domingo, 4 de setembro de 2016

Sobre Figuras Chibi (SD) + Extra: Toy's Works Niitengo Homura Akemi Swimsuit Ver.

Saudações.

Desta vez, a pedido do leitor Rafael Gin nos comentários da matéria das Petit Chara Smile Precure!, vou falar um pouco sobre as várias linhas de figuras com personagens representadas em proporções comprimidas. Mais abaixo, na mesma matéria, uma mini-apresentação da versão Toy's Works Niitengo de Homura Akemi, de Puella Magi Madoka Magica, em trajes de banho, feita pela chara-ani.

 


1. Informações


As Chibi Chara (ちびキャラ, pronuncia-se "tchibi kyara") são uma tremenda mania no Japão. Chibi em japonês seria algo como "baixinho" e Chara seria a abreviatura de Character, "personagem" em inglês. Trata-se de uma representação de personagens de forma cômica em proporções compactadas, "deformadas" de duas a três cabeças de altura ao invés do normal de seis a oito.

A história das Chibi Chara é antiga e é difícil precisar quando elas surgiram na Cultura Pop Japonesa. Nos anos 1970 já havia paródias de 宇宙戦艦ヤマト (Uchuu Senkan Yamato, "Cruzador Espacial", conhecido aqui como Patrulha Estelar) com os personagens nesse formato, como na revista mensal japonesa OUT. E elas continuam a fascinar os japoneses, visto que existem vários produtos nesse sentido.

O formato era bastante usado em jogos, especialmente RPGs como Final Fantasy para economizar memória e contornar as limitações gráficas das máquinas da época. Mas agora, mesmo com recursos tecnológicos muito mais abundantes, isso é visto como um estilo e existem obras que mantém o formato propositalmente.

Este formato é conhecido também como "SD Chara" ("Super Deformed"), denominação originária da linha SD Gundam. Mas na verdade, "SD" é marca registrada da Bandai e por isso (ao menos em teoria) só poderia ser usada em produtos dessa empresa.

Ultraman Kids. Talvez o meu primeiro contato com personagens nesse estilo.
Pocket Fighter, da Capcom. Jogo de luta com personagens em versão Chibi
Em Super Robot Wars o formato SD é mantido por fazer parte da estética do jogo. Até houve uma tentativa de se representar os robôs nas proporções originais, mas não deu certo.

Vamos falar agora de alguns modelos nesse sentido, mas aqueles de tamanho reduzido. Eles geralmente são disponibilizados de três formas:

Uma é como trading figures, em embalagens individuais totalmente fechadas de modo que não se saiba qual modelo está dentro. Para se completar um conjunto é necessário fazer trocas de figuras repetidas com outros colecionadores. Algo como as nossas "trocas de figurinhas", porém com a palavra em outro sentido. Existem caixas com conjuntos inteiros à venda, mas algumas linhas não colocam todas as variantes na mesma.


Trading Figures. Venda, em embalagens individuais. É possível comprar uma caixa inteira.

Algumas são prêmios de máquinas de pegar bonecos, com uma garra mecânica e são mais difíceis de se conseguir, sendo necessário procurar em lojas de usados, mas às vezes são disponibilizados modelos selados a preços relativamente reduzidos.

Na teoria é necessário posicionar a garra de modo que ela pegue nos lugares adequados. Só que o fliperama tem que deixar abertos os picotes para se ter um jogo justo.

Outro meio é comprando um bilhete da sorte, vendido em lojas de hobbies, fliperamas, parques de diversões e lojas de conveniência do Japão. O bilhete sempre dá direito a um prêmio, que pode ser uma dessas figuras.

Bilhete da sorte que dá direito a um prêmio.


2. Nendoroid Petit



Nendoroid Petit são versões reduzidas e simplificadas das Nendoroids, o formato dominante no mercado de figuras nesse formato, sendo que Petit significaria "pequeno" em francês. A fabricação é da Good Smile Company. As figuras são vendidas como trading figures, mas existem conjuntos completos, disponibilizados para venda tradicional ou como prêmios promocionais em eventos.

