sábado, 31 de outubro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 30

Saudações.



Direção: Akiko Seki
Storyboards: Naotoshi Shida
Roteiro: Mutsumi Itou
Direção de Animação: Ayako Mori, Ichiro Ogawa
Arte: Yuu Saitou

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: Movida pela culpa de ter criado Daruizen, Nodoka se exercita e passa a comer mais para ganhar forças e compensar seu erro. Mas vê Kotoe Kanamori, que também tenta compensar o tempo que ficou doente e que acaba se precipitando. Com isso e a ajuda das amigas, Nodoka revê suas ações e retoma o caminho certo.


Hinata ganha de seu irmão ingressos para o zoológico e vai com suas amigas. Lá, quando vêem os tigres, se encontram com um menino chamado Kouta (Asuna Tomari), que as guia pelo local. E então elas descobrem que ele é filho de Kyousei Maruyama (Kenji Hamada), o professor encarregado da classe de Nodoka, Chiyu e Hinata.


Kouta fica intrigado com o fato das quatro serem amigas, mesmo tendo personalidades e gostos diferentes. É porque ele está brigado com um amigo, Shuuichi (Ayaka Nanase), por terem diferenças sobre qual animal é mais forte.


Enquanto isso, no Reino Patógeno, o trabalho de Daruizen e de Guaiwaru é elogiado e Shindoi-ne é ignorada. Para atrair a atenção do Rei Patógeno, ela então decide se usar de uma Mega Parte de uma forma altamente arriscada...


Esta é uma contraparte do episódio 5, em que Nodoka, Chiyu e Hinata vão ao Aquário da cidade, mas ainda não estavam integradas devido a diferenças de temperamentos e personalidades. Porém, agora é mostrado que tudo isso foi superado, e ainda contando com mais uma pessoa no grupo. E é hora de passar isso para Kouta, que brigou com Shuuichi por algo aparentemente trivial: Kouta gosta de tigres e Shuuichi de leões.

As Cures provando um pouco do que a outra pediu no restaurante é uma boa metáfora de compartilhamento de experiências ao saborear coisas novas, diferentes. Realmente é assim que uma pessoa se desenvolve, como foi visto em Star☆Twinkle Precure. Ou melhor, em todas as séries, desde Futari wa Precure. Existem desentendimentos, existem vezes em que as Cures se tornam amigas sem grandes percalços. Mas a mensagem de Diversidade permeia toda a série, inclusive mostrando que existem vários tipos de relacionamentos e que se desenvolvem de formas diferentes.


O professor Maruyama é um bom modelo de como é um pai e professor. Educado, responsável, sempre preocupado com o bem de seus alunos. Como no episódio 11, em que ele chegou a chorar ao se reencontrar com Nodoka, Chiyu e Hinata, que pensou que haviam desaparecido quando os Patógenos atacaram a exposição de artes em vidro. E altamente prestativo e colaborativo quando deu o apoio para promover a festa da Árvore Eterna no episódio 16.

É gostoso ver também como ele conduz seu filho a reatar com o amigo, ao dizer que o mundo é divertido exatamente por ter pessoas diferentes umas das outras. Um bom pai, que ensina com exemplos, de forma gentil. Como ele provavelmente faz nas aulas. E neste episódio ele fala com as alunas normalmente, sem qualquer distinção ou distanciamento.

Aqui, na verdade, o Prof. Maruyama enalteceria o fato delas serem diferentes uma da outra.
Que isso é que é bom.

E Maruyama mostra seu valor também neste episódio ao voltar para ajudar quem ficou para trás no ataque dos Patógenos, e ao se interpor entre Shindoi-ne e seu filho, recebendo o Nanopatógeno em seu lugar.


Daruizen tem mais um embate direto com as Cures, especialmente Nodoka/Cure Grace, que mostra mais uma vez que está determinada a acabar com ele. O Terapatógeno também demonstra sua grande força de combate, rechaçando facilmente as Cures. E ainda consegue cumprir seu intento, mesmo com o Megapatógeno derrotado e que foi usado apenas como um meio para conseguir mais Mega Partes. Isso atesta sua mente estratégica e assim ele se mostra o mais astuto e perigoso dos três. O Rei Patógeno também nota seu progresso.


Shindoi-ne, por outro lado, é uma triste figura. Ignorada pelo Rei Patógeno e para atrair sua atenção, ela toma uma medida extrema, colocando uma Mega Parte em seu corpo, sem poder prever o que pode acontecer. Mas à primeira vista, dá tudo certo e ela consegue uma nova forma e seus Nanopatógenos agora podem infectar seres humanos diretamente. O problema é que esse tipo de superpoder costuma ter um preço. Por outro lado, pode significar que os outros Terapatógenos também podem se reforçar.

Lágrima... Coração invertido... Vários sinais de que ela não vai acabar bem.

Este foi outro episódio que deve ter dado bastante trabalho de traduzir, pois surgiram vários animais, alguns deles bem incomuns para brasileiros. E mesmo nos animais mais conhecidos, como a girafa, são apresentadas características curiosas.

Damão-do-Cabo. O Bico-de-tamanco eu conhecia, mas esse não.
Mesmo sendo fanático por bichos quando era menor.

No próximo episódio, as Cures terão de deter o prof. Maruyama, transformado em um monstro que é mais forte que os Megapatógenos comuns. E para isso, elas contarão com um novo poder.

Infelizmente, vai ser só daqui a duas semanas, devido à transmissão de uma maratona, tradicional nessa época do ano no Japão. Até lá, ficaremos na expectativa.



Semanal da Chiyu-chi

Pegitan tem um rival?


