sábado, 31 de outubro de 2020

Nendoroid Hazuki Fujiwara

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid de Hazuki Fujiwara, do desenho animado Ojamajo Doremi, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações


Hazuki Fujiwara é a melhor amiga de Doremi e sua colega de classe. Estudiosa, vinda de família rica, ela também é muito boa com violino e isso se tornará um de seus norteadores para a vida. Mesmo assim, Hazuki vive cheia de limitações, devido a seus pais que a estimam muito, chegando ao nível da superproteção. Sua mãe em especial quase se desaba em lágrimas quando Hazuki (ou melhor, Doremi transformada nela) se recusa a usar um vestido que ela comprou para a filha.

Hazuki é tranquila e não chama muito a atenção, diferente de suas amigas, Doremi e Aiko, mas em determinadas situações, ela perde o controle e ninguém consegue segurá-la. Mais tarde, também acaba se tornando aprendiz de bruxa, ao ver Doremi usando mágica e para impedir que ela se tornasse um Sapo-bruxa como Majorika. Outra das intenção de Hazuki com isso é o de ganhar coragem para um dia poder dizer "não" aos seus pais.

Ela tem outro amigo de infância, Masaru e os dois vivem um relacionamento bem interessante em que eles até se gostam, mas um não admite o que sente pelo outro.


Ojamajo Doremi é um das grandes franquias de sucesso de Meninas Mágicas da Toei. Mas diferente de uma antecessora, Sailor Moon, e uma que veio depois, Precure, Doremi não é de uma linha de "super heróis" e foca no cotidiano, com as meninas tentando resolver problemas, delas e de outras pessoas, usando a mágica, Não existe uma organização das trevas ou monstros para se derrotar.

Mas ao contrário do que pode parecer, devido ao traço cômico de Yoshihiko Umakoshi, a série abordava temas pesados que as crianças enfrentam, como a evasão escolar ou até mesmo a morte de uma amiga devido a uma doença terminal. Cada personagem tem seus conflitos, sua personalidade e seu charme. Falar de problemas sociais é típico de Takashi Yamada, que foi o compositor de série e roteirista principal. E ele e a equipe, encabeçada por Junichi Sato, fizeram isso de forma magistral, dosando o dramático e o cômico, muitas vezes colocando as meninas em situações bem engraçadas.


Este ano como parte da comemoração dos 20 anos da série, está programado um especial de cinema para o dia 13/11/2020 no Japão. Era para ser no começo do ano, mas devido à crise causada pelo COVID-19, teve de ser adiado.


Faria mais sentido se estreasse em 31/10/2020, o Dia das Bruxas. Mas nessa data foi lançado Precure Miracle Leap, que também foi prejudicado pela pandemia e teve sua estreia adiada. As duas séries colaboram uma com a outra, conforme visto no episódio 16 de Healin' Good♥Precure.

O conteúdo da caixa (com exceção do cubo para manter a figura de pé). Um bom número de acessórios e peças intercambiáveis.



2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. As personagens de Yoshihiko Umakoshi são facilmente comprimíveis e por isso combinam com o formato Nendoroid. O visual é o da terceira temporada, Motto!. Também foi usada na 5ª, Na-i-sho, que se passaria na mesma época de Motto!.

Close do rosto. A expressão I é Hazuki com um sorriso aberto. A representação é perfeita. Só que no meu exemplar os óculos ficam meio deslocados do centro.

A expressão II é típica desse tipo de personagem, com um sorriso tranquilo. Mais uma vez muito bonitinha.

A expressão III é cômica e tem um impacto bem forte, com olhos de gato e queixo caído. Segundo Umakoshi, no começo ela era bem calma e tranquila, mas quando a série foi avançando, surgiram mais situações cômicas com ela, e passaram a desenhar nela olhos bem engraçados como esses. O Mestre Desenhista atribui a "culpa" a um dos diretores de série, Takuya Igarashi.

O interessante é que os óculos desta vez vêm só com uma haste. A ideia de Hazuki usar óculos também foi ideia de Igarashi, o que foi elogiável.

A haste é colocada debaixo do cabelo, como em outros Nendoroids.

Do outro lado é preciso enganchar a aba da lente na franja. Não é muito firme e desalinha facilmente.

Estão incluídos esses óculos extras com lentes embaçadas e uma estrelinha.

A estrelinha é enganchada na lente e até fica firme, mas nem tanto. É preciso cuidado para não perder, por ser microscópica.