Existem conjuntos já completos desde o começo, em embalagens com janelas.

O nível de qualidade de pintura é alto, com detalhes em gradação e sem muitos borrões. A tampografia dos olhos é precisa, sem rachaduras ou falhas. A modelagem é competente, comprimindo bem as personagens e elas têm alguns pontos articulados. Os pescoços são presos por conexões esféricas e com isso é possível movê-los até certo ponto. Ao menos em teoria é possível fazer trocas de expressões entre elas, mas na prática, alguns modelos têm conexões duras e se algo der errado pode quebrar o pescoço da figura. Nesse caso é bom usar um secador de cabelo.

Os olhos característicos de Ume Aoki, com linhas na parte superior, são reproduzidos com fidelidade.
O mesmo pode ser dito dos olhos da versão em desenho animado de Lucky Star.
A cabeça é desmontável, sendo possível trocar as peças de expressão entre os modelos.
Uma brincadeira possível em modelos de conexão dura: troca de penteados.


3. Chibi Kyun Chara



Diferente das Nendoroid Petit, as Chibi Kyun Chara são prêmios de máquinas, feitas pela Banpresto. Por isso elas já vêm em embalagens com o modelo mostrado logo de cara.

As embalagens já vem com o conteúdo estampado na frente.

A modelagem é muito boa, com vários detalhes, às vezes até mais que as Nendoroid Petit. Em compensação elas são mais caras, custando quase o dobro de uma unidade Petit e são um pouco mais difíceis de se conseguir. A pintura é razoável, mas não tem nenhum tipo especial, como perolado ou metálico. Elas não possuem nenhum ponto articulado e o pescoço é preso por um pino, se limitando a apenas girar para os lados.

A tampografia dos olhos é de alta resolução, lembrando muito o desenho animado. A linha do nariz é longa e protuberante em todos os modelos da linha.

Detalhamento insano do corpo, incluindo os babados da saia. Isso é mesmo um prêmio?!



4. Deformeister Petit



Linha de figuras Chibi feitas pela Bandai. O formato é semelhante às Nendoroid Petit, inclusive o modo de venda, como trading figures.

O diferencial são balões de falas nas abas das caixas. Pena que não vem suportes para elas.

A modelagem é boa, porém com algumas falhas. A pintura não é muito caprichada, embora usem partes com perolado e metálico. A tampografia dos olhos é de baixa resolução, sendo possível ver granulações.

Granulamento excessivo nos olhos, que também não lembram em nada o estilo de Yoshihiko Umakoshi.
Na testa também é possível notar respingos de tinta.

É usada pintura perolada na roupa, mas os detalhes não são muito precisos.
Rebarba muito evidente na ponta do Moon Tact. Parece um sorvete derretido...

Dessa linha só tenho as Precure All Stars:
Precure All Stars Ver. Pretty
Precure All Stars Ver. Cure


5. Petit Chara!



As Petit Chara! são feitas pela Mega House. A grande maioria de modelos é de Sailor Moon, mas também existem representações de Precure, Card Captor Sakura, Kuroko no Basket, Yamato 2199 e até mesmo Terraformars.

O modo de venda é o de trading figure. As caixas de Petit Chara! costumam vir com todos os modelos, mas não com todas as variantes de expressões. E mesmo comprando duas caixas, dependendo do lote podem vir exatamente os mesmos modelos e expressões. É preciso um pouco de sorte para reunir todas as variantes.

São seis modelos, mas com uma variante de expressão cada. E em uma caixa só vem seis unidades.
São usadas pinturas especiais, como perolado e metálico, só que o controle de qualidade não é dos melhores. Em modelos mais antigos existiam graves falhas. E no começo a modelagem não era muito boa, mas isso mudou com o tempo.

Pintura em gradação no cabelo, muito bonita...
... se não fossem as falhas nas pontas.
São usadas pinturas especiais, como a metálica.
Pode parecer incrível, mas essas duas são a mesma personagem e na mesma linha de figuras. Make Up ao contrário?


