O ano de 2022 foi bastante conturbado em minha vida particular, com várias mudanças na situação ao meu redor, com novas e mais responsabilidades. E ainda, além do ataque cardíaco no fim do ano anterior, fui acometido por uma dengue no meio do ano que me deixou fora de ação por um tempo.
Apresentei poucas figuras desta vez, mas pelo menos as do Ultraman X foram satisfatórias, em que pude montar as fotos como eu queria. Tudo isso usando dicas que aprendi com amigos e colegas blogueiros. Mas exatamente por eu ter dado tudo de mim, ultrapassando meus limites, aparentemente não sobrou mais nada e depois não pude desenvolver algo melhor.
Passei a maior parte do ano falando de Anime e Tokusatsu que gostava, como Smile Precure!, que comemorou seus 10 anos, e que foi a série que me trouxe para as séries Precure das quais gosto muito mesmo agora. Revendo a série, pude perceber várias nuances que não havia notado e algo que parecia ser caótico tinha a sua mensagem.
Falei ainda de Zenkaiger, uma série que me encantou e também parecia ser caótica, mas tinha uma lógica, uma estrutura, com uma mensagem a ser passada. Havia mais coisas além do verniz da comédia que podiam ser notadas por quem vê com atenção. Nesses aspectos, essas duas séries se parecem.
Aproveitei para retomar a linha do blog de falar de algo mais incomum, como na matéria sobre TAROMAN, série de Tokusatsu com episódios curtos, baseada nas obras e palavras do artista Taro Okamoto. Foi algo que achei realmente genial e que no Japão atraiu a atenção de fãs mais antigos e aficionados de Tokusatsu. Inclusive havia crianças indo ver as exposições com shows do personagem, cantando a canção tema. Porém por aqui não chamou a atenção de ninguém, mesmo estando disponível no Canal da NHK no YouTube sem bloqueio de região. Estranho, considerando que outras obras desse sentido da emissora como Tokusatsu GaGaGa e Ganddeen foram largamente apresentadas no ocidente.
Mesmo assim o contato com a obra e as palavras de Taro Okamoto me fizeram repensar várias coisas. Então só por isso valeu a pena ter visto.
Pude finalmente realizar um projeto antigo e falar de uma personalidade bastante atuante no Anime e no Tokusatsu, mas que não goza do grande prestígio que lhe seria devido: o roteirista Takashi Yamada, que criou verdadeiras obras primas como Ojamajo Doremi e Heartcatch Precure!, além de escrever episódios em outras séries abordando várias questões sociais. Uma pessoa que participou de um evento que foi o grande ponto de virada na Toei Animation, quando a empresa percebeu que poderia investir em obras de criação própria, sem serem baseadas em outras mídias. E até hoje, de vez em quando, encontro o nome do Mestre Desconhecido em alguma obra que estou pesquisando, seja como membro da equipe de roteiristas ou mesmo como Compositor de Série, o que comprova que ele realmente é um dos grandes nomes nos bastidores do Anime e do Tokusatsu, porém sem chamar atenção.
Também falei de obras com maior interesse pelo público, como Ultra Galaxy Fight: The Destined Crossroad, um enorme espetáculo com bastante fanservice, feito por quem sabe muito sobre as séries Ultra. E também de Kamen Rider BLACK SUN, que foi uma boa repaginação do seriado de 1987. Já tinha lido entrevistas das pessoas envolvidas na criação, então sabia o que esperar. Foi uma experiência imersiva em que pude ver reflexos de autores antigos e ver que questões levantadas por eles ainda não foram resolvidas nos tempos atuais.
Infelizmente não consegui escrever muito sobre Precure, especialmente a série atual, Delicious Party♡Pretty Cure, que transmite lições muito importantes além das que estavam em sua proposta de falar da comida, do agradecimento por ela e das alegrias de compartilhá-la. A série fala do valor de se guardar consigo a sabedoria dos mais velhos, mas também de que esses ensinamentos não são a resposta para todas as questões. Que não adianta só citá-los para resolver as coisas pois os tempos mudam, assim como as situações. E por isso é preciso atualizar essa sabedoria, incorporando experiências e vivências próprias.