Fica assim. Nas duas primeiras a impressão muda completamente. Na terceira nem tanto. Ou melhor, amplifica o efeito. De acordo com Umakoshi, isso também fez parte da mudança (libertação?) da personagem.

Grande parte da testa é bem aberta. Isso é comum a todas as personagens de Ojamajo. e assim como foi com a Doremi, ficou mais curta a partir de Motto!.

Hazuki tem o lado direito do rosto coberto, com uma estampa em forma de raio. Mas isso não simboliza nenhum elemento. É só parte do estilo de Umakoshi mesmo.

O chapéu é igual ao da Doremi, inclusive com a aba de formato peculiar. Hazuki teria um rabo de cavalo com uma enorme fita, ideia (mais uma vez genial) de Junichi Sato, mas infelizmente não veio uma outra cabeça para representá-la sem o chapéu.

Mas dá para ver um pouquinho por baixo.

O vestido é bem parecido com o da Doremi. Quase uma recoloração, mas em laranja, a cor-símbolo da Hazuki.

Detalhe do broche, que tem gravado um símbolo que lembra uma nota musical misturada com um "M".

A luva direita e simples, mas a esquerda tem o Palala Tap e o anel para transformação.

Detalhe da saia, com o formato de pétalas de flor, e as serrilhas na túnica.

Os sapatos são como os de bruxas, com os bicos curvados para cima. Mas têm detalhes graciosos como os cadarços e as bordas com babados.

Difícil de ver por causa da cor, mas do lado da bota tem uma estampa amarela de uma nota musical.


3. Articulações


O pescoço é uma articulação multidirecional Nendoro Joint e por isso tem boa liberdade de movimentos. Hazuki não tem adereços que interfiram.

Os ombros possuem articulações em pinos e dobradiças que permitem que sejam bem erguidos para os lados e podem girar para a frente e para trás.

Os pulsos e as bocas das luvas podem ser girados nas secções. O mesmo pode ser dito dos braços.

O tronco pode ser girado na altura do peito.

Existe uma Nendoro Joint na cintura, debaixo da saia e permite mover um pouco o baixo-ventre. As coxas também possuem Nendoro Joints que permitem abrir em vários ângulos.


4. Acessórios


Estão incluídos três pares de mãos.

Todas as mãos esquerdas têm o anel.

O bastão mágico Sweet Poron.

Com o bastão que vem com a Doremi. É igualzinho.

O bastão é instalado do mesmo jeito, removendo a ponta do cabo.

Estão incluídos dois braços intercambiáveis com os cotovelos dobrados.

Eles vêm com esses pinos para impedir a contração dos conectores.

Um ponto a se tomar cuidado é que eles têm lados certos. O direito é marcado com um "R" (right) e o esquerdo com um "L" (left).

Estão incluídos esses braços mais compridos, que vão até o ombro.

Eles também têm marcados o "R" e o "L".

São instalados de modo a encaixar na peça do peito.

Daí é instalar os pulsos e essa peça representando as mãos com dedos entrelaçados.

Ficaria algo assim.

Para terminar o conjunto é esta peça para o suporte.

Com isso é possível instalar o suporte mesmo com essa pose...

... que é uma das mais representativas da Hazuki.

Está incluído ainda um par de pernas com os joelhos dobrados.

A vassoura também é igual à da Doremi. Mas o jeito da Hazuki voar nela é diferente.

Para isso é preciso trocar estas peças. Primeiro é instalar as pernas dobradas na parte do baixo-ventre.

A instalação tem uma ordem correta e a conexão é um tanto dura. As mãos são as de segurar objetos.

Daí é passar a vassoura por baixo e com isso é possível representar Hazuki voando nela do seu jeito.

E tem uma Nendoro Joint reserva para o pescoço, caso algo dê errado.


5. Ação


Pretty Witchy Hazukicchy!
Ela faz essa pose depois de se transformar, embora de forma mais dinâmica no original. Na foto coloquei a peça usada para montar na vassoura.

Com as peças dá para fazer vários tipos de poses, graciosas ou cômicas.

Os óculos embaçados e a estrelinha mudam a impressão, fazendo-a parecer ter descoberto alguma coisa ou parece que vai explicar algo. E em alguns casos aumentam o efeito, como nas poses cômicas.

Hazuki é mais "comportada" e voa montando de lado na vassoura, sem abrir as pernas.

- Pai pai ponpoi puwa puwa pu!
As palavras mágicas de Hazuki.

Hazuki normalmente é tranquila, mas se empolga diante de um objeto de interesse, como hamsters. Ela simplesmente adora hamsters.

Por outro lado, ela detesta sapos. Só de ouvir um coaxar, ela entra em pânico e perde o controle.