Os modelos apresentados aqui são os seguintes:


6. Outras: Niitengo Atsumete Figure etc.



 

E existem muitas outras linhas de figuras nesse formato, como as Niitengo, da chara-ani, e as Atsumete Figure, da Banpresto. Estas já tem uma proporção menos comprimida.

Niitengo vem da leitura japonesa de "2.5" (nitengo, literalmente "dois ponto cinco"), que é a proporção usada, com duas cabeças e meia de altura. Elas são vendidas como trading figures, mas algumas vêm como brindes em revistas japonesas. A chara-ani é do grupo Kadokawa e por isso é possível encontrar modelos de personagens de obras publicadas por essa editora. 

A modelagem é intrincada e a pintura é caprichada. Mas são um pouco caras. Dessa eu só tenho a Konata Izumi Yoshika Miyafuji Cosplay Ver. e a Homura Akemi, apresentada mais abaixo.

Atsumete Figure é uma linha de prêmios feita pela Banpresto, sendo que seu nome significa algo como "figuras para colecionar" e têm, ao menos a princípio, o público feminino como alvo. Existem modelos que podem ser obtidos em máquinas ou comprando-se um bilhete da sorte. A compressão não é tão grande, sendo que as personagens são representadas em uma proporção de aproximadamente três cabeças de altura. Os modelos são totalmente estáticos e nem movem a cabeça. 
A modelagem é boa e a pintura é de boa qualidade. Por serem prêmios, elas são um pouco mais difíceis de se obter. Existem modelos de várias obras de Meninas Mágicas, como Sailor Moon e Card Captor Sakura. Mas eu só tenho as de Smile Precure! e Doki Doki Precure!.

E existem linhas de formato proprietário, especial para cada série ou franquia, como a Mini Ika Musume Trading Figure, a Precure All Stars Heart Stage Figure e a ToruPuri.


7. Comparações de tamanho e Considerações Finais


Primeiramente uma comparação de tamanho entre as linhas de figuras. Escolhi um exemplo de tamanho médio de cada e coloquei uma moeda de um real como referência, por ser um objeto comum e cujo tamanho não varia.

Na ordem do texto: Nendoroid Petit, Chibi Kyun Chara, Deformeister Petit e Petit Chara!.
Niitengo e Atsumete Figure
Outras linhas.

Vendo todas essas linhas fica difícil dizer qual recomendar. Todas elas possuem seus pontos fortes e seus pontos fracos, que apontei em cada parte desta matéria. Se me perguntarem qual linha é a melhor, não vou poder dar uma resposta. Por isso, a única recomendação que posso dar é a de comprar a que tiver o personagem que mais te agrada. E caso o personagem esteja em duas linhas diferentes, recomendo ver fotos e apresentações na internet para ver qual tem o visual que mais agrade. Talvez este blog possa ajudar nessa hora.

 
Nestes casos dizer qual ficou melhor é questão de gosto pessoal.
Existem diferenças mesmo entre figuras da mesma linha.

Existem muitas outras linhas de figuras com personagens nesta proporção, como as One Coin Grande Figure e as Prop Plus Petit, mas infelizmente não tenho figuras estas linhas para poder dar uma opinião. Eu mesmo compro pela personagem e, dependendo do quanto ela significa para mim (e se eu tiver os recursos disponíveis), tento conseguir de mais de uma linha ou modelo.


Em tempo, é possível encontrar essas figuras em algumas lojas daqui do Brasil. Mas algumas delas vendem produtos falsificados. Quem se importa com isso tem que tomar bastante cuidado e se atentar a alguns detalhes:
  • Veja a textura da pele do rosto da personagem. As originais costumam ter uma camada fosca. Se a figura tiver um brilho que parece plástico liso, então é falsificada;
  • As figuras falsificadas têm uma modelagem um pouco mais grosseira que as originais. Compare com fotos dos produtos disponíveis na internet. Note se a figura não tem deformações, como o alinhamento dos olhos ou o formato do rosto;
  • Verifique a pintura. As figuras falsificadas algumas vezes não conseguem reproduzir pinturas especiais como perolado ou metálico. Veja se a original tem esses elementos;
  • Veja a base da figura. As originais geralmente usam bases transparentes ou com um logo tampografado. E algumas possuem notificações de Copyright.

