.

Nesse aspecto de se encontrar com antecessores, a série pode lembrar Kamen Rider Decade, mas é feita outra abordagem. Enquanto em Decade de tratavam de "mundos alternativos" dos Riders, em Zi-O os heróis são os próprios. Por isso foram chamados atores originais para interpretá-los, entre os que foram possíveis e tinham espaço na agenda. O próprio Decade também aparece primeiramente como um obstáculo para Zi-O.

Kamen Rider Zi-O será disponibilizado no Brasil na Amazon Prime, com legendas.


Sougo, apesar de seu destino de ser um Rei do Mal, é bem o contrário do que se espera de alguém assim. Ele é bondoso, otimista e não se irrita fácil. Sempre está disposto a ajudar as pessoas, que ele vê como seus "súditos", dizendo que o dever do Rei é o de proteger o povo. De fato, se vê que um infortúnio que acontece com ele traz alegria e felicidade a todos, também fica contente. Sougo é capaz de acolher até inimigos em seu meio e de convencer opositores de suas boas intenções. Ou seja, ele tem potencial para ser o Rei ideal.

Uma curiosidade é que na ordem de sobrenome e nome, ficaria Tokiwa Sougo, o que remete à pensão Tokiwasou, onde o Grande Mestre Shotaro Ishinomori morou quando era um jovem iniciante junto com muitos outros artistas promissores. E Ishinomori é conhecido como "O Rei do Mangá", o que se torna uma referência ao sonho de Sougo de ser Rei. O fato dele se tornar um Rei no futuro, que trará desgraças ao mundo também remonta à versão mangá de Kamen Rider Black. Mas isso são conjecturas e não há materiais que comprovem essas teorias.

Sougo foi interpretado por Sou Okuno e como muitos de seus antecessores, esta foi sua estreia como ator. Okuno praticou balé clássico por onze anos e por isso tem um bom condicionamento físico e flexibilidade, que ele usou para fazer esquivas em cenas de ação. Os produtores Shin'ichiro Shirakura e Naomi Takebe elogiaram o trabalho de Okuno em uma entrevista, comentando que ele é uma pessoa que levava seu trabalho a sério. 

E de fato, era possível notar que ele fazia um olhar de uma pessoa de grande capacidade ao interpretar o personagem, nas horas em que ele sugeria uma solução. Alguém com a atitude de um Rei, dando a impressão de que será grande um dia.

O conteúdo da caixa. Só vem com um folheto de instruções e mãos intercambiáveis. Não vem a espada/pistola Jikan Gilade, que foi incluída em um pacote separado de venda exclusiva, junto com a motocicleta. Se ao menos tivessem disponibilizado para venda aberta um "pacote DX" que incluísse a arma e as mãos de segurar...


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A representação é altamente fiel. O visual, com motivos de um relógio, foi bem transposto para uma figura.

Close da cabeça. Também com uma escultura magnífica, igualzinha à máscara usada no seriado.

As antenas são ponteiros de relógio e por isso, uma é maior que a outra. São feitas de material rígido, propenso a quebra. Na teste o símbolo do Zi-O, que é a inscrição カメン (kamen), de forma estilizada, misturando com ponteiros de relógio. Vem da palavra 仮面 (kamen), ou "máscara".

Isso é complementado pelos olhos, com textura insectoide, que formam a palavra ライダー (RIDER). Juntando os dois se tem "Kamen Rider". Com isso ninguém pode dizer que ele não é um Kamen Rider.😝

Do lado esquerdo do capacete tem esta parte, que seria um auricular. E representa o pino que ajusta os ponteiros do relógio. Por isso só tem em um dos lados.

Detalhe da placa peitoral, que tem no meio um enorme relevo que lembra uma pulseira de relógio.

Nas costas existe essa placa que lembra o fecho da pulseira, com um microscópico símbolo do Zi-O gravado.

Nas ombreiras, joelheiras e cotoveleiras existem esses adornos que lembram pinos para ajustar as horas. Todos têm o símbolo do Zi-O gravado.