Ainda, é mostrado que existem coisas boas que acabam um dia, mas nem sempre devido a interferências externas, e sim por iniciativa própria. Mesmo assim, as lembranças ficam, seja no coração ou registrada em alguma mídia.
Houve acontecimentos tristes este ano, como a perda do divino compositor Chuumei Watanabe e do igualmente divino cantor Ichiro Mizuki. Sem exagero, não são só grandes nomes no ramo, mas sim dois daqueles que construíram as Anisongs e as Tokusongs como as conhecemos agora e as elevaram a um novo patamar. Dois grandes artistas que estiveram na ativa até o fim de suas vidas, que era o que eles queriam, e cumpriram suas missões ao dar muitas alegrias para as crianças.
Por outro lado, uma notícia boa é que as séries Kamen Rider têm avançado por aqui, ainda que de forma tímida, com o anime Fuuto PI, na Crunchyroll, a série Kamen Rider Kuuga e a já citada Kamen Rider BLACK SUN, na Amazon Prime Video. E o Canal Oficial da Toei no YouTube e a Tokusato têm liberado alguns especiais de cinema, ainda que temporariamente. Torço para que um dia esse avanço tenha a mesma força que as séries Ultra, que têm investido bastante nesse sentido, inclusive com conteúdo exclusivo para países fora do Japão, algo que pode parecer absurdo considerando que a Tsuburaya Productions é uma empresa japonesa.
O ano de 2023 chegou e espero que surjam mudanças para melhor. Por isso coloquei na foto comemorativa o martelo conhecido como Uchide no Kozuchi, que tem o poder de realizar desejos ao ser balançado. Para que todos possamos ter fartura e conseguir o que queremos.
Esse instrumento é frequentemente associado a Daikoku, um dos Sete Deuses da Felicidade, cujo animal representativo é o Rato. Porém associei com o Coelho, já que no Japão existe a lenda de que esses animais batem mochi na Lua com um martelo e é o animal do ano presente, conforme o Zodíaco Chinês. Vi uma associação parecida no especial de cinema de Healin' Good♥Precure, outra obra da qual desejo falar e espero poder realizar isso este ano. Por isso fiz mais uma foto com a Nodoka e a Rabirin.
No mais, pretendo seguir com o blog nesse ritmo mesmo, escrevendo só sobre o que eu gosto, o que me interessa e quando eu quiser. Entendo que é um formato com pouquíssima difusão agora, já que a procura maior é por mídias audiovisuais como vídeos e podcasts, mas exatamente por isso vou ter liberdade para fazer o que quiser.
Já tem bastante gente que produz conteúdo útil e relevante: Adelmo Veloso, Alexandre Nagado, Yanker, Carlírio Neto, Mel-chan, Leo, César Filho, Danilo Modolo, Gustavaum, Felipe Q, Ricardo Cruz, Adriano Naressi e o pessoal do Tokusatsu.com.br e da Sakuga Brasil, entre muitos outros. Pessoal que faz um trabalho sério e digo isso com sinceridade. Pois em Delicious Party♡Pretty Cure, pude ver o que significa ser um criador de conteúdo de grande difusão e o esforço que é despendido por essas pessoas. Um nível que provavelmente não tenho mais condições de atingir. Mesmo assim tenho lido vários livros e materiais, então pretendo escrever sobre o que aprendi um dia.
Uma pena que o Ronin aparentemente parou com o Anime Brilliant Blog, que tinha muitas matérias legais sobre os Animes da temporada com opiniões semanais de algum em destaque. Mas espero que seja porque ele se encheu e não por ter acontecido algo de ruim. Ronin, ou Rocker, na época do Fórum Limited Edition, é uma das pessoas mais generosas e pacientes que já conheci e por isso desejo o melhor para ele. Se estiver lendo isso, não precisa comentar nem nada. Apenas espero que fique bem.
Agradeço também à Escritora por sua presença constante por aqui. Seus comentários servem de estímulo para continuar, pois com isso vejo que tem alguém lendo.
