terça-feira, 5 de maio de 2015

映画プリキュアオールスターズDX2 希望の光☆レインボージュエルを守れ! - Precure All Stars DX2


映画プリキュアオールスターズDX2 希望の光☆レインボージュエルを守れ!(Eiga PRECURE ALL STARS DX2 Kibou no Hikari RAINBOW JEWEL wo Mamore!, algo como "Protejam a Joia do Arco-Íris, a Luz da Esperança!" foi exibido no Japão pela primeira vez em 20 de março de 2010.




Tsubomi é acordada repentinamente por Erika e descobre que os Mascotes Chypre e Coffret desapareceram. Mas eles deixaram um mapa dizendo para onde foram, assim como um cartão convite holográfico. Ao seguir esse mapa, Erika e Tsubomi chegam a um enorme parque de diversões, o Fairy Park, feito pelos Mascotes usando as forças da Joia do Arco-Íris, que é formada pela esperança no coração das pessoas. Ela fica guardada dentro de uma concha que só se abre a cada mil anos. Mas Bottom, o Senhor das Trevas do Mar planeja tomar essa joia e com ela conseguir um poder infinito.



Os inimigos desta vez são os generais dos impérios e organizações do mal derrotados pelas Precure, trazidos de volta por Bottom. E eles voltaram mais fortes que antes. As lutas com os generais são o grande evento deste filme.

Assim como no primeiro filme, é mostrado na abertura as Cures vivendo suas vidas e recebendo os convites para o parque de diversões. Isso é feito de forma concisa, ao mesmo tempo que apresenta cada série. Também é mostrado o parque de diversões sendo construído. Desta vez a trama gira em torno de Tsubomi/Cure Blossom e Erika/Cure Marine, as Heartcatch Precure, aprendendo o sentido de se ser Precure, ajudadas pelas suas antecessoras. A estrutura é parecida com as de desenhos e quadrinhos para meninos, com um inimigo gigante que quer mergulhar o mundo nas trevas e para isso precisa se apossar de um objeto poderoso. Existe um limite de tempo para que as Cures possam salvar o mundo e é usado muitas vezes o velho recurso do "deixem aqui conosco e vão em frente". No caminho, Tsubomi e Erika vão aprendendo que não devem desistir e nem perder a esperança nos momentos mais difíceis. O tema, de acordo com o diretor, Takashi Ohtsuka, seria "Crescimento".

Um fato interessante é que Erika é um pouco mais comportada que na série de TV e nos especiais seguintes, agindo como um "freio" para Tsubomi, que às vezes se deixa levar pelas emoções. Isso é porque quando este filme foi feito, a série de TV estava apenas no começo. A equipe também era diferente e por isso não havia como prever que Erika seria uma personagem tão maluquinha. Nana Mizuki, a dubladora de Tsubomi, e Fumie Mizusawa, a de Erika, contam que elas tinham acabado de gravar o terceiro episódio na época.




Mesmo assim, Tsubomi e Erika fazem mil e uma caras e bocas cômicas.


A hora de acionar as Luzes Milagrosas. No meio da multidão é possível notar Yuri Tsukikage e Itsuki Myoudouin, que mais tarde se tornariam (no caso de Yuri, "voltaria a ser") Cure Moonlight e Cure Sunshine.

Este filme é uma continuação direta do primeiro e segue uma fórmula diferente. Desta vez é representada a entrada de um novo grupo nas Precure All Stars, as Heartcatch Precure, que tinham apenas começado sua luta e Tsubomi, em especial, ainda era "a Precure mais fraca da História". Por outro lado, as Cures antecessoras estão no auge de seus poderes, após derrotarem várias organizações e impérios do mal. E são elas que conduzem as estreantes no caminho para ser Precure. Tsubomi e Erika não têm condições de enfrentar inimigos poderosos como os generais e por isso, sua única opção é deixá-los com suas antecessoras e correr para tentar cumprir o objetivo de recuperar a Joia do Arco-Íris.