Nos braços estão peças representando os Ride Watches, os colecionáveis da série. No direito já tem um representando o Build. No esquerdo tem um prateado, que se transformaria na motocicleta, a  Ride Striker. Os outros seriam Watches "brancos", que não receberam os poderes dos Riders.

O cinto de transformação Jikuu Driver, que lembra um relógio digital, marcando o ano 2018, que é quando a série foi exibida. O marcador mudaria de acordo com o poder Rider utilizado.

Do lado direito está o Ride Watch do Zi-O, em material translúcido branco. Não tem os detalhes pintados, mas daí seria pedir demais.

Do outro lado um slot vago para outro Ride Watch. Isso permite materializar armaduras com os poderes dos Riders antecessores.

A faixa do cinto lembra uma pulseira de relógio, com o fecho por trás.

O dorso da mão tem uma placa com o formato de um "V". Cada dedo também tem uma couraça.

Esse "V" também está presente nos lados da cintura.

Os pés são relativamente simples.

A sola do pé é detalhada e dá para notar a inscrição キック (KICK) ou "chute".


3. Articulações


O pescoço tem boa liberdade de movimentos.

Os braços também têm boa mobilidade, com articulações giratórias nos antebraços.

A articulação do ombro é extensível, mas só para poder erguer. Não ajuda a colocar os pulsos à frente do peito.

A movimentação dos pulsos é um tanto limitada.

A figura se dobra bem na altura do peito. A cintura serve mais para girar.

A abertura das pernas é boa.

Sistema de articulação das pernas. Os joelhos se fecham bem e a ponta do pé se dobra.

Os tornozelos giram e pivoteiam para dentro.


4. Acessórios



Só estão incluídos três pares de mãos...

... e esta mão esquerda.


Os Ride Watches são removíveis, então apresento nesta seção.

Os Watches são presos por pinos e devem ser puxados para remover e não deslizá-los para os lados, diferente do que pode parecer pelas instruções.

Eles são bem detalhados, até com o pino de ajuste de ponteiros.

Os Watches podem ser colocados nos slots do cinto...

... que pode ser girado para representar a transformação e o acionamento dos golpes especiais.

Os espaços das braçadeiras onde ficariam alojados os Ride Watches têm gravados por dentro o símbolo do Zi-O.


5. Ação


JIKUU DRIVER!
Sougo primeiro coloca o cinto.

ZI-O!
Para então acionar o Ride Watch...

... e o instala no cinto, inclinando-o levemente.

- HENSHIN!

RIDER TIME!
Para acionar o mecanismo, Sougo gira o cinto.

KAMEN RIDEEER!!!

ZI-O!!!
As letras que formam o "RIDER" se encaixam no visor, completando a transformação.

Sougo fica perplexo com sua aparência na primeira vez que se transforma.

- Eu sinto que vai dar certo!
Mas diz sua frase de efeito, que reflete sua atitude positiva.

Ele então corre para salvar as pessoas, que ele chama de seus "súditos".

No começo ele até leva vantagem...

... só que às vezes, o inimigo pode ser poderoso.

Mas ele pode contar com uma arma que sai de seu cinto, a Jikan Gilade, que aparece da inscrição ケン (ken) que quer dizer "Espada". Uma das leituras do ideograma 剣.

- Ué? Não tá saindo nada!
Infelizmente a Jikan Gilade não veio incluída na versão S.H. Figuarts.

-?

- Não. Não é de uma espada que você precisa.

- É isso aí! Então vai na mão mesmo!
- Vai! Vai, seu Sougo!
"Ken" também designa o "soco", o "punho", usando o ideograma 拳.

FINISH TIME!!!
Golpe final. Primeiro Sougo ativa o Ride Watch.

O inimigo é cercado por várias inscrições キック (KICK, chute)

    TIME BREAK!!!
Sougo pula e gira o cinto.

As letras キック se agregam à sola do pé de Sougo e a inscrição do visor se acende, formando ライダーキック (RIDER KICK).

Vitória... mas se não forem cumpridas certas condições, o inimigo volta.

- Celebrai!
Diante de Sougo surge Woz, um misterioso homem com um livro, que diz mensagens enigmáticas com um tom profético.

