terça-feira, 5 de maio de 2015

映画プリキュアオールスターズDX みんなともだち☆奇跡の全員大集合 - Precure All Stars DX


映画プリキュアオールスターズDX みんなともだち☆奇跡の全員大集合 (Eiga PRECURE ALL STARS DX Minna Tomodachi Kiseki no Zen In Daishuugou, ou em uma tradução rudimentar "Todas são amigas - A milagrosa reunião de todas") estreou no Japão em 20 de março de 2009.

Love, Miki e Inori, as Fresh Precure vão para Yokohama para um concurso de dança. Ao mesmo tempo, Nozomi, Rin, Urara, Komachi, Karen e Kurumi, as Precure 5, vão à Wakabadai (palco de Max Heart) para conhecer o famoso Tako Cafe, especializado em takoyaki. Saki e Mai, as Splash Star,  vão para a loja de bijuterias Natts House (de Precure 5) e Nagisa, Honoka e Hikari, as Max Heart, vão para a cidade de Yuunagi conhecer a padaria e confeitaria Pan Paka Pan (da família de Saki, de Splash Star). O que elas não sabem é que surge um novo inimigo, Fusion, cuja intenção é a de absorver tudo o que existe. Para conseguir forças, primeiro ele absorve os rancores dos monstros derrotados pelas Precure.






O vilão Fusion é representado como um ser feito de metal líquido, sem forma definida e que pode se dividir em vários.


O filme tem uma estrutura bem simples: primeiro são exibidas cenas mostrando como são as personagens, concomitantemente com o surgimento de uma ameaça, que tem uma batalha prévia com o time Precure que estava em exibição na época, as Fresh Precure. O vilão então se divide para enfrentar cada time em uma localidade diferente e absorver seus poderes. Só no final as Cures se reúnem para enfrentar os inimigos. O diretor Takashi Ohtsuka conta em uma entrevista que o tema do filme é "Encontro".

Logo no começo, é feita uma troca de lugares, em que cada grupo de Precures sai para visitar um local que elas ouviram falar e que tem relação com outro time. Isso ajuda a misturar as séries, mostrando que todas se passam no mesmo mundo e apresenta novas possibilidades, com as heroínas interagindo com os personagens secundários locais. E o motivo dessa troca é mostrado logo na abertura, em uma cena só para cada grupo, de forma rápida e eficiente, com as personagens segurando folhetos de propaganda de cada lugar. E uma vez lá, elas ouvem falar de suas "colegas" Precure. Isso ajuda quem nunca viu as séries a saber como é cada personagem e a se familiarizar com elas de forma rápida.

Cada grupo não sabe que o outro existe, mas por outro lado, os Mascotes já se conhecem desde o começo. De acordo com o diretor, isso foi para não comprometer o ritmo da narrativa, pois apresentar as Precure já consome muito tempo, e haveria um gasto maior ainda caso fosse necessário fazer os Mascotes se apresentarem uns para os outros. Mas isso não significa que as personalidades deles tenham sido deixadas de lado. Conforme a história vai se desenvolvendo é possível ver como cada um é de forma fácil e compreensível.


Desta vez a história se passa em Minato Mirai 21, na cidade de Yokohama, que também foi palco do filme Superior Ultraman 8 Brothers. Os prédios, a roda gigante e o navio Nihon Maru são muito bem desenhados. O diretor conta que sempre quis fazer um episódio nessa cidade e bem nessa época eram comemorados os 150 anos da abertura do porto de Yokohama, o que facilitou a "locação".


Fusion se divide e assume as formas de vários monstros que apareceram nas séries de TV.


O tema deste filme é "como pessoas diferentes podem se tornar uma coisa só e brilhar". A intenção de Fusion é absorver tudo o que existe e criar uma consciência única, em que não existiriam mais personalidades distintas, o que vai contra o tema principal de Precure, em que meninas de personalidades e temperamentos diferentes se unem para combater seus inimigos ou para realizar um projeto. E é isso que elas devem mostrar ao vilão, derrotando-o com trabalho de equipe e o apoio de todas as pessoas.

Outro tema é a luta para proteger um pequeno cotidiano, que é a felicidade delas, e é mais uma grande premissa da franquia. As Precure não lutam por justiça ou por glória simplesmente, mas para proteger seus amigos, suas famílias e os lugares em que elas moram. Isso aparece bem nos diálogos da luta com Fusion. Quando as Precure são quase derrotadas, elas conseguem motivação para lutar movidas pelo desejo de conhecer os lugares que elas foram visitar. Nagisa quer comer o enrolado de chocolate da Pan Paka Pan, enquanto Nozomi quer experimentar o takoyaki da Tako Cafe. Saki e Mai querem conhecer a loja de acessórios Natts House e as meninas de Fresh Precure querem participar do concurso de dança. Por isso elas querem retomar a paz e suas vidas. O fato de cada time ter ido visitar um lugar relacionado a outro ganha sentido, criando os laços entre elas e fortalecendo sua união. Ou seja, este filme condensa os temas principais da franquia.

Existe uma repetição da mesma situação nas lutas com cada time, em que "um Mascote que está fugindo se encontra com um grupo de Precures e então elas enfrentam o pedaço de Fusion que o está perseguindo e para isso usam os golpes especiais, que são absorvidos pelo monstro, dando-lhe mais poder". Isso comprometeria a dinâmica da narrativa, mas por outro lado, dá a oportunidade de mostrar como cada time luta, dando-lhe o destaque necessário. Nos comentários de áudio, o diretor menciona que os times e personagens tem fãs cativos e por isso é necessário fazer com que haja cenas em que cada uma se sobressaia, e que esse é o grande dilema que ele tem que enfrentar ao fazer esse tipo de filme. Felizmente as cenas de luta são dinâmicas e cada time luta de forma diferente o bastante para que não haja monotonia.

No total o filme consegue introduzir bem o conceito de "Precure All Stars", apresentando as personagens para quem não conhece. De fato, na entrevista, o produtor Takashi Washio conta que um dos objetivos deste projeto foi o de apresentar para as crianças de agora as Precure de cinco anos atrás que ele ajudou a criar e que corriam o risco de cair no esquecimento. A intenção era fazer apenas este filme, mas devido ao grande sucesso, acabou sendo feita uma continuação.

A seguir, Precure All Stars DX2.

2 comentários:

  1. Assisti esse filme e a sensação é de voltar a ser criança,bem empolgante nas lutas e emocionante quando precisa,o bacana é essa proposta de ser um "Dream Match" com todas as garotas do jeito que elas eram sem importar o fator tempo e sim,o cronológico,já que as antigas estão bem fortes após derrotar seus inimigos e os simbolismos e referencias as séries originais igual no Super Hero Taisen(que eu gosto apesar do vacilo com o Gavan original e o Shaider novo)
    As novas Precure não ofuscam as antigas e vice versa o que achei bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer um filme All Stars é muito difícil. Ouvir esses comentários de áudio e ler as notas de produção me mostraram bem isso. E ler também as explicações de Tohru Hirayama sobre esse tipo de filme, que na época dele era de samurai, ajuda bastante a entender como deve ser feito.
      Essa foi mais uma aposta arriscada de Takashi Washio, mas que foi acertada. E conseguiram fazer um bom trabalho.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html