Semanal da Chiyu-chi EX

O comediante Atsushi Tamura presenteou sua filha de 4 anos de idade com uma fantasia da Cure Fontaine e ela abraçou o pai de tanta alegria. Nessa ele se perguntou "quantas vezes mais ela vai me abraçar assim daqui por diante"? E também se alertou "Com um abraço desses dá vontade de comprar qualquer coisa para ela. (rs) Mas tenho que resistir a essa tentação", se mostrando um pai firme, que deseja educar sua filha direito.

Isso chamou a atenção de Aoi Yuuki, que avisou Natsu Yorita, que faz a voz da Chiyu, e ela também se emocionou, assim como Hana Takeda, que faz a voz do Pegitan.




Extra: A Dança de Encerramento


O grupo CRE8BOY (lê-se como em "Create" e é um trocadilho com essa palavra) publicou um vídeo em seu canal no YouTube explicando a dança do primeiro encerramento, Miracle tto♥Link Ring. Como dançar e o porquê de cada movimento.

Essa pose com os dedos seria a "Pose da Cura". Como que mandando a dor voando para longe. Simbolizando que vai curar a todos com estas mãos. Esse é o básico, o fundamental.

A partir daí, cada movimento acompanha a letra da música. Aqui as mãos representam essa "luz que ilumina".

As duas mãos juntas representam esses "sentimentos de amor", que giram porque não podem parar.

Eles são jogados para o alto e voltam como estrelas cadentes.

Aqui as mãos são ponteiros de um relógio, representando o "tempo"...

... e trazê-las junto ao corpo representa que realmente são um "tesouro", que está na frente, onde os dedos apontam, e depois é puxado para si. A intenção é mostrar para as crianças que o tempo é importante.

Este movimento simboliza o que conseguimos acumular até "agora"...

... e aqui as muitas coisas que virão no "futuro".

Trazendo tudo para perto do peito simboliza que esse "Agora" e o "Futuro" se misturarão, formando algo importante, do qual vamos "cuidar".

A partir daqui, no refrão surge o Flower Melody Bell (de onde eles não sabem de onde saiu), e com esse instrumento, segurado pelos polegares na Pose da Cura, são desenhados círculos, "aros", como é sentido ao se ouvir o "Miracle tto Link Ring". O pessoal da CRE8BOY sente que essa palavra soa como se estivesse dando voltas.

Este movimento, de estender as mãos e depois puxar para si representa "colocar os sonhos na bolsa".

Para então erguer e depois apontar para a frente, indicando que é algo "especial".

Esta parte, batendo as mãos para o alto seria o "Bate aqui".

E essa pose, alternando entre os dois lados, representa uma transmissão de energia, curando a todos e "compartilhando tudo".

Foi bem instrutivo ao ver que não se tratam de movimentos aleatórios. Como, na verdade, em todas as danças de encerramento. E dança, como todos sabem, é expressão corporal. Cada movimento é pensado, tem significado e o conjunto passa uma mensagem.

Aqui é o de curar a todos e a Terra, dar importância ao tempo, que é constituído de lembranças e de coisas que virão no Futuro, que é vasto. E levar tudo o que é importante para nós, pois cada dia é especial, batendo mãos com nossos amigos, que estarão do nosso lado. Assim como o mundo dá voltas, o tempo também gira e tudo forma um aro milagroso que representa um vínculo. E, claro, se divertir, dançar, mover o corpo, pois não se trata de algo puramente funcional. O objetivo principal é a diversão, fazer as crianças felizes, como é dito pelo pessoal da CRE8BOY no fim do vídeo.


Falei de desse tipo de dança uma vez. Se interessar, segue o link abaixo:


Agora as coisas ficam mais claras e tenho uma compreensão melhor do que na época em que escrevi esse texto. E consigo gostar ainda mais das danças.


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Out'2020 #56: sentimentos negativos


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 30 Impressions




Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!
    Admirável a dedicação do professor Maruyama para com as meninas e com seu próprio filho. É daquele tipo de figura que verdadeiramente ensina valores que se pode carregar consigo pro resto da vida. A ideia das comidas diferentes foi boa sacada. Gostei! Essa temática da diversidade é tão rica, mesmo que explorem isso todos os anos nunca se esgota.
    Dá um medo do que pode acontecer com os Byogens no decorrer do tempo, a Shindoine já pode ser a primeira... não! Não quero nem pensar.
    Que gracinha a filhinha do comediante Atsushi, o abraço foi tão caloroso, cheio de energia. Imagino o tamanho da felicidade dele!
    Tá aí! Mais uma prova de que Precure é feito com carinho para os fãs, tão bem pensado, desde a arte, o roteiro, a direção, as canções, a dança... tudo! Uniram todas as formas de expressão num único anime. É exatamente por isso que dá satisfação saber dos bastidores, conhecer a fundo as propostas. Grata por trazer este conteúdo, feliz em saber que alguém se preocupa em traduzir estas minúcias. Obrigada, de coração! :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Diversidade é uma coisa que existe desde muito tempo. Décadas até, mas só agora ganhou evidência. Tinha um mangá muito legal de polo aquático que comparava o fato de cada membro do time ser diferente um do outro com um arco-íris. E que é assim que eles iam vencer.

      Quando encontrei esse vídeo, fiquei maravilhado. As explicações do significado de cada movimento me deixavam de boca aberta, me fazendo perceber as coisas. E é bem por aí. Precure tem vários tipos de expressão artística, com uma mensagem bonita. Esse é um dos charmes da franquia. E também mostra que o pessoal pensa muito para fazer as coisas. Não é algo "jogado", achando que as crianças se contentam com pouco.

      Essas demonstrações de afeto são emocionantes. Tanto o Atsushi Tamura quanto o prof. Maruyama dão bons exemplos. Assim Precure também dialoga com os adultos que estão vendo com os filhos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html