- Puxa, seu Sougo! Você também conhece um cara assim?
- Pois é. Bom, pelo menos ele é inofensivo... eu acho.

Uma das características de Zi-O é a de usar os poderes dos Heisei Riders antecessores, contidos nos Ride Watches concedidos por eles, que têm o destino mudado e deixam de ser Riders, deixando esse karma com Sougo.

- Er.. Chefe Sento. A sua arma era assim mesmo?
- A minha versão S.H. Figuarts veio sem a arma, então tive que improvisar.

Esses poderes se manifestam no formato de armaduras e a inscrição no visor mudaria para o nome do Rider. Mas na figura não foi possível representar essa característica. O jeito é usar as armas deles mesmo... junto com as mãos de segurar objetos que couberem e não foram incluídas no Zi-O.

Golpe final. Primeiro Sougo balança a broca, em alusão ao movimento de Build de agitar as garrafas. Só que ao invés de fórmulas e cálculos, aparecem  inscrições que significam "Equação que eu não entendo", "Aquilo que eu aprendi no 1º Ano", "Não entendo-Não consigo memorizar". Isso mostra que Sougo não é muito bom com estudos.

FINISH TIME! BUILD!

VOLTEX TIME BREAK!!!

Sougo desce, usando o mesmo efeito de equação/rampa de Build, mas golpeando com a broca ao invés de usar um chute.

- (Como é que a chefa Ichika fazia mesmo? Ah, sim!) Kira Kira Kiralun! KiraKiral!

Depois Sougo dá meia volta e termina, atravessando o inimigo com a broca novamente.

Sougo vai se encontrar com vários de seus antecessores, que lhe concederão seus poderes e seus karmas de se tornarem Kamen Rider. E Sougo usa esses poderes de acordo com sua interpretação.

Sougo também se encontra com Eiji Hino, o Kamen Rider OOO, que curiosamente também tem o "Rei" como elemento. Os dois têm vários pontos em comum e o temperamento é parecido.

- Venha conosco.
- Eu sou sua inimiga! Como consegue me receber assim?
- Ainda não perdoei vocês por terem feito maldades com o meu povo. Mas entendo que vocês também tentaram construir seu Futuro à sua maneira.
Sougo é o que se diz no Japão 器が大きい (Utsuwa ga ookii). Qualidade de quem não se enfurece a toa por coisas pequenas. Que pensa grande e perdoa pequenas falhas. Que é grande o bastante para aceitar antigos inimigos em seu meio e até firmar amizade com eles. 
Qualidade desejável para um líder/governante.

- Se eu tiver que escolher entre dois caminhos que envolvam sacrificar alguém, eu prefiro apostar em um terceiro em que todos se salvem.
O verdadeiro Rei não se prende a extremos e sempre pensa em um meio que possa salvar a todos e não só uma parcela.

Os chamados Heisei Riders são uma História. A continuação da História que remonta desde o ano 1971. Os Kamen Riders se adaptaram ao tempo e assim conseguiram continuar seu nome até os dias atuais. E isso já faz mais de 20 anos ininterruptos. Tanto que existem aqueles que eram crianças na época de Kuuga e que agora trabalham nos seriados mais recentes.

E a História do Kamen Rider continua, mesmo com a mudança da Era Heisei para a Era Reiwa em 2019, com Kamen Rider Zero-One, que terminou recentemente em grande estilo e agora temos Kamen Rider Saber.

Kamen Rider Zi-O está previsto para ser exibido no Brasil pela Amazon Prime Vídeo. Era para BLACK também ser exibido, mas houve problemas e isso por enquanto não será possível. Sendo assim, agora sobrou para o Zi-O para espalhar a marca do Kamen Rider por aqui, junto com Amazons.

Com isso reúno o Team Future, com mais dois heróis que têm a ver com o Futuro.

É só que...

Enquanto o Ginga vem com uma arma e peças de raios e a Yell tem toneladas de acessórios, o Zi-O só vem com mãos intercambiáveis...

