sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Mensagem de Ano Novo

 

Feliz Ano Novo para todos os Visitantes! Pois passamos por um ano muito difícil.

Usys 222
Casa do Boneco Mecânico


Abaixo algumas considerações sobre o ano que passou, se houver interesse.

Como dito acima, o ano de 2020 foi muito difícil, no qual enfrentamos uma situação que nunca presenciei em toda a minha vida. E lidar com todas as mudanças causadas por ela foi um grande desafio. Inclusive para quem trabalha no mundo artístico como atores e dubladores, que ainda assim fizeram um esforço para animar as pessoas nesse momento de crise. Trata-se de um mercado altamente competitivo e eles também tiveram que se fazer valer de vários meios como abrir canais no YouTube.

Houve também esforços das empresas produtoras de conteúdo como a Tsuburaya Productions, que liberou vários pacotes de episódios com o intuito de entreter as crianças que tiveram que ficar em casa, no projeto Stay At Home with Ultraman. E cada episódio trazia uma mensagem positiva, como o 15º de Ultraman Max, que mostrava que a violência não era a solução ao se ter o contato com o desconhecido e sim conectar os corações com os de outros seres.

O ano foi bem difícil, nos forçando a muitas privações. Mesmo assim, houve suas compensações. Como por exemplo, a estreia mundial de um filme de animação que ficaria restrito só ao território japonês, ao menos no começo.


E também houve o lançamento do Canal Oficial de Tokusatsu da Toei, voltado para o público de fora do Japão, na qual são liberados gradualmente episódios de séries clássicas da empresa. Infelizmente só foram disponibilizadas legendas para os dois primeiros capítulos de cada, mas ainda assim poder vê-las é um grande ganho. E eles ficam disponíveis indefinidamente, ao menos por enquanto.

Finalmente pude ver aquelas séries que só via em revistas. Ou tinha que garimpar episódios soltos em locadoras especializadas, muitas vezes sem sucesso.

E a Tsuburaya retomou os esforços para conquistar o mercado fora do Japão, que até então eram de forma tímida, mas ganharam força com Ultraman Z (link para a opinião de quem realmente sabe), que se tornou um enorme sucesso. E continua com Ultra Galaxy Fight: The Absolute Conspiracy.

Aqui no Brasil voltaram a passar séries clássicas de Tokusatsu como O Fantástico Jaspion, Esquadrão Relâmpago Changeman e Jiraiya, o Incrível Ninja na TV aberta, ainda que só por um tempo. Kamen Rider BLACK também iria passar, mas houve um problema, que já está caminhando para uma solução. E a Toei resolveu lançar uma série Kamen Rider mais recente no Brasil, ainda que de forma restrita no serviço Amazon Prime Vídeo, Kamen Rider Zi-O. No começo houve um escândalo envolvendo as legendas usadas, mas depois foi chamado pessoal competente para fazer as traduções e agora quase todos os capítulos de Zi-O e BLACK já se encontram disponíveis.


Tivemos ainda muitas perdas de grandes personalidades. Logo no começo do ano, faleceu Shozo Uehara, lendário roteirista e um dos pinos mestres do Anime e do Tokusatsu. Um Homem Eterno que influenciou muitas pessoas do ramo e deixou marcado seu nome. Pouco depois dele também foi Susumu Yoshikawa, produtor responsável por muitas séries da Toei nos anos 1990 e considerado o Pai dos Metal Heroes. Também se foram os grandes dubladores Keiji Fujiwara, Nair SilvaKousei Tomita, o ator Tetsuya Watari, o lendário operador de câmera Masao Inokuma, o artesão Eizo Kaimai, que fazia fantasias de monstros, o brilhante compositor Kyouhei Tsutsumi, os desenhistas Jiro Kuwata e Daiji Kazumine e o ator Osamu Sakuta, o Ken Takase/Nick/Machine Man. Pessoas que fizeram a alegria de muita gente e construíram uma era.

Mas se houve uma perda que foi altamente triste foi a de Mana Kinjo, que foi a mocinha Ui Tatsui em Ryusoulger, uma das minhas séries favoritas de Super Sentai e que terminou este ano. Kinjo teve que sair do seriado devido a uma doença preexistente, só voltando no último episódio. E em 01/12/2020 sucumbiu à doença aos 24 anos de idade sem ter direito de trilhar sua carreira e fazer seu nome.



Agora quanto ao blog.