No mais, desejo um feliz 2023 para todos, torcendo para que as coisas melhorem. Será comemorado o 20º ano das séries Precure e os 60 anos da Tsuburaya Productions e quero estar lá para presenciar tudo isso.
Usys 222
Casa do Boneco Mecânico
Olá! Fazia muito tempo que não vinha aqui, visto que algumas matérias não pude acompanhar o lançamento. São várias, e recheadas de conteúdo. A bem da verdade é que os problemas pessoais se sobressaíram e a ausência nas redes sociais foram constantes em 2022, então muita coisa acabei perdendo de vista. Portanto fiquei surpresa de ter sido, mesmo assim, mencionada. Obrigada! Fico feliz em ver que o blog continuou a compartilhar conhecimento, ainda que com o ritmo menos frequente como foi o caso dos comentários sobre os episódios de DeliPre.
ResponderExcluirSaiba que mesmo com a distância continuo a valorizar seu empenho ao duro trabalho de tradução, análise e edições. Também torço para que as coisas por aí estejam bem contigo, inclusive com sua saúde. Que 2023 seja ano de renovações para todos! Feliz Ano Novo!
Feliz Ano Novo, Melissa!
ExcluirRealmente os afazeres do dia-a-dia no mundo real são inadiáveis e merecem maior atenção e prioridade. E existem aqueles fatores que estão fora de nosso controle. Ou realmente precisamos parar e dar um tempo para repensar o que estamos fazendo.
Tenho gostado muito de seus trabalhos e divulgo para que alcance um público maior. Continue firme, fazendo o que e quando tiver vontade. E a partir de agora as coisas devem melhorar. Vamos com fé e que tenhamos muitas realizações! Feliz 2023!
Escritora desejando um Feliz 2023 para sua pessoa. Fico grata pela menção, não sei se mereço, só sei que foi um grande prazer continuar acompanhando suas postagens e conhecer mais do mundo dos animes e tokusatsu.
ResponderExcluirPrincipalmente sobre a Franquia Ultra, que virou minha franquia tokusatsu favorita: pude conhecer mais graças à sua pessoa e já peço desculpas pelo excesso de expectativas quanto a figure do Zero Beyond, foi muito bom quando deu ás caras, afinal, sabe o quanto gostei de assistir "Ultraman Geed" e o que fizeram com o Zero foi muito legal, conhecendo-o melhor. O resto já sabe. O "Ultraman X" também foi bem legal, teve sorte dele ter tido todo o merecido destaque, vou ver a série em algum momento.
Também agradeço por ter lido as histórias da Ultrawoman Zelda, que começaram como uma ponte pro arco Aventuras no Espaço e acabou ganhando vida própria. A estadia da Júlia ainda tem alguns momentos pra serem feitos e fico feliz que tenha curtido acompanhar a fanfic em si, foi feita com carinho e é uma das minhas favoritas das que já escrevi.
De resto, 2022 foi um ano de superações e de seguir um passo de cada vez para muita gente. Que este novo ano siga o seu ritmo, sem pressa e continue com o que gosta de escrever no blog. Desejo o mesmo pro pessoal que acompanha, seja comentando, seja nos seus blogs respectivos. Até a próxima e nos vemos por aí.
Feliz Ano Novo, Escritora!
ExcluirSua presença é sempre bem vida aqui e agradeço. Vi seus trabalhos e gostei bastante.
Todos temos momentos difíceis na vida e naquela ocasião tinha acabado de sair do hospital devido a uma doença e por isso estava bem abalado ainda. Nessa eu vi que tinha que fazer as coisas com inspiração, quando existe a vontade. Senão acabo me arrependendo.
Ultraman X é uma boa série e recomendo muito. Tem um monte de coisas que faz a gente pensar, como o episódio com o M1. O do Hooringa é uma fantasia com conceitos japoneses de Natureza e de Deus (Kami). No do Gagorugon tem a presença de um ator que conhecemos. O filme então é um espetáculo! Vale a pena comprar esse no YouTube Filmes, se der. O bom é que esse fica e não é aluguel.