- Ué? Qual o problema com aquela menina? Sapos são tão bonitinhos.

Junto com a Doremi. As duas se conhecem desde a infância e são muito boas amigas.

No segundo episódio, Doremi usou mágica para que ela trocasse de forma com Hazuki, que queria uma vida normal. Nessa hora, ela assustou todos da família de Doremi com seu jeito comportado e obediente. Inclusive o pai de Doremi, Keisuke, interpretado por Yuuta Mochizuki, que foi o Tyranno Ranger Geki em Zyuranger.

A razão pela qual Hazuki dá importância para violino é que uma vez, quando era criança, brigou com Doremi. E as duas fizeram as pazes quando Hazuki tocou Aka Tonbo, canção folclórica japonesa no violino.

Ela decide ser Aprendiz de Bruxa. Em parte para conseguir coragem para dizer "não".

Mas como em todo desenho de Menina Mágica da Toei, não vai ser fácil.

Encontro dos sonhos com a Lotte, de Little Witch Academia.

- Ai, chefa Hazuki. Dizem que sou meio apagada, que tanto faz eu estar ali como não estar...
- É. Eu sei como é isso.
Hazuki ouviu isso de Aiko no terceiro capítulo, quando elas se conheceram, o que a chocou no começo.

Outro ponto em comum entre as duas é o de se empolgarem diante de seus objetos de interesse.

Junto com a Itsuki/Cure Sunshine, de Heartcatch Precure!. Como personagens, o único ponto em comum entre elas seria o de virem de famílias ricas. E pela cor a Momoko é mais próxima da Itsuki. Mesmo assim as duas são irmãs, desenhadas por Yoshihiko Umakoshi e escritas por Takashi Yamada.

E agora só falta a Aiko para completar a formação original. Também pedi a Onpu, mas ela está retida no Japão até a situação do correio normalizar.


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Hazuki Fujiwara, feita pela Good Smile Company. Do pescoço para baixo é quase uma recoloração da Doremi, inclusive com acessórios em comum. Mas existem diferenciações o suficiente, especialmente no uso dos braços esticados, que na Doremi serviriam para segurar a vassoura, mas na Hazuki servem para representar a pose de transformação. O grande problema da figura seriam os óculos que não se mantém firmes e ficam desalinhados do rosto. Por outro lado, deu para ver que houve um grande esforço para representar a pose de voo, com peças que aumentam as possibilidades. Mesmo assim, ela exige os mesmos cuidados da Doremi, visto que algumas peças são duras de trocar.

E Feliz Dia das Bruxas para todos! Pena que não tem a Aiko, mas ela vai ser apresentada depois, em uma outra data especial.

6 comentários:

  1. Escritora ao dispor e estes nendos de "Ojamajo Doremi" são mesmo uma graça. Faltando a Aiko pra completar o trio principal. Boas novas: falei que o anime estava sendo legendado em PT-BR de forma bem lenta, certo? Pois bem, venho dizer que a legenda do anime "Ojamajo Doremi" está perto de ser finalizada e estão mandando os tais packs de episódios, então, quando lançam, é um combo muito bom de se ver. Espero que façam das demais temporadas. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora! Bom te ver por aqui de novo!

      As fotos da Aiko estão quase prontas. Devo publicar no dia do lançamento do filme no Japão.

      Soube que Ojamajo Doremi passou em vários países, menos no Brasil. Achei isso um desperdício, pois cativaria muita gente. Bom que estão tentando divulgar por aqui.

      Excluir
  2. Show de review!

    Que fofa essa Hazuki! As meninas de óculos sempre são bem inteligentes e charmosas. Mas a história dela me lembrou a Hanekawa Tsubasa, que também era cobrada pela família, e espero que o futuro da Hazuki seja diferente da Hanekawa que acabou ostracizada pelos pais, é muito triste quando as crianças são criadas sem liberdade de escolha. Só pela breve história da Hazuki já dá pra ver que a série não pega leve em seu enredo. E dizer não para a família realmente é algo difícil!

    Tá show essa figura, o visual é perfeito para uma Nendoroid. Curti muito os rostos, e o maior destaque na minha opinião é esse óculos com o brilhinho, perfeito para um momento "Sou fueda!" hehehe! Só me pareceu meio complicado trocar os óculos, é o tipo de peça que eu ficaria com medo de manusear.

    O visual é bem parecido com o da Doremi, isso deve ter facilitado para fazer a figura e focarem nos rostos. E que legal que ela pode fazer essa pose característica, fica muito bonitinha. Também gostei que ela monta na vassoura como uma lady hehehe.