Agora vamos ver a Homura.



8.
Extra: Toy's Works Niitengo Homura Akemi Swimsuit Ver.



 
Esta figura veio como extra na edição de 12/2013 da revista japonesa Dengeki G's Magazine. A figura precisa ser montada, mas isso é bem simples. Basta instalar a cabeça e a base.

 Visão de corpo inteiro. Na verdade, Homura não aparece assim no desenho (não há motivo para isso).



 
Close do rosto. De todas as figuras neste formato, talvez esta seja a melhor representação da Homura.


A faixa da cabeça é bem feita, até com alguns detalhes.


A modelagem do cabelo, dividido como a cauda de uma andorinha, é caprichada, com várias pontas em tamanhos e formatos diferentes.


Os trajes de banho têm um design bem gracioso, na cor-símbolo de Homura, o púrpura. Os detalhes com lacinhos são o ponto a se notar.


A escultura do corpo é surpreendente. O corpo é cheio de curvas, com o umbigo e até o sulco das costas esculpidos. E ao contrário do que eu imaginava, ela não é totalmente plana. Até a parte do elástico apertando a cintura é representado. Um excelente trabalho.



O mesmo pode ser dito das pernas. Dá até para pensar "isso é mesmo uma Chibi?". As curvas das coxas e das panturrilhas são bem feitas, só que os pés e joelhos são simplificados.




O pescoço é um pino com uma conexão esférica, o que permite posicionar a cabeça em vários ângulos.


Os braços podem ser girados.

A cintura também pode ser girada, mas é preciso cuidado para não exagerar, pois a silhueta pode ficar bem estranha.


Algumas fotos, em vários ângulos.

Como se trata de uma versão em trajes de banho, a cor da pele é um pouco mais bronzeada. Aproveito e comparo com as versões Nendoroid Petit e Chibi Kyun Chara, junto com a moeda para servir de referência de tamanho.

E esta foi a apresentação da versão Niitengo da Homura Akemi em trajes de banho, feita pela chara-ani. Subestimei a figura pelo tamanho e por ser um brinde em uma revista, mas me deparei com uma pequena obra de arte. Destaque para a escultura do corpo, tão cheio de curvas que nem se parece com uma Chibi Chara. Os pontos articulados permitem que a figura seja colocada em várias poses, oferecendo muitas possibilidades. O rosto talvez seja o melhor dentre as figuras da Homura neste formato. O problema é que ela é um pouco difícil de se conseguir agora, mas existe um conjunto Niitengo com as personagens de Puella Magi Madoka Magica, incluindo a Homura com os mesmos trajes e pose, mas com a cabeça da época em que ela começou como Puella Magi. Creio que este conjunto seja mais fácil de se encontrar.

O desenho Puella Magi Madoka Magica está disponível no Brasil pela Netflix. Recomendo dar uma olhadela. E caso fique um sentimento ruim e queira se aliviar, veja na sequência Glitter FORCE, que também está disponível lá. Funcionou comigo, embora fosse o original, Smile Precure!.

8 comentários:

  1. Bela matéria! Adoro esse tipo de figura, e é sempre bom saber mais sobre essas criaturinhas. É meio difícil ver as diferenças entre as linhas, mas analisando bem é possível perceber que elas não são iguais.
    Pior que as falsificadas aparecem aos montes em eventos de animes aqui no Brasil, acho que é o que mais tem. Algumas lojas misturam falsificadas e originais , aí dá pra ver bem as diferenças na qualidade hehehe.

    E de brinde ainda tem um belo review da Homura! Bem charmosinha essa baixinha, gostei da pose. O rosto é muito bem feito mesmo, e me surpreendi de ela ter até detalhes na tiara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esses trequinhos exercem uma tremenda fascinação... e viciam! Tenho que me controlar quando vejo uma dessas.
      Eu encontro aos montes essas falsificações quando passo em lojas do ramo depois do trabalho, de vez em quando. Pior que atualmente o Japão está enfrentando um problema ainda maior: falsificações tão perfeitas que não dá para distinguir do original!