- Ei! Eu não te conheço de algum lugar? Essa voz... Esse nome...
- Éééh, acho que você deve estar me confundindo com outra pessoa.
Em Zi-O aparece um Kamen Rider Ginga, coincidentemente interpretado por Tomokazu Sugita. Atualmente, Sugita está em Kiramager em um papel importante. E logo deve pegar um personagem maior.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Zi-O, feita pela Bandai. As modelagens e articulações são de alto nível. O detalhamento é impressionante, especialmente nas gravações e relevos do emblema do Zi-O em todo o corpo. Nesses aspectos, um excelente trabalho. O grande desabonador é a falta de acessórios, como a arma Jikan Gilade. Zi-O não é do tipo de Rider que luta só com o próprio corpo, mas usando a espada e algumas vezes a pistola. O fim da picada é incluírem em um pacote com a motocicleta, que foi pouco usada no seriado, e de venda exclusiva por tempo limitado. E o pior é que não dá para improvisar uma arma porque a figura não vem com mãos de segurar objetos. É como comprar um jogo e ele não vir completo, sendo necessário adquirir DLCs (DownLoad Contents) para terminar. O jeito é ter boa vontade e achar que os Ride Watches são os acessórios.

Uma boa figura, mas o que estragou tudo foi esse jeito de vender da Bandai. Quem quiser adquirir, tem de ter isso em mente.



Semana que vem, se der tempo, será o Kamen Rider Geiz, com mais informações sobre o seriado. Ele até vem com acessórios, mas...


6 comentários:

  1. Excelente, Usys! Fico contente quando não estou totalmente perdido nos reviews! Coincidentemente, assisti ao primeiro episódio do Zi-O hoje pelo Prime Video!

    A história é bem simples no início, dá pra entender a lógica. Vi vários comentários sobre a série ficar meio enrolada nas viagens do tempo, mas só vou saber mesmo depois de assistir.

    É uma peça muito bonita e detalhada! Um apena não ter vindo a espada nem as mãos para segurar! As cenas de ação ficaram muito legais e parecem ter saído da TV! Espero poder assistir mais alguns episódios para saber mais do Geiz, que já chegou querendo dar um fim ao herói!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Zi-O tem uma premissa simples e é preciso tê-la em foco para não se perder (muito). Eu já via mais pelos personagens mesmo. E viagem do tempo, com teorias multidimensionais é sempre confusa. Isso não tem muito o que fazer. No fim é curtir as aparições dos Riders mesmo. Só que se não conhecer dá para ficar bem perdido. Ao menos no 3 e no 4 vai aparecer um Rider bem conhecido.

      O Zi-O daqui de casa vai ter que se virar com as mãos e os pés mesmo. E de fato, muitos dos efeitos eu tirei da televisão mesmo, recortando e colando. O da transformação foi usando uma foto de uma figura baseada naquela estátua do Sougo que aparece no primeiro capítulo. As poses também foi congelando cada cena para representar na figura. Ou seja, é picaretagem pura. Me esqueci de fazer a parte de making. Vou ver se incluo no Geiz.

      Excluir
  2. Show de review!

    Que legal a história do Sougo! Me lembrou um pouco o filme "O Menino que Queria Ser Rei". E dá pra ver que o Sougo tem algumas virtudes do Rei Arthur. Mas isso de ele se tornar um Rei terrível no futuro e bem engraçado, e sinal de que algo deu muito errado no trajeto dele, para acabar se tornando algo que ele do presente detestaria se tornar. A galera que vem do futuro pra acabar com ele deve se surpreender ao ver a diferença do Sougo do presente hehehe.

    Bem interessante essa referência ao Shotaro Ishinomori, e muito bem sacada, os caras pensam longe nesses nomes!

    Curti o visual dele, o motivo de relógio combina muito bem com o tema de tempo da série. Achei genial a ideia das antenas em forma de ponteiros! E eu não tinha pensado na pulseira de relógio até ler a descrição, realmente o pessoal do design é bem criativo. E o visual ficou ótimo em forma de figura, bem estiloso e com bons movimentos. Só uma pena que não vem com armas, não incluíram nem as mãos para segurar armas, ainda bem que a mão do Build serve nele para quebrar o galho, e o herói não se importou de emprestar a arma hehehe.