Este ano, devido à pandemia, os envios foram altamente restringidos e foi necessário guardar dinheiro para emergências devido à disparada do dólar. Por isso não pude comprar tantas, sendo que as que consegui ficaram retidas nas lojas até a situação se normalizar. Aos poucos os envios estão sendo retomados.

Mesmo assim consegui apresentar figuras de todas as franquias que gosto: Ultraman, Kamen Rider, Precure, Super Sentai e Transformers. Não só isso como também de quadrinizações, de como retomei as séries Kamen Rider há dez anos e de como foi feita a franquia.


Deu também para mostrar algumas Nendoroids  de Ojamajo Doremi, que se tornaram um inesperado(?) sucesso, pois desde a publicação das apresentações, todo dia tem alguém visualizando. Mostra o poder de uma grande obra que desafortunadamente não foi trazida para o Brasil. Tive a oportunidade ainda de falar da Nendoroid de Sakura Minamoto, protagonista de Zombieland Saga, um desenho que gostei muito e que finalmente terá sua continuação em abril.


E estou satisfeito também por ter conseguido pôr bastante força nas séries Precure. Pude falar dos méritos de uma série que considero uma obra-prima da franquia, assim como da história de sua produtora, uma Mulher de Visão e do especial de cinema, que é um dos mais incríveis da franquia e que me mostrou o que faz um filme. Também de um jogo (que já acabou), quadrinizações e de especiais de cinema que estiveram disponíveis no Canal Oficial do YouTube. Pena que duas semanas depois alguém se lembrou de virar a chave de bloqueio de região...


Mas como que para compensar isso, finalmente as séries Precure foram disponibilizadas no Brasil de forma legalizada pela Crunchyroll, com uma tradução de alta qualidade. Não adaptações com localizações desnecessárias, mas as séries na íntegra, com o áudio original. Uma delas, Kira Kira☆Pretty Cure A La Mode, veio inteira e nisso pude rever e reconhecer seus méritos ao perceber que ela fica mais gostosa quando vista a partir da segunda vez.

E temos agora Healin' Good♥Pretty Cure, com transmissão quase ao mesmo tempo que no Japão. No começo foi do 13º episódio em diante, logo depois do hiato, mas depois foram adicionados os anteriores e a série agora se encontra atualizada. Nessa eu me arrisquei a fazer matérias semanais comentando cada episódio e percebendo que é um trabalho muito difícil. Nessas eu queria ter a capacidade do Ronin, do Anime Brilliant Blog e a do Carlírio Neto, do NETOIN!. Ou a habilidade a a paixão do Leo no canal Magical Cinnamon. Mas pelo menos, com isso sempre tenho algo para mostrar a cada semana.

E a Crunchyroll anunciou que irá continuar com a nova série Tropical-Rouge! Pretty Cure. Boto fé e espero que tragam mais.



Também foi em 2020 que o blog completou seus Dez Anos. Devido à situação atual não foi possível fazer algo especial para comemorar. Mas pouco tempo depois, recebi um presente altamente luxuoso, feito com muito capricho por uma pessoa talentosa que também consegue ser concisa e precisa ao falar de Anime. Algo que não vou esquecer.

Ou seja, foi um ano difícil, penoso, mas que ao mesmo tempo teve muitas coisas boas, que fizeram com que 2020 não fosse um inferno. E este novo ano de 2021 começa com muitas incertezas sobre o futuro. Mesmo assim, torço para que consigamos suportar por mais tempo.

Agradeço a todos os que vieram ver este blog, apesar das dificuldades. E também ao apoio contínuo de muita gente, muitos amigos que continuam comigo apesar de tudo. Este é o jeito que encontrei para ter o que chamamos de "ikigai", que se tornou uma palavra conhecida por aqui. É algo que dá sentido à vida para que ela não seja insuportável. E é o jeito que encontrei para lidar com as adversidades, embora às vezes tenha que derrotar uma eventual Bruxa da Procrastinação.

No mais, desejo a todos um Feliz Ano Novo, apesar de tudo. Que tenhamos força para suportar mais um ano que promete ser bem difícil. Mesmo assim é o ano do Boi, ou melhor do 辛丑 (Kanoto Ushi), que representa a esperança depois de um período de sofrimento. E vou continuar o blog, até o quanto a vida me permitir.


Usys 222
Casa do Boneco Mecânico



Aqui uma prévia do que pretendo fazer este ano. Espero poder realizar tudo.