    Esse especial de cinema foi bem prejudicado pelo vírus, tomara que consiga dar a volta por cima como foi com o filme de Kimetsu no Yaiba, galera no Japão foi com tudo assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa de não conseguir dizer "não" para os pais é tema recorrente. Mas no caso da Hazuki, mais tarde tem uma reviravolta que eu nunca vi com esse tipo de personagem. E realmente Ojamajo Doremi tem um monte de momentos cômicos, mas tem umas vezes que ela vem para esmigalhar o coração.

      A minha opinião é que óculos em Nendoroids contam como peças de expressão extras. Tanto na Hazuki quanto na Lotte isso foi bem explorado. Felizmente os óculos da Hazuki são um pouco mais resistentes. Esse brilhozinho pode ser bem útil, já que pode ser usado em outras figuras, se encaixar. Mas é preciso cuidado para não perder.

      Acho que na época de Doremi a fabricação de brinquedos era limitada e por isso tinham que reaproveitar os moldes ao máximo. Não é como agora em que cada personagem usa uma roupa que chega a ser totalmente diferente da outra. E isso se refletiu nas Nendoroids agora. Bom, poupa trabalho para a GSC... e para mim na hora de apresentar.

      Kimetsu é um conteúdo "monstro" e corre o risco de engolir outros filmes. Mas Doremi tem um público fiel. Quem sabe não consegue uns números bons.

      Excluir
  3. Olá!

    Happy Halloween (atrasado)! ~
    Nendoroids são sempre bem-vindas, principalmente quando se trata de personagens carismáticas como é o caso das de Ojamajo Doremi. De uma maneira geral, a série parece ser daquelas que num mesmo episódio a gente sorri, chora, vibra, fica tenso e sente alívio de acompanhar as aventuras das bruxinhas. É como se fosse um mix de sentimentos e aprendizados que aquecem o coração só de acompanhar. Nunca assisti sequer um episódio, mas já está na lista pra ver no futuro.
    Conseguiram comprimir bem a Hazuki, combinou demais ela como chibi. É como disse, os desenhos de Umakoshi caem bem quando transformados nesta versão. Estas são modelos mais recentes e dá pra notar que tanto a pintura quanto a modelagem evoluíram bastante. As cores vivas do chapéu, detalhes do vestido, os grandes e expressivos olhos fazem da peça ainda mais linda. Reproduzem bem e dá pra sentir como é a possível personalidade dela. A coleção de Ojamajo Doremi vale a pena ter na prateleira!

    Recentemente comprei duas figures de Ojamajo Doremi, a Doremi e a Hazuki. É duma coleção chamada "Organic". Encontrei por acaso num site brasileiro de figures e acabei não resistindo por lembrar de Heartcatch. Depois, quando e se tiver interesse, dá um toque que te mando umas fotos pra você ver. São bem fofinhas!

    E falando em Heartcatch... HAZUKI E SUNSHINE JUNTAS!! ♡ Grande dupla! Certamente elas tem algum parentesco, devem ser mesmo irmãs. Fico pensando que a Itsuki, com todas as dificuldades que enfrentou durante a série, poderia ensinar (ou até mesmo aprender) com as experiências da Hazuki; tentando superar os medos de dizer "não" e valorizar mais quem realmente é. Hum, pensando pela data de lançamento dos animes, acho que apesar da Hazuki ser "menorzinha", ela é mais velha que a Itsuki, não? Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa! E Happy Halloween!

      Eu vi os primeiros episódios de Doremi e me pareceu um intermediário entre Sailor Moon e Heartcatch Precure!. Compreensível, já que é feito por gente que trabalhou nessas duas séries. Doremi lembra um pouco a Usagi, mas com o tempo logo dá para ver diferenças.

      Vi a história da Aiko e é muito bonita. E em Naisho tem outra que me fez chorar só de ler o resumo. Tem muitas outras também e percebo que Heartcatch! é o sucessor espiritual de Doremi. Descobri também que não só os "pais" das duas séries, como até a "mãe" é a mesma.

      Uma boa observação essa da Itsuki ter que ficar presa às regras a família. Ao menos ela tinha um avô sábio, enquanto a Hazuki tem que suportar um pouco, embora esteja acostumada e leva as coisas com naturalidade. Mesmo assim ela vai conseguir se impor. E vai buscar seu sonho de verdade. Essa parte se comunica com HUGtto!.

      E se possível, mostra sim as figuras! Ouvi falar dessas da Organic e são bem legais.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html