    Gostei das frases dele, realmente passa os ideais de um Rei. Me pergunto o que pode ter acontecido no tal futuro onde ele se torna um Rei terrível...

    Ficou show os Heisei Riders reunidos! Com essa galera aí os vilões devem ter corrido tudo hehehe! E bem que podia rolar um Figuarts do Kamen Rider Ginga, quanto mais Sugita melhor XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Realmente o pessoal fica atônito ao ver o Sougo, que é totalmente oposto ao Ohma Zi-O. Não dá para saber o que tornou um cara tão gente boa como ele em um tirano vil e cruel. Mas agora que ele sabe de seu destino, vai tentar mudar isso. E apesar de parecer meio molenga, o Sougo fala umas palavras de sabedoria inacreditáveis. Ele até é pacifista, mas na hora de brigar, vai sem medo.

      O motivo de "relógio" é bem óbvio olhando só a máscara, mas essa da pulseira só percebi vendo com mais atenção. E só quando mexi na figura que notei o fecho da pulseira nas costas. Fiquei surpreso com essa.

      Essa foto dos Heisei Riders foi menos difícil do que eu imaginava. Só derrubei tudo uma vez. Depois ficou firme por um dia inteiro até eu desmontar tudo. Até deu pena de fazer isso.

      Sugita é grande! E em Kiramager, tem também o Yuuichi Nakamura como o irmão malvado do personagem do Sugita, o que de certa forma é apropriado. E incrível que os dois ainda conseguem manter os canais do YouTube. Como é que eles conseguem?

      Excluir
  3. Olá!
    Segundo essa sinopse, a história parece ser divertida, envolvente e com margem para trabalhar muitas possibilidades. Essa temática da temporalidade gera bastante material e até mesmo discussões à respeito das linhas de desenvolvimento. A figure Sougo ficou bem acabada, principalmente na região da cabeça. Quanta criatividade! Há ponteiros e detalhes que simulam um verdadeiro relógio. O cinturão também ficou legal, uma pena que os números não possam ser alterados. Poxa! Que chato vir tão poucas peças neste modelo, muita sacanagem eles terem colocado os itens em versões limitadas e super difíceis de adquirir. Isso acaba desmotivando os fãs a comprar. No fim que sai perdendo são os próprios fãs.

    E mais uma vez, parabéns pela edição das imagens. Que show! Isso sim é trabalho artístico!

    Até agora só vi três episódios da série atual, Kamen Rider Saber; confesso que ainda não me habituei com a construção desta. Ainda assim, o design do Kamen Rider protagonista é bem charmoso.

    Não peguei bem a referência do Woz vinculado (por desconhecer a obra), mas entendi que há alguém que lembra o Presidente Kurai. Com certeza as palavras da Yell alcançaram o Sougo e deram forças para ele lutar! Bem reproduzido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      A bem da verdade, para mim a história é o grande ponto fraco de Zi-O. Vejo mais pelos personagens mesmo. E admito também. O Saber não me encantou tanto quanto Zero-One. Ainda não me pegou por completo. Mas vejo de qualquer jeito. Um que recomendaria seria o EX-AID, feito pela mesma equipe do Zero-One.

      A Bandai infelizmente tem adotado uma política bem questionável na venda dos produtos. Tudo bem que é para baratear, mas acho que depende do personagem. Zi-O luta usando mais as armas e podiam ter colocado no Geiz. Pelo menos no Zero-One incluíram armas para os dois no pacote do Fuwa.

      O Woz tem em comum com o George o fato de ter vindo do futuro, carregar um livro dirigindo palavras proféticas, como que guiando o personagem, e de aparecer e desaparecer de repente. Só que as semelhanças param por aí, pois o Woz é cômico. Na verdade o Sougo teria mais pontos em comum com o George, como o de ser uma pessoa boa que muda devido a algum evento e no futuro vai fazer algo de ruim. E Sougo é estranhamente adulto algumas vezes, embora dê a impressão de que ele precisa ter alguém por perto.

      E mais uma vez, o que faço é picaretagem. Uso imagens da série com edição para colocar nas fotos. Não é fácil e dá trabalho, mas não deixa de ser um tanto trapaceiro.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html