      O que me impressionou na Homura foi a escultura do corpo. Em figuras nestas proporções geralmente não botam muita força nesse aspecto. Embora aquela da Miku versão Romeo & Cinderella também tenha ido bem nesse sentido.

      Excluir
  2. Muito obrigado por mostrar as diferenças. Comprei um set fechado da linha Deformeister Petit, queria saber a diferença entre o restante para ter uma mesma proporção de itens. Você foi o primeiro canal a mostrar a diferença entre as linhas. Excelente matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela pauta, Rafael!

      E espero que ela tenha sido útil. Infelizmente só tenho figuras de Precure All Stars da Deformeister Petit e por isso não sei como foi com outros personagens. Tomara que tenham caprichado no seu set.

      Excluir
  3. Olá!

    Há inúmeras marcas/modelos na versão chibi, cada uma tem o estilo próprio, alguns com grande investimento em detalhes, peças metálicas, outros com pequenas falhas. Mesmo assim todos interessantes, cada um com a "marca registrada". As Nendoroid petit até pouco tempo atrás eram lançadas aos montes, era uma variedade de animes dava gosto de ter na prateleira. Na época chegaram a lançar até a banda "Linkin Park" nesta versão, foi bem inesperado! As de Vocaloid eram famosas. Uma pena que deixaram de lado essa linha.
    Uma outra versão legal são as "Ichiban Kuji", figures parecidas com as Chibi Kyun Chara, acredito que um pouco maior que estas. O acabamento poderia ser melhor, as Ichiban apresentam pequenas falhas, uma ali outra aqui, ainda assim são itens charmosos (porém meio caras!). As Chibi Kyun parecem seguir essa mesma ideia, podem (podiam) ser adquiridas em máquinas ou loterias.

    Pela descrição deu para ver algumas diferenças com as personagens da série Precure, os olhos por exemplo. Independente disso, as Deformeister Petit são de encher os olhos!

    Ao olhar bem perto das peças das Petit Chara! dá pra notar mínimas inconsistências, mas não é algo gritante... tendo como base as de Heartcatch (fantásticas!) e as de Sailor Moon (tenho algumas, a Jupter, e a coleção da saga Stars (Sailor Moon Eternal, Chibi-Chibi e as StarLights). É impressionante a comparação entre uma Rei e outra, mesmo sendo a mesma coleção, a marca aperfeiçoou bastante.

    As Atsumetes são fofas, em especial, todas do set da Smiles e a Diamond! E a Homura com trajes de praia super bem modelada!

    A coleção One CoinGrande (ao menos) da série The Prince Of Tennis conseguiu captar a essência dos personagens. Embora sejam modelos bem pequenos, com peças às vezes frágeis. Quem tiver interesse, vale a pena comprar. Tem qualidade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      O pessoal realmente tem muito trabalho para comprimir os personagens e saber quais características reter e quais elementos simplificar ou até tirar para fazer os desenhos e depois as figuras. Isso ficou bem claro vendo como fizeram as Baby Cures em All Stars Memories.

      Da One CoinGrande eu só vi uma vez na casa de uma amiga a coleção de Sengoku Basara. Esse também é muito legalzinho, com os olhos em formato bem peculiar. E a compressão é bem grande com até menos que duas cabeças de altura e ainda por cima tão detalhadas. Gostei de uma do Yukimura.

      E falei das Chibi Kyun Chara, mas esqueci das Kyun Chara maiores. Desses só tenho de Lucky Star e Madoka Magica. De qualquer jeito, a matéria até está desatualizada agora que existem vários tipos de figuras nesse sentido como as q posket, as Qpoche e várias outras. Muito bonitas e uma pena que não dá para pegar todas. Mas quem sabe um dia.

      Excluir
  4. Obrigado pela matéria!

    Agora tenho mais informações pra escapar de falsificações em futuras compras.

    Essas figuras chibi são de longe as que mais me agradam no quesito visual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por sua presença, André!

      Esse tipo de figura é fascinante. Pena que parece que pararam de fazer de Precure. Ia adorar ter algumas dessas.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html