E também espero poder concluir uma fotoestória que deixei para trás. As filmagens já recomeçaram e até sei como terminar, mas estou sem ideias para o meio. Nessas que queria ter a criatividade e o poder de improvisação do Adelmo Veloso do Super AHAM!.

10 comentários:

  1. Feliz Ano Novo!

    Realmente, 2020 foi osso! Mas ainda bem que com os esforços de muitos, conseguimos encontrar coisas para manter a mente ocupada e tranquila. Acho que essa dos atores e dubladores criarem canais para se manter em contato com o público foi uma das coisas mais legais, e eu espero que continue mesmo depois que esse turbilhão problemático passar.

    O Toei Tokusatsu World é bem legal, mas é uma pena que a maioria dos episódios não tem legendas, bem que eu queria assistir Batten Robomaru.

    Caramba, que triste essa da Mana Kinjo! Eu só conhecia ela do filme Nidome no natsu, nidoto aenai kimi e lembro que ela era muito boa. Esse vídeo dela dançando é muito bonitinho, o sorriso dela é tão fofo! Muito triste mesmo ela ter partido tão cedo...

    Que bom que mesmo com as dificuldades ainda conseguiu manter o ritmo do blog! Taí algo que com certeza é difícil, tanto que eu não consegui hehehehe. E vejo que já tem matérias marotas no forno, tem até uma versão Transformers do Ecto-1! Esse parece ser show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Ronin!

      Esse foi um ano em que passamos por um tremendo teste ao encarar uma situação extremamente rara. E para o qual ninguém estava preparado. O bom é que houve quem tentou fazer alguma coisa para tranquilizar a população.

      Espero que os dubladores e até outros produtores de conteúdo tenham tido vantagem com a abertura de canais ou do streaming no mundo inteiro. E que isso ajude a abrir ainda mais os mercados. Mais do que isso é legal isso dos dubladores fazerem as coisas. O Yuichi Nakamura faz uns projetos bem legais com o Mafia Kajita.

      Batten Robomaru é muito legal e engraçado. O elenco também é muito bom, especialmente a menina Kaori Tomioka. É bem louco e tem vezes que acho que mesmo com legendas não ajudaria. O anterior, Robot 8-chan também é muito maluco.

      Mana Kinjo tinha um longo caminho a trilhar, mas acabou sucumbindo à doença. Em Ryusoulger ela também demonstrou grande capacidade interpretativa em um episódio em que a personagem dela reencontra a mãe falecida. Uma grande perda...

      Foi dureza manter o ritmo do blog e teve muitos momentos em que pensei em parar. Mas não sei como, deu para fazer alguma coisa. As matérias de Healin' Good ajudaram um pouco. E na verdade são só as fotos das embalagens. Ainda não tenho nada escrito ou mesmo planejado. Mas pretendo soltar ao longo do ano, se for possível. Esse Ecto-1 é mais um daqueles produtos que pareciam impossíveis, mas que conseguiram realizar. Era para ser no fim do ano para fazer sentido, na época em que o filme original foi lançado, mas vou ver outra oportunidade.

      Obrigado pelo apoio constante! E pode contar com o meu!

      Excluir
  2. Salve, Usys!

    Um feliz 2021 para você! Que este seja um ano melhor para todos nós, com mais consciência e resiliência. Obrigado pelo apoio de sempre, tanto na divulgação de meu trabalho quanto no apoio pessoal.

    Estava fazendo umas pesquisas para pautas, e me toquei de que este ano é absurdamente lotado de datas significativas para muitas obras. Falarei isso em meu primeiro post do ano no Sushi POP. A gente vai se falando!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Nagado!

      Desejo o mesmo para que possamos continuar a alcançar nossos objetivos! E pode contar com meu apoio de divulgação!

      Realmente vai ser um ano bem lotado. E as produtoras de conteúdo já estão se movendo com vários eventos comemorativos. Vamos ter bastante trabalho pela frente e eu nem sei por onde começar. Mas é sempre bom ter uma referência!

      Muito obrigado pelo apoio! E vamos cada vez mais para o alto!