É usado bastante o recurso de repetições e de sobreposições de cenas. Tsubomi e Erika são lembradas das promessas que fizeram de brincar no parque junto com todas as Precure e de que a Joia do Arco-Íris é a cristalização da esperança, não só das Cures, como de seus amigos e família também. Existe uma cena em que Tsubomi fica com medo ao enfrentar os inimigos e Erika segura no braço dela para lhe dar apoio. Na luta contra Bottom, Tsubomi/Blossom sofre bastante, mas não esmorece e se levanta mais uma vez. Nessa hora, Erika também se levanta e segura no braço dela em uma cena com a mesma angulação da primeira. Isso mostra bem que Tsubomi se desenvolveu e que a união das duas é inabalável em qualquer situação. Erika estará com Tsubomi para o que der e vier.


O filme tem várias cenas que podem ser assustadoras para crianças pequenas. Os vilões são mostrados como seres diabólicos e no meio deles está justamente Northa, uma das generais mais medonhas da franquia. Mas foram colocadas cenas cômicas com os Mascotes para contrabalançar isso. E eles não são irritantes, muito pelo contrário. São fofinhos e são dedicados à sua missão de ajudar as Precure e com isso dá mesmo vontade de torcer por eles.

A animação é bem fluida. Um destaque é a cena em que Bottom corrompe o Fairy Park, transformando-o em um campo de horrores. A cena vai sendo mostrada sem qualquer interrupção, em um corte só, com a câmera se movendo como se corresse pelo solo. As cenas de luta são bem feitas, com os personagens se movendo em alta velocidade, mas dando para ver os golpes. As lutas com ataques especiais também são bem executadas. No meio dos inimigos estão os Dark Fall de Splash Star, que usam ataques com elementos. Nessa hora, quem contra ataca são as Precure 5, que também usam elementos. Além do popular embate de "água x fogo", também se usa fogo contra fogo, sem precisar explicar nada como "o meu elemento é mais forte que o seu". Fica tudo no visual, sem a necessidade de palavras.




Existem várias cenas com computação gráfica, algo que já havia sido feito no especial para cinema de Fresh Precure!. A luta final com Bottom usa esse recurso, mas apenas mostra as Cures voando em volta do vilão, desviando de seus ataques, sem grandes movimentações. Por isso ela não é tão empolgante quanto as lutas com os generais. Em compensação, a dança de encerramento é magnífica, com as Cures se movendo freneticamente e algumas vezes imitando os movimentos das aberturas de suas respectivas séries de TV.

O ritmo ficou bem melhor neste filme. Existe a repetição do "deixe aqui conosco e vá em frente", mas sempre apresentando um elemento que acrescenta no desenvolvimento de Tsubomi e Erika. A história de crescimento é bem contada e mesmo com uma fórmula clichê, o filme entretém.

A seguir, Precure All Stars DX3.

2 comentários:

  1. Esse eu já achei um pouco arrastado mas achei legal. O curioso é que o character designer que parece ser os das séries antigas(me corrija se tiver errado) manteve o design das Heartcatchs fieis ao original que é bem cartunesco e diferente das outras e só dá pra ver diferença nos ataques especiais
    Seria legal se fizessem um filme com as Precures antigas mais velhas dando conselho pras novas numa proposta diferente desse All Stars,um desejo meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adequar o design das Heartcatch foi o maior desafio para o diretor de arte, Mitsuru Aoyama, conhecido por desenhar capítulos inteiros sozinho. Segundo ele, a solução foi desenhar todas seguindo a proporção de Fresh!. E até que deu certo.

      Uma característica de Precure é que as relações entre elas são igualitárias. São todas do mesmo nível, todas amigas, mesmo nas relações entre veteranas e novatas. A próxima trilogia, New Stage vai ter uma proposta diferente, focando nos personagens convidados. São as Cures que vão dar conselhos para eles e ajudar a resolver seus problemas.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html