Feliz 2023!
Feliz Ano Novo, nobre Usys!
ResponderExcluirGraças a Deus por mais um ano que se passou e que você o venceu, apesar de todas as dificuldades! Já disse várias vezes e continuo a repetir que este Blog é uma de minhas grandes inspirações na produção de conteúdo do Super AHAM! Não consigo acompanhar tudo o que sai por aqui, principalmente no que tange às séries Precure e Ultraman, mas já pude conhecer muita coisa legal e gostar aos montes, como foi o caso de Ex-Aid, indicação sua.
Realmente estamos na era das mídias em áudio e vídeo, e apenas uma pequena parcela continua na resistência da mídia escrita - cá estamos nós! Interessantíssimo o fato de termos a liberdade de produzir o que quisermos e quando quisermos! Obrigado pela citação, por mais que eu ainda tenha muito o que aprender!
Espero que nosso amigo Ronin esteja bem, pois foi através dele que conheci muita coisa bacana e pude dividir a experiência com vocês lá no ABB.
No mais, desejo que 2023 seja bem melhor do que foi 2022, que sigamos sempre em frente, aplicando os conhecimentos adquiridos com a experiência dos mais velhos (até mesmo com alguns mais novos) que nós.
Obrigado, Adelmo!
ExcluirO ideal é pegar o que interessa, pois nos dias de hoje o que menos temos é tempo. Então o negócio é focar no que a gente gosta. E estou louco para ver o Ex-Aid por aqui. Esse eu faço questão de dar mais uma rodada se sair no Brasil mesmo.
Se eu pudesse fazer vídeos ou audiovisuais eu faria, mas realmente acabo preferindo escrever mesmo. Uma razão é que se tiver alguma coisa errada ou que não ficou boa, dá para consertar com mais facilidade. E você já está mais avançado do que imagina! Porque nunca parou de perseguir, de experimentar.
Ronin é uma grande pessoa que mostrou muita coisa legal para nós. Mais uma vez, espero que ele esteja bem e de bem com a vida. Porque ele merece!
Feliz 2023 e além do conhecimento dos outros, vamos incorporar nossas próprias experiências também, que valem muito! É o que aprendi com Delicious Party. Esse pode ser bom para a sua filha, um dia.
Apesar de comentar pouco, sempre acompanho suas postagens. Realmente focar em nossos assuntos prediletos sem se preocupar tanto com com a repercussão, deixa a escrita muito mais empolgante, acaba sendo natural atrair leitores quando é um trabalho feito com tanta qualidade como o que vemos aqui na Casa do Boneco Mecânico. Desejo um Feliz Ano Novo com muita saúde e muitas aquisições legais pra sua coleção! Abraço!!!
ResponderExcluirObrigado, Yanker!
ExcluirTento fazer o melhor, mas muitas vezes acabo me estendendo demais. Pena que está cada vez mais difícil conseguir figuras. Além de caras, mesmo tendo o dinheiro elas esgotam quase instantaneamente. Pelo menos as que eu quero.
Mesmo assim, Feliz Ano Novo! E torço para que as coisas melhorem!
Salve, Usys! Com a correria da vida, quase não nos falamos mais, nem no particular, e nem em público, mas sempre torço por sua saúde e vejo o que anda produzindo. Além de lutar para manter o blog com regularidade, peguei alguns trabalhos ao longo do ano passado, então a vida ficou realmente mais corrida do que nunca. E graças a Deus que tem sido assim.
ResponderExcluirQue 2023 possa ser um ano melhor para todos. Deus te abençoe, meu velho! Grande abraço!
Obrigado, Nagado!
ExcluirRealmente os afazeres do dia-a-dia tomam bastante tempo e acabamos deixando algumas coisas de lado. Uma das razões para ter postado tão pouca coisa (outra é a falta de ideias). Mas temos que aprender a priorizar, a ver o que é importante e o que é urgente.
Feliz Ano Novo! Bom ver que está retomando suas atividades! Continue produzindo conteúdo de qualidade!