      Excluir
  3. Olá!
    Realmente 2020 foi um ano árduo de se encarar, passamos por poucas e boas, e tudo indica que atravessaremos outros obstáculos. Nem tudo foi ruim, tiveram coisas positivas. Foi possível acompanhar o blog semanalmente, descobrir coisas novas. Aprendi um pouco sobre o universo Tokusatsu, como a franquia dos Kamen Rider e Ultraman. As matérias sobre os filmes, especiais e obras literárias de Pretty Cure foram fascinantes! Nunca havia lido nada igual, e o melhor: tudo traduzido! Por causa disso, passei a me interessar mais pelas produções por trás das câmeras, inclusive o que os seiyuus pensam e a forma como se dedicam de corpo e alma.
    Isto é, seu empenho é tão admirável quanto de outros produtores de conteúdo. Saiba que sua capacidade vale muito, merece todo o reconhecimento e apoio. Tem gente que passa por essa vida sem valorizar detalhes como estas aqui apresentadas, sutilezas de obras que tanto tem a nos oferecer. São escolhas. Porém, a decisão de compartilhar e ter a liberdade de expor isso ninguém pode tirar do outro. Quem verdadeiramente sente o mesmo será tocado por este sentimento. Tem gente que vibra de várias maneiras, que ama produções e informações de bastidores. Por isso, continue firme!
    Obrigada pela menção feita aos meus tweets! Fico muito feliz!
    E que em 2021 possamos continuar nessa caminhada do desconhecido e das novas descobertas da vida. Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      O ano de 2020 teve muita coisa boa. Algumas são realizações de sonhos. E se não fosse pela pandemia teria sido um ano ideal, com tudo para comemorar.

      É gratificante ler essas palavras. Saber que pude trazer algo para uma pessoa que gosta poder gostar mais ainda. Às vezes fico na dúvida se é válido trazer essas informações. Se elas são necessárias, como uma vez disseram para a Himari/Cure Custard. Mas acho que é um jeito de se tirar mais diversão ainda da obra. Espalhar o "gostar".

      Eu é que agradeço pelo seu apoio e pode contar com o meu! Porque o que é bom tem que ser mostrado, como suas artes que são muito bonitas. E vamos ver o que 2021 reserva para nós. Mais uma vez, Feliz Ano Novo!

      Excluir
  4. Feliz Ano Novo, nobre Usys! Que ano complicado esse de 2020!

    Mesmo em meio ao caos, tivemos muitas coisas boas no nosso meio! Essa de disponibilizar conteúdo para a criançada em casa foi nota dez! A iniciativa dos artistas para animar as pessoas também foi um show! Além das tristes perdas pelo maldito vírus, também tivemos vidas ceifadas por outros fatores, como o suicídio.

    A produção da Casa estava a mil em 2020!vi que foi um esforço e tanto para comentar semanalmente uma série que você tanto admira! Ronin é o cara, mesmo!

    As histórias surgem na cabeça do nada! Não posso dizer que crio tudo sozinho! Apesar de não ter mais o apoio de redatores, tenho o auxílio de meu querido filho, que conta com uma imaginação incrível e me ajuda na criatividade! Já tem mais composições dele na fila para este ano!

    Desejo muita saúde e sucesso para ti e que este Blog continue ainda por muuuuito tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Adelmo!

      Para a gente ver que o pessoal não ficou parado e tentou aliviar o sofrimento da população. Uma pena que houve gente que sucumbiu ao desespero. Não culpo ninguém por ter chegado a uma medida tão extrema pois não sei sobre as circunstâncias dessas pessoas. Mesmo assim acho uma pena.

      Às vezes é uma criança que consegue nos mostrar alguma coisa. Porque elas veem o que nós não vemos, ou que deixamos de perceber com o tempo. Por isso é bom dar ouvidos a elas também. Vai que elas têm uma solução que era bem mais simples, mas nós só complicamos. Exatamente o que a Toei e a Tsuburaya têm em mente.

      Obrigado pelo apoio de sempre e vou continuar até onde for possível. Tenho me cansado bastante esses dias, mas tento continuar. E conte com o meu apoio também!

      Excluir
  5. Feliz Ano Novo Usys!
    Realmente 2020 foi um ano complicado. Mas a gente deve sempre manter uma boa perspectiva das coisas e seguir adiante. Ainda bem que nossas coleções acabam ocupando um pouco nossas mentes e trazendo um pouco de alento em meio a esse caos. Que 2021 seja um ano positivo pra todos nós. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Yanker!

      Isso mesmo! Pelo menos nós temos algo que nos ajuda a suportar esses tempos difíceis. E ainda bem que conseguimos suportar esse período difícil.

      Obrigado pelo apoio! E pode contar com o meu!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html